O último suspiro do Mouro

O último suspiro do Mouro Salman Rushdie

Resenhas - O Último Suspiro do Mouro

e-zamprogno 03/01/2013

Um dos melhores livros que li no passado recente
O Último Suspiro do Mouro é um livro com muitas faces, pois narra a história de toda uma família, mas principalmente a do "Mouro", apelido da personagem central e narrador.
É meio confuso no início, mas depois a narrativa vai adquirindo várias qualidades: se torna cômica, depois bonita, depois triste, depois dramática... É um livro que tem vários tons, e vai mudando suavemente como mudam as estações do ano.
A confusão inicial é devida à forma abrupta com que ele começa a narrativa, começando pela história de seus antepassados e inserindo muitas personagens de uma só vez. O final, no entanto, é surpreendente e fecha muito bem o conjunto todo. Minha colega 294449-crismoreira me disse que nenhum final de livro é totalmente bom; entendo o que ela disse, mas confesso que fiquei curioso em saber o que ela acharia do final deste em particular!
Destaque também para a tradução, que é impecável, dando a impressão de que o livro foi escrito originalmente em português.

Gláucia 27/06/2010

Aventura
Meu primeiro livro do autor, li pensando em alguém que escreveu "Versos Satânicos", logo esperava algo pesado, sufocante. Que surpresa! E como a censura é sempre tão burra. Livro gostoso e muito agradável.

Lala 20/03/2014

Não foi por esse Salman Rushdie que eu me apaixonei e por quem dediquei 2 anos da minha vida =P
Toni 22/03/2014minha estante
Eita gota, #chateada. =D

Lala 23/03/2014minha estante
as emoções são fortes aqui! hahaha ;)

Catarine Heiter 30/04/2020

Este é o tipo de livro que, ao ser selecionado para minha tbr, criou em mim uma expectativa bem diferente do que a boa experiência de leitura que me proporcionou! Uma densa saga familiar (um tipo de ficção que vem me conquistando a cada dia), que apresenta pontos importantes sobre política local, religião, arte, submundo do crime, preconceitos e diversas peculiaridades sobre a Índia. O leitor acompanha três gerações de uma família e muitos eventos acontecem o tempo todo, o que mantém o ritmo da narrativa de forma interessante. Algumas referências envolvendo política e religião indianas prejudicaram a minha compreensão, pois não entendo nada destes aspectos; assim como considero também como ponto negativo alguns devaneios do protagonista, o que às vezes tornou a leitura um pouco cansativa. Mas no geral, foi uma experiência de leitura bastante interessante e que me fez pesquisar sobre outras obras escritas pelo autor.

Esta leitura foi motivada pelo desafio DLL 2020, na categoria Autor Indiano.

Hudson 12/01/2016

Esperava-se muito mais de um livro que é uma resposta a um fatwa de uma sentença de morte a um aiatolá.