Fernão de Magalhães: o Homem e Sua Façanha

Fernão de Magalhães: o Homem e Sua Façanha Stefan Zweig

Resenhas - Fernão de Magalhães: o Homem e Sua Façanha

Bruno sorriso 24/03/2024

Que leitura !
Não sou um grande entusiasta de biografias , mas essa me pegou! Que livro, que história! As lágrimas de Portugal proclamadas por Fernando Pessoa ganham uma dimensão impensável ! Que custo humano, que bravura e que espírito pulsava nos homens daquela época!

Joao.Magalhaes 18/09/2020

Maior feito da história da humanidade
Por incrível que pareça, a passagem de Magalhães pelo Estreito que leva seu nome pode sim ter sido um dos feitos mais importantes da história. Pôde confirmar, sem margem para dúvidas, que a Terra é redonda e assegurar o domínio e liderança europeia sobre o globo. Marca o início da Idade Moderna.

Sem GPS, sem sequer um mapa, Magalhães conseguiu não só convencer o rei espanhol a investir em uma excursão às escuras, como convenceu a tripulação de seus navios a seguirem rumando ao Sul, frio e deserto, para encontrar a bendita passagem para o outro Oceano (Pacífico). Com seu sangue frio, conseguiu controlar uma amotinação na qual tinha tudo para ceder e regressar à Espanha, antes de encontrar a passagem.

Após seu brilhante feito, registrado por Pigafetta, Magalhães sofreu uma morte idiota e vergonhosa, numa ilha qualquer no Pacífico. Zweig consegue, com sua narrativa, nos deixar a imagem do quão incrível foi essa aventura.

A pequena tripulação que conseguiu retornar à Espanha ficou surpresa com o fato de terem chegado numa quinta-feira, enquanto seus registros marcavam quarta-feira.

Magalhães não deixou herdeiros (sua mulher e filhos morreram), portanto descobri que com certeza não pertenço à sua linhagem direta!