Pesquisa na Escola

Pesquisa na Escola Marcos Bagno

Resenhas - Pesquisa na Escola

VitAria 13/03/2022

Pesquisa na escola
O livro é ótimo de ler, a linguagem é fluída o que faz com que a leitura seja leve e rápida. Gostei muito de como o autor explicou a pesquisa na primeira parte do livro e a língua portuguesa e suas variações na segunda parte. Acho que todo professor deveria ler pelo menos uma vez esse livro.

Ronnayse 06/02/2022

Se não fosse minha pesquisa para lecionar uma nova disciplina que envolve investigação científica eu não teria descoberto esse livro. rsrs Olha ai... a importância da pesquisa e a prova de que ela está nas coisas mais simples.

'Pesquisa na escola: o que é, como se faz' narra a história de indignação de um pai diante de uma pesquisa escolar solicitada à filha na escola.

“Quem põe seu filho na escola espera que ela cumpra com seu papel mais importante que – ao contrário do que muita gente pensa, professores inclusive – não é apenas “transmitir conteúdos”, mas sim ensinar a aprender.”

Ao longo da obra, com uma abordagem reflexiva, o autor apresenta sugestões no intuito de transformar a prática da pesquisa em sala de aula em uma verdadeira fonte de adquirir conhecimento.

“a pesquisa é, mesmo, uma coisa muito séria. Não podemos tratá-la com indiferença, menosprezo ou pouco caso na escola. Se quisermos que nossos alunos tenham algum sucesso na sua atividade futura - seja ela do tipo que for: científica, artística, comercial, industrial, técnica, religiosa, intelectual... - é fundamental e indispensável que aprendam a pesquisar. E só aprenderão a pesquisar se os professores souberem ensinar.”

O educador tem que ensinar o educando a aprender, criar possibilidades para que esse educando chegue às fontes de conhecimento que estão a sua disposição. E, ensinar a aprender vai além, Bagno diz que “é não apenas mostrar os caminhos, mas também orientar o aluno para que desenvolva um olhar critico que lhe permita reconhecer as verdadeiras fontes de informação e conhecimento.

Fco EC Arruda 25/02/2020

Introdutório em vários níveis
A despeito do discurso, por vezes radical, do autor e que está presente em praticamente toda sua obra, este livro é um excelente ponto de partida para o mundo da pesquisa. Não se enganem, ele atende à diversos níveis escolares.

Rafael.Longo 06/01/2023

Bagno nos orienta sobre pesquisa e, em especial, sobre a pesquisa em Língua Portuguesa. Especifica os caminhos, explica sobre o papel do professor, e crítica a doutrina da gramática tradicionalista. Leitura imprescindível para licenciandes.