Crise Colonial e Independência: 1808-1830

Jorge Caldeira

Resenhas - Crise Colonial e Independência

Lucas.mels 21/12/2020

Os reis portugueses não são coroados! São aclamados. Pag.87
Este livro é deslumbrante! Altamente colecionavel, tem varias pinturas magníficas que retratam os acontecimentos da época. A página é sensaconal! A letra, a escrita, a formatação, ahh... Nem se fala!

E o conteúdo fascinante! A parte cultural faz você imergir na época passada. As questões internacionais, econômicas... são incríveis. A divisão das datas (por livro) torna facil a aprendizagem.

Ele é repleto de datas e dados que dão um arcabouço maior para pesquisas mais avançadas.

O livro é feito em parceria com varios autores (em cada parte, um autor). Eu ja tenho o terceiro da coleção, e pretendo adquirir os restantes assim que terminar de ler.

Recomendo!

Laiz 10/02/2020

- a sensação que eu tenho é que a cada página eu descubro alguma coisa horrível diferente, sabe filme de terror que o protagonista não quer olhar porque sabe que vai ser ruim? então, só que é a história do meu país
- muito. bem. escrito. um dos melhores livros de história que eu já pus a mãozinha

Volnei 12/01/2016

Crise colonial e independencia 1808-1830 v1
Este primeiro volume da coleção é dedicado ao período inicial das grandes mudanças ocorridas no inicio do século XIX com a vinda da família real para o Brasil.O status de colonia deixa de existir e o pais passa a ser considerado como Reino Unido a Portugal e Algaves. Esta não sera a única mudança mas uma das mais significativas para todo povo que agora mais do que nunca se sente cada vez mais brasileiro. São vários aspectos tratados neste primeiro livro até o ano de 1830.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Vieira 16/01/2021

Crise colonial e independência
O livro parte do periodo de 1808 com a chegada da Corte Portuguesa ao Brasil e a consequente transformação da colonia em sede do governo português e sua independência em 1822. A obra retrata a modificação e estruturação do Brasil como um império.

Tiago 15/05/2022

Vou reler esse livro muitas vezes até entender tudo.Tem partes de uma Densidade de informações, principalmente na parte de economia ,muitos dados ,e quem não tem um conhecimento prévio acaba por se perder .

Mas foi uma leitura agradável,mesmo com as dificuldades, vale muito o tempo investido.

marcelinho 16/01/2024

Eu adoro essa coleção (5 volumes) sobre a formação da nação brasileira. A editora Fundación Mapfre está realizando essa pesquisa nos países da América Latina. No Brasil, esse projeto foi condenado pela grande Lilia Schwarz.

Nesse volumes, os estudiosos Alberto da Costa, Lucas Bastos, Rubens Ricupero, Jorge Caldeira e a Lilia Schwarz, trabalharam temas (polução, sociedade, política, o Brasil visto de fora, economia e cultura) nos anos de 1808 ? aberturas dos portos brasileiros para o mundo ? até 1830 ? quando Pedro II tomou posse do reino brasileiro. Vale muito a pena ler esse volume e o restante da coleção.

Thiago 17/10/2020

Apesar do riocentrismo é uma boa obra.
Como sempre essas coleções feitas por autores do sudeste terminam por focar numa visão histórica que lhes apetece. É o famoso riocentrismo, como Evaldo Cabral coloca bem.

Mas é um bom livro, traz informações que não se encontra nos "manuais" para iniciantes. Diria que é uma obra para já "iniciados". O texto de Alberto da Costa e Silva é um deleite, este grande historiador nos brinda com uma boa visão geral da vida diária da sociedade em formação do que viria a ser o Brasil.

O de Lucia Bastos é um dos que mais me interessaram, aborda os aspectos políticos da emancipação conservadora, e quase que reacionária, da América Portuguesa. A autora tem no tema uma de suas especialidades, com obras de vital importância para quem estuda a independência. Mas é o texto de Rubens Ricupero o que mais me agradou, este senhor é uma enciclopédia e uma imensa fonte de saber sobre a diplomacia, já conhecia sua obra sobre a Historia das relações internacionais do Brasil, e neste capitulo do livro aqui resenhado eles nos brinda com muito conhecimento sobre as questões de política externa do período.

Jorge Caldeira e Lilia abordam, respectivamente, economia e cultura, mas ambos são riocentricos demais, embora não considere seus textos ruins. Mas é um vicio que, como já falei, esse pessoal do sudeste tem ao escrever sobre historia do Brasil, o texto de Lilia quase que só fala do Rio de Janeiro.

comprido 27/05/2024

Bons textos
Gostei dos textos, eles colocaram as referencia bibliográficas, não são textos cronologicos, eu senti falta da crise do 1 reinado. Mais tem bastante curiosidade sobre Rio.
vale a pena a leitura.