Ilíada

Ilíada Homero...

Resenhas - Ilíada

Corvina0606 25/01/2024

A diferença que faz a edição
Já tinha tentado ler a Ilíada traduzida por outra pessoa, mas não saí do primeiro canto. Com essa versão, a leitura fluiu demais!!! Muito fácil o entendimento, e não é uma tradução medíocre, pelo contrário, é riquíssima.
O que me ajudou também foi ler em conjunto, foi uma leitura acompanhada com o próprio tradutor e comentada com uma turma. Foi uma experiência incrível.
A história tem de tudo: comédia, sangue, amor, vingança, suspende, violência, contendas... Homero foi tão incrível quanto foi na Odisseia.
A história chega a ser linda do seu jeito. A cada vestimenta pra guerra, a cada cena de guerra, é tudo muito detalhado. Rico para a imaginação.
E o final??? Nooooossa!!! O final com a morte de Heitor é estarrecedor, mas também muito bem escrito, muito poético.

letAcia1104 18/01/2024

Canta, ó deusa, a coléra de Aquiles?
O que eu esperava era um longo poema sobre guerreiros combatendo numa guerra. Mas o que eu senti supera qualquer descrição que eu possa fazer.
Esse livro, tão antigo, ainda ressoa dentro de nós. Um dos principais motivos para isso é que trata de questões humanas. Intrinsecamente humanas, tendo em vista que não mudaram desde a época dos acontecimentos, nem desde a época de Homero cantar, nem hoje.
Como Aquiles bem colocou: ?Foi isto que fiaram os deuses para os pobres mortais: que vivessem no sofrimento?. Sofremos pela nossa própria mortalidade, pela nossa vontade infinita de viver. Sofremos duplamente com a dor daqueles que amamos. Sem eles, sem o amor, como é possível viver?
No entanto, vivemos também para celebrar a nossa existência. É graças à arte que posso me emocionar, me conectar, com aqueles que já se foram a tanto tempo. Afinal, eles amavam e padeciam como eu. Isso nenhum Fado poderá tirar de nós.
Victor225 19/01/2024minha estante
Comecei a leitura recentemente. Também carrego esse sentimento. Nunca deixa de me ser espantoso o fato de que, mais de dois mil anos depois, posso ler um poema que era sabedoria comum a todos que viviam nesse berço do conhecimento que foi a Grécia Antiga. Somos todos humanos, e é isso que nos permite a conexão com um passado tão longínquo, a própria vivência dele. A alma chega a ficar em êxtase!

Marina.Pratesi 13/01/2024

Um dos livros mais "influencers" da humanidade
Embora cause confusão em 90% dos leitores, essa belezinha é um clássico que ultrapassou séculos por um motivo especial: a tradição oral lúdica e cheia de elementos que adoramos. Os personagens têm sentimentos bem próximos dos nossos, como a ira de Aquiles (ou podemos chamar de birra?). A aproximação dos deuses com a guerra também é bem intrigante. Esses elementos foram tão importantes e moldaram tanto o mundo atual!

Além do mais, a obra mostra comportamentos que eram honrados na época. A literatura em si foi criada com esse objetivo: criar cidadãos dignos para a sociedade de lá. Ler ajuda também a entendermos esses comportamentos que eram honrados, como por exemplo, preferir a morte a viver sem méritos e espólios. Aliás, os espólios são bem significativos para a obra, os conceitos de acolhimento, lealdade, como a mulher era vista pelos homens, etc.

Uma leitura obrigatória do curso de letras, mas que deveria ser lido por todos que gostam de mitologia grega.

soares123 11/01/2024

Antiguidade e afins
A Ilíada me permitiu conhecer a antiguidade grega de uma forma muito interessante, mística, cheia de paradigmas e interpretações bacanas. Foi um prato cheio para a minha cadeira de antiguidade, mas me deu um trabalho fora do comum para compreender. Gosto do conflito, das birras de Aquiles, do misticismo e dos personagens? As cenas de guerra são bem traumatizantes kkkkkkk

Clara França 03/01/2024

Um bom resumo da guerra de Tróia pra quem ama mitologia grega! Espero poder ler uma versão maior, mais completa, mas esse livro proporciona uma leitura bem simples e gostosinha, que fica ainda mais legal porque conta com umas pequenas (e poucas) ilustrações que tornam essa leitura mais dinâmica.

Thiago 29/12/2023

Amor
Um livro que me fez sentir diversas emoções e entender o emocional de um herói extremamente humano em todos os aspectos emocionais.

Jéssica (@simboraler) 26/12/2023

Hoje vou contar sobre um dos enredos mais conhecidos da literatura universal: Íliada, de Homero.
Primeiro devo fazer um alerta: A Guerra de Troia teve início quando em uma festa entre troianos e espartanos, Menelau (rei de Esparta) teve Helena (sua esposa) raptada por Páris (filho do rei de Troia). Algumas pessoas podem pensar que o poema conta sobre a Guerra de Troia, mas não! A trama se passa durante alguns dias do conflito, mais precisamente em um recorte de 10 dias. Ela tem início, meio e fim, porém após o fim dessa narrativa, a famosa Guerra de Troia continua por muito tempo.
Essa história é conhecida como a “Fúria de Aquiles”, mas eu poderia acrescentar que além de sua fúria, há também muito de seu orgulho. Como dito antes, há a guerra entre aqueus (gregos) e troianos pela recuperação de Helena. Aquiles era o guerreiro mais habilidoso e comandava uma parte do exército grego. Do outro lado desse conflito, temos Heitor, irmão de Páris (que raptou Helena) e que comanda o exército troiano. Ele é um jovem de muito talento.
Porém, após um desentendimento entre Aquiles e Agamemnon (irmão de Menelau por causa dos despojos de guerra, o Agamemnon pegou à força a mulher que Aquiles mais gostava, que também era um despojo de guerra. Assim, Aquiles ficou furioso e resolveu se retirar da batalha, também impedindo que os mirmidões (seus subordinados) participassem.
Isso fez a balança ficar desnivelada, então Heitor começou a conseguir reverter a situação da guerra e começar a ganhar mais batalhas.
Os gregos, desesperados, pediam para Aquiles voltar para o campo de batalha, o que ele negou bravamente, por honra ou orgulho, mas permitiu que Pátroclo (seu melhor amigo) vestisse sua armadura e fosse ao campo de batalha, apenas para intimidar o exército troiano e frear a investida de Troia. Mas o plano não saiu como esperado e Heitor acabou matando seu melhor amigo.
Com um ódio imenso em seu coração, Aquiles deixa seu orgulho de lado e parte para o campo de batalha decidido a acabar com Heitor e vingar a morte de seu querido amigo.
Essa história tem três núcleo: o campo de batalha, a briga entre os deuses e a briga política entre Aquiles e os irmãos Agamemnon e Menelau.
Os deuses escolheram seus lados, uma parte está do lado dos gregos e uma parte do lado dos troianos e cada um defende o seu lado protegido como pode, na verdade até de jeito sujo e maléfico. Eles realmente brigam entre eles, inclusive fisicamente. Zeus fica neutro, porém quando é ludibriado no meio das brigas dos deuses, ele fica furioso e toma uma atitude.
É uma história com muitas vertentes, núcleos e situações. A guerra está em todo o lugar e a fúria de Aquiles é terrível.
Recomendo muito para quem gosta de literatura que trás personagens da mitologia grega ou romana!

Tiago.Costa 23/12/2023

Momento da literatura, obra magnífica e épico. Gostei muito apesar da leitura meio arrastada mas consegui terminar. Kkkk muito diferente do filme Troia kkk. Agora sim vou reiniciar a Odisséia.

Eduardo 12/12/2023

O criador do Olimpo
Excelente como fonte de mitologia, excelente como narrativa. Homero nos pinta o Olimpo como até hoje imaginamos, deuses e suas intrigas nas quais os homens são joguetes em suas mãos, uma verdadeira obra prima! Destaque para a tradução do português Frederico Lourenço, fluida e gostosa de ler.

Zaqueu 08/12/2023

Ápice da literatura grega
Homero foi espetacular ao narrar a guerra de Tróia com personagens tão incríveis como por exemplo Aquiles e Heitor. São tantos momentos de fúria, sangue e vingança, mais temos momentos de amor e afeto como por exemplo a esposa de Heitor se despedindo dele.
Um dos livros mais incríveis que eu já tive a oportunidade de ler e confesso que estou animado pra começar a ler Odisseia. Pois é nos grande clássicos que vemos o contrastes entre as grandes e pequenas fases da vida, a glória e a derrocada de um povo e de uma nação. A força da paixão e ódio, da família e da providência divina que sempre tem seu papel na vida e no destino de toda história.

Maikom.Abreu 07/12/2023

Gregos
Na intenção de conhecer melhor a literatura universal e principalmente o mundo grego antigo, decidi ler a Ilíada. Muito necessário essa leitura, agora irei pegar fôlego para ler a Odisseia, pois é leitura grande e demorada.

Maria5869 04/12/2023

Ilíada
Adorei essa escrita, a leitura flui bem, a história é envolvente e os personagens interessantes. Me peguei em vários momentos angustiada como se eu estivesse lá, torcendo para um lado e para o outro. Me compadecendo com os personagens e suas histórias.

Juliane4 03/12/2023

Este livro destaca temas como a ira de Aquiles, a honra, o destino, a intervenção dos deuses e a tragédia da guerra. A Ilíada é conhecida pela caracterização profunda dos personagens e pela exploração de questões éticas e humanas