Mito dos Mercados Racionais

Mito dos Mercados Racionais JUSTIN FOX

Resenhas - Mito dos Mercados Racionais

Afonso74 25/06/2011

muito bom livro de jornalista econômico!
O experiente jornalista Justin Fox faz uma compilação da história da tese de que os mercados se comportam ou não de forma racional ou se os movimentos de manada e as grandes crises (1929 e 2008 por exemplo) são a regra.
Grande parte do livro se dedica a narrar o ambiente acadêmico (americano e britânico em 99% dos casos) no qual conviviam, e se digladiavam, os grandes economistas do século XX e descreve as teses defendida por cada um deles de forma muito competente e clara.
É uma obra de grande valia para que se entenda a origem das inovações nos mercados de capitais e o impacto na economia de análises de opções como a de Black and Scholes, que se iniciou como uma ferramenta privada de um determinado banco (creio que o Goldman Sachs) e se tornou a base de precificação para opções em todo o mundo.
Ou seja, não é um livro sobre as ações de operadores de mercado diante de momentos de crise. Não é um guia de investimentos e tampouco se limita a explicar as crises financeiras como o fez Nouriel Roubini em 'A Economia das Crises'.