O Homem Pós-Histórico

O Homem Pós-Histórico Henry Bugalho

Resenhas - O Homem Pós-Histórico

tguedes2 24/05/2021

Erros e acertos da humanidade
Leitura fácil, leve e concisa. O Homem nos é apresentado como indivíduo de hábitos "pré históricos", mas que em seu cotidiano acaba encontrando uma biblioteca desativada. Nesse ponto, descobrimos que a estória não se narra nos tempos das cavernas, pelo menos daquele que temos conhecimento de ter ocorrido no passado. Esse novo tempo das cavernas passa-se após o perecimento da humanidade tal qual a conhecemos.
O narrador apenas contempla o dia-a-dia e as descobertas do Homem nesse novo - ou nem tão novo- ambiente. Bugalho não tem a intenção de fazer qualquer aprofundamento ou explicação sobre o que trouxe a humanidade até esse estágio. Mas isso não tira seu caráter reflexivo e filosófico.
A saída do Homem de sua caverna e de seu mundo limitado me lembrou a parábola "A Caverna de Platão". Por outro lado, o desfecho me pareceu uma metáfora; uma denuncia de como a ignorância pode ser fatal.
Por fim, os outros contos sobre o futuro apresentados no livro são bastante reflexivos e alternam diante de diversas possibilidades de sucumbência da raça humana. Eu, pelo menos, consigo imaginar a humanidade em todas as possibilidades abordadas.
No mais, uma leitura fluída e leve, para se fazer em uma tarde, e que faz pensar.

Guilherme Rodrigues 12/03/2020

Interessante
O Homem Pós-Histórico trata de um homem da pré-história que vive sozinho numa caverna ao redor de uma fogueira, caçando, comendo, dormindo. Tudo que o amedronta aflige também o homem de hoje. Ele tem medo do desconhecido.

Tudo que existe, até então, é ele e o seu mundo. Ele é um ser bruto, vagueia pela terra nu e com uma lança atrás de comida, mas à medida que avança, ele vai se descobrindo e quer saber mais sobre tudo que o cerca. De primeiro momento, sente medo, recua e enfim persiste.

Em uma de suas caçadas, descobre uma biblioteca cheia de livros e corredores coberta pela vegetação. Uma biblioteca na pré-história? Encontra um homem igual a ele e conforme caminha seu mundo vai se expandindo, ele se expande. Descobre mais coisa, enfrenta lobos, o frio chega à beira da morte, mas não desiste, vai construindo sua história.

É um livro simples, leve, objetivo e com conteúdo. Dividido em capítulos bem definidos que guiam o leitor a descobrir mais sobre a obra, assim como o protagonista faz durante toda a história. Embora o retrato seja de um homem das cavernas, é sobre a própria história do homem moderno que o livro trata com todos os seus medos, brutalidade e ao mesmo tempo da compaixão, do amor e capacidade de compreensão e curiosidade. Após a sua história, o seu histórico, o protagonista se desenvolve. Há um mundo lá fora muito maior do que o nosso e precisamos descobri-lo.

O autor, Henry Alfred Bugalho, é escritor, fotógrafo, fundador da Oficina Editora, editor da Revista ZAMIZDAT e autor de uma porção de livros. Eu estava vagueando pelo site da editora e me deparei com este livro. O nome me atraiu. Homem pós-histórico? Por que não pré? O que seria isso? Não entendo como um escritor pode vender seus livros a R$1,99. Não acreditei. Na hora resolvi comprar para ler. Não me arrependi, o livro vale muito mais.

site: http://resliterafilmes.blogspot.com/

Randerson 04/07/2020

Um deleite para fãs de ficção científica
Ao longo de alguns contos envolventes, dignos de uma grande série do canal Syfy até, Bugalho nos faz mergulhar em um mundo futuristico, na maior parte das vezes pós-apocalíptico, em um leitura prazerosa e ágil.

No conto principal e mais longo, talvez nem mesmo um conto, mas o livro em questão, o autor traz de fato o Homem, que vive num mundo pós-apocalíptico cheio de problemas e representando de forma muito clara alguns dos muitos dilemas que a humanidade vive, abordando a ambição, curiosidade, amor e egoísmo, entre outras coisas, e fazendo de uma leitura que soa como chata, e até sem sentido no começo, algo que se torna grandioso e com um desfecho que nos faz pensar e repensar sobre muitas de nossas ações.

O livro segue com vários contos que são um deleite para fãs de ficção científica e a medida que se alonga melhora mais e mais. Uma perfeita leitura do Homem pré-histórico a essa história em questão, que vive eternos conflitos motivados por desejos naturais, curiosidades que são características de sua própria humanidade.

Jessica891 22/08/2021

Nasci para ler Fic. Científica e distopia! Simplesmente adorei cada conto, cada personagem, adoro leituras que me fazem refletir sobre a moral, a ética, e a desgraça no qual o ser humano passo a passo se lança. Creio que já não exista esperança para nós.

Alexandra 30/04/2021

Contos interessantes
São vários contos, onde o primeiro é bem mais longo e os demais são curtinhos. Bom para distrair e pensar.

Sid 04/05/2021

Um livro de contos sobre futuros distantes que nos fazem pensar sobre muitas coisas que vivemos e acreditamos. Incrível como ele mostra um futuro imperfeito justamente por causa da nossa busca por perfeição.

Gabriel.Grilo 28/09/2022

Bastante filosófico
O que aconteceria se a humanidade começasse outra vez? É uma história bastante intrigante com conceitos filosóficos bem marcados no decorrer da narrativa e também muito interessante a maneira como o Henry descreve conceitos na visão do protagonista... pois o protagonista não conhece algumas coisas que nós leitores, sim, conhecemos, então em muitos casos o Henry descreve e nós reconhecemos o fato de que o protagonista está descobrindo algo "novamente", nessa história reescrita da humanidade que está renascendo.