Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Izabella.Gimenez 26/11/2022

Leitura gostosa
Vale a pena cada verso. Poema longo, muitos, muitos personagens, muitos belos diálogos. Livro para se ler de coração, para saborear essa história incrível. De olho na Odisséia, comecei a leitura da Ilíada com certa ansiedade por terminar. Pobre de mim. Me peguei relendo as primeiras páginas para absorver todos os detalhes. Uma leitura desafiadora para os cérebros em piloto automático. Achei ótimo ter de desacelerar. Assim, pude entrar na narrativa de cabeça e apenas curtir a jornada. Quando acabou fiquei órfã. E agora terei que me consolar com a Odisséia. Fico triste com uma notícia dessa (meme da Joelma).

Lais Souza 18/09/2020

Leitura importante
A Ilíada conta os últimos dias da guerra de Tróia, mais precisamente, a cólera de Aquiles, amei a oportunidade de ter lido esse livro, pois ele é provavelmente o primeiro livro do ocidente e moldou a forma de como escrevemos as nossas histórias hoje. A tradução do Frederico Lourenço está ótima e de fácil compreensão, a experiência foi mesmo incrivel

Kássio Meniglim 28/01/2022

Ilíada - Homero
A famosa guerra de Tróia foi travada entre os homens, com a participação dos deuses da mitologia grega.

A complexidade das construções dos versos existe, porém, valeu cada página e cada palavra desconhecida a qual foi necessário inúmeras vezes pesquisar no dicionário.

Saboreei cada linha, sem pressa. Rabisquei, apaguei e rabisquei de novo. Foi como o difícil se tornando fácil, o ríspido fazendo-se afável, o resplendor sobrepujando a escuridão.

Logo estava inserido na história, vivendo as batalhas, questionando os pormenores dos acontecimentos, refletindo o comportamento dos deuses e dos humanos, conhecendo melhor os personagens, me identificando com uns e nem tanto com outros.

Tem muito ouro neste livro e foi incrível experienciá-lo.
Desejo relê-lo num outro momento para minerar mais preciosidades, numa outra tradução.
Carolina.Gomes 01/02/2022minha estante
Imagino essa experiência. Quero muito ler. Ai está a base de tudo. Adorei a resenha.

Kássio Meniglim 01/02/2022minha estante
É muito bom, Carolina! Eu gostei muito! Em breve será Odisseia. =)

Barboza 29/03/2021

Você precisa saber sobre
Vou ser honesto contigo: Ilíada é um livro que você pode morrer sem ler, mas não sem saber sobre.

Veja bem, é uma obra universal e majestosa, mas nem por isso eu indicaria ela para todas as pessoas.

É verdade que existem momentos marcantes para o bem (como Ares/Heitor lutando) e para o mal (a mãe do Heitor com as tetas de fora clamando para ele não ir para a guerra pelo leite que ali ele tomava hahahaha).

Também é verdade que é lindo. Homero se dedica a descrever com esmero e grandiosidade todas as coisas. Inclusive, acredito que por tudo ser grandioso, quase nada acaba sendo.

O fato é que Ilíada traz belas cenas de ação. Exceto quando dois personagens estão se degladeando e param no meio do duelo para recitar toda a árvore genealógica.

Enfim, se muito do livro é ambíguo, uma coisa não é: A COISA FOI ESCRITA POR VOLTA DE VIII A. C. Nela é fácil constatar diversos dispositivos usados até hoje para contar histórias. É mole?

Eu diria que é um Beatles da literatura. Você não precisa gostar e nem ser fã, mas precisa saber o que é e como foi importante.
caio.lobo. 12/04/2021minha estante
Eu diria que é um Beethoven da literatura.

Anezio 28/03/2024

Certamente sou uma pessoa diferente depois dessa leitura
É difícil escrever sobre uma obra de mais de dois mil anos que ainda não tenha sido escrito.

Definitivamente daqui a mais dois mil anos a Ilíada ainda será uma obra relevante que deveria ser lida por todo mundo.

O poema em si é simplesmente obra de um gênio, não dá pra dizer outra coisa. Impossível não amar Heitor e, ao mesmo tempo, Aquiles. Não se compadecer pela situação a que se vê reduzida Andrômaca com seu filho.

Sem coração é o sujeito que não sente a dor de Príamo, beijando as mãos do Pelida, se humilhando, para ter de volta o corpo de seu filho.

Interessante tb ver que os grandes heróis são quase autômatos nas mãos de deuses falhos e vaidosos.

Sobre o livro: após o poema há alguns artigos e textos sobre a obra. Valem muito a leitura, inclusive para ler a breve comparação que a autora, Simone Weil, faz da Ilíada com a Odisseia e a Eneida.

Não vejo a hora de ler novamente essa obra. Quiçá ano que vem.

Douglas Mesquita 20/06/2021

"Cantai-me ó musa a ira de Aquiles filho de Peleu, que...
... ficou pistola com o rei e não quis mais lutar na guerra."

As melhores partes são as batalhas e as tretas entre os deuses. Mas de longe a mais surpreendente foi a luta final de Aquiles contra Heitor, não tem nada a ver com o filme(!) e é muito engraçada.

Não é tão difícil quanto me fizeram acreditar por muitos anos. Há também a facilidade de ser uma boa tradução, longe daquelas super complexas com a ordem das palavras toda invertida. Basta ser alfabetizado, literatura serve primeiramente para entreter e contemplar a beleza da narração.

Aleeh 25/03/2021

Um clássico maravilhoso, com uma ótima adaptação juvenil.
Essa adaptação resume a obra original, mas mantém a essência da mesma; é fácil de ser lida com uma narrativa mais próxima dos dias de hoje. Ja tinha esse livro a algum tempo, mas sempre evitava ler, como já conhecia a história e o livro é didático achei que seria chato, me arrependo completamente desses pensamentos kkkk.

Dyllan.Johnny 05/04/2023

A jornada do guerreiro
Talvez a leitura mais difícil que já fiz. Por se tratar do primeiro livro da literatura europeia, é um pouco complicado entender algumas partes, mas se você vai adiante e não fica tentando entender tudo, a leitura se torna bastante prazerosa e a história fica bem mais clara. O livro é de certa forma bem emocionante e melancólico. Gostei bastante!!

tortajulia 17/07/2022

"Pois pouco tempo há para respirar na guerra."
Que livro! A Ilíada de Homero é uma jornada e uma experiência única de leitura. O livro, essa edição ao menos, tem cerca de 700 páginas, mas uma vez que você se acostuma com a escrita a história começa a fluir muito bem. Quando eu terminei não parecia que o livro tinha essa quantidade de páginas. Em alguns momentos foi meio cansativo de ler, principalmente nas partes que eram muito mais focadas no combate, e por serem muitas acredito que esse seja o maior motivo que me faz não favoritar (ao menos não agora) esse livro. Entretanto, eu achei ele extremamente interessante por mais que ao ler a introdução dessa edição eu já soubesse mais ou menos o rumo da história. É sim um livro complexo, porém a tradução pode ajudar com os obstáculos que se referem à linguagem homérica. Aqui destaco a tradução do Frederico Lourenço que ao fazer esse trabalho buscou uma tradução livre.
Acredito, também, que por ser um livro complexo, nem inúmeras leituras seriam suficientes para captar a mensagem completa do mesmo.
Um fato que me chamou muito a atenção foi como os deuses sempre, de alguma forma ou outra, interagem na vida das demais personagens. Eles que acabam por ditar o rumo dos acontecimentos, principalmente Zeus. Um livro para a vida. Recomendo demais!

Quero muito ler "A Canção de Aquiles"! Parece ser muito interessante também.

Aliás, eu adorei os mapas e os textos de apoios dessa edição!!

Lucas.Rocha 09/04/2023

Um Presente de grego verdadeiro.
Simplesmente uma obra que marca a vida de qualquer leitor, pois é uma das mais belas e fascinantes histórias do nosso ocidente. Este poema épico, que dizem ser o primeiro do mundo ocidental, por muitos atribuído a Homero, que até os dias de hoje, tem sua existência questionada por críticos e acadêmicos da área, é um poema que deve ser lido, contemplado e discutido, por todos, especialmente os que amam a poesia, a história antiga, mitologia e principalmente a guerra. Um verdadeiro Presente de grego, que nos foi dado, enriquecendo ainda mais nossa cultura.

A verdade é que, composta por Homero ou não, a obra é excelente, tida como um conjunto de narrativas bélicas e épicas, ilíada transcende sua época e fascina os leitores modernos, com sua beleza poética. Sua existência por muitas vezes é destinada a vários autores, que com o passar do tempo foram juntando partes, na tradição oral, o que resultou no que conhecemos hoje. Mas isso é apenas um detalhe, visto que o poema é majestoso, e pouco importa quem o fez e o documentou, o que importa é que ele sobreviveu aos séculos e está ao nosso alcance desde o período arcaico - VIII a.C., fascinando pessoas, influenciando civilizações e culturas.

A edição é riquíssima, tem uma bela e didática introdução, que imerge o leitor na cultura e história antiga. Na edição há mapas e glossários que ajudam a compreender melhor o mundo e a cultura relatada nos versos. A tradução, embora não siga uma métrica original do grego antigo, não decepciona, ela é de fácil compreensão. A edição é excelente e de fácil leitura, foi feita para os mais variados tipos de leitores, especialmente os leigos, como eu. Tradução ótima e fluida, não cansa o leitor em momento algum, visto que o testo por muitas vezes são extensos, pois se trata de um poema épico e contém inúmeros versos.

Portanto, independente se você conhece a história ou não, se já viu adaptações ou comentários sobre a obra, leia. Leia e se deleite nessa fascinante história, história que contém personagens marcantes, tramas exageradamente épicas, combates vorazes e amores aterradores. Cada letra, cada verso contidos neste livro vale a pena.
Monju 10/04/2023minha estante
Realmente é fantástica. Uma das melhores leituras da minha vida.

Lucas.Rocha 10/04/2023minha estante
Da minha também, ela é marcante.

natalianvn 12/09/2021

meu deus, QUE experiência ???
é emocionante entrar em contato com a poesia de Homero e acompanhar os heróis e deuses nessa batalha.
amei, me emocionei em várias partes. sensacional. ?

Kelvin.Araujo 31/03/2021

Um clássico cheio de vitalidade
A ação do livro é muito grande. Mesmo sendo tragédia, é fácil perceber a beleza em cada ato.

Camila | @abismos.literarios 03/06/2022

Que experiência incrível!
(Resenha publicada no IG: @abismos.literarios)

Nada do que eu fale nas linhas abaixo será suficiente para expressar a grandeza dessa obra e o quanto essa leitura foi significativa para mim. Posso dizer que essa foi uma das minhas maiores conquistas enquanto leitora.

Um dos mais antigos -e importante- poemas ocidentais, Ilíada relata os acontecimentos da Guerra de Tróia, em que gregos e troianos travaram uma longa e sangrenta batalha que se iniciou pela disputa de Helena, que foi levada pelos troianos. O que encontraremos aqui é o final dessa guerra, os últimos 51 dias após 10 anos de lutas e mortes.

Entre todos os relatos das lutas e enfrentamentos, ataques e perdas, deuses e preces, teremos como um dos principais pontos dessa história a ira de Aquiles, a qual se dá após um desentendimento com Agamemnon -comandante dos exércitos gregos- e que o faz se retirar da batalha, sendo ele uma peça fundamental para essa luta. Encolerizado após ter perdido uma mulher que lhe foi dada como prêmio, abstendo-se das lutas, acompanhamos todos os acontecimentos que se dão na ausência de Aquiles – e que não são assim tão bons para os gregos. O que seria capaz de fazer com que Aquiles retornasse à guerra? Apenas algo que lhe gerasse ainda mais raiva.

Quando Pátroclo, companheiro de Aquiles, por fim decide agir, se vestindo com as roupas de Aquiles para dar forças ao exército que está se desintegrando, este é morto no campo de batalha por Heitor, o melhor dos guerreiros troianos. E é o luto por Pátroclo que faz com que Aquiles retorne a batalha, para vingar a morte da pessoa que ele tanto amava. Enfurecido, Aquiles mata Heitor em combate e não entrega o corpo para os rituais fúnebres, ao contrário, arrasta o corpo do inimigo por dias, insultando aos rivais até que o pai de Heitor, com a benção dos deuses, vai até Aquiles suplicar o corpo do filho.

As cenas de batalhas são muito bem relatadas -até demais-, desde os nomes até os mínimos detalhes das lutas. Além disso, junto a todos os relatos das lutas e os discursos que permeiam tais acontecimentos e dilemas dos troianos e gregos, há toda a influência dos deuses. Acompanhamos os feitos dos deuses gregos, que deram origem à mitologia grega, e identificamos quais estão ao lado dos gregos e quais estão ao lado dos troianos, além de acompanhar as próprias desavenças e desentendimentos entre os próprios deuses e de que forma eles interferem na batalha.

Essa edição da @penguincompanhia conta com um conteúdo gigantesco de introdução e prefácio, que certamente auxilia demais na compreensão da leitura. A tradução do Frederico é incrível, possibilitando uma leitura acessível e fluída, ao contrário de algumas outras traduções que eu testei. Imaginava algo perto do impossível com essa leitura, e me sinto, de certa forma, renovada após concluir essa leitura.

site: https://www.instagram.com/p/CeWH-7DrnlX/

Carla Reverbel 08/01/2013

Tradução do Haroldo de Campos 2 volumes
Este é um dos livros com o qual mais me envolvi durante toda a minha experiência literária.
Sou doente por mitologia grega desde a infância e me realizei lendo esta obra.
Evidentemente que há estranhamento, ás vezes, pelas imensas diferenças culturais da época, os costumes diversos, a própria ideia de heroísmo, mas nada que nos afaste da leitura, ao contrário, parece que nos envolve mais ainda.
Só para constar, meu favorito é Heitor.
Bianca.Sampaio 09/07/2017minha estante
Heitor é o meu favorito tbm.

Danilo Andrade 21/06/2022

Entendi o significado de Homérico.
Cansei de me deparar com listas como "100 clássicos para ler antes de morrer", e a Ilíada e Odisseia sempre estar figurando entre uma das primeiras sugestões, e como sou curioso, sabia do que se tratava bem antes de pegar para ler, mas me faltava a coragem de enfrentar um texto primevo e colossal como este. Entretanto, assim que percorri as páginas de introdução e prefácio, me vi arrebatado pelos conflitos que estariam por vir, os planos que os deuses poriam em marcha, (sim, Homero sempre deixa claro o que irá acontecer, nada de surpresa, sempre seguindo o fio da trama das moiras, fazendo-se sempre porta voz das Musas), e mesmo assim me mantive fascinado com o enredo, simples e visceral, com extensas descrições dos combates, epítetos frequentes, mas sempre com a impressão de estar diante de um bardo em praça púbica, em completo êxtase ao declamar profusamente seus versos, que ecoariam por vastas veredas temporais, e talvez feitas com tal presunção.

Vemos que as motivações humanas, em empreender seus combates e perpetuar sua honra e glória tomam proporções titânicas! Não raras vezes, fechei os olhos e tentei contemplar as faldas do monte Ida, entre as planícies troianas, o panteão acocorado, reluzindo suas vestes suntuosas, assistindo a tragédia humana ora com deleite, ora com pesar e apreensão, algo demasiado humano, e talvez resida nisso a beleza inerente da epopeia.

Em retrocesso, agora entendo um pouco mais sobre o resgate que Nietzsche procura fazer ao abordar textos antigos como Ilíada e Odisseia, sobre os valores cultivados e compilados neste texto "fundador" por assim dizer. Os valores aristocráticos, que separavam homens por seus atributos tidos como divinos, e feitos em batalha, seja a coragem, temperança ou sabedoria, associadas à superioridade, e a capacidade de conviver com a realidade natural que os cerca, por entre as desgraças que se tornam tão patentes quando sua vida está entre o fio de uma espada, na ponta de uma lança, e entre as camadas de um brônzeo escudo. Uma postura filosófica que Nietzsche encontra como pilar de seu "Übermensch ", e "Amor Fati" séculos depois.

Vejo que apesar do estertor que é estar diante do destino funesto da morte, o homem pincela suas incertezas, medos e repressões em deidades muito similares às suas, e eleva à arte. E por mais pueril que isso possa parecer, vejo como "divino" um clássico que consegue transpor milênios e ainda assim comover minhas inseguranças demasiadamente humanas. Sem dúvidas, feitio somente de grandes poetas.