A Anatomia do Estado

A Anatomia do Estado Murray N. Rothbard

Resenhas - A Anatomia do Estado

IvanildoIII 15/11/2013

Distribuam na escola
Rothbard está simplesmente genial nesse livro. Não há como continuar sendo um defensor do status quo e do estado após essa dissecação do poder estatal.

Rothbard aponta o óbvio e banal, mas que ainda não nos tínhamos dado conta: intelectuais apoiam o estado porque o estado os sustenta, o estado é dominado por uma elite, o estado NUNCA vai beneficiar os pobres.

São as 50 páginas que toda a humanidade deveria ler.
Pedro 09/01/2023minha estante
Escrita porca, ele é simplesmente infantil e completamente idealizado.

VictAria109 07/04/2021

Cirúrgico
Murray Rothbard é um economista americano da escola Austríaca que teve papel de importância na difusão do pensamento libertário e foi um dos fundadores do pensamento anarco-capitalista.

Nesse livro, Murray Rothbard explica o que o estado é e o que ele não é.
Ele ensina como o estado nada mais é do que uma instituição que viola tudo aquilo que consideramos honesto e moral, sempre agindo sob uma falsa aparência de bondade e preocupação para com o cidadão.

Ele demonstra como o estado acaba com a liberdade, destrói a civilização e ameaça a vida, a propriedade e o bem-estar social de todas as pessoas.

Gabrielli 12/03/2023

Boa introdução ao libertarianismo
É uma porta de entrada para entender o libertarianismo, ideologia que faz sentido em muitos pontos. O grande problema, a meu ver, é a falta de resposta à pergunta: o que colocar no lugar do Estado com a ruína deste?

LuisIV 03/06/2021

Ótima introdução
Primeiro livro sobre política que leio, achei muito bom para iniciar nesse mundo. Claro, é um livro muito simples, bem rápido de ler e você não vai achar informações muito aprofundadas mas acredito que nem seja a intenção.

Trouxe diversos insights e me deixou com mais raiva do estado ?.

Recomendo! Primeiro de muitos

Theo 05/07/2022

Não dá pra ser anarco-capitalista e inteligente ao mesmo tempo.
O pior livro que eu já li, se não fosse digital eu jogaria no lixo.
Primeiro que a escrita do Rothbard deixa transparecer uma sociopatia (não apenas nesse livro, já li outros textos), pra não dizer outra coisa... depois percebo que é ridiculamente mal escrito, uma criança do ensino fundamental faz melhor, chega a ser risível.
Dentre os textos soltos há vários exemplos absurdos que não se traduzem na realidade, é um idealismo tosco.
Se esse é o "pai" do anarco-capitalismo, imagine o filho.

Capitu 17/07/2022minha estante
Obrigadaaa, finalmente uma resenha que preste. Eu tô lendo essa bosta, e meu cérebro tá derretendo. Finalmente tô me achando mais inteligente que alguém

Leandro.Conde 19/07/2022minha estante
Julgar um livro por seu posicionamento político é complicado...vai ler então só o que vc apoia e concorda.

Capitu 19/07/2022minha estante
Então moço, eu não leio só oque eu concordo, até por isso li esse livro. E é óbvio que vou basear meu posicionamento político em um livro, ideologicamente contrário oque eu penso

Leandro.Conde 20/07/2022minha estante
Não estava me referindo a você diretamente. Estava me referindo a pessoas que criticam obras por posicionamentos políticos.

Lucas.Cordeiro 27/05/2021

Ótimo livro
Explica detalhadamente o papel do Estado na vida das pessoas, o motivo dele existir, o que ele é e o que ele não é, leitura fluida, dinâmica, terminei em menos de 2 horas, recomendo a leitura para aqueles que querem se aprofundar nas ideias libertárias ou gostaria de entender melhor o que elas são.

Zaqueu 02/05/2021

Quanto maior pior.
A grande questão é o tamanho e a quantidade de gastos que o estado é hoje. Quanto maior menos eficiente e mais burocrático para o povo, pois sabemos que um pequeno grupo é beneficiado pela grande massa. Quanto maior for a dependência para o estado mais difícil fica superar essa máquina de ineficiência.

Dread loks 26/05/2022

Essencial para todos !
Com essa obra você abre sua mente a respeito do Estado, e para de acreditar em suas mentiras.
O Estado não soluciona problemas, porque ele precisa dos problemas para existir, sendo assim as pessoas ficam refém das políticas públicas
e se acham incapazes de viver sem o Estado de forma livre. Infelizmente.

Esse Livro é Muito Bom, Recomendo!

Vitor 15/03/2021

Extremamente básico, mas uma boa introdução.
Anatomia do estado é capaz de situar o leitor em uma dinâmica que se recusa a abrir uma excessão pros feitos do estado e sua posição legal.
Apesar disso, não é possível extrair nada genuínamente útil em um contexto argumentivo de padrão mais elevado (exatamente onde o libertarianismo é tratado como piada)
Portanto, é uma introdução interessante, mas passa longe de uma leitura recomendada pra quem deseja aprender algo profundo.

rafaelrochax 13/09/2020

"O Estado é a organização social que visa a manter o monopólio do uso da força e da violência em uma determinada área territorial; especificamente, é a única organização da sociedade que obtém a sua receita não pela contribuição voluntária ou pelo pagamento de serviços fornecidos mas sim por meio da coerção."

"Enquanto os outros indivíduos ou instituições obtém o seu rendimento por meio da produção de bens e serviços e da venda voluntária e pacífica desses bens e serviços ao próximo, o estado obtém o seu rendimento através do uso da coerção; isto é, pelo uso e pela ameaça de prisão e pelo uso das armas."

"O 'meio político' desvia a produção para um indivíduo ? ou grupo de indivíduos ? parasita e destrutivo; e este desvio não só subtrai da quantidade produzida como também reduz o incentivo do produtor para produzir além da sua própria subsistência."

"Dado que a produção tem sempre que preceder qualquer depredação, conclui-se que o livre mercado é anterior ao estado. O estado nunca foi criado por um ?contrato social?; ele sempre nasceu da conquista e da exploração."

"Outra potente força ideológica é desaprovar e rebaixar o indivíduo e exaltar a coletividade da sociedade. Pois uma vez que qualquer tipo de domínio implica uma aceitação da maioria, qualquer perigo ideológico para o domínio pode começar apenas a partir de um ou de poucos indivíduos que demonstrem ter pensamento independente. A ideia nova, e principalmente a ideia nova e crítica, só pode ter início como uma pequena opinião minoritária; como tal, o estado tem de cortar a ideia pela raiz, ridicularizando qualquer ponto de vista que desafie a opinião das massas."

@PinkLemonade 11/03/2021

Muito interessante
Já havia lido outros autores anarquistas antes(spooner, bakunin, tucker etc) mas nunca havia lido o posicionamento de um anarcocapitalista sobre o Estado.

Obviamente a linha argumentativa é radicalmente diferente, o que é bem interesse de notar.

Gostei bastante do livro.
Diferentemente de muito autor que só "joga" as ideias sem se preocupar em basear em um mínimo bibliográfico, Rothbard cita tudo(e ao final da página o que é ainda melhor haha).

É claro que ainda preciso verificar a bibliografia dele mas de antemão posso dizer que vale a pena se inteirar com o livro.
A leitura é fluida, agradável, acessível e autor te levar "pela mão" na linha de raciocínio dele(muito organizada por sinal).

Vou procurar ler outros livros do cara para ter tempo de digerir a obra e investigar mais a fundo as diferenças entre esse ramo anarquista e os demais.

Cezar.Tosta 06/04/2021

Espetacular
Em poucas páginas, o autor revela o essencial para a compreensão dos fenômenos relacionados ao Estado. São argumentos valiosos que o cidadão de hoje não pode se dar ao luxo de dispensar para que possa se situar adequadamente na sociedade.