Até Eu Te Encontrar

Até Eu Te Encontrar Graciela Mayrink

Resenhas - Até Eu Te Encontrar

Julia G 11/03/2015

Até eu te encontrar
Comentei outra vez por aqui que, muitas vezes, não sei qual leitura iniciar e, quando isso acontece, são os livros que me escolhem. Desde o ano passado, Até eu te encontrar, de Graciela Mayrink, estava esperando uma oportunidade e, por mais que eu o tenha tido em mãos várias vezes, nunca havia lido nem a primeira página... até que o livro finalmente me escolheu, e eu não tive qualquer chance de largá-lo pelos dois dias seguintes.

"- Coincidências não existem - disse Sônia. - O que acontece é
que a vida sempre nos leva na direção de certas pessoas." (p. 38)

Ambientado na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, a história criada por Graciela mistura um ambiente jovem e a sensação de estar entre amigos, descobrindo algumas verdades e sensações da vida pela primeira vez, com algo totalmente inusitado e que pode, à primeira vista, parecer não se encaixar: Wicca e, por consequência, bruxas e feitiços.

Por incrível que pareça, a junção de todos esses elementos foi feita com tal sutileza pela autora que é possível mergulhar na trama e mesmo acreditar na possibilidade de aquilo existir. Tais elementos foram tratados como um complemento a todo o resto, e se tornaram tão naturais em meio ao enredo que deram um toque especial à construção da obra.

A escrita simples e cotidiana, desprovida de frases poetizadas, não pode, de jeito algum, ser considerada sem graça ou qualquer adjetivo parecido. Pelo contrário. Enquanto o enredo se incumbe de envolver o leitor e de fazê-lo devorar as páginas, a linguagem trata de aproximar leitores de qualquer idade, por não se tornar barreira nem para os mais jovens, nem para os mais velhos. O que quero dizer é que o que encanta no livro não é uma linguagem rebuscada, mas uma comunicação bastante fluida - com base em fatos que poderiam acontecer na vida de qualquer jovem ou, caso não pudessem, que, no fundo, muitos de nós gostaríamos de vivenciar.

"- Eu não quero que ele seja minha alma gêmea. Não pode ser,
eu não gosto dele.
- Será?
- O que você quer dizer?
- Por que você pensa que não gosta dele?
Flávia suspirou. Deu um passo para a frente, mas parou.
O que quer que ela fosse fazer, desistiu. Tinha o olhar distante.
- Ele é irritante demais. Está sempre sorrindo,
sempre sendo simpático e atencioso.
Não sei explicar, mas ele sempre me tira do sério.
- É isso mesmo? Ou você que tenta sentir isso?
- Como assim?
- Você realmente não gosta dele ou você não quer gostar dele.
Pense bem, Flávia. São coisas diferentes." (p. 252-253)

Outro ponto a ser citado é que, apesar de jovens, os personagens criados pela autora têm inseguranças e medos naturais da idade, sem serem irritantes. Cito isso por ser comum os autores errarem a mão e criarem personagens ou adultos demais, ou crianças demais, e não é o que acontece neste livro. Eles passam por aquele momento de sair da casa dos pais e têm de aprender a viver sozinhos e, portanto, amadurecer.

O fato de a história se passar no Brasil e, ainda, em uma Universidade Federal contribuiu muito para a identificação com a trama. Isso também me trouxe uma sensação gostosa de nostalgia, de saudades de coisas que nem mesmo vivi, porque, ao mesmo tempo que tenho muito em comum com a personagem, minha vida não tem nada a ver com a de Flávia.

Eu adorei Até eu te encontrar. Foi uma história leve, gostosa, que vale muito a pena ser conhecida.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2014/07/ate-eu-te-encontrar-graciela-mayrink.html

Lie 12/09/2015

Livro apaixonante
Amei o livro, como a própria Graciela Mayrink já sabe. Eu me apaixonei por este livro logo nas prímeiras páginas e não canso de relê-lo. Com ele, redescobri certos sentimentos adormecidos e esquecidos dentro de mim. Foi ótimo poder com este livro para me lembrar deles. Resenha dele no meu blog.

site: http://www.hitsblablabla2.blogspot.com.br/2015/08/resenha-ate-eu-te-encontrar-graciela.html

Vivi 13/09/2015

Um tesouro ao acaso
Encontrei o livro de uma forma estranha, uma simples ida em uma livraria de um shopping, a ideia era apenas comprar um livrinho que pudesse me distrair até que a amiga que eu iria encontrar chegasse, como sempre eu estava bem adiantada, mas não falaremos sobre isso.
Ok, o que precisam ter em mente é que : esse livro é maravilhoso, chorei e ri demais.
Vivi imensos caleidoscópios de emoções, uma história simples, leve, com um romance estruturado e muito Kawaii. Super indico para todos que desejam passar uma tarde agradável e emocionante,..

jeny 26/11/2015

At? eu te encontrar
Estou lendo ainda mas j? estou amando ? um dos melhores livros da minha vida

soueumada 23/02/2023

Ah é um clichezinho, super fofo, gostei muito na época quando li, mas não é o tipo de livro que busco hoje.

Nanda 08/04/2016

Flávia acabou de deixar sua cidade natal, Lavras, e foi se aventurar em Viçosa para cursar Agronomia na UFV. No primeiro dia de aula conhece Felipe, que vem a se tornar um dos seus melhores amigos (e por quem ela começa a nutrir uma paixão platônica). Sua vizinha, Sônia, foi amiga de infância de sua mãe e sabe muito da história da sua família, que até então é um mistério para Flávia, que perdeu seus pais ainda criança. Nesse romance divertido, Flávia aprende que nem sempre o que desejamos é o que está no nosso destino.
Até Eu Te Encontrar me cativou desde a primeira página, a linguagem do livro é bem leve e direta, e eu consegui me envolver de verdade com os personagens. A história é tão gostosa de ler que dá vontade de entrar no livro e se aventurar com Flávia e todo o pessoal da UFV. Começando pelo enredo cheio de mistérios incluindo a família de Flávia. E eu preciso fazer uma crítica à editora, a orelha do livro tem um spoiler gigante que, para mim, estraga boa parte da história, não vou falar aqui o que é, mas foi uma das coisas mais criticadas na capa do livro.
Uma das coisas que mais me chamou a atenção no livro foi que a autora descreveu Viçosa muito bem, enquanto eu lia o livro parecia conhecer cada lugar e muitas vezes me vi com vontade de ir ao Lenha almoçar ou jogar sinuca.
Eu me identifiquei muito com o jeito da Flávia, me senti voltando ao passado quando entrei na faculdade (e falando assim parecem séculos, mas são só dois anos), cheia de expectativas e animada com uma mudança de ares. Os amigos de Flávia em Viçosa também são super legais, Felipe me pareceu divertidíssimo e Gustavo parece ser aquele que está lá em qualquer hora. Também gostei muito das personagens femininas, Lauren e Sônia, muito importantes na história.
E o que dizer da Carla, a vilã da história? Gente, que vontade que me deu de entrar no livro e esganar a menina. Acho que nunca senti tanta raiva literária assim, Carla me lembrou de algumas pessoas que eu conheci na vida e que prefiro manter longe, bem longe.
Tudo muda na vida de Flávia com a volta de Luigi, namorado de Carla e amigo de infância de Felipe. De início Flávia sente uma estranheza pelo rapaz, antes mesmo de conhecê-lo, já perceberam aonde isso chega né? Mas não vou comentar sobre o que acontece, vocês vão ter que ler o livro para descobrir, vale a pena, juro.
Até Eu Te Encontrar tem uma história fofa, divertida e emocionante, valeu cada página lida e terminou como um suspiro e um gosto de quero mais. A diagramação do livro é bem bonita, com uma ressalva para a capa que não me agradou tanto. Mas o livro compensa tudo e eu recomendo mil vezes a leitura, vocês vão se apaixonar por Flávia e toda sua turma da UFV.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2013/10/resenha-ate-eu-te-encontrar-graciela.html

Kakau 28/08/2016

Meu primeiro Nacional na estante !
"Até eu te encontrar" é um livro tão goxtoso, que essa semana peguei p ler mais uma vez kkk' e relendo ele, vi a mensagem dela. E me liguei no que ocorreu na minha vida depois de ler.
A história fala da faculdade de Viçosa MG. A qual pesquisei e me apaixonei, tive a oportunidade de passar para zootecnia ano passado, porém por problemas pessoais não pude ir.
E outra... foi após esse livro que me interessei por livros nacionais.
Tem de tudo, romance, suspense,... esse livro de fato me marcou muito.

Cecilia157 31/03/2024

Romance bobo
Achei o romance bem bobinho é muito previsível talvez seria interessante se eu tivesse uns 12/13 anos com certeza iria amar.
Um livro leve bem legal recomendaria para adolescentes na primeira fase kkkk amei a escrita .

Lais.Venancio 28/02/2020

Uma história apaixonante
A história conta sobre uma jovem mulher, que decide estudar em uma universidade que fica distante de sua cidade, para que possa ficar mais perto de suas raízes. Graças a esse passo dado, ela se conecta cada vez mais próxima de seu passado, dos costumes da sua família. Temos a dose certa para nós interessamos sobre a Cultura Wicca.

A leitura é fácil, rápida, apaixonante.

Kecia Jolie 10/05/2020

Esse livro é uma fofura... Muito amorzinho... Amei... Super recomendo.

Fernanda1389 29/08/2012

Até eu te encontrar - Colina do Tordo
Até eu te encontrar era um livro que já estava na minha wishlist há muito tempo e consegui le-lo através do book tour iniciado pela Jeh Assato do Meine Liege. Quero agradecer imensamente à Jeh por ter selecionado o Colina do Tordo dentre os participantes.

Eu realmente não imaginava como a história seria. Mas infelizmente quando ele chegou pra mim, estava numa fase meio difícil de leitura, comentei neste post aqui sobre isso, o que resultou numa leitura um pouco difícil, cansativa e arrastada.

Nunca tinha passado por isso com um livro e eu lamento tanto que tenha sido com esse. Cheguei ao ponto de parar com a leitura alguns dias e pensar seriamente em não continuar lendo. Mas achei que não poderia fazer isso com a Jeh e nem com a Graciela.

A história se passa em Viçosa, uma cidade de Minas Gerais. O que achei interessante foi que a autora viveu durante os anos de graduação nessa cidade e o pós em Lavras, essa experiência resultou o cenário da história de Flávia e seus amigos. É legal ter um cenário onde universidade é um tema central, pois adoro esse tipo de leitura.

Os personagens de que mais gostei foi a Lauren e Sônia. Achei o Felipe bom demais para ser verdade e não criei simpatia por ele e nem por Flávia. Talvez fosse a falta de descrição dos personagens. Há muito diálogo, o que causou um certo desconforto na leitura também.

Apesar de tudo o que aconteceu comigo nesses dias, eu consegui terminar a leitura. A história não é ruim, ela dá boas lições de amizade verdadeira e eu achei bem bonito o comportamento dos personagens se cumprimentos com beijos e abraços sempre que se encontravam. Também tem um pouquinho de "magia" incrementando suas páginas o que me animou um pouco, pois adoro tudo isso.

Analisando no geral, a história é bem legal, só não me pegou numa semana boa, ou melhor, eu não a peguei numa boa semana. Quem gosta de romance, vai gostar desse.

Link da resenha no blog: http://www.colinadotordo.com/2012/08/ate-eu-te-encontrar-por-graciela-mayrink.html

Vivi Barini 14/10/2013

O começo de um novo semestre letivo é um dia muito importante para Flávia: o primeiro dia de aula do curso de Agronomia na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais. Ela larga o sul do estado, seus tios e a fazenda para ir começar uma vida nova em uma casa e faculdade novas.

A garota ruiva logo no primeiro dia já faz novos amigos ao ser ajudada por Felipe, um veterano, a escapar do trote aos calouros e ao começar a conversar com Gustavo, um colega de turma. São amizades que não só significarão muito para ela como mudarão sua vida.

Devido a um acidente de carro, os pais de Flávia faleceram quando ela era pequena, por isso a jovem não sabe muito sobre o passado dos dois. Porém estando perto da cidade natal da mãe, ela começa a aprender mais coisas sobre eles, coisas que os tios que a criaram (da parte da família do pai) nunca contaram ou sempre evitaram comentar. Saber de tudo isso só é possível porque o destino resolveu colocar Sônia, uma amiga de infância da mãe, em seu caminho.

Leia mais em The Bookaholic Princess

site: http://www.thebookaholicprincess.com.br/2013/10/ate-eu-te-encontrar-por-graciela-mayrink.html

SahRosa 14/10/2013

Nascida no Rio de Janeiro, formada em Agronomia pela UFV de Viçosa, Graciela Mayrink Roldão ainda fez mestrado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Lavras. Até eu te encontrar é seu primeiro romance publicado. Composto de 382 páginas, 44 capítulos, prólogo e epílogo; Até eu te encontrar apresenta folhas amareladas, uma diagramação bonita e revisão impecável, além de ser narrado em terceira pessoa.

Contando a história de Flávia, uma caloura da UFV que tem sua vida mudada completamente ao ser salva por Felipe de um trote. A partir de então acontecimentos peculiares passam a acontecer. Ao descobrir através de Sônia, sua vizinha, que sua família materna vem de uma linhagem de poderosas Wiccas, Flávia se sente confusa e fascinada, afinal, até então ela não sabia nada de sua mãe, que morreu há tempos atrás.

Sônia esta disposta a ajudá-la, principalmente em relação aos seus poderes e a pedido de Flávia, ambas fazem o ritual para chamar a sua alma gêmea, para que finalmente ela possa ter seu coração curado de uma paixonite que a faz sofrer. Mas nem tudo sai exatamente como Flávia esperava, principalmente por que sua alma gêmea é justamente o oposto do que ela esperava...

Assim que comecei a leitura de Até eu te encontrar, eu fiquei relutante, me perguntando se realmente conseguiria terminar o livro, pois havia vários fatores que me incomodaram nos primeiros dez capítulos; como a rapidez dos acontecimentos vividos por Flávia e seus amigos, como a falta de personalidade nos personagens. No entanto, Até eu te encontrar acabou sendo satisfatório e somando com a ótima escrita da autora, simpatizei muito com o livro e acredito que o enredo tenha cumprido bem seu papel, revelando um romance leve e bonito de se ler. Além disso, adorei os elementos Wicca que a Graciela empregou a história, mas acho que foi muito pouco explorado e ofuscado pelo romance dos personagens.

Só que mesmo com alguns pontos desfavoráveis, como a rapidez, a falta de profundidade nos personagens e os muitos diálogos do decorrer do livro, sem ter uma descrição que seria mais adequada em alguns pontos, eu realmente gostei muito da leitura. Fiquei cativada pela escrita da autora e curiosa para saber sobre a relação de Flávia com as Wiccas. Até eu te encontrar é um romance simpático e cheio de aventuras, humor e misticismo e amores a primeira vista e apesar dos altos e baixos, é uma leitura que vale a pena conhecer!

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/

Dani 23/05/2016

Bom, mas faltou um pouquinho de sal...
Gostei muito do enredo, dos personagens e principalmente do fato de ver um pouco do cotidiano universitário brasileiro. Mas achei que faltou detalhar um pouco mais e, por isso, não consegui me envolver direito com os personagens. Continua sendo um bom livro para ler no domingo, mas faltou tempero.

deborahburigo 07/08/2018minha estante
Muito eu dkkskks