Remédio Amargo

Remédio Amargo Arthur Hailey

Resenhas - Remédio Amargo

Clio0 30/07/2023

O primeiro livro de Arthur Hailey que eu li e também meu primeiro contato com "ficção médica". Esse gênero não existe propriamente, mas deveria pois existem muitos livros rondando o mesmo tema e é bem popular.

Remédio Amargo é uma história sobre como a indústria farmacêutica determina quais são as pesquisas a serem continuadas e quais drogas serão lançadas no mercado - independetemente de seus efeitos colaterais. A talidomida, por exemplo, que no Brasil era vendida como Sedalis e que provocava má formação do feto é parte da trama e pode atiçar a memórias de alguns leitores.

Celia Jordan, a protagonista, é uma médica que vai ao decorrer da vida mudando de posição em relação a sua profissão. De uma pessoa extremamente materialista e corrupta, ela vai aprendendo a medir consequências... e isso se reflete tanto a vida pessoal quanto na profissional.

Infelizmente, essa foi a última obra de Arthur Hailey. Uma pena já que a indústria farmacêutica está cada vez mais forte e merecedora de ainda maiores críticas.

Bruno 14/04/2020

Uma ficção que reflete a realidade da indústria farmacêutica
Uma trama centrada na personagem Célia, mulher ambiciosa na escalada corporativa. A indústria farmacêutica têm erros que são impossíveis de reparar: em especial vidas que são inválidas.

O desenvolvimento da história é aconchegante, os detalhes são reais e outras drogas e laboratórios também. Não é possível deixar de pensar: tudo isso poderia ter sido real...

Ou será que não foi, com nomes e algumas datas alteradas?

Érika dos Anjos 27/07/2009

Uma boa surpresa
Comprei este livro em uma feirinha que havia aqui perto de casa, não dei muita bola e fui ler apenas algum tempo depois. No entanto, me surpreendi pela excelente qualidade do texto, da história e dos personagens da obra que, apesar de ser bem extensa (484 páginas de letras apertadinhas), vale cada palavra.

Célia é um mulher que luta com unhas e dentes para subir na vida, ser uma boa profissional e não precisar de favores de ninguém. Com coragem e força de vontade, chega ao degrau mais alto que poderia encontrar em uma das maiores empresas farmacêuticas do mundo. E é aí que começa o problema: a Felding-Roth está com problemas financeiros, mas uma nova droga contra os enjôos matinais das grávidas poderá ser o grande levante, que salvará milhares de empres etc. Porém, descobre-se que esta droga pode causar má formação dos fetos.

Célia então fica perplexa diante do grande dilema que tem pela frente e passa a tentar achar uma saída boa para todos. Porém, várias pessoas na empresa a vêem com desconfiança por ser mulher e, além de todos os problemas, ainda tem que enfrentar os homens chauvinistas que tomam conta deste tipo de indústria.

Enfim, um livro envolvente e meticulosamente bem escrito, que vale a pena ser lido e degustado.

Confira e comente esta e outras resenhas em http://www.oquartoelemento.com.br
ritita 14/07/2015minha estante
Trabalhei 15 anos num dos grandes laboratórios mundiais. Você não tem noção do que os médicos famosos levam para indicar seus medicamentos. Hoje, se puder, não tomo nenhum. Rs

Paula 07/04/2009

Relata, sem censura, como funciona a indústria farmacêutica. Claro, de forma romantizada, mas mesmo assim, é impressionante.

Quando li não sabia nada dessa indústria, vale uma releitura em breve, agora que sei muito mais sobre avaliação e testes de medicamentos.

Lad's 08/09/2011

Realista
Extremamente questionador. Faz com que pensamos sobre como de fato as companhias farmacêuticas agem.

Taah 23/08/2015

Remédio Amargo
Este livro é um relato legítimo de como pensam as grandes indústrias farmacêuticas, mesmo que o autor tenha romantizado um pouco o livro é muito bem escrito e nos faz refletir. Sobre o uso de drogas legalizadas e a necessidade delas e a ética nessa indústria, é um trabalho que envolve muitas vidas, direta ou indiretamente. Podendo ser um recurso para salvar vidas, mas que também pode tirá-las. Eu mesma jamais havia pensado sobre essas questões ou como um simples comprimido pode ser a diferença entre viver e morrer.

Silvio 15/12/2016

Embora o livro mostre alguns podres da indústria farmacêutica, não vi nenhuma novidade. Pura água com açúcar. O final fica em suspenso, não se sabe o que acontece com a presidente nem com pesquisador.

Edson Camara 01/01/2017

indústria farmacêutica
Acabei de concluir a leitura deste antigo romance escrito na década de 1980 pelo famoso escritor americano Arthur Hailey sobre a indústria farmacêutica, de conclusão significativa para nós que trabalhamos neste segmento do mercado. Décimo sétimo livro lido em 2014