Papéis Avulsos

Papéis Avulsos Machado de Assis

Resenhas - Papéis Avulsos

in.juria 24/10/2020

"... Entendi que, se uma coisa pode existir na opinião, sem existir na realidade, e existir na realidade, sem existir na opinião, a conclusão é que das duas existências paralelas a única necessária é da opinião, não a da realidade, que é apenas conveniente"

Cristini2 01/02/2022

Simples, engraçado e intrigante!
Machado de Assis é um escritor único, particularmente, meu preferido em ranking nacional.

Em ?Papéis Avulsos?, o autor apenas reafirmou aquilo que eu já trazia como verdade acerca de suas obras: sua magnificência.

Cada conto é peculiar, simples e reflexivo. Alguns são mais alegres, outros mais melancólicos.

Destaco os meus preferidos:
- O alienista;
- A chinela turca;
- A sereníssima república.

Em ?O alienista?, Machado de Assis aborda os limites entre a razão e a loucura através de uma narrativa surpreendente.

Em ?A chinela turca?, um dos personagens arma um sequestro fictício para que o amigo conheça sua mais nova peça teatral. O engraçado e inesperado é que o leitor só descobre sobre a falsidade do caso no final do texto.

Em ?A sereníssima república?, o autor faz uma crítica ao sistema eleitoral brasileiro usando de uma analogia singular: uma sociedade de aranhas.

Vale a pena conhecer estes e os demais contos da obra ?Papéis Avulsos?.

Lari 29/12/2022

mais um clássico lido
as histórias não são ruins, apenas complicadas de entender, tive que assistir uns vídeos para conseguir entender as histórias, ainda mais que tive que apresentar uma história ma escola