Bela Maldade

Bela Maldade Rebecca James

Resenhas - Bela Maldade

Mar 19/01/2015

Que final foi este...?
O livro "Bela Maldade" é um thriller psicológico escrito por Rebecca James. A obra narra a estória de Katie, uma menina que acabou de passar pela tragédia de presenciar o assassinato da irmã mais nova e se culpa pelo ocorrido, e de Alice, garota de atitudes estranhas que não suporta presenciar a felicidade de seus amigos. Alice parece ter um "Q" contra Katie. Considera a menina melhor amiga, porém, faz tudo para ela se sentir mal com seu passado e parece adorar destruir as coisas que faz Katie feliz.

Eu tinha muita vontade de ler Bela Maldade desde seu lançamento no Brasil, que foi no ano de 2010 pela editora Intrínseca. Amo thrillers psicológicos e este livro me chamou muita atenção. Não é pra menos! O enredo foi muito bem construído e, apesar de ter como ponto de partida uma tragédia, a grande maioria dos livros publicados recentemente tem esse mesmo ponto de partida, foi muito bem aproveitado. O livro tem fases, a autora insere passagens do presente no meio da narração, porém, a grande maioria das páginas narram o passado. Isso deixa a estória muito instigante porque você fica curiosa demais! Tentando entender o que liga os fatos do passado com os do presente. Nossa! Muito bom!

Gostei muito da construção das personagens, tanto das duas protagonistas, quanto dos coadjuvantes. Apaixonei-me pela maioria. Acredito que o ponto fraco da obra neste quesito foi que Rebecca pareceu se perder entre as páginas 100 e 150 aproximadamente. Isso prejudicou não apenas na caracterização das personagens, mas também, na continuidade do enredo. O que deu a entender quando eu li essa sequência de páginas foi que a autora ficou ansiosa demais para chegar num ponto e meteu os pés pelas mãos. A inserção da coadjuvante Philippa ficou artificial, a cena do bar entre Ben, Alice, Robbie, Philippa e nossa Katie ficou fraca, forçada!, entre outros fatos que me deixou descontente. Mas logo James retoma sua escrita feroz e inteligente e não deixa o livro cair de qualidade.

Clique em "Continue Lendo" para ler a resenha do livro "Bela Maldade"

Uma outra coisa que me incomodou no livro foi a forma com que a autora elaborou os diálogos. Não sei se foi uma coisa da tradução brasileira, mas, a linguagem das falas não tem nada de coloquial. Por exemplo, existiam falas com "Mostraram-se", ou seja, usando uma regra gramatical usada na escrita do português, mas não usada na fala! Isso me incomodou um pouco! Além disso... Tive alguns problemas com tradução e erros de digitação, alguns muito bobos, mas nada que fizesse prejudicasse a leitura.

Quanto à capa do livro... esplêndida! A editora Intrínseca fez um belo trabalho colocando um efeito metalizado dentro do azul. A capa inteira tem itens que se enlaçam com a estória (vou fazer um Explicapa deste livro! Conheça outros Explicapas aqui) e eu adoro isso!

Eu tinha começado a ler "Bela Maldade" e deixado de lado. Depois, quando retomei, finalizei-o em dois dias. Ele é um livro de velocidade rápida. Aquele que você não consegue largar. Eu fiquei hipnotizada pela escrita, pelos fatos, pelas personagens, por tudo! É tudo tão arrepiante... Eu chorei com o final! Foi incrível. Mas, de modo geral, é um livro muito triste. Eu recomendaria você a ler só quando estivesse com a cabeça relaxada. Porque tem muita tragédia... sentimento de culpa... remorso... dúvida... Muita informação para um coração leitor. Então, é bom que você esteja com a mente tranquila para aproveitar o livro!

Apesar de alguns pontos negativos dessa obra, ela entrou nos meus favoritos! Sem dúvidas, é um dos melhores thrillers psicológicos da minha estante. Realmente acredito que existam outros muito melhores, visto que tiveram erros que me desanimaram da leitura. Mas, como ainda não tenho algum que supere "Bela Maldade" na minha estante, ele ainda vai ser meu queridinho quando se trata do gênero. Este livro é uma leitura obrigatória para quem ama thrillers!

Resenha retirada de: www.LaGarota.com.br

site: www.LaGarota.com.br

@entre.as.paginas 15/08/2020

Bela maldade e belo livro
Estou encantada de como Rebecca James escreveu algo tão lindo e trágico. Katherine tem sua vida destruída aos 15 anos, passa por uma dor imensa que parece que nunca vai sumir. Muda de cidade, escola e de vida para recomeçar, conhece Alice uma amiga cativante que lhe apresenta Robbie, seu namorado invariavelmente apaixonado que se torna melhor amigo de Katherine. Tudo parece que vai bem, até perceberem que Alice não é o anjo que parece e um novo terror pode começar na vida de Katherine...

OPINIÃO: Eu amei imensamente esse livro, uma história que me envolver e fez com que eu concluisse em menos de 12h. Se tornou um favorito que vou guardar e amar sempre!

Patricia 10/09/2013

Fiquei piradinha depois da leitura, rs...
Bem, preciso começar dizendo que literalmente é um Thriller Psicológico, daqueles que faz você ficar transtornada com os acontecimentos.
"Num" primeiro momento eu amei a capa, só é uma pena, não ter muita relação com a história que se desenvolve.
Comprei em mais uma das promoções da Livraria Fnac onde paguei R$ 4,90. Muito barato, neh? Pois é, não tinha como não comprar. Eu já havia visto alguém falando bem dele, gostei da sinopse, então não pensei duas vezes.

A leitura é envolvente, e a narrativa é fácil. Todo o livro é narrado pela mesmo pessoa, em épocas diferentes, mas até eu descobrir isso, levei um tempo, pois alguns capítulos não possui identificação do narrador, o que faz com a leitura no início não fique muito clara. Como nem todo livro precisa começar com um belo "Era uma vez..." apresentando os personagens, então fui levando numa boa e pelo "andar da carruagem" eu sabia que uma hora tudo ia se esclarecer. Já havia lido outros livros dessa forma e até acho muito interessante. Parece meio estratégico pra você ficar com uma curiosidade infinita, porque o capítulo sempre termina com gostinho de quero mais. A minha imaginação foi a mil por hora, cada linha que eu lia achava que ia acontecer determinada coisa e sempre fui surpreendida. Somente chegando ao final no livro, foi que consegui juntar as peças do quebra-cabeça pra poder ligar todas as coisas que aconteceram. Não tenho palavras pra expressar essa sensação de estar maravilhada sabe? Essa coisa de: "Como ela conseguiu pensar nisso?".

O ponto marco do livro é o inicio da amizade de Katherine e Alice. Existe uma oscilação da narrativa entre 3 momentos da vida de Katherine. 1. o momento marco, que é quando a amizade se inicia e que toma grandes proporções de acontecimentos no livro; 2. parte do presente vivido por Katherine, que é 5 anos depois de ter conhecido Alice, 3. e parte do passado, que é 2 anos antes, dessa amizade e também quando acontece a tragédia em sua família.

Katherine Patterson é uma jovem de 16 anos que, como já comentado, passou recentemente por uma tragédia na família. O início do livro é tão misterioso que me permitiu imaginar mil e uma coisas.
O que aconteceu com sua família 2 anos antes, deixou Katherine tão abalada que resolveu trocar de nome, de cidade e de escola, para que ninguém a reconhecesse. Os jornais, a mídia na época da tragedia foram tão invasivas que fizeram um estardalhaço, não só na sua vida, mas na vida de seus pais também.
Na nova escola ela não queria ter amizade com ninguém para não correr o risco das pessoas a reconhecerem, mas Alice é tão atenciosa, amorosa e carinhosa com ela, que não consegue resistir a essa amizade. Na "vida" anterior Katherine é uma garota popular, que vive rodeada de amigos. Mas luta contra isso boa parte do livro para que as pessoas não saibam a verdade sobre o que aconteceu, porém, como Alice se torna sua melhor amiga, Katherine acaba contando seu maior segredo. E é aí que começa a perfeita destruição dessa linda e bela amizade. É aí onde você começa a destruir todos os sentimentos bons que você nutriu ao longo da história com relação a Alice.
Às vezes me identifiquei com Katherine, pois em alguns momentos eu faria exatamente o que e como ela fez. Porém em outros eu agiria completamente ao contrário. Já fui, mas hoje não sou boa o suficiente pra estender a mão à quem outrora me jogou nos espinhos. E antes que alguém queira me dar "lição de moral" e dizer que não se paga o mal com o mal, eu digo que bonzinho só se ferra, e é a mais pura verdade. Foi o que aconteceu com Katherine no livro e o que acontece conosco na vida real.
Eita, pareceu que estou brava neh? Tipo... momento revolta, rs. Mas não é isso, também não tenho o coração peludo a ponto de só pensar maldades, ou de maltratar quem me ama, e quem eu amo. O que acho é que não devemos de maneira nenhuma, renunciar a nós mesmos por causa das pessoas que nos fazem mal, porque não vale a pena... O povo precisa aprender a colher tudo o que planta e enquanto existir pessoas que ficam com dó de gente ruim, pessoas que amenizem a dor da colheita, sempre vai existir quem trabalhe em prol de destruir o pomar alheio. E não sei se existe exceção pra isso.
Bom voltando ao livro, é uma leitura que super recomendo. Avaliei com 5 estrelas e é mais um que entrou pra minha lista de favoritos. É um livro que te deixa perturbada, mas de uma forma boa, entende? Aquele livro que faz você sentir raiva de algum personagem, que faz você tomar as dores de outro, que faz você ficar feliz porque acha que fulano vai se casar com beltrano e quando descobre que não é nada disso, fica triste, porque eles combinavam tanto... Enfim uma narrativa que faz você entrar no livro de cabeça, corpo e alma, rs.

Tá esperando o que pra iniciar sua leitura?

site: http://canetasdeouro.blogspot.com.br/2013/09/resenha-bela-maldade-rebecca-james.html

She 31/08/2013

Não julgue um livro pela capa, nem por sua sinopse...
Bela Maldade – Rebecca James

“Bela Maldade” é o que eu chamaria de um livro regular, e tome isso como elogio.
Adquiri o meu exemplar em uma promoção maluca da editora Intrínseca, na qual os livros eram vendidos por valores abaixo de nove reais, como já havia ouvido falar deste livro e a crítica parecia bastante positiva, eu pensei, por que não? O livro tinha tudo para ser bom, uma premissa interessante, uma escrita de fácil leitura,contudo...foi decepcionante, não me senti envolvida pela história em momento algum, e a narrativa não convence.
O livro conta a história de Katherine, uma garota de 17 anos que cursa o final do ensino médio. Em seu passado recente, dois anos atrás, aconteceu algo terrível arrasando sua vida e a de seus familiares, fato pelo qual ela se sente em parte culpada, e tal sentimento vai atormentá-la no decorrer de toda a história. Assim para que ela possa retomar a sua vida, Katherine resolve mudar totalmente, se afastando de tudo que a faça lembrar o fatídico episódio. Ela vai para outra cidade e se matricula em uma nova escola, na qual a principio se mantém arredia e distante das pessoas, é nesse ambiente que ela conhecerá Alice, que virá a torna-se sua melhor amiga. Alice, a primeira vista, é comunicativa, bonita e simpática, mas as coisas não são exatamente como parecem, pois Alice também tem segredos, e um caráter bastante duvidoso. A trama vai girar em torno dessa relação entre a Katherine e Alice, mas até nisso a autora pecou, pois a amizade entre as duas soa muito forçada, e a rapidez com que decorre a história também é outro ponto negativo.
O livro é dividido em duas partes e é narrado em primeira pessoa, sob o ponto de vista da Katherine. A história se passa em três tempos distintos, o dia do episódio devastador – passado; período após conhecer Alice – passado recente; e o presente, tais tempos podem se mesclar, mas em geral são divididos em diferentes capítulos. A trama é construída de maneira descontínua, onde os fatos são apresentados de forma a manter o clima de suspense e mistério, contudo tal recurso é ineficaz perante o alto índice de previsibilidade do livro.
Sobre os personagens, a autora parece querer estereotipá-los ao longo de toda a narrativa, um recurso cansativo e desnecessário. Quanto a protagonista, Katherine, eu não me simpatizei desde a primeira página, no livro a autora parece querer fazer dela uma mártir, mas ela esta longe de ser isso, e Alice que na sinopse parece ser uma terrível sociopata, cruel e assassina, na verdade não passa de uma menina imatura e mimada, com alguns distúrbios de personalidade. Aliás, a palavra cruel é usada várias vezes nos diálogos e pensamentos de Katherine sobre Alice, mas eu nunca vi uma palavra sendo usada de forma tão errônea, e fora de contexto, crueldade para mim é outra coisa, um nível mais elevado de maldade que só alguns autores e personagens conseguem expressar, é uma palavra forte que desperta medo e terror.
Os diálogos que compõem a narrativa também deixaram muito a desejar, são vazios, mal construídos, cheios de frases de efeito e até piegas. Interrompi diversas vezes a leitura por conta disso, só para se ter ideia, ler este livro foi como se eu estivesse ouvindo o quadro “Detalhes da minha vida” do programa de rádio coordenado pelo locutor Sandes Junior, sério, é só olhar para a capa do livro que a música do quadro me vem a cabeça.
O final também não convenceu, perto das ultimas paginas os fatos são apenas jogados na cara do leitor, tudo corre de maneira extremamente rápida. Enfim não é um livro que eu recomendaria, e apesar de ter pago tão pouco por ele, fiquei com a impressão de que não valia o dinheiro gasto.

Thacianne.Alves 04/09/2015

Resenha Bela Maldade
Katherine era uma jovem alegre, popular e festeira, mas uma tragédia acaba mudando o rumo de sua vida, fazendo com que ela se veja obrigada à mudar de cidade para tentar fugir do seu passado. Na nova escola, ela assume uma postura totalmente diferente da que tinha antes, ela agora é uma garota tímida e solitária, que tenta manter-se reclusa o tempo todo. Certo dia, ela é abordada por Alice Parrie, que lhe convida para ir a uma festa, Katherine reluta no começo, mas acaba sedendo ao pedido de Alice.

Com o passar do tempo as duas garotas se tornam grandes amigas, Katherine vê no jeito extrovertido e alegre de Alice uma chance de começar uma nova vida e esquecer de vez tudo o que aconteceu. Ela também acaba conhecendo Robbie, o garoto com quem Alice tem uma certa relação amorosa, os três se tornam um trio inseparável. Entretanto, com o passar do tempo, Alice começa a mostrar quem é de verdade, uma garota egoísta e cruel, que não aceita rejeição, desse modo, Katherine se vê presa a uma amizade louca e insana.

"Mas só consigo olhar para os olhos de Alice. Eles são frios, avaliadores, e as pupilas, tão dilatadas, que tudo o que posso ver é escuridão.Dura e inflexível. Profunda. Implacável. Ali, só há trevas."

Bela Maldade é um thriller psicológico e foi um dos poucos que li desse gênero. A história é narrada em primeira pessoa pelo ponto de vista da Katherine e ela mescla cenas do presente e do passado, o que me confundiu por alguns minutos até que eu conseguisse entender (rsrsrs).

O principal ponto positivo da história é o mistério em torno do segredo de Katherine, a autora conseguiu manter a minha atenção e me deixar bastante curioso durante toda a leitura, diferente de alguns livros que entregam as coisas rápido demais. A parte psicológica do livro também foi bem trabalhada, estar em meio aos pensamentos de Katherine nos faz compreender e aceitar a maneira como ela se sente e se comporta em relação ao seu passado.

O que realmente não me agradou no livro foi a vilã, que deixou a desejar. Ela realmente se mostrou uma pessoa ruim, mas achei suas atitudes (e algumas atitudes da protagonista) um pouco clichês, talvez isso funcione com a maioria dos leitores, mas não funcionou comigo, infelizmente. O desfecho da história foi bem elaborado, surpreendente até, mas eu sinto que ficou faltando alguma coisa pra ser concluída, como se tivessem tirado a última página do livro.

Bela Maldade é um bom livro, com uma trama bem elabora, mas com personagens medianos. É uma boa pedida para fãs do gênero, porém não recomendo para quem ainda não leu nada desse tipo.

Gabriela.Louise 31/01/2022

bela maldade
Realmente não dá pra julgar livro pela capa. O título, a apresentação, não me davam vontade de ler. Ficou um bom tempo na minha estante antes que eu resolvesse dar uma chance.
E nossa! Que livro bom!
Ele é escrito em 3 momentos diferentes da vida de Katherine, e é uma leitura completamente envolvente e viciante.
Uma história muito bem escrita, que te deixa com vontade de continuar lendo.
Fiquei ansiosa, chorei, ri. É um livro que tem alguns gatilhos, mas que fala das coisas de uma forma muito verdadeira e identificável.
Gostei muito mesmo, recomendo imensamente!

Camila 19/10/2011

Bela Maldade
Confesso que fiquei muito surpresa com esse livro. Eu achava que seria mais uma história adolescente, com uma intriga entre garotas, mas o que encontrei foi uma história surpreendente de tragédias familiares, traumas, falsidade... mas também com uma boa dose de romance e superação!! É o tipo de livro marcante, sobre o qual vou refletir por um bom tempo! Valeu a pena ter lido!!

www.leitoracompulsiva.com.br

Mari 03/07/2014

Resenha: Bela Maldade
Após a trágica morte de sua irmã, Katherine resolve mudar de cidade. E na escola nova, ela acaba conhecendo Alice, uma garota popular, e logo se tornam melhores amigas, o que faz Kath esquecer um pouco da morte de sua irmã.

Mas ao longo do tempo Kath vai percebendo que Alice tem um lado muito sombrio e cruel, e tenta se afastar dela, mas Alice não gosta de ser rejeitada e a vida de Kath se torna um verdadeiro pesadelo.

A narrativa é intercalada em três partes: antes da morte da irmã de Kath, sua história com Alice, e alguns anos depois disso tudo.

Não tem como não odiar Alice nessa história, ela é muito cruel. Arrg!

Todos os personagens são bem construídos e a história é realmente emocionante.

Um baita Thriller de tirar o fôlego!!

Resenha curtinha, mas espero que vocês tenham gostado.
Beijos!!

site: http://insaciavelmenteapaixonada.blogspot.com.br/2014/04/resenha-bela-maldade.html

Iris Figueiredo 18/10/2011

Mais resenhas em: www.literalmentefalando.com.br
Com o título original de Beautiful Malice, o romance Bela Maldade é um livro forte. Entre obsessão, malícia, vingança e loucura, Rebecca James nos conta a história de Katherine Patterson e o sentimento de amizade doentio que Alice Parrie tinha para com ela. Alternando entre fatos do passado e o presente, Katherine nos mostra três momentos de sua vida: um crime que abalou sua adolescência e tirou a vida de sua irmã; seu relacionamento com Alice e como ela tentava monopolizar sua amizade e ser o centro das atenções, além da vida atual de Katherine, após tudo que aconteceu e as consequências deixadas pela sua amizade com Alice.

Bela Maldade é um livro psicológico, que fala sobre culpa e acontecimentos que se tornam uma sombra durante toda sua vida. Através da vida de Katherine, vemos como atitudes maldosas de pessoas que nos cercam podem ser destrutivas e até onde alguém psicologicamente abalado pode ir em momentos extremos.

Não tenho o que reclamar dos livros que venho lendo ultimamente, pois a maioria tem me surpreendido muito e positivamente. Esse foi um desses casos, embora eu já esperasse uma história que me deixasse chocada e sem respiração.

A narrativa de Rebecca James é ágil e simples, mas isso não torna o livro menos encantador. A autora é direta ao apresentar o desenrolar da história, mas sabe a hora certa de trazer determinado fato à tona. Tudo está perfeitamente amarrado e é incrível perceber que mesmo não sendo um livro de suspense, cada pequena parcela da história está ali por um propósito, guiando para um bom final.

Bela Maldade é um livro desconcertante e angustiante, que te suga para as páginas e é impossível ser abandonado até a última página. Os personagens estão no final da adolescência, entrando na juventude, mas isso não o torna um livro jovem, ao contrário. Muitas vezes os diálogos não parecem entre pessoas tão novas e quando os personagens comentavam sua idade, eu até me surpreendia, porque esquecia que eles eram novos e não estavam na casa dos vinte e cinco anos como aparentavam. O livro é muito maduro, as reações são muito maduras, porém são completamente compreensíveis ao você enxergar o contexto geral da história e todos os traumas que os personagens sofreram.

Há romance, mas não é mesmo um livro romântico. É uma história sobre relações humanas elevada à última potência. A história trata sobre traumas e a sensação de culpa ao seguir em frente quando outras coisas foram deixadas para trás. É nessa força que reside "Bela Maldade", que choca ao mesmo tempo que fascina, assim como Alice faz com as pessoas que a cercam, guiando-as para a sua teia.

Um destaque especial nessa capa fica por conta do tratamento gráfico. Toda parte cinza da imagem é holográfica, além da fonte da contra-capa também ser. A capa é fascinante, assim como o livro.

Luh 23/03/2014

Achei o enredo muito previsível!
Comprei Bela Maldade porque estava com um ótimo preço. Quando o livro chegou eu o achei lindíssimo e confesso que fiquei empolgada para ler, mas foi decepção total.

Bela Maldade trata-se de um thriller psicológico bem leve e voltado para chick-lit, me lembrou um pouco da amizade das garotas de Pretty Little Liars, pois envolve mistério, suspense e vingança. Não estou dizendo que Pretty Little Liars seja ruim, pelo contrário, o pouco que eu assisti a série achei bem interessante e tenho vontade de ler os livros, mas como não vi o desfecho da série não posso julgar, só achei o tema central semelhante em alguns aspectos.

Bela Maldade conta a história de Katherine Patterson que após vivenciar um trágico acontecimento em sua família que tornou manchete e a expôs de forma abrupta na sua vizinhança resolve mudar para outra cidade em busca de um recomeço e de viver no anonimato.

Ela procurou viver longe de todos e de fazer amigos, mas o seu plano foi por água a baixo assim que conheceu a admirável e encantadora Alice, uma garota popular, linda e cheia de energia. Alice envolveu Katherine de maneira perturbadora, a amizade foi indo além das proporções devidas e o que tinha e deveria ser saudável começou a ser prejudicial.

Alice não sabia o que era limites e não aceitava ser rejeitada.

Eu estava realmente bem interessada no livro para saber o que havia acontecido no passado de Katherine e o porque da falta de limites de Alice, porém ao desenrolar da história a autora a cada página deixava pistas que eram facilmente identificavéis e denunciava o que viria muito mais a frente, tudo foi ficando muito previsível e acabou por tirar o meu prazer na leitura. Não estou dizendo que isso seja errado em um livro, mas isso não me atraí, eu gosto de livros que me surpreendam, que desperte novas emoções, que arranque suspiros ou que deixem minhas lentes de contato ressecadas de tanto arregalar os olhos.

Apesar de ser previsível, não deixou de ocorrer uma bela de uma maldade, por esse motivo acho que vale a pena ser lido, afinal cada leitor tem uma opinião e vivência de leitura.

site: www.bisbiblogando.com.br

Lorena 20/10/2022

Bem mais ou menos
A história fica, até mais da metade, focada na amizade tóxica da Alice e da Katherine. E quando muda de enredo e começa a te preender, a desgraçada da Alice aparece pra estragar tudo, ferrar completamente a vida da Katherine kkkk

Ler esse livro me deu muito a sensação de estar lendo um fanfic mal-escrita do wattpad. Como eu disse, a história começa e se mantém muito morna, e quando começa a ficar boa, os acontecimentos são muito atropelados. Me deu a impressão que a autora estava desesperadamente tentando deixar o livro bom e estava ficando só muito irreal ? (não sei essa é a palavra)

Enfim, não recomendaria esse livro se você busca uma boa história. Mas se só está entediado, então vai fundo! O livro é bem monótono no começo, como mencionado, mas depois de umas 150 páginas, a história flui bem.

Milla.Jack 04/11/2022

VAI PRO MEUS FAVORITOS DA VIDA
Tava querendo esse livro há vários e vários anos, e oq me fez querer é q eu jurava q ia ser como Pretty Little Liars (uma das minhas séries, literária e não literária, favoritas na vida) mas, surpresa! FOI MUITO MAIS Q ISSO!! O jeito como a autora trouxe amizade tóxica, viver com uma tragédia, a culpa, os traumas, a vulnerabilidade, a carência, enfim, como continuar vivendo depois da vida te tirar oq importa pra vc da maneira mais cruel possível. Faz refletir tbm no quão vingativo, rancoroso, doentio e cruel o ser humano consegue, mesmo q a gnt quer acreditar q n; e como a vida pode ser injusta com as pessoas erradas, aquelas q n merecem ser castigadas, mas como parar de ter medo do mundo e n se permitir viver por traumas passados. Oq eu quero dizer é q eu senti muito mais com esse livro do eu achei q fosse sentir, ele realmente mexeu comigo de uma forma q eu n estava preparada (terminei de ler no metrô, me segurando pra n chorar). Me deu muita vontade de ler outros livros da autora, pq sinto q a sua escrita consegue atingir o meu coração como uma flecha certeira, de um jeito muito bom.

Jon O'Brien 03/03/2020

A amizade pode ser mortal
Confesso que não tenho tanta experiência com livros para o público jovem-adulto, mas desde que ouvi falar de Bela Maldade, da Rebecca James, fiquei tão interessado na história que fiz de tudo para adquirir um exemplar. Confira aqui minha resenha sobre o livro!

À primeira vista, o que chama a atenção é a capa, cujas letras do título têm um efeito arco-íris e acabam tornando a fisionomia do exemplar extremamente bela. Mas não gostei do serviço de tradução e revisão de Bela Maldade, que deixou o livro um pouco mecanizado e com problemas de gramática.

Mas vamos falar da história, que é o que mais importa? Depois de uma tragédia na família, Katherine Patterson se muda para uma nova cidade com a intenção de viver no anonimato e se recuperar do trauma.

Entretanto, isso não é tão fácil, pois na escola ela logo conhece Alice Parrie, que à primeira vista demonstra ser espontânea e alegre, com quem acaba firmando uma amizade. Mas o que há de generoso na amizade com Alice há de doentio: a moça muda da água para o vinho, vai do amor ao ódio em segundos, o que me fez perguntar se ela não teria um transtorno de personalidade.

A amizade de Katherine com Alice se desenvolve espetacularmente rápido, e logo Katherine é tragada para uma relação com a qual tem sentimentos ambivalentes: Alice é a sua melhor amiga? Ou o seu maior pesadelo? O que aconteceria se ela se sentisse rejeitada?

O livro é narrado em três tempos, todos eles por Katherine. Há o presente, onde se passa a maior parte da história; há o passado, que conta os acontecimentos traumáticos da família de Katherine; e há um tempo mais para a frente, quando Katherine já é adulta.

A primeira coisa que percebi sobre o estilo de escrita de Rebecca James é que é extremamente seco, com poucas figuras de linguagem e que acabou não me atraindo tanto. A segunda coisa que percebi, esta bem interessante, é que a autora consegue dividir as informações importantes no livro para que nada seja contado de uma vez.

Os personagens que a Rebecca criou não são tão redondos, a meu ver, com exceção de Alice, que é completa em sua psicologia, repleta de nuances que a fazem, pasmem!, a melhor personagem do livro. Katherine, por outro lado, é uma personagem meio pombo, com quem não consegui me importar durante boa parte do livro.

Por falar em personagens, um incômodo que senti foi porque os personagens criam laços muito rapidamente, o que não sei se é algo que realmente acontece na Austrália ou se a autora exagerou ao criar amizades de um dia para o outro.

O livro é um suspense-psicológico que cumpre o seu papel, deixando o leitor em dúvida quanto às intenções de Alice. No final, essas intenções são explicadas e fazem completo sentido, pegando-me de surpresa. O problema é que muitas outras partes de Bela Maldade são previsíveis, inclusive o final, então eu acho que a Rebecca podia ter escrito algumas cenas de outra forma.

No geral, a ideia do livro é ótima, mas seu desenrolar é apenas bom. Não é tudo o que eu esperava, mas é interessante para passar o tempo. Se você vai ler Bela Maldade, tenha em mente que pode se decepcionar um pouco, principalmente se for exigente, mas eu decidi relevar alguns problemas que encontrei e no fim dei 4 estrelas. É uma excelente diversão, sem mais.

site: https://redipeblog.wordpress.com/2020/03/03/resenha-bela-maldade-um-livro-sobre-uma-amizade-mortal/