Suicídio

Suicídio Paula Fontenelle

Resenhas - Suicídio

Vivs | vivsbookshelf 28/02/2022

Livro reportagem íntimo, mas também um guia sobre o suicídio
É leitura mais profunda, já que a autora passou pelo processo de luto por conta do suicídio. Além de contar detalhes sobre a história de sua família, a jornalista traz outros relatos semelhantes para correlacionar com as temáticas que envolvem o ato. Algumas dessas histórias chegam a ser bastante detalhadas e difíceis até de ler.

É um livro bem completo, a autora aborda o assunto dentro de diversos pontos importantes, utiliza de personagens, especialistas, dados estatísticos e referências para complementar a função do livro.

Eliana.Cardoso 15/05/2017

Uma ótima leitura!
Sempre gostei de ler sobre transtornos mentais, e normalmente leio textos escritos por profissionais da área.

Quando achei esse livro fiquei muito curiosa, porque foi escrito por uma jornalista cujo pai tirou a própria vida.

Além da história de vida da autora, o livro tem relatos de vários outros casos.

O suicídio foi tratado sob diversos pontos, como a estatística demográfica, faixa etária, sexo, métodos utilizados, e até mesmo a abordagem que deve ser feita pela imprensa.

É claro que os transtornos mentais também foram citados, mas, como a autora destaca, não se pode usar um motivo único pra justificar essa decisão.

Ótimo livro! Recomendo!

Ju Furtado 21/04/2021

Uma obra densa, sobre um assunto polêmico e tabu, mas essencial para aqueles que se atraem pela compreensão das mazelas psíquicas humanas.

Camila.Godoy 30/08/2021

Traz uma abordagem bem didática, onde apresenta vários tópicos e discursões que deveriam estar presentes cada vez mais.

Ficamos muito alheios a certos assuntos e acabamos por só procurar quando acontece algo com alguém próximo. Serviu de aprendizado e para entender pelo menos um pouco sobre tudo que se passar por traz de um ato de suicídio.

Recomendo para qualquer pessoa que queria entender um pouco mais, de uma forma simples mas que acaba por ser bem explicativo.

Filipe 25/12/2022

Um guia sobre o suicídio
Um livro onde a autora sofreu com o luto do suicídio achando que ela teria o mesmo fim que seu pai, entretanto, em vez de praticar tal ato, resolveu estudar o porquê das pessoas cometerem suicídio. Nisso, ela traz uma excelente escrita com dados, fontes, conscientização e uma história de vida inspiradora. Nesse livro, ela vai abordar o tema que eu acho mais importante: sinais de alerta, você vai ter um embasamento científico e vai ter uma porta de entrada para a psicologia/psiquiatria com o mesmo. Apesar de ter algumas histórias da vida dela que não agregam a nada no livro, é uma excelente fonte de conhecimento e prevenção.