O menino que descobriu o vento

O menino que descobriu o vento William Kamkwamba

Resenhas - O menino que descobriu o vento

1 | 2 | 3 | 4

Joel.Martins 24/09/2022

Uma verdadeira lição de vida.
"Tantas coisa ao seu redor são reutilizáveis - eu disse a eles. - Onde os outros veem lixo, eu vejo oportunidade."

Acho que essa parte descreve muito bem William Kamkwamba.
Uma vida de luta, com muita sede de fazer o bem.

Um livro forte e lindo.

Bebel.Aroeira 13/04/2023

Uma história surpreendente e verdadeira de superação, criatividade e fé. Recomendo muito a leitura!

Lets 23/01/2021

Lindo
Amei!!! Tão interessante ver o quanto determinação é incrível. Com inteligência e persistência ele salvou não só a família como todos a sua volta.

Rod Malagoli 03/03/2013

Realidade
Prazer, sou a realidade. É desta maneira que o jovem Willian nos mostra que o Brasil é muito mais do que pensamos ser comparado ao seu continente, a África.
A vida do rapaz, os acontecimentos, a realidade africana (sem generalizar) é triste e angustiante e nos faz pensar que mesmo o brasileiro mais miserável é rico perto de qualquer cidadão da pequena cidade de Will.
Um tapa na cara e ao mesmo tempo um poder de entusiasmo onde se mostra que a força de vontade vale mais, muito mais do que qualquer coisa. Não é de bolsa família que se vive. São de sonhos, conquistas e realizações.
Gustavo.Campello 06/08/2017minha estante
Não é porque menos de 1% consegue sair de sua zona de conforto que o capitalismo vigente não tem responsabilidade pela situação mundial e ignorar o fato de que a meritocracia é uma demagogia barata.

Não venha me atacar uma ajuda financeira aos mais pobres porque 0,1% consegue se equiparar em desigualdade. Meritocracia é uma falácia.

Não adianta ler só William Kamkwamba, tem muito livro de ciências Sociais pra ler antes de querer dar opinião sobre ajuda social.

AnaJA 09/09/2023

Ele descobriu mais que o vento
Com poucas e simples palavras esse livro conseguiu me inspirar de uma maneira. Além de uma leitura leve e reconfortante esse livro vai te mostrar a importância das pequenas coisas que hoje em dia não damos muito valor

Athenna 23/09/2021

Eu sempre apareço aqui dizendo que li algum livro influenciada por algum professor e esse não é diferente kkkkk, uma das minhas professoras do estagio de pedagogia falava tanto que resolvi ler e que história linda, Willian é incrível, inteligentissimo e super determinado, realmente incrivel conhecer sua história. É uma leitura que eu recomendaria para todo mundo.

(lido a meses, mas esqueci de comentar sobre)

Juhpower 16/08/2022

A fé move moinhos...
Nesse livro somos agraciados pela história do menino William, que descreve de forma tão simples, a vida difícil que viveu no Malaui.

Desde muito cedo enfrentou duras situações, mas o mais impressionante foi a resiliência que ele teve , em nenhum momento na narrativa ele reclama , pelo contrário, ele manteve a fé e a esperança de que tudo ia melhorar.

Ele acreditou nele, mesmo quando ninguém mais acreditava , ele lutou com o que tinha para tornar o lugar onde morava um lugar iluminado. (Em todos os sentidos).

Viveu a fome , a desnutrição,a desigualdade social, viu pessoas e seu fiel companheiro Khamba morrerem e viu o governo alheio à situações mais importantes, mas convicto de seus ideais e de seus objetivos , nunca desistiu.

Depois de expulso da escola por falta de pagamento, se entristeceu ,mas ao invés de murmurar ,encontrou refúgio em uma biblioteca simples ,mas que lhe valeu ouro.

A partir daí sua vida mudou, seus conceitos sobre ciências mudaram ,e ele conseguiu o que queria dar literalmente luz ao seu povo.

Foi um livro comovente e com certeza inspirador.

Que sua leitura , seja tão boa quanto a minha.

Ana 11/01/2014

Inspirador!
A história de William Kamkwamba, um menino do Malaui que tem de deixar a escola e se torna um autodidata, é completamente inspiradora. A narrativa é muito interessante. Com esse livro conhecemos, além da maravilhosa história de William, um pouco mais sobre a cultura e situação geopolítica do Malaui, sobre como o problema da fome e das doenças atinge a população africana sob um ponto de vista pessoal. Assim, o autor faz com que o problema seja entendido em sua essência e mostra essa realidade de forma muito mais impactante do que números e porcentagens. Além de tudo isso, a história pessoal de William é uma fonte de inspiração, tonando esse o tipo de livro que deveria ser leitura obrigatória nas escolas de todo o mundo.
Excelente!

Elis 20/11/2021

O Menino que Descobriu o Vento
Livro: O Menino que Descobriu o Vento
Autor: William Kamkwamba / Bryan Mealer
Editora: Principis @livrosprincipis

?Eu tento e consigo?

Um livro para ler e se emocionar, nele vamos conhecer a história de luta e superação de William Kamkwamba que mora em Malawi, pequeno país africano, próximo a Moçambique.

Junto de seus pais e suas irmãs, após um período de seca, onde muitos moradores perderam suas vidas, esse jovem garoto nos mostra que através da perseverança e da ciência, ele mudaria o futuro de sua aldeia.

Um relato triste e emocionante de um povo sofrido e esquecido pelas autoridades, que através da criação de um moinho de vento, construído por William, acaba gerando energia para irrigar a plantação.

Uma família que luta dia após dia contra a fome e a sede, que sobre o olhar curioso de um garoto nos mostra que nunca podemos desistir.

Esse livro é daqueles que nos dá um banho de água fria, nos choca com a crua realidade que muitas famílias ainda vivem, nos mostra o quanto somos afortunados por tudo o que temos.

Foi uma leitura linda e com muitas reflexões, com personagens que nos ensinam a dar valor em tudo o que temos, fora as lições valiosas que aprendemos durante a leitura.

Se você ainda não leu este livro sugiro que o leia, ele possui uma adaptação, o filme está disponível na plataforma da Netflix.

Elis

Thamires.Sobral 12/01/2022

Leitura incrível ... Inspiradora!
Em “O Menino que Descobriu o Vento” iremos conhecer a história de William um morador do Malaui na África, que enfrentou a fome, seca, problemas familiares, mas nunca desistiu de estudar, mesmo diante de toda dificuldade que enfrentou, inclusive chegou a estudar escondido.

E quando se apaixona pela ciência, William descobre que essa pode ser uma forma de ajudar as pessoas de sua comunidade, então ele começa a reciclar objetos que encontrava no ferro velho, conseguindo construir um moinho de vento que bombeava água para as plantações.

O menino continuou fazendo experimentos e se aperfeiçoando cada vez, trazendo uma melhor qualidade de vida para sua comunidade.

Sua perseverança e resiliência, fizeram com que ganhasse uma bolsa de estudos e acabou se mudando para os EUA.

A história de William é emocionante e inspiradora, um menino que teve todas as condições para desistir, mas insistiu até que conseguiu, isso nos mostra como a força e persistência, vale a pena.

Uma história que traz muitos ensinamentos, e nos inspira, com certeza essa será uma experiência de leitura INCRÍVEL!

Cristiane.Rocumback 26/08/2023

História linda.
Eu e minha turma fomos instruídos a assitir o filme sobre essa emocionante história. Achei que seria melhor ler e que maravilha de leitura!

História de sucesso, força, fé e determinação. Os sonhos de um garoto que não se deixou levar pelas lutas da vida (que no caso dele, foram muitas).
William Kamkwamba poderia ter desistido por não poder ir à escola, pela pobreza imensa e afins, mas as idas à biblioteca, sua curiosidade e o desejo de fazer algo útil para sua família e a si mesmo o levaram além. Ele é um lindo exemplo.
Quero ser como ele!

Ana Cristina 29/05/2016

Inspirador!
Excelente!

=)
Hyngrid 30/10/2020minha estante
Concordo! Todos deveriam ler este livro.

Viviane 27/03/2023

"Pense em seus sonhos e ideias como minúsculas máquinas milagrosas dentro de você que ninguém pode tocar. Quanto mais fé você coloca neles, maiores eles ficam, até que um dia irão alçar voo e levar você com eles."

alex_fsi 30/12/2022

Um lembrete de que não temos motivo para reclamar
A história do William é bem resumida neste livro, mas é possível ver o quão diferenciado ele é.

A situação também é muito diferente da de muitos, com vários recursos disponíveis, confortos e facilidades. Ali vemos um relato de um mundo quase distópico, de tão carente que é.

Uma lição de que temos muito a disposição, mas pouca vontade de executar.

Um livro que me inspirou, mas me envergonhou um pouco.

1 | 2 | 3 | 4