O Que é Semiótica

O Que é Semiótica Lucia Santaella

Resenhas - O que é Semiótica

briana 18/02/2022

resenha
é um livro pra escola, então, não tem essa emoção toda, o livro é bem teórico e precisa de uma base para entender certos termos, o final deu para entender várias coisas (ainda bem) mas no meio foi complicado.

Bruno236 02/04/2024

Estudo dos signos
A autora procura neste livro fazer um apanhado introdutório sobre os principais conceitos e teorias a cerca dos estudos da semiótica, dos signos e da linguagem.

Sinceramente achei complexo. Não por conta da autora que tenta facilitar para o leigo. Mas como qualquer teoria científica tem que ter paciência e perseverança pra ler e tentar entender.

Indispensável pra quem precisa compreender o tema.

linne 05/02/2021

Razoável
Achei que fosse abordar mais o que é a semiótica, mas aprendi bastante com a leitura.

Paulo 12/01/2021

Todo livro de teoria podia começar descontraído como esse. Ele também começa simples e, claro, bastante didático.
A parte histórica inicial relata o lado interessante de um "gênio incompreendido".
Mas é um livro básico, geral, que tem, portanto, um limite pedagógico, e sendo assim também de certa forma introdutório, é necessário continuar o estudo do tema com outros materiais para aprofundamento, claro.
Natural que o livro também exija conhecimentos prévios de outros temas, como o básico da metafísica, e infelizmente, mas também naturalmente pelo seu caráter didático, fica mais complexo depois da primeira introdução, de tal forma que impossibilita a nossa compreensão de boa parte da teoria.
Mas como se espera de um livro básico, há a exigência de aprofundamento.

André Luiz 23/06/2020

Resumido
Por ser resumido, parte da necessidade de um prévio embasamento de conceitos linguísticos para um bom entendimento da versão Peirceana da semiótica. Ao final instala no leitor a curiosidade pelo entendimento sausarreano do tema.

Carlos 20/02/2021

Hmm
Não entendi nada mas eu boto fé que é um bom livro visto que, em outras resenhas do skoob, muitas pessoas falam bem dele.

Legos 15/02/2023

Bom, mas rasinho
Apresenta super bem o conceito inicial de semiótica e etc. Mas é muito curto e serve só como introdução ao assuntom pretendo ler mais sobre no futuro.

Amanda 10/12/2020

Boa leitura!
Comecei a ler esse livro para entender, afinal, o que era a semiótica e não me arrependi. Acho que a Lúcia Santaella traz uma visão bem legal sobre o assunto, e bem compreensiva também.

Janaína 29/08/2020

Olá, Peirce.
Um clássico da teoria da comunicação.
Gostaria que Santaela tivesse se apropriado mais da teoria peirceana e se colocado no texto, que muitas vezes me pareceu ser sobre ele e não com ele.

Rai @atequeolivronosrepare 28/12/2019

📚 "O que é Semiótica", por Lúcia Santaella.
📚 131 páginas.
🇧🇷 Literatura brasileira de produção científica. 2010.
💭 Uma das últimas leituras concluídas de 2019 não receberá exatamente uma "resenha", mas um breve comentário sobre minha experiência de leitura. Não me atrevo a resenhar sobre Semiótica porque estou conhecendo as bases conceituais agora - literalmente desta semana pra cá - por uma necessidade urgente de compreender uns fechos de uma pesquisa científica que eu fazia. Algo que eu prefiro fazer é ler o autor na íntegra que ficar em uma passagem de "colcha de retalhos" por seus intérpretes, então assisti a uma conferência de cerca de 1 hora da Lúcia Santaella sobre Semiótica Psicanalítica (perspectiva lacaniana) e decidi ler um livro introdutório seu.

Minha escolha não poderia ter sido outra: um exemplar da "Coleção Primeiros Passos". Confesso que muito do que li vi possibilidade, como a Santaella explica, de conversar com a teoria de Lacan. Cultivou muita curiosidade por entender um pouco mais de Semiótica, em especial por ler o livro "Semiótica Psicanalítica" da Santaella, mas sei que ainda terei muito tempo nessa vida de pesquisadora e por enquanto preciso focar nos meus projetos futuros.

site: https://www.instagram.com/p/B6nm6ALpzqq/?igshid=lgza7aq145y3

Giovani.Pagliusi 04/02/2018

A coleção primeiros-passos da editora Brasiliense é um tanto intempestiva. Lendo alguns volumes você começa a entender que os "livretinhos" são de informações, se não básicas, reduzidas, ao ponto de causar um incômodo totalmente positivo ao leitor,.No caso, há uma grande possibilidade de o leitor continuar suas pesquisas de certo tema partindo do princípio informacional de tais livretinhos. Esse fato foi um dos estopins para eu deixar a carreira técnica e entrar na carreira acadêmica.

Volnei 11/02/2016

O que é Semiótica
Semi-ótica – ótica pela metade? Ou semiótica – estudo dos símios . Essas são, via de regra, as primeiras traduções, a nível de brincadeira, que sempre surgem. Nesta obra o autor nos Dara uma ideia mais aprofundada desta ciência de forma clara e objetiva, a começar pelas raízes da palavra Semiótica – semeion vem do grego e significa signo. Esta é uma obra que deve ser lida em dois momentos diferentes. O primeiro uma leitura geral e depois uma segunda leitura, onde já se deve ter alguns conceitos prontos. Ela requer um bom estudo. Esta segunda leitura é uma sugestão minha e não do autor.

site: http://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/ https://twitter.com/volneicampos

Pseudokane3 08/10/2010

Primeiros Passos benfazejos...
Curto, direto, sintético e, numa palavra, bem-sucedido!
Lúcia Santaella é uma diva nacional no que tange ao assunto aqui abordado e, como tal, diverte-nos bastante enquanto explica conceitos que, de outra forma, soariam complexos ou enfadonhos... Semiótica aqui é algo essencialmente aplicado à vida cotidiana. E isto é talento! Recomendo. (WPC>)