Quando tudo se desfaz

Quando tudo se desfaz Pema Chödrön
Pema Chödrön

Resenhas - Quando Tudo se Desfaz

@pedrocamartins86 18/07/2021

Conceitos (budistas) para uma vida equilibrada
Uma obra com conceitos budistas, para quem busca equilíbrio, que vai além do budismo.
Leitura super agradável, reflexiva e compassiva. A autora transmite seus conhecimentos (e uma boa dose de paz) a cada linha.

Marcia 24/03/2022

Minhas impressões sobre o livro
Como nos comportamos diante dificuldade? E quando estamos sofrendo, sabemos lidar com esse momento? Angústia, ansiedade, raiva, dor, tristeza... Sentimentos que fazem parte da vida de todos nós, infelizmente.
Sempre me interessei por esse assunto e foi buscando aprender a lidar com esses sentimentos que busquei o livro:
"Quando tudo se desfaz " da monja Pema Chödrön. @pema_chodron_br
Através da filosofia budista aprendemos formas para encarar os problemas, os sentimentos e não fugir ou camufla-los. Também nos fala da importância da meditação e como faze-la de forma tranquila. Como nos faz bem! Digo porque ja fiz e retornarei a essa prática.
Um livro para ler devagar, apreciando e refletindo os conceitos, os ensinamentos que mudam a forma de ver o mundo, de nos relacionarmos com o outro e conosco. Você tem compaixão por você? O que entendemos por compaixão?
Amigos, um livro que li e gostei muito. Vou reler pois para mim numa leitura não absorvi tudo de bom que o livro traz. Recomendo a leitura para todos, independentemente da religião

Lari 29/03/2021

Para viver melhor!
Há livros que chegam no momento certo, florescem dentro da gente e se tornam nossas indicações pra vida.

Nos últimos dias falei de "Quando tudo se desfaz" pra muita gente. E também enxerguei muito da minha tagarelice desnecessária com ele. Um livro de silêncios, encontros, coragens. Mas não daquela coragem de sair correndo e nutrir fantasias sobre uma outra realidade.

Não. É como se pegassem nossa mão e conduzissem não à fuga do sofrimento, mas ao seu encontro.

Um convite ao desconforto.

Em um mundo de tanta positividade tóxica, ler sobre a solidão e medo a partir dos ensinamentos de Pema Chodron é, nossa, um abraço. A vida não é só prazer e não dá pra sustentar uma existência apenas assim. Quanto mais a gente se permite conhecer o que assusta, menos assustador vai ficando. E aí romantizamos menos a vida, ampliamos o olhar e começamos a experimentar uma liberdade maior: a liberdade para além da nossa (ilusória) tentativa de controle absoluto, por exemplo.

Está difícil por aí? Leia esse livro.
Está tudo bem? Leia também hehehe

(Quando eu for a tia rica vai todo mundo ganhar um exemplar em casa hehehehe)

UM BAITA LIVRÃO ❤
#quandotudosedesfaz

Naty 13/04/2021

Um livro diferente, que trata principalmente do sofrimento e de como podemos transformar o mundo se pararmos um pouco e observarmos as nossas atitudes.

Paulinha 02/11/2022

Lindo
Uma respiração profunda em meio ao caos.
Uma expiração prolongada em meio a desesperança.
Se todo mundo lesse esse livro, o mundo certamente seria um lugar melhor.
Não tem palavras para descrevê-lo, apenas leiam. São muito ensinamentos.
Principalmente impermanência e desapego.

Luiz 10/11/2012

Arrebatador.
Pema é magnífica, sublime. Este livro transforma consciências.

Rony 04/08/2020

Pema Chödrön prefere escrever sobre temas espinhosos, como o medo, a desesperança e a morte. Esses assuntos são bastante difíceis de serem abordados sem caírem na ingenuidade de uma explicação simples para isso. Porém, a autora parece entender muito bem do que está falando e consegue misturar relatos pessoais com ensinamentos espirituais de forma brilhante. Apesar de ensinar muita coisa, o livro não é escrito de forma professoral. Ao término, a sensação é que você absorveu conhecimentos profundos e às vezes espinhosos, mas por meio de uma experiência leve.

Priscilla 06/02/2022

Leitura necessária
Esse livro é um convite ao desconforto e, ao mesmo tempo, um abraço carinhoso. Os ensinamentos budistas são apresentados de forma didática e prática. Fiquei completamente apaixonada e empolgada com o estudo do budismo e quero aprender mais e aplicar os ensinamentos no meu dia a dia.

Já sei que vou reler esse livro várias vezes! Recomendo demais!

tmgoncalves 11/02/2022

Guia para encontrar o equilíbrio
Sem dúvidas, este é um livro de cabeceira da cama. Vários princípios sobre como o ser humano pode lidar como problemas criado por ele mesmo, bem como ensinamentos para manter a mente tranquila e saudável. ?A extraordinária aptidão da autora para ensinar de ma­neira despretensiosa e afetuosa torna sua mensagem uni­versal, capaz de ser compreendida por todos aqueles que se questionam e são sensíveis.?

Ju Ghiaroni 03/09/2022

Simplesmente o livro que mudou minha vida
Comprei esse livro quando sofri um baque bem grande na minha vida no final do mês de junho. Desde então fiquei procurando algum sentido na vida e em tudo ao meu redor, desde coisas banais como olhar o dia nascer até coisas mais intensas como o meu relacionamento com todos ao meu redor.
Tudo a minha volta literalmente parecia ruir e quanto mais eu tentava, mais cansada e desesperançosa eu ficava.
Comecei a ler o livro e literalmente tudo começou a virar aprendizado. Ainda tem muita coisa pra digerir porque é ensinamento demais, são detalhes importantes demais para serem lidos de uma só vez.
?Quando tudo se desfaz? mudou minha vida. Quando eu achava que tudo estava perdido, a autora mostrou que sempre tem uma luz no final do túnel. Desde então eu venho praticado, dia a pós dia, um pouco dos conhecimentos passados.
Se pe perguntam: ?vale a pena ler esse livro?? Eu só vou responder: ?ele salvou minha vida?.

Malice 16/03/2014

Reavaliando a vida
Um bom livro para quem faz ou pretende fazer meditação. Menos que "instruir" sobre como enfrentar momentos difíceis da vida - sem, no entanto, esquecer completamente disso - a autora fala sobre diversas técnicas de meditação budista. Válido para quem gosta e/ou precisa reavaliar sua vida.

Carlito Pilatos 25/08/2016

Belíssimas e por muitas vezes contundentes palavras da grande monja Pema, assim como são as de todos os grandes mestres budistas.

Pollyana 13/06/2020

Me surpreendi positivamente com esse livro. É simples mas traz grandes ensinamentos.

Raquel 21/08/2021

Esse livro é muito inspirador. De todos que li sobre budismo, meditação, espiritualidade oriental..esse foi o mais profundo. Amei! sem palavras. Mais um livro de cabeceira. Cada releitura é capaz de te abrir os olhos de outra maneira .

Rosa 15/11/2023

Difícil
Esse foi um dos livros mais difíceis de ler que já passou por mim. Pema é muito direta e escancara na frente da gente os ensinamentos que, na minha opinião, são os mais difíceis para nós, ocidentais, aceitarem.
Aderir, ou simplesmente cogitar em aceitar o que ela escreve já dá um nó tão grande na nossa cabeça que você não consegue ler muitas páginas de vez.... Um capítulo inteiro então, nem se fala.
O livro questiona noções básicas e tão arraigadas em nossa forma de pensar a vida, o mundo, nossa relação com as pessoas etc, que chega um momento em que você trava. Ou desiste de vez da leitura ou respira fundo e pede a Deus misericórdia e forças pra continuar.... Na verdade você questiona até Deus.
Algo que me chamou a atenção foi a questão da esperança. A autora diz que somos uma sociedade doente, viciada em esperança e que um dos primeiros passos para a gente começar a se desligar do samsara é desistir de toda esperança, de toda possibilidade de segurança. Não existe "lugar seguro", não existe nada ao que se apegar. É assim que o mundo é e é assim que devemos experienciar a vida. É na aceitação da insegurança que podemos evoluir.
São conceitos extremamente difíceis de aceitar e que vão de encontro ao que nos foi ensinado desde a infância nos modelos judaico-cristão de se relacionar consigo mesmo e com os outros. Ela nem entra muito na Seara das divindades porquê segundo ela, crer em divindades é ser um eterno dependente, aleijado, imaturo.
Ainda assim você não consegue deixar de ler. Uma curiosidade meio mórbida me deixava acordada pensando no que ela escreveu, ou eu me pegava olhando para as pessoas e o mundo ao meu redor e imaginando como seria enxergar as coisas do jeito que ela vê.
Foi um livro que bagunçou minha cabeça e levei uma vida pra terminar mas recomendo pra quem tem dúvidas sobre nossa forma de ver a vida e gostaria de ter uma pequena amostra de como o mundo pode ser diferente se olharmos honestamente pra ele de uma forma radicalmente diferente.