Hino a Afrodite e Outros Poemas

Hino a Afrodite e Outros Poemas Safo

Resenhas - Hino a Afrodite e Outros Poemas

Marcos606 27/05/2023

A poesia de Safo tem por objetivo é a educação de mulheres jovens, especialmente para o casamento. Afrodite é a divindade tutelar e inspiração desse grupo feminino. Safo é a serva íntima da deusa e sua intermediária com as outras moças. Na ode a Afrodite, a poeta invoca a deusa para aparecer, como no passado, e ser sua aliada para persuadir uma garota que deseja amá-la. Imagens frequentes na poesia de Safo incluem flores, guirlandas brilhantes, cenas naturais ao ar livre, altares fumegando com incenso, unguentos perfumados para borrifar no corpo e banhar o cabelo – isto é, todos os elementos dos rituais de Afrodite. As moças eram educadas e iniciadas na graça e elegância para sedução e amor. O canto, a dança e a poesia desempenharam um papel central nesse processo educacional e em outras ocasiões culturais. Como aconteceu com outras comunidades femininas, incluindo a espartana, e com as correspondentes instituições masculinas, a prática do homoerotismo dentro desses grupos desempenhou um papel no contexto da iniciação e educação. Na poesia de Safo, o amor é paixão, um poder inescapável que se move pela vontade da deusa; é desejo e emoção sensual; é saudade e memória de afetos agora distantes, mas compartilhados pela comunidade de mulheres. Há uma dimensão poética pessoal, mas também coletiva porque todas as meninas do grupo se reconhecem nela. Uma parte importante da obra poética de Safo é ocupada pela epitalâmia, ou canções nupciais.

Esta poeta lírica grega foi muito admirada em todas as épocas pela beleza de seu estilo de escrita. Sua poesia contem uma dimensão intimista que nos faz imaginar verdadeiros conhecedores da poeta e, sem dúvida, é razão pela qual sua poesia nunca saiu de moda.

Luísa Anjos 12/03/2021

Não conheço nenhuma edição da Hedra que deixe a desejar, termino a leitura sempre impulsionada a buscar mais do tema, procurar cada referência bibliográfica. Introdução riquíssima, observações e notas muito pertinentes. Mesmo já familiarizada com vários aspectos da Grécia Antiga, cultura, mitologia, história, meus conhecimentos não são lá tão aprofundados e realmente pude ir bem além com esse livro. Fiquei triste por termos, hoje, apenas fragmentos da obra de Safo; mas isso nunca foi motivo para os estudos e pesquisas serem superficiais ou poucos. Foi muito bom descobrir mais, realmente uma edição de referência, que pode nos levar mais longe.

Lua 29/05/2021

Hino ao amor
O que nos resta da obra da grande poetisa de Lesbos. Hino ao amor entre suas iguais.

tiagonbraz 04/12/2021

Hino a Afrodite e outros Poemas, de Safo de Lesbos
"Uns, renque de cavalos, outros, de soldados,
outros, de naus, dizem ser sobre a terra negra
a coisa mais bela, mas eu (digo): o que quer
que se ame."

Confesso que antes de ler o livro, nunca havia ouvido falar de Safo de Lesbos. Não estou acostumado a ler poemas, portanto foi relativamente difícil de lê-los - ainda mais porque, infelizmente, sobraram-nos apenas fragmentos da obra de Safo.

Ao ler sobre a "biografia" de Safo (coloco entre aspas devido às informações precárias que temos), deparo-me com a "Grande Questão Sáfica" - uma discussão que ganhou força nos últimos anos, com o avanço do pós-modernismo; Safo foi angariada por alguns movimentos sociais devido aos rumores de que seria homossexual (e sim, de Safo de Lesbos vem a palavra "lésbica").

Nada de novo sob o sol: desde a Antiguidade esses rumores são citados; todos de registros históricos no mínimo duvidosos, cheios de inconsistências. Não obstante, é claro que isso foi tomado como uma certeza pelos movimentos que ergueram a sua bandeira e tomaram Safo como símbolo. Tanto que no início de minha pesquisa sobre a vida de Safo achei que isso era um fato. E não o é.

O que acaba acontecendo, infelizmente - e a tradutora Giuliana Ragusa, com seu trabalho excepcional, mostra na introdução - é que a obra de Safo fica em segundo plano, com a discussão de se Safo era homossexual ou não tomando a parte principal. Sim, são apenas fragmentos, com apenas um poema completo, dez fragmentos substanciais e uma centena de citações breves de autores antigos e cerca de 50 peças de textos em papiro - o que torna a análise e o prazer de ler os poemas algo limitados. Mas, ainda assim, no mínimo interessantes.

Quanto à essa questão, a introdução de Giuliana Ragusa responderá às várias perguntas, mas deixo apenas uma das importantes passagens: "Aos que procuram a poesia de Safo, restarão seus fragmentos - vivos, desafiadores, pulsantes há séculos, a despeito de sua fragilidade material; aos que procuram Safo, a mulher, ou Safo, a lésbica, restará pouco mais do que mitos."

Nos poemas, um tema constante é o amor - com a deusa Afrodite e seu filho (?) Eros tomando parte importante. Há diversas passagens instigantes, em que você realmente se pergunta qual seria o tipo de relação que ela tinha com suas alunas (se elas fossem realmente alunas), e se havia algo de sexual nisso. Porém não passa de especulação. Outro texto recentemente encontrado (em 2004) discorre sobre a velhice e os seus efeitos no corpo - enfatizando que o ser humano reflete sobre o processo inexorável de envelhecimento há muitos séculos, e tentando aceitá-lo.

Por fim, recomendo fortemente que se compre a nova edição, pois novos textos foram encontrados em 2014. Assim, sua experiência com Safo de Lesbos será (um pouco) mais próxima do ideal.

I. de Rohan @izabelderohan 14/12/2021

Bom livro de bolso, com explicações razoáveis para os poemas de Safo e uma boa seleção. Não gosto dos textos iniciais que buscam explicar o contexto de Safo, acredito que falte informação e distorça aspectos importantes da persona. De qualquer forma, vale a pena pelo tamanho.

Luiz Pereira Júnior 15/06/2022

Pedaços sobre o que pode ter sido (ou não)...
Primeiramente, aviso que li a versão de bolso da Editora Hedra, com Introdução de Giuliana Ragusa.

Dito isso, é perceptível que a obra é dirigida essencialmente a amantes de poesia, curiosos sobre a homossexualidade feminina e acadêmicos.

Boa parte devido à Introdução de Giuliana Ragusa, a leitura foi um ato que desmistificou muito do que eu pensava (e talvez boa parte dos leitores chegue a essa obra pelas mesmas ideias ou pré-conceitos). Giuliana Ragusa, em seu longo texto introdutório, mostra que Safo acabou se tornando muito mais famosa, mais célebre, mais imortal devido à sua (pretensa) vida homossexual (lésbica avant-la-lettre) do que pela sua produção poética em si. O engraçado é que a Introdução de Giuliana Ragusa é muito maior do que a soma de todos os versos que Safo escreveu.

E infelizmente é preciso concordar com Giuliana: os poemas de Safo são pouquíssimas estrofes completas, poucos versos completos e um pequeno corpus de fragmentos de versos. Dessa forma, como fazer uma ideia do que realmente foi a poetisa (prefiro esse termo) mais famosa do mundo antigo?

Um exemplo de um fragmento da poesia de Safo: “tenra virgem, colhendo flores”

A partir dessas palavras que a poetisa escreveu, você leitor pode dar-lhes sentido como bem entender, de acordo com sua própria orientação sexual, ou de acordo com seu humor, ou de acordo com sua disposição momentânea ou seja lá o que você estiver sentindo ou pelo que estiver passando no momento em que ler essas quatro palavrinhas.

Vale a leitura? Se for por um dos motivos que apontei, vale a pena sim (isso se você achar o livro por um preço acessível). Mas se você não amante de poesia, nem curioso sobre a homossexualidade feminina (se bem que há outros livros bem mais pontuais sobre o assunto), nem acadêmico em busca de uma nova tese que revolucionará a literatura ocidental e o mundo como o conhecemos, é bem provável que vá se decepcionar com os pedaços da coisa toda (que nem existe mais) e reclamar de ter comprado pedaços de frases com o rico dinheiro que você suou para ganhar...

Jordy.Hericles 04/02/2024

Um estudo muito bem feito, em sua primeira parte apresenta, dentro do possível, o contexto de Safo, suas inspirações e estilo de vida, bem como tenta separar Safo real e Safo mito para apenas então com este entendimento apresentar os fragmentos visando real entendimento do texto a época de sua criação