O Castelo

O Castelo Garth Nix

Resenhas - O Castelo

Bruna Fernández 24/02/2012

Resenha para o site www.LivrosEmSerie.com.br
Retomando a história exatamente de onde ela parou no primeiro volume, O Castelo continua a nos contar as aventuras de Tal e Milla, dois personagens pouco prováveis de obterem sucesso em uma missão em conjunto. Tal é um Escolhido da Ordem Laranja que vivia tranquilamente com família dentro do Castelo até que seu pai some, sua mãe adoece e ele precisa sair em busca de uma Pedra-do-Sol. No caminho pra conseguir uma nova Pedra, Tal acaba encontrando um Espírito-Sombra maligno e cai da Torre que escalava para bem longe de seu lar. Então ele conhece Milla, uma Garota-do-Gelo e seus destinos são selados: Ambos devem sair em busca de uma Pedra-do-Sol (uma para cada), e a fim de consegui-las eles iniciam uma viagem para tentar voltar para o lar de Tal: o Castelo.

O início do livro mostra os jovens aventureiros na companhia das Donzelas Guerreiras, que estão ajudando Milla a se recuperar do ataque de Merwin que ela sofreu. Assim que ela se reabilita as Donzelas dão um mapa para os dois prosseguirem a viagem e conseguirem entrar no Castelo. Depois de vencer muitos obstáculos, Tal e Milla finalmente conseguem adentrar no Castelo, porém eles descobrem que entrar seria a tarefa mais fácil. Logo ao chegarem Tal leva Milla ao encontro de seu excêntrico tio Ebbitt, de longe meu personagem favorito os livros. Ele me lembra um pouco do Dumbledore, dos livros do Harry Potter: um senhor de idade, que muitos julgam estar/ser gagá, mas que na verdade possuem uma inteligência e conhecimento fora do commum. Achei impossível não me apegar ao personagem.

A escrita de Garth Nix é algo que me chamou muita a atenção ao ler esse segundo volume. Os livros dessa série são menores do que o tamanho “padrão” de um livro, a fonte é grande e são poucas as páginas, um pouco mais de duzentas. Entretanto a quantidade de ação e informação que o autor consegue passar nesse “pequeno espaço” é simplesmente incrível. Por já conhecermos as personagens, podemos ver agora como as ações de fora afetam elas. O maior exemplo disso é observar as atitudes do próprio protagonista, Tal. Ele mesmo, dentro da história, reconhece o quanto seus pensamentos mudaram apenas por ter saído do Castelo e ter conhecido um mundo lá fora (para os moradores do Castelo, ninguém pode sobreviver fora dele), admitindo pensamentos e desconfianças que antes seriam, para ele, incabíveis. Apesar de continuar o mesmo garoto em uma busca que parece impossível de ser cumprida, é claro o crescimento pessoal: Tal está mais corajoso e maduro.

Outra personagem curiosa de se observar no enredo é Milla. Em A Queda, vimos ela em seu ambiente natural, convivendo com seu clã e suas regras de vida, tendo que ora ou outra responder eventuais dúvidas de Tal sobre aquele mundo. Já em O Castelo a situação é inversa. O Castelo é o lar de Tal, ali as regras são dele. Não que Milla as respeite muito, ela ainda é um pouco rebelde, mas aos poucos começa a confiar mais em seu companheiro. Mas é engraçado ver a situação invertendo, Milla cheia de dúvidas e curiosidades e Tal – um “professor” muito mais paciente e explicativo do que ela mesma – na posição de sanador de dúvidas. Pouco a pouco o autor vai construindo um coleguismo e uma cumplicidade entre os dois jovens aventureiros que em outras circustâncias seriam inimigos eternos.

O enredo é simples, mas me envolveu por completo. Sem revelar muito, o autor nos faz questionar e imaginar o que pode estar acontecendo de tão errado dentro da hierarquia do Castelo. Deixando dicas aqui e ali, quase sempre nas falas de Ebbit, e com um ritmo fluente e um enredo repleto de aventura e fantasia, A Sétima Torre é uma ótima pedida para pessoas de todas as idades que adoram das asas à imaginação.

Proenka 31/12/2009

Continuação
Ganhei esse livro logo depois d terminar o primeiro, como não tinha gostado do anterior demorei pra pegar ele pra ler mesmo. Estava na metade quando perdi o livro, na verdade eu deixei na casa de uma pessoa e com o tempo virou dela. Achei a história tão chata quanto A Queda, agora tem uma nativa que vai ajudar contra a vontade o tal do Tal. Se ganhar os outros livros talvez eu termine, só pra saber se ele consegue salvar sua família, e achar o pai (o que provavelmente vai acontecer) Mas por enquanto fica lá atrás da fila.

Dexter 12/04/2010

Melhor que o primeiro.
O livro fica melhor da metade em diante, quando finalmente Tal volta ao Castelo e é interessante a visão de Milla uma "estrangeira" sobre os costumes dos Escolhidos. Ri banstante sobre o cemitério.

Gostei e se continuar nesse embalo a série promete pena que os volumes são curtos, leitura de 2 dias...

O resto da aventura em Aenir me deixou realmente curioso e pretendo continuar lendo.

Intemais
Dex.

Bruno Leandro 14/07/2011

Começam as complicações
Livro dois da ótima série “A Sétima Torre”, este livro dá continuação às aventuras de Tal e Milla, que tentam a todo custo voltar ao Castelo, de onde o garoto não deveria ter saído. Para Milla, isso nada significa e o Castelo é um lugar estranho e desconhecido a se temer. A luta aqui é pela sobrevivência, e para entender o que se passa.
Lembro que devorei este livro em menos de um dia. Poucas páginas e muito tempo sobrando fazem isso com a gente, rs. E o livro vai ficando cada vez melhor. Milla é sempre desconfiada de Tal, que, por sua vez, não respeita a garota e esse conflito, além de toda ação e aventura, age como um tempero extra à história. E que dizer do aparentemente louco Tio Ebbit? Ele que é mais sábio do que aparenta ser e soube se esconder abaixo do radar? Um dos meus personagens prediletos!
Esta história está cada vez melhor e as sequências só comprovarão isso cada vez mais. E tenho dito!

Léo 25/12/2010

Magia e Sombras
"O Castelo" é o segundo volume da série A Sétima Torre, de Garth Nix. Narra a história de Tal, um Escolhido, termo que em resumo significa estar destinado a ser um mago de grande poder, controlador das forças da Luz e das Sombras. Tal vive em um mundo pós-apocalíptico governado por forças mágicas que se concentram em um Castelo, único reduto iluminado na atmosfera escura, fria e tempestuosa do Mundo Escuro, onde os céus são cobertos por um Véu de sombra que impede a passagem de luz solar, ocasionando o descontrole das estações e o inverno interminável.

No Castelo em que Tal vive, existe um sistema de castas seguindo as cores do arco-íris, sendo a Vermelha a ordem mais fraca e escravizada, e a Violeta a ordem aristocrática dona de todo o poder mágico dos Escolhidos e da autoridade máxima, a misteriosa Imperatriz e seu espírito-sombra Sharrakor.

Com o desaparecimento de seu pai, Tal se vê obrigado a procurar por uma pedra-do-sol de suficiente poder para trazer a cura para sua mãe doente. Asssim transcorre o primeiro volume, "A Queda". No segundo volume, ele vaga pelo Gelo, conhecendo pela primeira vez um mundo diferente das paredes escuras do Castelo, para onde retornará, não sem alguma dificuldade e desafios.

A genialidade do autor está justamente em suas mirabolantes e inusitadas criações. Diferente de séries como Harry Potter, a magia não está em uma vara de condão, mas provém de poderosos espíritos-sombra e cristais iluminados, como a Pedra do Sol de Tal. Nix também apresenta uma variedade de seres monstruosos e fascinantes, como os Selskis, Wreskas e o temível Merwin, além de personagens marcantes, como Milla, uma garota-do-gelo de um clã de Matriarcas, mulheres velhas e sábias que lideram os sombrios navios onde vive o Povo do Gelo. Estes são um capítulo à parte, caçadores e sobreviventes no inverno eterno do Mundo Escuro.

O Mundo Escuro precisa de luz. Milla e Tal enfrentarão perigos inesperados no Castelo para que isso ocorra...

Para os amantes de fantasia e histórias cheias de magia, A Sétima Torre é uma série que vale muito a pena ser lida, e o segundo volume é um dos melhores!

Douglas Águia 03/05/2011

Diferente!
Posso dizer que esse livro deixou um pouco a desejar. Mesmo assim ele não perde seu valor, essa saga é meio confusa, mas muito avançada em termos de imaginação.
Admito que é difícil imaginar certas criaturas que o escritor inventou, mas o que mais chamou a atenção no livro é o processo, o processo da vida de TAL, as vezes me sinto como ele, do nada nossa vida começa a ficar sem sentido, tudo começa a dar errado, é uma história emocionante. De começo não gostei do relacionamento que a Milla manteu com ele, apesar de ser uma garota muito linda e corajosa, sua primeira inteção foi tentar matar o tal. Mesmo assim Na história você se vê em meio a diversas confusões e esquisitices, apesar de Milla, não sei porque, odiar TAl, ela precissa seguir em uma missão com ele até o Castelo, moradia dos escolhidos, uma amizade começa a Nascer.
Dentre todas as confusões, criaturas horrendas, esquisitices, o livro tem um contexto muito envolvente, não importa como são as criaturas, pelo menos para mim, mas sim como acontece, é emocionante, empolgante, indico para aqueles que querem ler algo BEM DIFERENTE.

Priih | Blog Infinitas Vidas 12/09/2018

Bacana, mas meio parado
O Castelo começa imediatamente após o final de A Queda: após a batalha contra o Merwin, Tal e Milla foram encontrados por Donzelas Guerreiras e imediatamente levados à presença da Matriarca Mãe (a maior autoridade dentre os Homens-do-Gelo), que vive no Navio em ruínas aos pés do Castelo. Após algumas tensões e promessas envolvendo Pedras-do-Sol, as crianças são liberadas para tentarem subir a Montanha de Luz, onde está localizado o lar dos Escolhidos. [...]

Infelizmente, O Castelo foi uma releitura bem mais lenta do que A Queda. Sendo honesta, não acontece muuuita coisa no enredo, e a luta para chegar aos tubos de aquecimento (que permitem a entrada escondida no Castelo) é bastante parada; por outro lado, o bacana dessa parte da história é que o foco está na aproximação de Tal e Milla. Os dois são muito jovens e teimosos, orgulhosos de suas origens (o que os torna um tanto arrogantes), mas, nesse volume, eles precisam enfrentar as adversidades juntos. [...]

[...] O Castelo é um livro bacana, mas não me trouxe o mesmo sentimento de nostalgia e reconhecimento que senti ao reler A Queda. Ainda assim, eu adoro o universo fantástico criado por Garth Nix, e ainda acredito que seja um dos mais originais que já li.

Resenha completa no blog. \o/

site: https://infinitasvidas.wordpress.com/2018/09/12/resenha-o-castelo-garth-nix/

Marcos Antonio 28/08/2019

Castelo
Iniciou de onde parou, Tal está descobrindo coisas que ele nem sonhava que existia e agora é lutar contra tudo que tinha como verdade

Deusa da Leitura 10/03/2023

Ficção australiana 2
Em ?O castelo?, segundo volume da série A sétima torre, acompanhamos o retorno de Tal e Milla ao castelo. A escrita de Garth Nix desliza com facilidade o que faz da leitura leve com um avanço progressivo na medida em que o enredo se amarra, deixando o leitor curioso sobre seu desfecho.
No castelo, Tal reencontra o tio-avô, Ebbitt, e com sua ?ajuda? consegue chegar até Aenir, o mundo dos espíritos.
A figura de tio Ebbitt aparece brevemente no primeiro volume da série, ?A queda?, mas é em ?O castelo? que conhecemos mais esse personagem.
Tio Ebbitt é aquele tipo de personagem que surge como alívio cômico para que a história não se torne séria demais. No entanto, é uma figura desnecessária, uma vez que mais atrapalha Tal do que ajuda.
Dentro do castelo, Tal percebe que nem todo mundo segue as regras de sua comunidade e confirma, mais uma vez, que alguma trapaça está sendo arquitetada.
Para desvendar os acontecimentos das últimas semanas em que esteve fora do castelo, bem como saber o paradeiro de seu irmão Gref, Tal e Milla realizam uma incursão até Aenir a procura do Códex, chave para descobrir todas as coisas ocultas.