Doidas e Santas

Doidas e Santas Martha Medeiros

Resenhas - Doidas e Santas

Victor 26/05/2010

Sou como um estranho no ninho
Ganhei o livro numa promoção feita (aliás, muito bem feita) pela L&PM no Twitter. Confesso minha ignorância ao dizer que jamais havia ouvido falar em Martha Medeiros e por isso escolhi "Doidas e Santas" para descobri-la.
Trata-se de um compilado de 100 crônicas escritas para os jornais "O Globo" e "Zero Hora" entre outubro de 2005 e julho de 2008 que deslizam entre a justificativa do amor, anseios femininos, a brevidade da vida e a necessidade de se redescobrir. É claramente uma antologia direcionada às mulheres e isso com certeza tornou as coisas mais interessantes pra mim (ao contrário do que possa parecer). Não que eu tenha me travestido... me mantive homem e aprendi a me enxergar do outro lado da calçada.
Em muitos momentos - ou melhor, em quase todos - concordei com os pontos de vista da autora. Sua escrita é leve e não carrega aquele ar arrogante de quem tem algo a ensinar. Ela se oferece para debater, aconselhar e expor suas ideias. No entanto, pela exaustão inescapável que é consequência da resposta a uma infinidade de e-mails semanais, Martha pisa em ovos e é extremamente cautelosa em uma série de afirmações. É uma espécie de "safety zone", um mecanismo utilizado para fugir de polêmicas - e assim acaba se contradizendo um pouquinho ("manter-se fiel à nossa verdade já é meio caminho andado", em suas próprias palavras). Talvez seja esse o único porém desta coletânea de crônicas.
Isabelle.Lima 28/12/2016minha estante
Você tem idéia do quanto é raro um homem ler Martha Medeiros? Adorei ler sua resenha aqui! :)

Gabs 20/04/2010

Confesso que nunca tinha lido um livro de crônicas, foi a Marta que inaugurou esse novo gênero para mim. As histórias se adaptam exatamente ao nosso cotidiano, nos faz pensar, rir, chorar. As crônicas dela são sempre diferentes, com muita opinião, sobre assuntos diversos: filmes, teatros, livros, situações. Não é aquela velha opinião formada sobre tudo, muito pelo contrário, até uma frase é motivo para ela conseguir criar uma crônica excelente. A linguagem é de fácil entendimento, e as histórias são curtinhas. Recomendadíssimo.

Beatriz Almeida 17/04/2010

Para mulheres urbanas...
Martha Medeiros retrata bem o dia a dia das mulheres das grandes cidades. Seus anseios, suas queixas, seus medos, de forma agradável e bem humorada as crônicas são gostosas de ler e rendem muitas risadas.

Alessuza Pires 10/04/2010

Ah, a Martha é sempre ótima, neh?! Nesse livro nós econtramos textos já publicados por ela em colunas de jornais. São escritos para rir, chorar, sentir, raiva, inconformidade, desejo... Enfim, recomendadíssimo.

Jeniffer Geraldine 30/03/2010

Para os amantes das crônicas
Indico o livro para quem gosta de crônicas. Martha sem dúvidas é uma excelente cronista. Textos leves, com humor, criticas na medida certa, e até mesmo puxões de orelhas. Como é característica da crônica ser factual, encontramos no livro textos de 2005 até 2008, que muitas vezes é a opinião dela sobre filmes, livros, peças de teatro, músicas desses anos, o que para mim é aceitável, vejo como dicas. E Martha simplesmente não fala só desses "objetos" mas, traz o tema deles para o nosso dia-a-dia.

Boa leitura ;D

Nana 18/02/2010

A.D.O.R.E.I !!!!
As crônicas da Martha falam do dia-a-dia de uma forma muito realista, reflexiva e com um senso de humor maravilhoso!
Ela expõe as alegrias, angústias, dramas e neuroses do cotiadiano de uma forma tão simples que é impossivel não se identificar com o que ela escreve.
Ela grita para todos ouvirem aquilo que nós gostaríamos de falar e de escutar!
Martha...sou sua fã!!!!
Léia Viana 20/08/2011minha estante
Eu também sou super fã dela, super!!!

priscilabonatto 20/01/2010

Eis o livro que desencadeou a minha paixão por Martha Medeiros.
Aborda temas atuais de maneira breve, gostosa, realista, engraçada e muitas vezes alternativa, mostrando "um outro lado da moeda".
Além disso, há, como em outras obras da autora, as muito úteis indicações de livros e filmes que ela aprecia (ou não).
Elaine Aliaga 11/05/2011minha estante
Eu também me apaixonei por Martha Medeiros ao ler Doidas e Santas e adquiri alguns outros livros dela.
Também amo as recomendações de leitura que ela faz.

Mistyla 08/01/2012minha estante
Engraçado, comprei esse livro sem dar nada por ele... E também acabei me apaixonando por Martha Medeiros!!

Andressa 04/04/2012minha estante
Minha paixão por essa escritora maravilhosa também começou com "Doidas e Santas", que por sinal é um livro muito bom.

Laísa Mangelli 28/10/2009

Sou suspeita para falar da Martha Medeiros. Tudo que ela escreve eu gosto. E esse livro não foi diferente, nele, ela reune várias crônicas que são realistas, atuais e engraçadas. A autora tem um jogo com as palvras que é cativante, quem lê vira fã!

Cris Oliveira 20/10/2009

um livro que faz vc refletir sobre várias questões cotidianas de uma forma cheia de humor. Adorei ;)

PaulaFa 30/09/2009

Maravilhoso!!!

LaraF 18/05/2009

um dos melhores presentes que já ganhei! crônicas sobre o cotidiano que passa despercebido, e que, genialmente, a Martha, como sempre, consegue descrever, sem muitos rodeios, sem muita profundidade, mas de forma simples e doce. o cotidiano pode não ser uma aventura, mas é bem, interessante...

Lezinha 20/04/2009

Fala sério...
Livro interessantíssimo, pra se ler em horas vagas, em filas, salas de espera, com pequenos artigos, mostram interessantes formas de ver a vida cotidiana, e de tirar dela, experiências, impressões e humor... Recomendo...