De Olho em Lampião

De Olho em Lampião Isabel Lustosa

Resenhas - De Olho em Lampião

FoxG.E 07/04/2022

Desgostei
N gostei pq eh mto biográfico e acontece mta coisa em pouco tempo, ent n entendi nada
Achei q seria mais ficcional ou menos historico

MARTA CARVALHO 20/12/2022

Peguei esse livro por curiosidade e me surpreendi. Com uma abordagem didática, a autora descreve a trajetória do cangaceiro Virgulino Ferreira da Silva, o famoso Lampião, contextualizando com os acontecimentos históricos/governamentais no Brasil e desmistificando a lenda de herói propagada poética e comercialmente.
A obra traz de forma clara e concisa, para fácil compreensão, como o Cangaço cresceu, inicialmente em combate ao Coronelismo, desde o surgimento da Primeira República até a ditadura estabelecida pelo Estado Novo de Getúlio Vargas que levou a morte de Lampião, dando fim ao Cangaço.
Mesmo reconhecendo o valor histórico desse movimento social, não devemos romantizar e/ou idolatrar os cangaceiros contraventores que espalharam o terror na caatinga através de extorsão, coação, tortura, estupro, sequestro, corrupção e assassinato cruel.

Marcelo 17/11/2015

Ladrão e assassino
Depois da leitura fica claro que Lampião não foi o Robin Hood do sertão, mas sim um ladrão e assassino!
Lucile.Souza 12/01/2017minha estante
Vou começar a ler

Lucile.Souza 12/01/2017minha estante
Vou começar a ler

Lucile.Souza 17/01/2017

Achava que lampião tinha feitos com seu povo, mas pelo que li, foi um tirano, assassino e ladrão