Gen - Pés Descalços #2

Gen - Pés Descalços #2 Keiji Nakazawa

Resenhas - Gen Pés Descalços #2

Vania.Cristina 24/02/2024

O poder da resiliência
Segundo volume dessa série clássica de mangás baseada nas memórias do autor, um sobrevivente de Hiroshima.

No primeiro livro temos um panorama da sociedade japonesa do início dos anos quarenta, com o império japonês doutrinando seu povo para a guerra. Vemos a família Nakaoka, cujo pai é um pacifista, vivendo em 1945 na bela cidade de Hiroshima. Por causa da postura do pai, a família sofre com a hostilidade dos vizinhos e das instituições.

Se no primeiro volume temos um clima de expectativa, de suspense e terror, porque sabemos que a bomba vai cair, nesse segundo livro o clima é de horror absoluto. Nele são narrados os primeiros momentos após a queda da bomba. As cenas são descritivas, escatológicas, para estômagos fortes.

Quase toda a família Nakaoka morre no ataque e Gen, ainda uma criança, tem que descobrir formas de sobreviver na cidade devastada. Vamos descobrir quem é solidário e quem não é.

Nos primeiros momentos a cidade está em chamas, depois cheia de corpos que apodrecem ao léu. Os sobreviventes vagam deformados e começam a ser sentidos os efeitos da radiação.

Boa parte do país segue ignorando o que está acontecendo. Aí a gente vê o que já vimos em outros clássicos do cinema e da literatura como O Quinze, da Raquel de Queiroz, As Vinhas da Ira, de Steimbeck, O Túmulo dos Vagalumes, do Estúdio Ghibli, entre tantas outras histórias impactantes: os refugiados passam a ser tratados com preconceito, como vagabundos inferiores.

Quem já era discriminado passa a ser ainda mais, e esse é o caso dos coreanos no Japão. Os médicos japoneses não tinham como atender todos os feridos, então os de nacionalidade japonesa foram priorizados.

Esse segundo livro vem reforçar a crítica certeira que o autor faz da sociedade japonesa da época e do pensamento imperialista.

É o tipo de história que sempre me faz pensar como as coisas são transitórias, e em como podemos perder tudo, a qualquer momento. Mas também me faz pensar na enorme capacidade humana de seguir em frente, no poder da resiliência.
Cleber 25/02/2024minha estante
É tanta crueldade ?

Vania.Cristina 25/02/2024minha estante
É sim Cleber. Mas super recomendo a leitura viu.

Bastos 25/12/2021

Não tem muito o que dizer, o mangá continua excelente, agora acompanhamos as consequências da bomba atômica lançada pelos americanos e vemos todo o sofrimento daqueles que morreram e as dificuldades dos que sobreviveram.

Adriano 06/02/2022

Enquanto no primeiro volume temos alguns momentos mais leves e com um pouco de humor, no segundo temos apenas dor e tristeza profunda (algo já esperado, dado o final do mangá anterior). Acompanhar os dias de Gen, juntamente com sua mãe e sua irmã recém nascida, após o inferno ocorrido em Hiroshima, é difícil, e sempre há uma sensação amarga na boca.
Como dito no fim deste volume, depois da bomba atômica, a morte era o inferno e viver se tornou algo mais infernal ainda...

Carla D 11/10/2011

Tem horas que cheguei a duvidar que os efeitos da radiação eram tão chocantes como os relatados no mangá. Mas aí lembrei que a história é contada por um sobrevivente de Hiroshima. Muito triste, mas devia ser leitura obrigatória.

Eduardo394 10/02/2023

Gen -Pés Descalços vol. 2
Depois da bomba atômica, a morte era o inferno e viver se tornou algo mais infernal ainda...Muitos sobreviventes continuam a chorar tristes lágrimas de sofrimento por todos os cantos onde se refugiaram.

" Depois da bomba, viver se tornou algo mais infernal " - Palavras do autor

Este volume 2 mostra o que ocorreu após a explosão da bomba em Hiroshima, onde uma população que já enfrentava inúmeras privações inerentes a um país em guerra e agora teve que sobreviver aos efeitos colaterais da radiação.
A cidade ficou quase que totalmente destruída e cerca de 1/3 da população morreu vítima da explosão ou dos terríveis efeitos da radiação.

Gabriel Farias Martins 20/09/2023

Avassalador
A segunda edição começa diretamente em meio ao caos da explosão, Gen presencia o nascimento da irmã, os efeitos da radiação nos corpos à sua volta, acompanha o sofrimento de diversos indivíduos e suas perdas e formas de lidar com isso, entre elas uma moça chamada Natsue, que possuía o sonho de ser dançarina.
Acompanhamos sua busca por arroz e as lembranças de seu irmão mais novo, seu processo de desenterrar os ossos, é de partir o coração.
Após seguir em frente, buscam abrigo na casa de uma amiga de sua mãe, mas a situação se torna insustentável e humilhante.
A edição número 2, acaba com a constatação de que viver, pode ser um desafio angustiante

Lucas Lima 10/09/2020

pesado²
nesse volume o autor foca no efeito do calor e radiação da bomba atômica nas pessoas. tudo é chocante. recomendo fortemente. fazia tempo que queria ler Gen e acho que vou acabar o décimo vol. me sentindo mais humano.

srlucast 05/01/2023

Depois da bomba atômica
A história continua, depois da bomba atômica, a morte era o inferno e viver se tornou algo ainda mais infernal.
Conta o drama dos sobreviventes refugiados.

Helo 03/06/2022

Incrível
Por ser uma continuação não tenho muito a falar, já que todos as minhas opiniões foram expressas na resenha do primeiro livro.
Colocaria apenas que o volume dois consegue ser mais forte e mais impactando que o primeiro, é notável como a sombra da morte caiu sobre o Japão junto com as bombas.
Bastos 03/06/2022minha estante
Nossa esse mangá é bom demais, foda acompanhar todos os efeitos pós bombardeio.

Tuyl 02/02/2024

A história é muito boa e precisa ser passada de geração em geração. Só me incomoda um pouco os exageros, mas sei que é do estilo.

Matheus 12/06/2016

É incrível como o autor consegue nos manter presos a esta história, mesmo com o nível de tragédias que suas páginas contêm. Se no volume anterior anda tínhamos alguns momentos de respiro, enquanto vivíamos a expectativa da queda da bomba, neste vemos que a proximidade do fim da guerra com a queda da bomba nem de longe significou o fim do sofrimento para o povo japonês. Partindo do momento exato onde termina a história anterior, o autor vai nos guiando por inúmeros dramas, que juntos nos dão uma idéia daquele terror. Da garota a procura da mãe olhando as bocas dos cadáveres para ver se encontrava seus dentes de ouro, até pelas privações impostas ao Senhor Bok pelo simples fato de ser coreano (mostrando como o próprio povo japonês, em seu momento de maior necessidade, não conseguia se livrar de seus preconceitos), até pelo drama dos inúmeros órfãos da bomba, que tinham que se virar de qualquer jeito para conseguir sobreviver. São vários os exemplos de situações extremas a que somos testemunhas durante a leitura, tudo isso em uma arte que parece simples e infantil, mas que não se furta a nos chocar com imagens extremamente gráficas da destruição e das conseqüências da bomba. E mesmo me sentindo tão mal durante a leitura, mal consigo esperar para continuar a acompanhar a saga de Gen, sempre esperando por dias melhores para ele e sua família. Algo que parece ficar cada vez mais distante.

EduardoCDias 16/08/2023

Nada é como antes
A vida no pós bomba torna-se um inferno pior que a morte. A procura por comida, abrigo e segurança é difícil.

Yvan 28/11/2020

Muito bom!
Não tem um minuto de sossego, muito sofrimento em decorrência à bomba atômica. Triste e pesado.

Kenny 05/09/2021

Extremamente mais triste que o primeiro volume.
As histórias daqueles que sofreram as consequências da bomba são muito tristes. O amadurecimento forçado do gen é algo que nos faz questionar muito a questão das crianças que viveram nessas situações

Juju 03/02/2021

Gen, precisamos ser fortes...
"Gen", volume 2, nos apresenta os momentos e dias após a explosão da bomba atômica em Hiroshima.

Acompanhamos a jornada de sobrevivência de Gen e sua mãe, que está prestes a dar à luz, e as tentativas do menino em encontrar alimento para eles.

Este volume é pesadíssimo, pois a situação dos feridos, os corpos, moscas, pessoas queimadas e/ou sofrendo por causa da radiação é difícil de ler.

Vemos também como o egoísmo humano se expande em situações de crise e de necessidade. Por outro lado, Gen foi educado por um pai pacifista, o que repercute nas ações solidárias do menino.

É uma leitura incrível, apesar de muito triste, que nos proporciona um ambiente para a reflexão sobre guerras, suas motivações e consequências, luto e solidariedade.