Tiradentes e a Conspiração de Minas Gerais

Tiradentes e a Conspiração de Minas Gerais Cristina Leminski

Resenhas - TIRADENTES E A CONSPIRAÇÃO DE MINAS GERAIS

Mauricio 01/07/2019

Página importante da nossa história
Consegui esse livro na escola dos meus filhos, pois trata-se de um livro didático distribuído pelo MEC em 1999 e que ainda consta nas bibliotecas de algumas escolas mais cuidadosas. Livro faz uma narrativa bem detalhada de todos os fatos e personagens da Inconfidência Mineira, que a autora prefere chamar de Conspiração, contextualizando todo o panorama nacional e mundial da época, situação de Portugal nos séculos XVII e XVIII, a descoberta do ouro, guerra dos emboabas, produção de ouro, distrito de Diamantino e Chica da Silva, período do Marquês de Pombal, situação no exterior com a independência dos EUA e disseminação de ideais Iluministas, Visconde de Barbacena (tido como grande vilão ao lado de Joaquim Silvério dos Reis), Tiradentes e sua origem, poetas como Cláudio Manoel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga, prisão, julgamento e condenação de Tiradentes e destino dos outros conspiradores.
Tiradentes é tido como bem atuante e influente no movimento, mas foi o que menos tinha posses, era o mais modesto dentre todos os conspiradores e curiosamente foi o escolhido para ser condenado a morrer na forca, tendo depois seu corpo esquartejado e sua cabeça exposta.
Interessante que a história de Tiradentes só ficou famosa após o advento da República, onde houve um resgate da sua história, sua imagem refeita a semelhança de Jesus, e por anos a sua história foi usada a serviço dos "novos" republicanos que vieram. Alguns estudiosos dizem inclusive que toda essa história foi uma farsa montada.
Sendo mito ou verdade, o fato é que essa é uma história bem interessante e esse livro
curto contextualiza e narra bem esse capítulo, formador da nossa identidade nacional.

Bruno.Eyes 07/10/2023

São muitos fatos até a chegada da execução de Tiradentes. De forma sucinta a autora conseguiu desenvolver bem o assunto. Fiquei intrigado a ler outras obras sobre a inconfidência mineira. Recomendo para quem é curioso assim como eu.