The Fault in Our Stars

The Fault in Our Stars John Green

Resenhas - The Fault in Our Stars

mat 05/06/2020

Mudou muito
Eu li esse livro muitos anos atrás, aí por ser um YA li ele no original, e também acredito que por estar mais velho minha visão sobre, mudou muito, achei ele mais engraçado do que me lembrava, e esse foi um ponto positivo junto com as inúmeras referências literárias que o autor coloca e que enriqueçem o texto, mas nas partes mais dramáticas senti como se o autor quisesse que o leitor fique triste, achei forçado e não gostei, nessa segunda leitura cheguei a conclusão que a Hazel é uma gatota chata e mimada, o Peter Von Hauten é um babaca, mas fala algumas verdades para ela e Augustus é o mais carismático. Quanto a escrita do autor é bem interessante, os diálogos são divertidos e só faltou dosar as partes tristes no enredo para ser um livro "Okay".
Nota: 2.5/5

Amandha 18/01/2012

Li em algum lugar na internet que câncer é o novo vampiro(em se tratando de modinha). Pode até ser - com o livro Before I Die sendo adaptado pro cinema, o filme 50/50 do Joseph Gordon-Levitt, e vários outros livros com esse mesmo tema. Mas nenhuma deles será como TFIOS, e isso eu posso garantir.
O livro é, antes de mais nada, brutalmente honesto. Nada de açucarar o sofrimento de quem tem câncer, ou transformar os personagens em mártires. Eles são apenas adolescentes, que amadureceram mais rápido como consequência da consciência da morte. Mas esse livro não é SOBRE câncer, entendem? ele não é nem sobre jovens que tem que superar essa doença tão arrasadora, e não é sobre como lidar com o câncer. Como a Hazel diz, câncer é um efeito colateral de estar morrendo. E sobre essa história de transformar os doentes em heróis? bom, a Hazel e o Augustus fazem piada desse tipo de coisa o livro inteiro.
Algumas pessoas criticaram o diálogo do livro - pois todas as conversas são extremamente maduras, elaboradas e conscientes e por isso, incoerentes com a idade dos personagens. A princípio eu até concordei, mas daí parei e pensei: eu já li livros YA, já livro para adultos, já li de tudo. E livros para adultos nunca foram mais sábios ou realistas do que YA, pelo menos não na minha experiência. Não vejo como adicionar 10 ou 20 anos pra cada personagem faria mais sentido. A forma como a Hazel e o Augustus conversam é como eu gostaria de falar, mas se eu falasse como eles as pessoas me olhariam como se eu tivesse crescido uma segunda cabeça. E então eu parei e pensei de novo: por acaso eu conheço alguém mais velho que fale ou pense como eles? e a resposta é não, eu não conheço.
Tudo isso pode parecer confuso, mas eu garanto que se você ler qualquer livro do John Green, vai ficar bem claro do que eu estou falando. É o tipo de livro que alguns podem chamar de pretensioso, mas a verdade é que livros como esse não existem para mostrar como adolescentes são - eles servem para mostrar o potencial das pessoas.
Comecei TFIOS logo após acabar Clockwork Prince, e o meu estado era: drenada de qualquer lágrimas, com uma bomba no lugar da cabeça. Mesmo assim, não poderia ficar descansando com a possibilidade de ler esse livro tão perto de mim. Só que é um fato, com dor de cabeça eu NUNCA choro, por mais trágico e incrível que uma história seja, mas… de repente eu me vi chorando em TFIOS, e eu não conseguia mais parar, e acredito que em algum momento do livro todo mundo chora como eu chorei: feito uma louca desesperada.
John Green criou esses personagens incríveis; a Hazel Grace Lancaster, que eu me identifiquei imediatamente quando ela começou a falar coisas do tipo “meu melhor amigo é um escritor que nem sabe que eu existo”. Augustus Waters é tão incrivelmente não-perfeito que isso só torna ele melhor ainda aos meus olhos. Fiquem esperando pela cena do avião, onde ele fala uma das coisas mais fofas de todos os tempos.
Mas melhor ainda do que esse dois personagens separados, é eles juntos; não se preocupem com um livro muito focado em romance, NÃO É O CASO. Ele vai muito além disso, acreditem. E não podia deixar de mencionar, é claro, mas eu me desmanchava numa poça de geleia sempre que ele fazia referência a coisas normais, tipo America’s Next Top Model, livros e escritores, filmes como V de Vingança e 300. Eu sei que isso parece besteira, mas eu acredito que grande parte do que nos faz nós é as coisas que nos interessam, e tantos autores esquecem dessas coisas! Os livros simplesmente não mencionam muito gostos e preferências, sejam elas musicais ou literárias ou de jogos, não importa. E por isso, mais um ponto pro John Green(como se ele precisasse).
Ah é, eu não preciso dizer que recomendo, né?

Mais resenhas aqui:

Eliana 04/10/2021

?Okay?
Eu honestamente não achei que ia me surpreender tanto com o livro depois de já ter assistido o filme, mas quando eu me dei conta eu já estava tão envolvida com a história e o jeito de escrever desse [*****] do John Green, que só faz a gnt sofrer??. Eu sofri tanto que nem sei como descrever. Justamente eu colapsei pq a história me prendeu de um jeito que nossa nem tenho palavras. Eu me apaixonei tanto por todos eles, principalmente pelo Gus que tem um espacinho especial no meu coração?. Eu acho que mais do que qualquer coisa, esse livro me lembrou que realmente por mais que a gnt queira muito, temos uma infinidade contada e que tudo q a gnt pode fazer é aproveitar esse tempo com quem amamos. ?I am thankful for our little infinity?.
Kah | @romancesdakah 04/10/2021minha estante
Chorei muito lendo ele. Ainda mais porque li o final antes.

Thais 13/08/2022

Alguns infinitos são maiores que outros
Que experiência maravilhosa foi ler esse livro, tão sensível ?
Eu não tenho muitas palavras pra descrever o que eu senti, eu só amei, amei tudo!
Um mundo sem Augustus Waters é um pouco mais triste, o maior sonho dele era deixar uma marca, era ser lembrado, ele vai ser lembrado por mim ??

Moon? 26/02/2023

Releitura em inglês
Apesar de achar a prota irritante o livro continua bom mesmo depois de anos.
o gus é adorável e todos os pensamentos envolvendo família são excepcionais.
(um nao querendo machucar o outro?)
é bem interessante ver as coisas pela mente de uma pessoa com câncer, faz a gente refletir.
mesmo já sabendo o final, doeu bastante.
quase chorei várias vezes.

Deborah 07/09/2021

Não é só uma (triste) história de amor
Resolvi reler esse livro. Já fazia anos que me lembrava de ter chorado com essa estória. Mas a verdade é que não lembrava sobre como era profundo. Claro que tem romance, e isso é fundamental para o todo, mas vai além. É uma opinião sobre o amor do ponto de vista de pessoas que sabem que não terão todo o tempo do mundo. Amei cada metáfora, e o desenrolar dos protagonistas. Mesmo com o plot, acho que o final é realista e justo. A vida não é perfeita, e apesar de ser desconfortável faz bem ser lembrado disso.

Muito bom. Livro para ler e reler.

barbaranicolle 23/12/2022

love sick
what a blessing it is to love and to be loved! I've been in love with the Augustus and Hazel's story ever since I was 13, and even nine years later it keeps making my heart beat faster.
thank heaven I had the opportunity of reading it once again.

Gabi 07/07/2022

The Fault In Our Stars
It?s a good book, kind of felt boring, but that might be because it?s the second time I read it and I?ve watched the movie recently.

grazisouzajb 22/10/2022

the fault in our stars
Gostei me fez rir e me fez chorar mas to dando 3 estrelas pq ele nao é extraordinário sla KKKKKKKK

Caroline Gurgel 09/05/2013

Choque de realidade
Não gosto muito de histórias com doenças ou demasiadamente tristes, então fiquei afastada o máximo que pude de A culpa é das Estrelas. Lia muitos comentários de pessoas que se debruçaram em lágrimas, que afirmavam ser lindamente escrito, pessoas dizendo que era uma história sobre adolescentes com câncer, mas que a doença não era o foco e que era diferente de todos os outros livros que já haviam lido no estilo. Enfim, o livro chegou ao 1º lugar na lista dos mais vendidos da revista Veja e eu me rendi.

De fato, o livro é bem escrito, com lindas citações, personagens incrivelmente cativantes e maduros e um te joga um balde de água fria na cabeça de tão real que ele é.

Se chorei? Não! É como se eu tivesse desligado minha capacidade de derramar lágrimas e só vim ter alguma água nos olhos já bem perto do final. Quem chorou, certamente o fez das primeiras as últimas linhas. No meu caso havia sempre uma sensação de enjoo, de bolo na garganta. Então se você não deseja nem uma sensação nem outra, talvez você não deva lê-lo.

Os diálogos entre os adolescentes tem um brilho especial na trama, são inteligentes, maduros e duramente realistas. John Green faz com que o sofrimento dos pais seja quase palpável e que a inocência das crianças seja substituída por uma maturidade e aceitação impostas pela vida.

E no meio dessa turbulência toda, eles ainda são adolescentes e ainda se apaixonam. Um amor doce, companheiro, pueril mas forte, sonhador mas realista, de uma felicidade indubitável mas de uma tristeza extrema. É, amigos, um livro cheio de emoções, das mais contraditórias. Lindo e triste.

Beatriz.Balonecker 26/04/2021

I just add a new book to my favorites
The fault in our stars tells you the story about Hazel Grace, a 16 year old girl with a cancer in her lungs and about the love of her life, Augustus Waters, a 17 year old boy with osteosarcoma. Both meet in a support group in ?literally heart of jesus? and then fall in love. A book take them to Amsterdam and then, they?re closer than ever.
A beautiful and tragic history of love, young love!

my opinion: The love of hazel and Gus is one of the most cleanest love that I ever see. I just can?t stop love them, and I love them story, their family, their battle and everything about and related to them!
This was my first book in english and I just LOVED!!! Can?t wait to read the next :)

buttercup 31/05/2021

the fault in our stars
esse livro é maravilhoso em tantos sentidos, ele literalmente vai fazer você rir e do nada você está chorando. me toca de uma maneira que nem sei explicar, é o livro que mais me envolveu no universo deles e ouso dizer o meu favorito dentre os romances, toda vez que leio ele de novo acho mais coisas para marcar e pensar sobre, o jeito que o gus mudou a vida da hazel e como eles se amaram. são tantas coisas que quero falar desse livro que minha mente se embaralha, mas é isso.

ana 07/06/2022

augustus é (literalmente) o ultimo romantico
esse livro doeu mais do que devia doer, ler esse livro sabendo o final foi uma experiência complexa. eu gosto da escrita do john green e as discussões que ele levanta sobre morte, perda e amor me fazem pensar que esse cara é bem problemático. QUE CASAL LINDO, aaaa, serio eu amei eles dois, sei lá, chorei com o final, acabei destruída.