Além do Bem e do Mal

Além do Bem e do Mal Friedrich Nietzsche

Resenhas - Além do Bem e do Mal

Lai 10/01/2018

Parada obrigatória quem ama filosofia.
Nietzsche é um gênio, cada palavra me trouxe uma reflexão de ética sobre o que achamos importantes e o que acreditamos serem ruins.
Lucas.Gois 03/07/2018minha estante
O que você achou do lado misógino de Nietzsche neste livro? Te pergunto isso porque quero a opinião de uma mulher. Mesmo sendo homem, algumas partes foram chocantes para mim, mesmo sabendo que ele é um homem do século XIX.

Lai 05/07/2018minha estante
Ele é bem ácido, porém, é o pensamento dele.

Gabriel Cavalcante 21/02/2018

Compreensível que Nietzsche considere "Além do bem e do mal" sua obra mais importante. É um livro muito provocativo, nos instiga muito a fazer questionamentos, muitos deles polêmicos. Neste livro, Nietszche faz pesadas críticas ao modo em que era feita a filosofia até então, principalmente porque ela estaria pautada primeiramente preceitos morais dos filósofos, principalmente o moralismo judaico-cristão. Daí que Nietszche destrincha os conceitos de bem e mal e propõe uma nova análise, de outro ponto de vista. No fim de tudo, Nietszche mostra que não existem fenômenos morais, mas sim interpretações morais dos fenômenos.

É um excelente livro, de leitura um pouco densa em seus quase 300 aforismos. O capítulo "Máximas e Interlúdios" é a parte mais variada de assuntos, e talvez o melhor capítulo. Neste livro podemos ver também o lado extremamente misógino do filósofo, que a meu ver deve ser ignorado, ele era um homem de seu tempo, morreu em 1900. Mas enfim, não é nada que tire o brilhantismo de seus pensamentos, suas provocações. Minha cópia ficou marcada com uns 15 a 20 post its para voltar naqueles pontos após fazer outras leituras. Falando nisso, esse é um livro que merece ser relido mais umas vezes.
Julia.Sobral 19/03/2018minha estante
Vc já leu outras obras dele?

Gabriel Cavalcante 22/03/2018minha estante
Esse foi o primeiro, Julia.

Denilson.Alves 25/07/2018

Uma leitura muito técnica.
A leitura deste livro é muito pesada, contém uma gramática carregada de sinônimos difíceis de compreender dentro do contexto dos assuntos, é uma leitura bem demorada mas bastante evolutiva.

gaturna 24/06/2023

Eu tava em viagem quando li ele, foi bem difícil entender o que tava acontecendo no livro ? acho que foi o mais complicado até agora do Nietzsche pra mim

gbl18 23/11/2018

Uma leitura desafiadora
O pensamento de Nietzsche neste livro te desafia, com suas críticas ácidas cheias de um tom de ironia, além de te te fazer refletir sobre a moral cristã europeia, também mostra que Nietzsche estava descontente com os "novos filósofos" que estavam surgindo.

Gabriel.Luck 27/04/2023

4 meses pra terminar kkkkk
O negócio de ler 5 paginas por dia não ajudou muito por que não tive tanta constância, terminei uns 5 livros enquanto lia algumas paginas.
Mas o livros em si parece ser da fase em que o Nietzsche critiva tudo, e como ele critica nesse livros, mulheres, o europeu medio, até o alemão médio, tudo. Mas ele faz isso de maneira cultua e não parece ser tudo uma critica a qualquer coisa que venha a mente, também fala acho que sobre tudo, do tempo da Europa de 1800 na visão de Nietzsche.
É um livro que vc tem que ler na calma e não se importar em não acabar em 1 mês, é dificil mais se dedicar um tempo entender alguns pontos chaves.
Acho que deveria lelo daqui a alguns anos, a nota foi por causa da minha demora em lelo, que me fez lembrar que não me dou muito bem com leituras simultâneas.
É um livro bom e que se depender pode ser considerado o melhor para algumas pessoas, embora não tenha sido para mim agora.

Harry.Kitzinger 02/10/2019

Uma enxurrada de verdades.
Nem sei como me sentir, gente.

Flávio 03/04/2020

Lível para inicinte.
Lível, foi essa a impressão para um completo iniciante de Nietzshe, lível, ou seja, decifrável, acho que a tradução ajudou bastante, Nietzshe se apresenta e sai desse esconderijo, onde só um grupo fechado de acadêmicos alcançam, ao menos sempre tive essa impressão. Ou minha capacidade interpretativa se expandiu?

FraterSinbuck 28/01/2024

O Erudito Pessimista
É notório que o filósofo debruçou-se especialmente a criticar. Religiões, crenças, filosofias e filósofos, pátrias e culturas.
Todavia, tais posicionamentos revelam, ou sejam, velam duplamente, o apelo ao livre pensar e a discordância em relação a muitos contemporâneos. O que se desvela somente aos que, assim como o escritor, buscam o livre pensar.

Nietzsche exerce papel fundamental de perturbador da ordem hipócrita e antítese das teses rasas.

Distanciando-se ao máximo do uso de falácias, expôs a profundidade do pensar que toca à alma.

E num leve deslize, ou aviso sincero, o erudito pessimista exibe de forma breve o que lhe mais receia sobre sua obra, frente aos leitores:

"O pensador profundo teme mais profundamente ser compreendido do que ser mal compreendido. Neste último caso sofrerá sua vaidade, mas no primeiro seu coração, a sua compaixão, que repetem: mas por que desejais, também vós, portar o meu peso?"

Little Mary 06/06/2023

Ache que devia ter começado por outro filosofo
Comecei a ler esse livro porque achei que entenderia melhor a teoria trazida por Raskolnikov em crime e castigo. Porém, parece que o autor não se concentra muito nessa persona que ele mesmo criou para justificar sua suposição do Homem superior.

Vejo duas representações de personagens que se encaixam nessa teoria do super homem de Nietzsche:
O que deu certo, o homem que está acima do bem e do mal seria o elegante, piscicopata e canibal Hannibal Lecter.
E a versão que deu errado, o pobre estudante Ródia Raskolnikov de crime e castigo.

"Aquilo que se faz por amor sempre se faz além dos limites do bem e do mal."
Parece muito uma frase saída da série - Hannibal.
Da próxima vez que inventar de ler algum filósofo vou ler Baruch Espinosa...

Agnaldo 25/02/2021

Facetas das palavras
Um livro bem emblemático, onde se nota muito bem a opinião do filósofo a certos assuntos, mas que de forma sucinta busca demostrar pontos a favor e contra a esses assuntos citados.

Ka 03/01/2022

É o primeiro livro que leio de Nietzsche, a primeira parte me trouxe algumas reflexões. Já do meio para o final se tornou maçante e acredito que tenha influenciado para ter dificuldade em terminar o livro. Mesmo assim, recomendo a leitura.

Emanuel Xampy Fontinhas 08/04/2023

Ler esse livro é um teste de paciência... Prolixo, enfadonho, confuso e cheio de passagens problemáticas. Porém fala muito sobre a mentalidade do autor, especialmente as reflexões sobre as misturas originárias do povo alemão e o papel que, segundo o autor, a mulher deveria desempenhar em sociedade. Não viu quem não quis.

jonesygirl 22/11/2022

minha segunda leitura do nietzsche, e gostei bastante! tenho uma atração fortíssima por temáticas da devassidão humana e o comportamento do ser humano em si, e além do bem e do mal, como mais uma viagem pela moral do nietzsche foi uma experiência muito gostosa, na questão de poder ler uma frase e ficar um tempo olhando pro nada, meditando naquilo. por isso gosto de filosofia? as diferentes significações existentes na interpretação é muito lindo. ler esse véio bigodudo falando mal da igreja, alemanha, schopenhauer, MULHERES?. interessante... (até certo ponto). não sinto que absorvi tudo que eu gostaria, talvez pela minha maturidade literária em desenvolvimento e todos os empecilhos de uma vida de existir no capitalismo e não ter tempo ou sanidade mental pra sentar e silêncio e estudar um livro.

obs: custei muito pra terminar essa leitura, por diversas razões. ler nietzsche não é difícil, é uma leitura que pode desafiar demais, mas é compreensível. me arrependi mesmo foi de ter iniciado a leitura fim de ano, por empréstimo na biblioteca do meu curso. muitas coisas pra fazer, atividades pra entregar?. e eu sei que livros de filosofia eu consigo absorver bem mais ao interagir com o livro, escrevendo nas margens. o que, claro, não dava pra fazer.
ler filosofia na escola/lugares agitados, onde tem tantos pensamentos e acontecimentos ao mesmo tempo não é fácil não.