Dom Casmurro

Dom Casmurro Machado de Assis...

Resenhas - Dom Casmurro

Amanda Lavinea 25/05/2024

Traiu ou não traiu
Meu primeiro Machado de Assis e posso afirmar que não foi nada de díficil do bicho de sete cabeças que todo mundo sempre fala, muito pelo contrário, a escrita do Machado é cheia de sarcasmos e ironias da época que acabam sugando a gente para dentro da história. A história conta sobre Bentinho, Capitu e Escobar, onde Bentinho é amigo de Capitu desde pequenos e chega um momento que eles se apaixonam ainda adolescentes mas a mãe de Bentinho o coloca em um monastério e lá ele conhece Escobar que vira um grande amigo até o fim do livro. Bentinho é extremamente revoltado, daí o nome Dom Casmurro, entra na carreira do celibato e fé a força pela sua mãe mas não dura muito pois ele consegue fugir e ir estudar direito em São Paulo. Em certo momento da história ele e Capitu se casam e continuam mantendo o amigo Escobar em seu convívio, o twist do livro está no fato do filho de Bentinho e Capitu parecer demais com Escobar assim gerando a discussão e desconfiança de Bentinho sobre Capitu ter ou não traído ele com seu melhor amigo Escobar, apesar de não ter muitos indícios em si de ter havido traição. Na minha opinião, Bentinho era obcecado tanto por Capitu quanto por Escobar e não suportava a ideia de que os dois estavam próximos e por isso colocou na cabeça essa história, também existe muito aquela teoria de quem queria ficar com o Escobar era ele, e ele ficou revoltado com o fato de que o Escobar preferia a Capitu a ele. Não sei dizer, Machado deixa essa discussão em aberto para qualquer interpretação que a gente consiga ter o que torna o livro icônico e atemporal, tanto que mesmo depois de tantos anos essa pauta ainda existe.

Crislane 25/05/2024

Dom Casmurro
Esse livro me deixou bestificada com a escrita de Machado de Assis, nunca tinha lido nada do autor, mas entrou pros meus favoritos e é uma excelente obra.

Rose Ellen Laise 25/05/2024

Eu queria deixar aqui argumentos inteligentes e opiniões relevantes, mas estou com preguiça e só estou escrevendo aqui porque precisa para o desafio do skoob. Mas fica aí as 3 estrelas, quem sabe depois mudo.

Juh 25/05/2024

Capitú não traiu bentinho!!!!
Eu demorei bastante para ler esse livro por ter uma linguagem mais complicada e a versão que eu li ser mais antiga. Bom o livro tem um enredo e uma história muito cativantes e eu gostei, porém achei que o começo do livro foi demorado demais em que o bentinho passava capítulos e mais capítulos apenas divagando e sem sair do lugar na narrativa e isso atrapalhou um pouco a história deixando a leitura muito cansativa, já o final foi o contrário muito rápido e seco e sem detalhes. Não gostei do final que me decepcionou bastante com poucos detalhes e acontecimentos que não me agradaram ........, o bentinho e a capitu eram lindos juntos, porém o ciúmes e a possessividade do bentinho estragou e ruiu a relação dos dois...... mas no mais gostei do livro e achei a história boa

Laurínios 24/05/2024

Traiu ou não traiu? Impressionante como a escrita de Machado de Assis nesse livro seja tão gostosinha de ler, pois esperava uma leitura difícil e chata, mas me surpreendi com a facilidade que li o livro. Além de ter uma boa escrita, é maravilhoso ver a construção dos personagens, como Bentinho, o narrador, que possui o poder de nos fazer acreditar em cada palavra sua e só prestando um pouco de atenção percebemos que ele não possui um juízo perfeito. É maravilhoso essa narração de Bentinho que nos leva para um lado que, no entanto, pode nos levar a outra interpretação, gerando a dúvida que até hoje assola os leitores de Dom Casmurro, Capitu traiu ou não traiu?

Marina 24/05/2024

Achei que gostaria mais. Não sei, fui com muitas expectativas por causa de memórias póstumas e acabou não sendo o que esperava. Achei que todo o conflito em volta da traição ou não aconteceria de outra forma.

lilyanmarques 23/05/2024

Capitu não traiu!
A obra de Machado de Assis, narrada em primeira pessoa, nos apresenta um universo limitado pelas percepções de Bentinho, homem como outros homens, fiel a sua criação aristocrática e movido por sua personalidade caótica.
Extremamente ciumento, desde de criança acredita fielmente que Capitu se "engraça" com outros homens e, na vida adulta, se convence o suficiente ao ponto de cogitar cometer assassinato ou suicídio.
A conclusão da fidelidade ou traição por Capitu deve ser tirada das entrelinhas desta obra, prestando atenção aos menores detalhes das narrações.
Machado foi um gênio em sua escrita, que gera discussões mesmo depois de mais de um século.

Tamires 23/05/2024

Delírios de Bentinho
É meio besta dizer que esse livro é indispensável né? Acho que ele já provou sua perfeição.

Narrado em primeira pessoa, a gente acompanha a história de vida de um filho de Deus mimado, fraco de caráter, inseguro e egoísta.
Sua mãe fez uma promessa que ele seria padre, mas ele queria mesmo era casar com sua amiga de infância, Capitu.
Após o casamento e a chegada do primeiro filho, ele simplesmente mete na cabeça que o garoto é filho do falecido melhor amigo dele e põe tudo a perder.
Capitu, mulherão que é, não é obrigada a ouvir esse tipo de coisa e mete o pé, vai linda gastar o dinheiro dele na Europa (errada não tá).

Mesmo contando a própria história, tentando se fazer de vítima o máximo possível, Bentinho não consegue esconder sua verdadeira índole. Então não. Não dá pra confiar nesse traste, não dá pra entender porque o Escobar tinha tanto carinho por ele e, principalmente, como a Capitu quis essa criatura.

Enfim, ele era um cara que tinha sentimentos homoafetivos pelo melhor amigo, uma ligeira obsessão pelo rapaz e não conseguia conceber o fato de a esposa dele não se sentir do mesmo jeito.

Resultado: Capitu não traiu, mas bem que ele merecia...

Alice1030 23/05/2024

Capitu não traiu!
Gente, não traiu. Simples. Bentinho é ciumento possessivo, e o ciúme faz a gente ver coisa onde não tem.
A história é muito boa, te prende bastante.
Realmente Machado é um autor muito bom.
Uma escrita bem difícil, não dá pra mentir, mas uma história que traz personagens inesquecíveis na literatura brasileira.
"Olhos de cigana oblíqua e dissimulada."
Recomendo ser lido por vontade própria, já tentei ler outra vez e não foi nada proveitoso hahaha

Maria17400 23/05/2024

Chatoo
Uma leitura entediante e cansativa, porém com ela pude notar que Machado de Assis tem fetichista em braços

Vane 23/05/2024

O Bentinho é completamente doido.
O autor é um gênio, o livro é maravilhoso, mas o personagem é um chato, mimadinho e ainda por cima completamente lelé.

O cara casa com a mulher dos sonhos dele vive completamente feliz e depois que ELE tem um momento errado com a MULHER DO MELHOR AMIGO DELE passa a suspeitar da própria esposa (??)

Aí ele decide pelas vozes da cabeça dele que o filho não é dele e que ela sempre o traiu. Passa a odiar ela e o filho e pensa muitas vezes em matar os dois ? sendo que fica claro em muitos momentos que o ciúme dele é doentio e a semelhança que ele via no filho e no melhor amigo era projeção da própria cabeça.

Pra mim não tem discussão, Capitú além de inocente é uma santa por ter aturado um cara chato desse.

AnaJA 23/05/2024

"olhos de cigana oblíqua e dissimulada."
É permitido dar uma nota dessas para um clássico?
Acho que esse é o meu primeiro clássico e para o primeiro achei bem difícil de entender. Entendi quase nada fui me acostumar com a leitura lá pelo final do livro então não me cativou tanto, mais em resumo minhas opiniões são
Capitu NÃO traiu bentinho e sim ele, o mesmo apesar de não ter cometido a traição fisicamente cometeu com pensamentos e olhares.
Pretendo reeler mais velha para ver se consigo compreender melhor

Agatha.Velasco 22/05/2024

Traiu ou não traiu?
A cada releitura,um olhar diferente,mas é sempre um prazer imenso ter um livro do Machadão em mãos.
O ciúmes senhoras e senhores, faz um tremendo estrago,né?
A resenha dispensa o resumo da história, eu só posso dizer para não dar spolier que um amor tão lindo, ruiu por Bentinho ser doentio.
Dom Casmurro é um clássico da nossa literatura. Se vc ainda não leu,por favor,só leia!

Michelle 22/05/2024

Dom Casmurro
Este é o clássico que têm a polêmica e dúvida: traiu ou não traiu? Pai é quem cria?
É obra com narrativa envolvente, onde o autor conversa com o leitor, conta histórias dentro da história, cita inúmeras outras obras e autores e nos leva em tramas de dias comuns.... ou ocultos, rs