The Summer Garden

The Summer Garden Paullina Simons

Resenhas - The Summer Garden

Caroline Gurgel 11/03/2014

Vale cada nó na garganta, cada dor no peito, cada lágrima...
A leitura dessa saga foi, de tudo que já li, a que mais me emocionou, me encantou, me fez chorar, me fez sentir, me fez sofrer. A autora é, sem dúvida, uma aficionada por drama e sabe como levá-lo ao extremo com maestria. Escreveu a história de amor mais bonita, forte e inquebrantável que já li e me atrevo a chamá-la de épica.

A história de Tatiana e Alexander começa em O Cavaleiro de Bronze, no início da Segunda Guerra Mundial e passa por todos os horrores que uma guerra pode trazer, mas também passa pelos dias em Lazarevo. Sim, Lazarevo, para sempre Lazarevo! Continua no segundo livro, Tatiana and Alexander, que é um verdadeiro calvário, uma travessia de pedra, uma luta sem fim em uma guerra que parece não acabar. E finalmente temos o terceiro livro, The Summer Garden, com um desfecho além de sublime.

Comecei a leitura de The Summer Garden pensando que, enfim reunidos, teríamos a felicidade de Tania e Shura estampada nas linhas de cada página, como se fosse um grande epílogo. Eu estava errada, muitíssimo errada! Os primeiros 25% da leitura foram torturantes, excruciantes, formou um nó que não desatava na garganta e me fez fechar - e pausar - o livro várias vezes.

O que acontece quando você passa quase dois anos sozinha em Nova York com seu filho, pensando que seu marido estava morto e de repente (não tão de repente assim) ele está ali, maltratado pela guerra? O que acontece com um casal que só viveu seu amor diante das atrocidades da guerra, que só viveu na constante aflição, na separação, no medo, na dor, na angústia? Um amor que suportou e superou a guerra consegue superar facilmente um dia a dia comum, não é? Não! Não com um Alexander cheio de cicatrizes abertas, não com um Alexander que pensa que já não é tão bom, já não é tão bonito, já não é merecedor... não com uma Tania apavorada em dúvidas, não com uma Tania também desconfiada em já não ser tão boa, não com uma Tania já adaptada à América... Repito, foi excruciante! A autora poderia ter ido pelo caminho simples, pelo oba-oba, pelo previsível, mas não...ela escolheu uma maneira extremamente dolorosa, porém completamente crível.

Para ler essa história é preciso ser paciente, pois a Paullina Simons não atropela as minúcias do cotidiano e com isso faz-nos íntimos dessa família, faz-nos sentir cada dor, cada alegria, cada angústia. Faz-nos participar de cada decisão, vibrar com cada vitória, faz-nos temer a Guerra Fria que pairava no ar. Entendo que alguns trechos podem incomodar as mais feministas, mas devemos ter em mente a época e o contexto. É uma história de amor e não um manual do que é certo e do que é errado em um casamento. É uma história de amor de dois personagens que tentam esquecer os dias de terror e as pessoas que ficaram pra trás.

Em alguns trechos me perguntei se a autora precisava se estender tanto, entrar em tantos pormenores, em tantas cenas e memórias, mas depois pensei: a vida real não é feita em tópicos, e certamente foram os detalhes que deixaram essa história tão plausível, quase palpável. Porém, confesso que os flashbacks da infância de Tania em Luga foram um pouco entediantes e não senti tanta necessidade deles.

Se nos outros livros chorei, aqui solucei, me angustiei, e precisei estabelecer o critério de só interromper a leitura em uma parte sem dor, em uma parte feliz. Devo dizer que sob esse critério, um dia parei às 6:30 da manhã de um sábado, com o sol em minha janela. Aos 66% da leitura eu senti aquela dor insuportável como se fosse minha...

Ah, mas então por que ler uma série tão dramática? Porque vale cada lágrima! Já disse isso sobre os livros anteriores e aqui repito, os romances históricos tem um poder que os livros de história jamais terão. Fazem-nos entender os fatos como se os tivéssemos vivido e isso é fantástico. Além de todo o panorama histórico, Alexander e Tatiana nos deixa ensinamentos, nos mostra que quando algo está quebrado não se deve jogar fora e sim consertá-lo. Tania e Shura nos mostram que o amor é capaz de tudo, e quando há amor, há solução, há conserto. É nesse livro, até mais do que nos outros, que o amor vence, que transborda todos os limites.

Não consigo separar um livro do outro, dizer qual o melhor, pois são magníficos, se completam e seus personagens ficarão marcados para sempre em mim. Recomendo com todas as letras! Bravo, Mrs. Simons! Bravo!

Lido em: 19.12.2013

Favorito

Update: 11.03.2014
Leitores, esse livro não é um conto de fadas no qual em um passe de mágica a Cinderela ganha sapatinhos de cristal e uma abóbora se transforma em uma linda carruagem. Não. É doloroso, é uma caminhada árdua em um período de pós-guerra, um período onde todas as mulheres que trabalharam durante aqueles voltaram para seus lares, para cuidar de suas famílias. Foi um período em que faltou enfermeira nos hospitais, faltava criança nas ruas e a taxa de suicídio dos veteranos era alta. Não podemos considerar a história dessa família como se ela tivesse ocorrido no século XXI. E por que digo isso? Para que essa percepção não saia da cabeça do leitor enquanto estiver lendo e para que se encantem incondicionalmente por essa história fantástica. Ainda sorrio quando me lembro do desfecho primoroso que a Paullina criou. Belo! Belíssimo!

** Os comentários abaixo são impossíveis de serem feitos sem SPOILERS, já que o livro passeia por quase todo o século XX. Se não leu o livro, não leia os comentários abaixo

Como não amar um Ant pequenino, defendendo sua mãe sem nem perceber? E seu pavor quando ouvia o nome Vicki, temendo ser abandonado novamente? Como não se angustiar com o Ant quando viu que sua mãe estava prestes a fazer algo ruim? Como não sofrer com um Anthony adulto no Vietnã e como não chorar quando seu pai o encontra naquele estado? Adorei que a autora fez do Anthony uma cópia do pai, e achei super crível a aceitação do que lhe aconteceu, tendo em vista sua própria infância.

Estive ao lado de Tatiana em sua vontade de trabalhar, mas quis matá-la quando aceitou trabalhar nas sextas-feiras à noite, deixando um Alexander descontente e sozinho... Quis matar o Alexander por ele não ter escutado a opinião de Tatiana sobre seu empregador e mais ainda em uma certa cena com uma certa Carmen. Mas como não perdoá-lo, como não entendê-lo? Afinal, ele reagiu, ele recuou, e isso, sim, fez dele forte. A dor desse trecho machucou e mais uma vez me derramei em lágrimas. Muitas.

Jamais imaginei que a autora fosse atravessar todo o século e, de fato, fosse criar um final para o casal. Se tem algo que esse livro não é, é previsível. E o Dia de Ação de Graças? Quanta perfeição naquelas páginas! Pude sentir a alegria de uma grande família, com seus filhos e netos. A autora descreveu as cenas tão bem que era como se eu pudesse ouvir as risadas e o barulho das crianças correndo, como se eu pudesse sentir o cheiro na cozinha, como se eu pudesse sentir o orgulho que a família sentia de Tatiana e Alexander. Foi como se eu tivesse visto com meus próprios olhos, pela primeira vez e como se fosse aquela neta, as fotografias escondidas do casamento naquela igrejinha de Lazarevo. E, pra finalizar com chave de ouro, um banco, um sorvete, uma rua a ser cruzada por um Alexander apaixonante, para uma Tania encantadora...Sublime!
Alê 19/12/2013minha estante
Meu Deus que resenha perfeita!!! Parabéns, você conseguiu traduzir em palavras o que, tenho quase 100% de certeza, todos os leitores da série The Bronze Horseman sentem! Me identifiquei demais com seus pontos de vista sobre os acontecimentos descritos. Obrigada por compartilhar seus pensamentos sobre essa série maravilhosa. Paullina tocou nossos corações e deixou lá uma marca indelével do amor, mesmo que fictício, desses dois. (Tatiana e Alexander)

Caroline Gurgel 19/12/2013minha estante
Obg, Alê!!! :****
Essa história é maravilhosa, não é?
Estou numa ressaca literária braba, morrendo de saudades de Tania e Shura :))
Bjs

Maria Janir Pir 21/04/2014minha estante
Menina as suas resenhas são demais!!! quero comprar todos os livros que voce faz a resenha, voce vai acabar me levando a falencia..rsrs. Carol agora quero te perguntar pois ja estou perdida, quantos livros são o Cavaleiro de Bronze? tenho o 1o. que li em outubro o segundo que esta com lançamento na Saraiva para o dia 22 de abril sai com o nome de O Portão Dourado livro 2 o terceiro é The Summer Garden (O Jardim de Verão) correto?que acredito sair no 2o. semestre, mas vi na sua estante O Grande Amor da Minha Vida e Tatiana and Alexander são os mesmos? só muda o nome? me fale por favor, afinal vc já leu todos.... beijos carinhosos para vc e continue escrevendo essas resenhas maravilhosas o povo do Skoob agradece.

Caroline Gurgel 21/04/2014minha estante
Obrigada pelo carinho, Maria.
Olha, são três livros, é que como me apaixonei por essa trilogia acabei lendo tudo quanto é versão. Mas é assim: o livro 01 no Brasil foi dividido em dois: O cavaleiro de bronze e O portão dourado. Mas em Portugal ele se chama O grande amor da minha vida (e é um só livro). Daí tem o livro 02, que se chama Tatiana and Alexander, no caso no Brasil esse livro será o volume 3, entende? E o The Summer Garden é o livro 03.
Como a editora no Brasil dividiu um livro em dois volumes a sequência ficou um pouco confusa mesmo ;)
Espero que você goste dos outros livros tanto quanto eu!

Maria Janir Pir 22/04/2014minha estante
Carol entendi, por causa da divisão do 1o. livro aqui teremos 4 exemplares:
o Cavaleiro de Bronze
O portão Dourado
Tatiana and Alexander e
The Summer Garden.
Obrigada pela dica, não quero me perder nas sequencias, mas pelo jeito vou ler o ultimo só ano que vem..rsrs.. bjos

Karin 19/08/2014minha estante
Caroline, você conseguiu traduzir em palavras tudo o que também senti!! Com as emoções à flor da pele The Bronze Horseman entrou para os meus favoritos da vida e virou uma referência eterna rs rs

Caroline Gurgel 23/08/2014minha estante
Obrigada, Karin! Essa trilogia é minha queridinha!
:***

Joyce 07/10/2014minha estante
Só fiquei triste com uma coisa: Não vimos como foi o primeiro encontro de Alexander com o seu filho Anthony... Isso era uma coisa que eu ansiava muito, antes de finalmente conseguir ler este livro. Eu achava que o The Summer Garden começaria desta forma. Mas, mesmo assim, esta trilogia é a minha favorita de todos os tempos. A autora me arruinou completamente para os outros livros depois desta história.

Caroline Gurgel 11/10/2014minha estante
Joyce, até hoje estou um pouco assim como você falou, arruinada para outros livros ;)

@umlivroprahoje por Jacqueline 18/12/2014minha estante
Resenha nota 10! Estória maravilhosa, estou neste último livro e confesso que também dei uma paradinha nas primeiras páginas. Me segurei e não lí a ultima parte da sua escrita, onde informa sobre Spoilers...quero me surpreender também... mais ainda, será que é possível? Bom, com essa autora acredito que sim. Já virou uma das minhas preferidas!

valquiria.alves 09/01/2015minha estante
eu não tenho nem como expressar o que esse livro fez comigo,muito lindo, muito angustiante.Terminei de ler hoje e até agora tenho um nó na garganta. Simplesmente inesquecível.

Érica 17/01/2015minha estante
Realmente não tenho o que resenhar, você escreveu completamente tudo e com grande perfeição, rs. Tudo que você sentiu eu senti igualmente. Livro perfeito da Paullina Simons. Este ficou marcado no meu coração.
Ah sensação de perda que estou sentido, rs!!!!!

Mariana 20/07/2018minha estante
Aaa, uma das minhas séries preferidas (se não for A preferida)!
Onde vc encontrou o livro? Estou pesquisando e na Internet e não encontro. Já existe versão em português?

Sevilha 27/08/2022

Sem palavras
Essa saga simplesmente entrou para os meus favoritos.
Além do romance extraordinário temos TB uma lição de história, do sofrimento que uma guerra causa.
Amei demais o livro! Recomendo muito!

Lori 09/01/2015

Magnífico
Assim que eu comecei a ler o volume final dessa trilogia, que me consumiu de corpo e alma, eu me perguntei se eu não deveria ter parado no segundo livro e me dado por satisfeita. De fato, Tatiana e Alexander findou de forma perfeita, com Tatia e Shura voltando para os Estados Unidos e com a promessa de um futuro regado de esperança e amor.

Se ao menos eu soubesse o que estaria por vir... The Summer Garden decididamente não começa com um lindo passeio a três num jardim de verão. Ele é uma leitura difícil. Ele é sobre sobrevivência, mas não como sobreviver à guerra, mas ao pós guerra, ao tempo, à mudanças, às inseguranças, à decepção... Sobreviver sem desistir, sem perder a sua essência e sem esquecer quem você realmente é. Se você sobreviveu aos horrores da guerra, o dia-a-dia da vida cotidiana não deveria ser fácil? Deviria, mas não é. Às vezes é mais fácil sobreviver quando acreditamos que não há um futuro, quando vivemos cada minuto como se fosse o último, sem rotina, sem culpa, sem pesadelos. Às vezes, é mais fácil sobreviver à algo tangível como a guerra ou a fome, do que à algo tão profundamente intangível como um coração partido. E este é o fio condutor desta trama que traz mais uma batalha para esse casal de amantes, a batalha da vida pós- guerra.

A narrativa começa com Alexander tento dificuldades para se adaptar à vida civil. Ele se torna uma pessoa dura, fria e insensível. Após tudo o que ele e Tatiana tiveram que passar, essa parte do livro realmente foi muito difícil e dolorosa de ler. Um relacionamento que brilhou e desbravou os pavores da guerra, de repente estava se desfazendo... Parecia ter sempre mais alguma coisa, mais alguma pedra, mais uma cruz no caminho deles. Contudo, aos poucos eles vão se adaptando e se encontrando novamente. O incrível desta estória é que ela é bastante real. Aqui, não há conto de fadas. Os personagens são falhos, humanos e críveis. E, ele cometem erros. O enredo é extremamente plausível, e é tão detalhado que é difícil não acreditar que realmente existiu uma Tatiana e um Alexander.

The Summer Garden se estende por décadas e você realmente vê a vida dos personagens se desenrolar a cada momento, a cada ano. E as lembranças de Tatia e Shura eram minhas memórias ... eu vivi aquilo tudo com eles! Eu senti aquilo! É impossível traduzir em palavras os meus pensamentos sobre esse livro e esta série que traz uma escrita magistral, um enredo excepcional e personagens absolutamente maravilhosos. O que eu posso dizer é que eu jamais esquecerei essa trama. É a estória de amor mais incrível de todos os tempos. É perfeita, talvez por ser tão imperfeita. E, eu admito que estou triste por ter chegado ao fim desta jornada exaustiva, intensa, agonizante, belíssima e extremamente romântica.
Gabi 21/01/2015minha estante
Ah!Eu li os dois primeiros volumes ano passado e foi a leitura mais intensa que tive na vida!Fiquei totalmente depressiva durante a leitura!Confesso que estou morrendo de medo de ler esse livro,estou criando coragem pq parece que pra ler tem que ter nervos de aço,Ainda vou ler...

Lori 23/01/2015minha estante
Oi Gaby! Se prepara psciologicamente porque esta leitura é excruciante. Em um ponto do livro eu pensei: só vou parar quando as coisas se acertarem... Mas aí as horas foram passando, passando, passando... Foi quase a noite toda acordada para me sentir em paz o suficiente para dormir! ahahahah...
Mas, não deixe de ler! Vale a pena. Toda a dor e toda agonia.

Camila Alves 10/02/2015

Use o seu uniforme como uma armadura, para que você não seja obrigado a me dizer alguma coisa. Mas quando fazemos amor, abandonar todas as defesas.
Esse é um dos livros que abandonei... voltei a ler... depois abandonei novamente. Não por ser ruim... mas pela decisões que autora tomou, que para mim fez com que livro perdesse magia. No final eu li ele novamente desde começo e tive um encerramento.
Eu compreendi algumas decisões erradas do casal, e também pude rever minhas próprias fantasias. E no final eu compreendi as decisões da autora.
Para mim essa saga é uma das melhores. É emocionante acompanhar a historia de Tatia e Shura e como a vida colocou obstáculos, mas assim unidos eles superaram. Um relacionamento não resume em paixão e sim também companheirismo e dedicação. Teve momentos que eu quis matar o Shura, teve momentos que eu quis bate na Tatia, teve momentos que me emocionei com a relação familiar que começou conturbada, mas que se formou com amor- Pai e filho unidos pela guerra, que ato emocionante. Contudo esse livro foi real para mim, mostrou um homem amargo pela guerra, mas que se recuperou com a ajuda da sua companheira. Mostrou uma mulher endurecida e independente que não sabia mais o que fazer com um marido em casa, que a queria como uma do lar e não uma mulher trabalhasse. Mostrou que ambos puderam superar e aprender com seus erros, sempre perdoando e não deixando mágoa e raiva correr tudo o que é bom. Recomendadíssimo!!!1

Taisa 12/01/2017

Depois de meses, muito suor, lágrimas, uma desidratação intensa, angústia, raiva e uma úlcera......finalmente consegui terminar Summer Garden!!!!

Estava com um medo desgraçado desse livro, o povo me desejando boa sorte assim que mudei o status dele para “lendo”. Pensei que Paullina Simons não poderia me trazer mais drama do que já trouxe. Dentre as várias lições que eu aprendi nessa série maravilhosa a mais importante foi: “Nunca mais a subestime!”.....kkkkkkkkkk

Summer Garden vem como um gigantesco epílogo, Tatiana & Alexander viveram um romance árduo, mas a morte a cada segundo batendo na porta e as incertezas da guerra podem tornar toda a paixão mais intensa. Será que esse amor nascido no meio do desespero se mantém mesmo quando as ameaças forem extintas?

"Eu não sei quanto a você, mas eu não posso viver sem o inimigo", disse Alexander"

Infelizmente a verdade é que até para nós reles mortais, que não passamos nem um décimo do que esses dois passaram, os problemas continuam aparecendo.

Desta vez eles vão tentar encontrar um modo de retomar a vida. Parece fácil. Mas não. Como viver quando a única coisa que você tentava a cada dia era somente SOBREviver? São muitas as feridas, os medos, os traumas.

Foram tantas as emoções, no começo tudo estava tão confuso, não entendia a falta de comunicação entre eles. E a angústia? Senhor, eu vivia no limite, prendendo a respiração com medo de que tudo desse errado. Senti raiva, MUITA RAIVA, da Tatiana, do Alexander, mas principalmente da Paullina que embasou tudo tão bem e me tirou o direito de ter raiva deles. Como ela pode fazer isso comigo?? Eu queria me revoltar mas não podia, eu entendia tudo e sofria calada. Quase calada.

Passei por vários estágios também, me questionei se era mesmo necessário esse terceiro livro, porque não terminar no segundo? Tinha muitas dúvidas se eu precisava/queria mesmo saber de tudo aquilo, queria fechar os olhos tapar os ouvidos e não saber de mais nada. A ignorância é uma benção.

Mas o conhecimento trazendo a maldição se mostrou prazeroso também.

"Eu fui procurar você, porque você era a única que eu queria. Você se lembra como nós nos beijamos aquela noite?..... ..... você, a quem homem nenhum havia tocado. Meu Deus! Ainda fico louco agora, me lembrando do estado que você me deixou então. Você sabe o que significou e significa para mim..."

E foi. Quando eu terminei a última palavra, da última linha da última página desse último livro eu vi o quanto valeu a pena. Durante toda essa trajetória eu fui eles, senti o que eles sentiram e vivi suas vidas. Cada livro que lemos é uma vida que ganhamos e este mais do que todos trouxe tudo que a vida nos oferece. Infelizmente ela não vai oferecer só o que agente quer ( ou o que pensamos ser o melhor). Mas sem problemas, temos a força da Tatiana, a coragem do Alexander, fé do Antony e o amor incondicional de toda essa nova família.

Série intensa que me tirou muita coisa mas me deu ainda mais. Nunca vou esquecê-la, carregarei sempre comigo esses personagens incríveis que me permitiram viver suas vidas. Mais do recomendado.❤❤❤

"Ele me trouxe para sua mesa de banquete e o seu estandarte sobre mim era o amor".

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Juliana 12/01/2017minha estante
Aaaaaahhhhh você terminou!

Taisa 12/01/2017minha estante
Ju do céu!! Demorei msa terminei! Tô uns 5 kilos mais magra depois dele....hahahahhahahahahha

Juliana 12/01/2017minha estante
Mas gente, fiz um comentário enorme e só foi isso??? hahahahaha

Como eu ia dizendo...Também me perguntei se esse livro era mesmo necessário, por que não terminar ali no segundo onde estava tudo lindo? Mas a gente precisava dessa continuação né? Acho que foi importante mostrar o que eles enfrentaram no pós guerra, os traumas e os problemas da vida real...foi bom saber o que aconteceu depois do "e viveram felizes para sempre". Foi uma série tão intensa e ela terminou de uma forma tão redondinha que acabei triste por ter terminado, mas satisfeita por acompanhar a trajetória dos dois do começo ao fim.

Obs.: Pareço evoluída, mas a verdade é que não superei até hoje hahahhahaha

Taisa 12/01/2017minha estante
hahahahhahahahahhahahhah adorei a observação!
Sim, quando eu acabei fiquei extasiada, totalmente em estado de choque!
Verdade, precisávamos mesmo de mais esse final, parece agora que nunca teríamos suficiente de Tatiana e Shura

Agnes 12/03/2017minha estante
Oi Taisa, acredita que eu não consegui terminar de ler este livro?! ?
Quando cheguei na parte em que o filho dele vai se alistar para guerra, eu simplesmente fechei o livro...Ver o sofrimento do Alexander e tudo o que ele passou foi demais para mim. Que trilogia arrebatadora. Quem sabe, um dia, eu resolva ler até o final rs. Excelente resenha! :) ??

Taisa 12/03/2017minha estante
Agnes obrigada! Nossa menina esse livro é tenso mesmo, apesar de ser o mais " light" dentre os 3 é o mais difícil. Te entendo completamente, demorei meses para ler, pausei dezenas de vezes. Falta pouco para voce, se um dia retomar e terminar venha abrir seu coração aqui! Agte se entende......Kkkkkkkkkkk
Bjus
:-*

Elaine 08/01/2019minha estante
Espero que chegue logo no Brasil para eu poder ler também.... Essa história é maravilhosa... não tem como esquecer... Não existem palavras para descrever o que tudo isso nos faz sentir... Alguém sabe se sai o filme ?

Janaina 26/09/2016

Favorita
Corram e leiam a série!! Maravilhosa. Nunca li nada igual! 100000000 estrelas.
Laine 26/09/2016minha estante
ai meu coração

Cristiane 26/09/2016minha estante
Já li e realmente a série é fantástica!!!

luanabtp 18/08/2017

Apenas leiam!
Eu indico, super indico e indico de novo! Que amor de história! Que história de amor! Leiam e maravilhem-se.

Gabis 20/07/2020

Destruidor
Talvez não consiga descrever o que esse livro trouxe para mim. Logo, direi apenas: vale a pena cada lágrima, cada agonia que senti e cada "calorzinho" no coração. Vale mais que 5 estrelas.

Anna 24/10/2022

Ainda não acredito nisso tudo, nessa história, nesses dois.
Há duas semanas atrás eu estava em um sebo e achei o "Cavaleiro de bronze" e claro o trouxe comigo e reli, não pude parar no fim e reli "O portão dourado", não queria ler o terceiro cheio de angústia e sofrimento e resolvi que leria esse, do qual eu fugi por cinco anos.
Quando eu comecei eu estava aflita, eles não estavam bem e tudo parecia que ia dar errado e então começou a dar certo e a dar errado, e eu percebi nisso que essa é vida, certo-errado, mas não fácil. Tinha horas que eu me arrependia amargamente por ter comendo ele, dói tanto ler certas coisas e isso de passagem do tempo, pessoas envelhecerem e crianças crescerem dói em mim de uma forma que eu não entendo, eu só não gosto.
Pela primeira vez chorei por motivos que não morte ou dor, mas a decisão de um homem fictício, mas que para mim era como meu. Eu estive tão ligada a esses dois por anos, que eles são isso, são meus. E ver o Alexander fazer aquele coisa estúpida naquele carro estúpido com aquela mulher estúpida me fez chorar estupidamente, acho que nunca vou conseguir entender como fiquei tão mal com aquela cena, eu nunca vou conseguir explicar isso a alguém e espero nunca sentir de forma real.
Todo resto é tão perfeito, mas acho que se eu soubesse que eu ficaria assim tão arrasada, eu não teria lido de jeito nenhum, falei isso sobre o terceiro livro e entendo o porquê agora, eu amo esses dois, essa história, mais do que eu poderia entender e ver tudo tendo um fim de novo dói. Vou ficar mal por semanas, eu sei disso. Vou ter que piratear livros que não consigo comparar agora, porque eu preciso me livrar desse sentimento antes que me consuma.
Apesar de tudo, eu amo tanto esses dois, eu chorei tanto com eles, ri com eles, e eu quero mesmo me despedir dessa vez, não sei se eu aguento passar por tudo de novo, mesmo sabendo o final. E tem tantas coisas que eu quero falar deles, dos filhos, do tempo, do amor. Mas vou deixar pra outra resenha, em outro tempo.
Há coisas nesses livros que eu nunca vou esquecer e vou correr atrás de ter em vida, a fé desse homem, a coragem dessa mulher e tantas outras mais.

Érica 17/01/2015

Final perfeito para um livro perfeito!
Este livro encerra com grande perfeição esta magnífica trilogia. Leitura difícil em muitas passagens, em alguns momentos não concordei com a postura dos personagens, principalmente o Alexander - às vezes o achava muito agressivo com Tatiana, esta também, sua submissão me irritava.
Apesar destes incômodos o livro é realmente maravilhoso e conta a história deste personagens até praticamente o fim de suas vidas. Amor lindo, real, sofrido.
Lindo de ler, praticamente engoli esta trilogia - li os três livros em 17 dias, rs!
Super recomendado, estou me sentido órfã. Não sei mais qual livro ler, acho que nenhum irá superá-lo.
Nota 11
Lelinha 17/01/2015minha estante
Difícil mesmo encontrar uma série que se compare com esta..., no meu caso, só Outlander. ..rsrs