Ferreiro do Bosque Maior J. R. R. Tolkien

Resenhas - Smith of Wootton Major

Sandro.Menoncin 26/03/2023

Ferreiro do Bosque Maior
Mais um conto infantil do Tolkien que eu leio e recomendo, a história não passa nem perto da grandiosidade de algumas das obras mais conhecidas do autor, mas nos trás uma história de bondade e generosidade e muito divertida e rápida de se ler.
   O Livro contém ilustrações muito bonitas que nos situam em alguns pontos na história, o conto pode ser lido em uma dia tranquilamente.

Aécio de Paula 06/08/2021

Ferreiro do Bosque Maior - J. R. R. Tolkien
Fantasia bem mediana. O começo é interessante, mas vai se tornando cansativo. Espero ler mais do autor

Filipe378 13/12/2022

A importância de feéria
Nesse livro vemos claramente uma homenagem feita por Tolkien à George MacDonald. Quem já leu o livro Fantastes do autor não deixará de notar.
Esse livro conta a história de uma vila que tem uma festividade de 24 em 24 anos onde o mestre cuca da cidade prepara o seu melhor bolo para 24 crianças. Esse é o evento principal da cidade e é muito esperado.
Em um desses festivais um bolo é feito e dentro é colocado uma estrela mágica que leva quem a "come" para feéria, a terra das fadas.
Pra mim esse livro nos mostra como o contato com as histótias de fantasia pode nos tornar melhores ( isso é visto no personagem do Ferreiro) e como o esquecimento de feéria nos torna pessoas descrentes, amarguradas e incapazes de ver a beleza no mundo. Deixa nosso coração duro ( podemos ver isso no personagem do Carvalheiro).
Eu amei a história e achei ela de uma profundidade e riqueza caracteristicas de Tolkien.
Recomendo o livro demais.
Tarciele.Guizilini 14/12/2022minha estante
Incrível como você conseguiu fazer uma leitura tão profunda da história... A galera subestima as histórias infantis. Se formos ler essa história apenas pela história , seremos todos cavalheiros ?

bi-a 03/01/2024

Primeiro livro de 2024
Leve e agradável. Como o livro é um conto o mundo mágico não é tão desenvolvido, mas ainda há beleza e poesia na forma como o autor descreve a natureza. E o foco é na mensagem principal que ao meu ver foi sobre não perdermos a capacidade de enxergar a magia nas sutilezas do mundo. Que sejamos mais Ferreiro do que Carvalheiro.

Kamila.Rodrigues 19/02/2023

O Ferreiro
Acredito que preciso ler mais vezes e ter uma chave de leitura. Creio que Tolkien escreveu para seus filhos quando estes eram crianças, mas eu com meus 33 tive dificuldades pra compreender. Acho que a modernidade me tirou essa capacidade... De qualquer forma, é uma leitura fantástica.

Lobinha Sincera 01/02/2023

História para crianças, Tolkien sempre com suas palavras encantadoras, um conto simples mas com muito a contar

Maria 19/01/2023

Uma estrelinha na testa
É um ótimo livro para quando se procura uma leitura rápida e curta. A história do Ferreiro é bem contextualizada, porém contém certas informações soltas e às vezes parecem aleatórias e paralelas com a situação.

Acabei me perdendo diversas vezes na leitura e não me prendeu tanto, mas pelo menos o livro é cheio de ilustrações fofinhas.

Thamyres 10/12/2022

Um bom conto para crianças, você consegue ler rapidinho, em algumas partes tem lindas imagens que representa o que estar acontecendo no momento da história

Mandark 01/01/2023

Um belo conto...
Tolkien nos presenteia com uma história simples e bela, sobre honestidade e humildade. As aventuras em Feéria são um deleite em suas descrições. Um presente para todos os fãs da narrativa da Terra Média. Um conto com a doçura da infância, lembrando e muito a simplicidade dos Hobbits!

Fabricio.Campelo 21/09/2022

Estou apaixonado!
Eu demorei bem uns 30 minutos pra começar a ler, pois estava encantado com o formato do livro, suas cores, desenhos, até mesmo as fontes usadas.

Na primeira sentença já estava rindo, e desejando ardentemente chegar o dia que vou ler para meus sobrinhos, pois com certeza irei.

Um livro para crianças, certo, mas com bastante profundidade. Leve e profundo!

Se você quer livros para ler com suas crianças, esse certamente é um deles!

Naiana 10/09/2023

O livro que surgiu na tentativa de escrever um préfacio
É interessante conhecer a história por trás desse livro, Tolkien havia sido convidado a escrever o prefácio da dição ilustrada de "A chave de ouro" de George MacDonald, autor que o influenciou na criação de diversos personagens de suas histórias. Entretanto é curioso saber que ao reler o livro em questão para escrever o prefácio, Tolkien o considerou mal escrito, na tentativa de ilustrar no pressuposto prefácio o que ele considerava ser um conto de fadas, surgiu a história de Ferreiro do Bosque Maior.

O livro se passa em uma pequena aldeia localizada em Bosque Maior, onde as pessoas tendem a seguir hábitos e costumes definidos a geração, entre eles a Festividade dos Vinte e Quatro, na qual 24 crianças consideradas boas eram convidadas a participar culminando com o Grande Bolo, aquele cujo o Mestre Cuca da cidade deixava a marca do seu trabalho de vida, já que o evento só ocorria a cada 24 anos e, em geral, o Cuca só tinha a oportunidade de fazer um Grande Bolo. Ocorre que em um ano o Cuca resolveu tirar férias antes mesmo de escolher um aprendiz e assim as coisas começam a mudar em Bosque Maior.

A história envolve fadas, tradição, a capacidade de acreditar no que parece impossível, assim como a necessidade de entender que por mais que se tente manter tudo como sempre foi, as coisas mudam, a vida muda e é necessário entender quando seguir em frente deixando para trás ou passando para outro algo que sempre esteve conosco.

Talvez em uma primeira leitura ou para um leitor mais jovem todos esses pontos não sejam plenamente entendidos a primeira vista, mas ainda assim é uma leitura gostoso e as ilustrações são maravilhosas. Não foi o favorito do meu filho, e entre Ferreiro do Bosque Maior e Roverando, eu realmente amei Roverando, mas Ferreiro também é cheio de encanto e magia.

Guilherme Dehon 04/08/2023

Ferreiro do Bosque Maior...
Apesar de ser uma estória infantil, ela cativante! Curtinha, sem muitos detalhes e/ou explicações, ela acaba prendendo a leitor pela pureza da curiosidade.

O desfecho é um tanto confuso, mas nada que uma outra lida (ou duas), resolva...

Bom!

Recomendo.

Miguel.Moreira 23/11/2022

Ferreiro do Bosque Maior
Um livro curtinho, com o público alto infantil, porém há muito o que nos transmitir. É o tipo de livro que paramos para perguntar se existe um mundo encantado como esse imaginado por Tolkien, sempre genial demais; mundo esse que apresenta espécies mágicas, criaturas incríveis, e pessoas melhores do nós, meros humanos mortais. Há uma pequena participação dos elfos (palavra empregada explicitamente), mas nós sabemos que todas as pessoas de Feéria são, na verdade, elfos.

Ferreirinha é um jovem que come uma estrela mágica, que estava dentro de um bolo gigante, feito por um Mestre-Cuca, com a ajuda de seu aprendiz. Essa estrela é um passaporte para o mundo de Feéria (mundo das fadas/elfos).

Apesar de um conto infantil, eu amo ler esse tipo de livro, pois é de onde menos esperamos que podemos tirar mensagens bonitas e referências à vida do autor. Não darei nenhum spoiler, mas adianto que vale muito a pena ler esse conto de fadas. Adequado para crianças alfabetizadas lerem por conta e viajaram como um adulto como eu, ou melhor, eu viajei como uma criança lendo esse livro.

Só não dou nota máxima pois senti falta de um pouco mais de desenvolvimento, mas entendo a proposta do professor Tolkien com esse conto, então estarei sendo injusto não dando nota máxima. Bom, acabei de me refutar, então a nota é máxima.