O Hipnotista

O Hipnotista Lars Kepler

Resenhas - O hipnotista

edisik 12/10/2023

Como primeiro livro da série foi muito bom, mesmo começando com um assassinato e do nada mudando para sequestro.

Ella Valentino 24/05/2022

Muito potencial desperdiçado a toa
Lembrando que é apenas a minha opinião :)

Eu achei que esse se tornaria um dos meus livros favoritos. Talvez eu até tenha ido com muita sede ao pote, o que me fez quebrar a cara. Primeiramente, o livro tem muitos gatilhos. Mesmo nos 2% da história eu já estava tendo um ataque, e não de um jeito bom. Eram cenas absurdas, coisas que eu não quero nem lembrar.

A história começa com uma família sendo massacrada, só uma das crianças sobreviveu, sendo um garoto de 15 anos, o Josef. A história gira em torno desse caso, do detetive e o médico hipnotista tentando descobrir quem é o assassino... até os 30% da história. O livro tem 480 páginas, beirando um calhamaço, e você já tem a história completa, o que aconteceu, quem foi e porque, logo na página 150. Eu aqui achando que seria o livro inteiro - ou pelo menos a maior parte - do menino em uma consulta de hipnoterapia descobrindo aos poucos o que houve, mas ao invés disso é só ladeira abaixo.

No mais, a escrita é muito gostosa e muito fluida. Eu gostaria de verdade de falar que eu li o Hipnotista e amei, até porque o tema era tudo o que eu procurava (...o menino em uma consulta de hipnoterapia descobrindo aos poucos o que houve[...]). Gente era só isso o que eu queria! Só isso, é pedir muito? Eu queria uma história boa de assassinato envolvendo hipnoterapia. Mas o tema principal que está na droga da sinopse não é o tema principal! Fui feita de palhaça.
Daqui para frente é spoiler

Os outros 70% do livro é o garoto de 15 anos fugindo da policia, porque ele é o culpado. Gente, como querem que eu acredite que um adolescente tá matando todo mundo e fugindo da policia, mesmo ele estando todo machucado? Desculpa aí, mas limites! Não tive condições de continuar, acabei fazendo leitura dinâmica do final, lá pelos últimos 10%, e não é nada demais. Josef sequestrou o filho do médico e passou altas 340 páginas fazendo sei lá o que porque não me interessa. No final ele morre de uma forma ridícula e o filho do médico está a salvo. Parabéns.
Bruna 29/07/2022minha estante
Não foi ele quem sequestrou o filho, hehe

Ella Valentino 29/07/2022minha estante
Depois que o mistério foi resolvido em 30% eu desanimei legal
Acho q nem se fosse o detetive q tivesse sequestrado o menino eu teria continuadokk

Ella Valentino 29/07/2022minha estante
Porque dividiu a história em dois, pra mim não desceu mesmo

DANILÃO1505 29/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

ClAudia164 08/09/2023minha estante
Amei o livro. Poderia ter virado um filme

Ella Valentino 16/09/2023minha estante
Tem filme! Na amazon prime video tem como assistir

resenhasdajulia 02/10/2022

Quando uma família é massacrada e somente Josef, o filho de 15 anos sobrevive e pode testemunhar, resta ao detetive Joona Linna investigar o que de fato aconteceu.

Josef recebeu centenas de facadas e está em estado de choque, mas é a única esperança que o detetive tem de obter informações, por isso, Linna convence o Dr. Erik Bark, especialista em hipnose, a hipnotizar o garoto, para que possam descobrir quem foi o assassino.

Apesar de ter jurado que jamais hipnotizaria alguém novamente, Bark concorda. Alguns dias depois, o filho de Bark é sequestrado. Será que há uma ligação entre os dois casos?

Eu adorei o início do livro, mas senti que a história se perdeu em meio a tantos acontecimentos que não foram tão bem explorados, por isso dei essa nota.

No geral, foi uma leitura razoável, que fluiu bem em algumas partes, mas foi um pouco cansativa em outras.
DANILÃO1505 03/10/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Lucas Almeida 13/12/2011minha estante
Realmente tem partes que se usam muitas palavras que você sitou... Tinha horas que eu parava para ver se era verdade mesmo se o livro era de policial ou de sexo.

Paulo Sutto 31/12/2011minha estante
Concordo plenamente com vc. A história se perde no capitulo que o tal joseph morre e nada mais se sabe sobre ele.

Layn 29/04/2012minha estante
Concordo com você. A história "se perdeu" ali no meio do livro e as últimas páginas foram pura enrolação. Aquele sequestro na teoria era pra explicar o passado do hipnotista? Confere isso, produção? Porque na boa, se ele tivesse continuado lindo, misterioso e sem toda aquela enrolação chata ele teria sido um personagem mil vezes melhor.
Também concordo com esse exagero do uso das palavras de baixo calão. Cara, que vergonha, eu nunca vou indicar esse livro pra ninguém porque fala "boceta", me senti lendo um daqueles romances Sabrina, e não um livro policial.

Amanda 30/06/2012minha estante
Mas é exatamente esse o caso, o foco é o hipnotista na história, e foi o assassinato daquela família que desenrolou a solução de toda a trama na vida dele, eu achei maravilhoso isso. E em relação a linguagem usada.. eu já tenho 20 anos, agora um adolescente de 13 até uns 15 anos vai estranhar muito isso. Mas sei lá isso já era um caso de censura nos livros, igual filme kkk colocar para maiores de 16 anos :)))

Mas é como eu disse, o Joseph só é o pretexto para voltar toda a história por trás do hipnotismo.

Juliana 02/07/2012minha estante
Concordo plenamente com você, o livro deixou muito a desejar e a historia que parecia ser a principal Josef, ficou em segundo plano...enfim esta realmente achar um livro bom ultimamente!

Carlos 31/07/2012minha estante
Descordei da sua resenha por causa da crítica sobre o linguajar.
Joe Hill,mais conhecido como "O Filho de S.King",tem três livros muito bem escritos e muito comentados no "New York Times",ele utiliza linguagens chulas também,mas nem por isso perdeu a credibilidade com seus leitores.
Leia o livro "O Pacto" dele e comente lá na página do mesmo.
Obrigado.

Neemias 16/03/2013minha estante
Concordo. No início da até pra perder o folego. É como se como um dos autores (que no caso são dois) tivesse escrito uma parte e depois outro... Não sei
Sempre fiquei pensando: Meu Deus, ele tem 15 anos, está ferido faz tudo isso. Mas mesmo assim a morte dele foi super legal, mas só acreditei mesmo que ele tinha morrido depois.

Dalton 06/04/2013minha estante
Eu achei legal eles trocarem o foco dos livros. Deu um nó na cabeça. O foco saiu totalmente de Josef e foi para Benjamim. Porém, não achei isso ruim. Bem pelo contrário, foi bem bacana de ver duas tramas correndo lado a lado. E o que mais ficou em evidência pra quem lia era que com certeza havia uma conexão entre Josef e Benjamim. Porém não. Achei isso bem maneiro. Porém, não curti a ideia de quem tinha sequestrado Benjamim era o antigo grupo de hipnose. Achei forçado e relendo o livro, foi até mesmo um pouco sem nexo. Concordo com a parte do sexo. Deu um enfoque muito grande e o vocabulário foi totalmente desnecessário. Mas tirando isso, o livro é bom, muito bom. Porém, temos que ter cuidado ao ler e não desanimar, claro.

Cris 26/05/2013minha estante
SPOILER **** gente o Josef..fiquei esperando entender de onde veio e a que veio esse garoto. qual a relação de ódio com o "hipnotista?" alguém me explica? . na real , como ele, digamos,sobreviveu?como acharam ele assim...bem..em cima da hora? diante das circunstâncias insólitas? dou 3 estrelas. achei o livro interessante em algumas parte e em outras desconexas. pensei que Benjamin.bem ..no final.. ele nãoe scaparia , tudo menos aquele final hollywoodiano que ,não sei se é só comigo, mas já começa a cansar.gosto das surpresas ,mas que sejam , digamos , coerente . tudo bem que é literatura,mas o melhor dela é quando ela nos apresenta uma coerência que pode ser realista,ou uma espécie de espelho desta personalidade,mesmo nas histórias fantásticas. algo que você aceite e compreenda como um "pode ser". neste livro encontrei parte que não me cativaram. tinha momentos que o papel de Simone me irritava ao extremo. parece aquelas mulheres irritantes que começam a implicar por nada ,ela é simplesmente esquisita.quando o senhor ,pai dela, aparece para ajudar nas investigações ...parecia que lia um deses livros americanos em que cada um faz por si e de alguma forma, mesmo sem sentido, chega aos finalmente sãos e salvos. aff!!! Li que compararam stig larson com os dois autores deste livro. gente uma coisa é uma coisa outra é outra , faz favor!!!

Bruno.Martins 25/08/2015minha estante
Realmente acho que a história se perdeu um pouco a partir do momento em que se abriu mão de um antagonista que tinha traços interessantes de maneira tão simples e pobre apenas para servir de ponte para a aparição do então antagonista de fato. Acho que eles precisavam de mais páginas e não imaginaram como amarrar o roteiro, mas no todo não achei o livro tão péssimo assim. Apenas não leia novamente

Marci 06/05/2016minha estante
Também achei que 100 facadas foi um exagero, considerando que alguns dias depois, Josef conseguiu fugir do Hospital e da Polícia. _ _'

Andrea 24/02/2012

Ai, que decepção com esse livro! Uma história com potencial, mas que foi mal desenvolvida. Agora fica a dúvida: é ruim porque foi escrita por duas pessoas ou o fato de duas pessoas terem escrito foi que a tornou ruim? Ou isso não tem nada a ver? Oh, dúvida cruel.

A capa é maravilhosa, mas só no final faz sentido. Eu fiquei o tempo todo, "mas gente, DE ONDE saiu essa tesoura?". Concordo que é bem chamativa, mas né, precisa fazer sentido também. Ponto positivo aí.
E a tradução até que foi boa, com revisão e tudo. Não tenho muito do reclamar da Intríseca nessa questão. Mas eu não gostei da história ser narrada no presente. Isso me cansou.

O início é realmente cativante. Te prende e você quer saber onde vai dar. No começo, me cansou que todo capítulo - geralmente curto, aliás - tem informando a data. Mas daí o período do dia volta, o ponto de vista muda, e então é algo útil. Lá na metade, eu já estava acostumada, apesar de ainda ser pega de surpresa com alguma mudança de data.

De cara, eu odiei uma personagem. E isso poderia ser um fator positivo, o autor-- os autores mexerem com a gente a ponto de termos sentimentos tão fortes - mas não creio que eles pensaram isso pra Simone. Acho que ela é um tipo de mocinha. Mas eu a odiei, com o todo o meu ser. E como ela aparece na história gente! Pra mais desgosto meu.

Mas o pior é que o livro tem duas historinhas. Normalmente, pelo menos com o que estou acostumada, funciona assim: duas historinhas que aparentemente não tem ligação e se mostram ligadas. Aqui, temos duas que parecem ligadas, mas no final, são basicamente independentes.

Eu comprei o livro pela historinha 1 que teve o desfecho mais boring ever! Se é que pode chamar de desfecho. Se é que pode chamar de historinha, no final, porque muita coisa não faz sentido, nem tem explicação. A primeira coisa que eu pensei quando terminei esse livro foi, "mas já acabou? E a a história número 1?". Achei que o autor - os autores, sempre me esqueço - tivessem esquecido dela, mas aí eu me toquei que o desfecho tinha acontecido já e era aquilo mesmo. Nenhuma surpresa, nenhuma reviravolta. Nenhuma explicação. Boring.

Joona, o detetive, é a única coisa que se salva do livro. Insistente, muito dedicado, um pouco convencido... (E loiro. ;-) E ele não tinha um segredo? Envolvendo um acidente de carro? Deixei passar batido?

E o que foi isso de colocarem todo mundo ruim? Toda criança que apareceu ou era doente ou retardada ou gótica ou má. Cadê as pessoas normais?

Quase 500 páginas de pura enrolação. Aposto que um bom autor conseguiria escrever uma história muito melhor com metade disso.

Provavelmente, esse livro estará num top 5 das minhas maiores decepções nesse ano.
Zé Pedro 11/05/2012minha estante
É, Andrea! Uma grande decepção, mesmo. Me lembrei de um outro livro escrito por uma dupla e que foi um grande fiasco, na minha opinião: O enigma do quatro. Foi mais um livro sonolento...

Paulo Sutto 09/07/2012minha estante
Realmente um fiasco esse livro, muita propaganda para um livro ruim. Enganação é a palavras correta.
E concordo com o Zé Pedro, O enigma do quatro também é muito ruim.

Anônimo 08/04/2014minha estante
Enigma do Quatro é horrível. Não curto livros a quatro mãos. Livro é algo muito pessoal para se dividir a autoria.

Brunna Brasil 13/11/2021minha estante
Que medo! Estou em 25%

Sabrina 30/11/2022

Adorei
Achei bem eficiente. Foi arrastado quando a narração precisava ser mais detalhada e foi cheio de violência nas cenas brutais. Amei mesmo

Rodrigo Thadeu 25/05/2022

Esquisito, estranho... não sei
Difícil uma opinião sobre o livro, esquisito, estranho.. a ideia é boa, história tb é boa, final animado, bacana...

Porém....

A forma como é montado é estranha... capítulos de 1 ou 2 páginas, sem sentido, já que o capítulo seguinte é continuação.. daí, do nada, um capítulo de 70 páginas... depois voltam os capítulos curtinhos...

A história principal é legal, então não precisava tanto "rodeio", ou como dizem, "encher linguiça"... sem contar alguns erros técnicos de concordância e ortografia..(me lembro de pelo menos 2)...

Parei de ler algumas vezes, mas fui insistente e finalizei na "força do odio"...

Ainda não consegui definir se gostei ou não...

Juliana Magalhã 28/10/2012minha estante
Concordo, muitas pontas ficaram soltas e/ou foram mal explicadas.

Fernando Brito 23/01/2014minha estante
Perfeitos os questionamentos. Eu, particularmente, gostei. Mas com toda a certeza este livro poderia ser melhor!

Diana 16/02/2024

Psicopatas
Muuito bom! Cheio de pessoas instáveis psicologicamente que levam a uma história de crimes e a este thriller maravilhoso. Muito viciante não conseguia parar de ler até terminar. Nunca tinha lido nenhum thriller nórdico mas estão de parabéns.

Areboucas 04/04/2021

Cumpre o que promete
As vezes é cansativo mas na maior parte das vezes te prende e te faz não querer parar de ler. Gostei

Alessandro.Aguilera 17/03/2021

Uma história violenta e intrigante,
Meu primeiro livro do casal e me arrebatou. Muito bem escrito com personagens bem desenvolvimento e uma trama amarradinha que te prende do começo ao fim. Recomendo.

Karina309 16/03/2023

Pesado
Achei o livro pesado, violento e inverossímil. Queria terminar para que a história tivesse um desfecho mas achei muito cansativo.

Naa 19/06/2022

Movimentadíssimo!!!!
Eu estava em uma completa ressaca literária desde ?Assim que acaba? e nada como um suspense policial para tirar a gente dessa foça, né? ?

O hipnotista é o primeiro livro da série policial de Joona Lina, do casal Lars Kepler. Ele possui dois arcos, um que inicia o livro e compõe 30%, que retrata uma família assasinada e um único sobrevivente do massacre e o outro arco, de 70%, do sequestro do filho do hipnotista, Erik!

Eu percebi que muita gente não gosta do livro porque se apega ao primeiro arco que, de fato, espera-se muito, mas a história muda de rumo.

Eu ameiiiiiii a história ter mudado de rumo porque logo no começo eu já fiquei meio bleh no primeiro arco, mas o segundo é muitíssimo bem construído (com uns 2 furos, mas dá para revelar), o (a) vilão (a) do segundo arco foi, até agora, o (a) assassino melhor bem construído e horrível que eu já tive contato nas minhas leituras ?.

Todos os personagens são aprofundados e, pelo que vi sobre os livros seguintes, eles ainda serão melhores desenvolvidos ?.

Ele tem capítulos curtos e eletrizantes, prende d+++!

Só não dei 5?? porque senti falta de um fechamento melhor do primeiro arco, mas tudo certo.

Para quem quer ler: já vá em mente que são dois arcos e o segundo é melhor hahaha.

Mateus 04/03/2012

Quando um livro estrangeiro se transforma em um grande sucesso mundial (e quando digo estrangeiro, me refiro a livros que não sejam norte-americanos ou ingleses, tão comuns pelo Brasil), o interesse dos leitores se foca totalmente em seu país de origem. No caso da Suécia, a partir do lançamento da Trilogia Millenium, de Stevie Larsson, todos passaram a se perguntar o que mais este distante país poderia oferecer à literatura policial. Pois O Hipnotista é a prova de que os suecos são realmente excelentes autores, e que possivelmente muita coisa boa ainda irá surgir a partir dali.

A história de O Hipnotista tem como ponto de partida o assassinato brutal de uma família. Josef Ek, o filho mais velho e único sobrevivente do crime, pode ser o único a ter a chave para encontrar o assassino, mas se encontra em tal estado de choque que Joona Linna, detetive do caso, terá que recorrer ao hipnotista Erik Maria Bark para interrogá-lo. Mas vejam bem: esse é o 'ponto de partida' do enredo, e não a história principal. Ter esse pensamento talvez leve à uma grande decepção.

Logo após terminar a leitura, ao fazer uma reflexão sobre tudo o que havia lido, cheguei à conclusão que O Hipnotista pode ser comparado a um labirinto: os autores nos fazem percorrer vários corredores, passando por inúmeros caminhos e, acima de tudo, nos levando a vários becos sem saída. O centro do labirinto (no caso, a história principal), está tão distante dos outros corredores no início (e histórias secundárias) que às vezes fica difícil acompanhar, o que talvez justifique tantas críticas. Porém achei a história tão bem montada, com personagens tão carismáticas, que foi difícil não gostar imensamente de cada detalhe.

Quem se acostuma com a narrativa tão diferente da habitual há de concordar: é uma leitura surpreendente e realmente 'hipnotizante', quase difícil de largar. Mesmo grande parte do livro girando ao redor de histórias secundárias e um tanto desnecessárias, cada desenrolar de prender o fôlego nos transforma mais e mais em fãs dos autores e claro, dos personagens. Aliás, Erik Maria Bark e Joona Linna se mostraram personagens tão excelentes que posso ver uma continuação para o futuro, tão boa ou até melhor do que O Hipnotista. E torço para que isso venha mesmo a acontecer, pois Lars Kepler ainda tem muita coisa a oferecer.
Eddie Araújo 05/03/2012minha estante
Esse livro já estava na minha lista de desejados, mas nunca tinha lido nenhuma resenha sobre ele.
A sua resenha em si, já nos leva a querer conhecer essa estória, a comparação com um labirinto foi bem instigante. Confesso que tive a vontade de lê-lo aumentada a mil.

Parabéns pela resenha!

Matheus Caixeta 22/01/2013minha estante
Quando esse livro lançou fiquei com muita vontade de ler, mas à medida que o tempo foi passando fui percebendo que as pessoas não estavam dando ao livro uma avaliação muito positiva. O que era uma pena, porque eu amei a capa, o título, a sinopse... tudo. Mas acho que depois dessa resenha você me devolveu a vontade de ler O Hipnotista. :)

Mateus 26/01/2013minha estante
O Hipnotista é um excelente livro, não vejo porque as pessoas o criticarem tanto. Como eu disse na minha resenha, se vc ler e mantiver uma postura imparcial, sem se prender a nada, pode se surpreender. Mas isso vai de cada leitor. Tente ler depois, Matheus, acho que vc iria gostar.

Rafa 24/06/2020

O começo do livro é impactante, com boas doses de sangue ao descrever o assassinato da família. Mas divido o resto do livro em dois aspectos pessoais:

Decepção: a história da investigação do massacre da família, que é usada para atrair o leitor fica em segundo plano e termina de um modo muito besta, deixando pontas soltas.

Satisfação: a história das consequências da volta à prática da hipnose pelo Dr. Bark, que se torna a história principal, é muito bem desenvolvida, com reviravoltas a todo o momento, e termina de uma forma espetacular.

Por esses motivos achei o livro bom, não mais que isso. Fiquei com a sensação que o casal de autores ficou perdido pra terminar duas histórias que começaram muito bem. Outro aspecto negativo foi que ele é muito descritivo para um thriller, ficando enfadonho em alguns capítulos. Mas um lado muito positivo que me ganhou pra valer foram as referências a Pokemon!!!!