Antes Que Eu Vá

Antes Que Eu Vá Lauren Oliver

Resenhas - Antes Que Eu Vá

Mell.Angelis 04/02/2021

(...) O que estou querendo dizer é: talvez você possa se dar o luxo de esperar. Talvez para você haja um amanhã. Talvez para você haja mil amanhãs, ou três mil, ou dez, tanto tempo que você pode se banhar nele, girar, deixar correr como moedas entre os seus dedos. Tanto tempo que você pode desperdiçar. Mas para alguns de nós só existe hoje. E a verdade é que nunca se sabe. (...)

Particularmente, esse livro me fez viajar. Ao terminar de ler fiquei com um pouco de raiva por questões não explicadas ao certo mas que nesse momento não importam mais. Afinal, acredito que faça parte da intenção da autora deixar para que a leitora pense num possível porquê de Samantha viver um surto pós-morte.

No final das contas, o que realmente importa? Depois que você morre, o que acontece?
E se você tivesse apenas um dia pra reviver, qual seria?

Estefany Rosa 31/01/2021

Custei, mas acabei. Achei um pouco chato.

Nati 27/01/2021

É um livro que faz com que o leitor reflita sobre muitas coisas principalmente sobre a vida.

"Para alguns de nós, há apenas o hoje. E a verdade é que nunca se sabe quando chegará a sua vez."

Alícia 27/01/2021

Li esse livro há uns dois anos e uma das minhas maiores frustrações é nunca ter tido a explicação do porquê que a protagonista desse livro passou esse tempo todo no mesmo dia

Morais__ 26/01/2021

Viver e aprender
eu fui influenciado a ler esse livro pelo meu amigo, pois ele adorou o livro e acabou me recomendando essa leitura. No começo eu não estava apostando muitas coisa já que o livro só começa a ficar mais interessante no decorrer da estória e no final, principalmente o final. O livro vai contar a estória da personagem Samantha Kingston "Sam", umas das garotas populares do ensino médio e amiga de Lindsay, Elody e Ally.

Sam acaba revivendo sete vezes o mesmo dia 12 de fevereiro depois de sua morte. E nesses setes dias seguidos, a personagem começara a entender o quanto deixo pra trás coisas da quais não dava importância e começará a refletir o seu comportamento com as pessoas e principalmente com Juliet a quem fazia bullying no colégio. Temas como Suicídio, Bullying, Amizade, questões sobre a vida e a morte estão presentes no livro. Recomendo. ??

Zirael 22/01/2021

Pra refletir.
Sobre a história, eu não vou me alongar muito não, já que ele é bem clichê e previsível, como a maioria dos livros do gênero que eu já li, sendo uma das coisas mais legais as dicas de músicas que sempre tem nesses tipos de livro. O final não me surpreendeu e nem as descobertas pois, como eu disse, é bem previsível, sendo que uma dessa descobertas eu já tinha imaginado que seria assim desde que vi a história de umas das personagens lá no início do livro.

Porém, o livro é ótimo pra refletir tratando de questões como Bullying, suicídio, questões sobre vida e morte, amizade, companheirismo e cicatrizes que não podemos ver.

As vezes estamos tão preocupados com o que pensam da gente que deixamos de ser quem somos pra se tornar o que as pessoas querem que sejamos, e esse assunto é bem retratado no livro.
As vezes odiamos alguém sem nem conhecer, só porque alguém falou que aquela pessoa fez isso e aquilo, como acontece em grande escala na sociedade atual com essa cultura de cancelamento que toma conta das redes sociais, tornando o tema do livro muito atual se parar pra fazer um paralelo em larga escala.
As vezes vemos pessoas sendo más, mas não percebemos que aquela pessoa também já passou ou estar passando por algo e, essa maneira idiota de agir, pode ser a máscara dela pra fingir que é forte e que está bem.
Mas, acima de tudo, as vezes esquecemos que somos todos humanos com acertos e muitos defeitos, mas que é cobrado o tempo inteiro que sejamos perfeitos antes que alguém lhe diga "você errou e merece sofrer", nós forçando mentir, trapacear e causar a dor no outro antes que essa dor seja causada em nós, e esse livro está aqui pra nos lembrar disso.

É um livro que tenta lhe fazer pensar quem você é, no que se tornou, no que gostaria de ser, se você vive por você ou pelos outros, se você realmente conhece as pessoas e se você tem o direito de julgar sem realmente conhecer elas no fim das contas. Ele pode até ser clichê e previsível, mas vale a leitura afim de ter essas reflexões.

Buffay 21/01/2021

Uau!
Amei esse livro do início ao fim. Devorei ele muito rápido e realmente me abalou. A autora aborda o bullying, a morte e principalmente a vida de uma maneira única. Me apeguei a Sam, muito mesmo!

"O que eu fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim? O que eu fiz foi realmente tão pior do que todo mundo faz?

É realmente muito pior do que o quê você faz?
Pense a respeito. "

Achei o final perfeito, mesmo que chocante. Esse livro me fez refletir muito, mas principalmente, vai me fazer enxergar a vida de uma maneira diferente. Da maneira certa. Pequenos gestos podem significar muito... Mandar rosas para alguém, limpar a porta do banheiro da escola ? que normalmente tem coisas horríveis escritas nelas ?, amar do jeito certo as pessoas a sua volta.

Não adianta deixar pra depois, até porque a única certeza que todo mundo tem é a morte...

"Lembre-se de que somos iguais. Eu e você.

Também pensei que fosse viver para sempre."

Fran 07/01/2021

Livro de importância
Releitura: Um dos meus favoritos, sem dúvidas. Porém é um livro muito, mas muito difícil de ler. A temática de bulling, morte e suicídio é muito forte e muito real. É um dos que exige uma leitura bastante cuidadosa, pois pode ter gatilhos. A escrita é bem detalhada, o que conversa com a história, pois tudo está nos detalhes mesmo. Li pela primeira vez há dois anos, e gostaria de ter lido antes quando estava no ensino médio, mas mesmo assim em ambas leituras foi impactante da mesma forma. Se eu tivesse que resumir o livro em uma palavra seria: necessário.
(três dias de leitura)

Vi 06/01/2021

Este livro é uma delícia! Envolve muito suspense e emoção. Particularmente, não dava nada por ele na estante da livraria e me surpreendi, ele me prendeu por horas a fio.

Recomendo, por incrível que pareça, assistirem ao filme APÓS a leitura, porque fizeram um ótimo trabalho. Essa recomendação se deve ao fato de que eu planei pelo mundo da protagonista desde a leitura até o término do filme, é uma história muito sensível que vale a pena mergulhar.

looptms 01/01/2021

Antes que tu vá
Antes de ler o livro já havia visto o filme e foi uma experiência incrível, pois essa história - apesar de não se livrar da superficialidade adolescentes por completo - introduz um assunto inusitado, que é a morte inesperada para uma jovem e como ela lida com isso numa vida pós-morte em loop, revivendo todos os dias o mesmo dia de sua morte. Achei o livro intenso e carregado de reflexões sobre como simples modificações em nossa percepção ou comportamento alteram o encaminhar de um dia e de nossa história. No caso de Sam, nas diversas vezes que ela volta e revive o dia de sua morte ela acaba aprendendo coisas e percebendo coisas sobre si mesma e sua vida que ela não percebia, não sabia ou não valorizava, por se achar jovem e infinita, como muitos de nós nos sentimos, o que faz com que cometamos o erro de ficar presos em uma narrativa que não nos acrescenta, que nos diminui e, assim, acabamos aceitando migalhas da vida em vez de vivê-la por completo e da melhor forma possível todos os dias. ?Antes que eu vá? é um livro sobre o tempo, sobre como ele nos engana e passa rápido demais, sobre como cada despertar deveria ser agradecido, pois nunca se sabe quantos ?amanhãs? se têm e, ainda mais importante, sobre como tu quer passar cada dia de sua vida. Quem controla suas escolhas? Quem é você? O que você realmente quer? Isso não é uma perda de tempo? Com certeza esse livro me faz refletir muito por dias sobre a efemeridade, ainda mais em 2020, com a pandemia, como ao mesmo tempo em que tudo está bem e os dias se arrastam tudo pode mudar por um vírus, por uma pandemia, pelas nossas escolhas, que são nossa responsabilidade. Eu indico super a leitura e principalmente para quem ainda está no ensino medio, acho que é uma ótima escrita para amadurecimento e autoconhecimento. ?É impressionante como as coisas mudam com facilidade [...] como se cada momento que vivemos contivesse milhares de outros momentos diferentes? (p.212) ?Talvez o que todos dizem seja verdade: são as pequenas coisas que importam? (p.353) Diferente de Sam, acredito que hoje não é o último dia da vida da maioria de nós, por isso tudo, reflita, evolua, esteja em paz, faça o certo e VIVA, antes que tu vá.
otaviohbarros 01/01/2021minha estante
???

Fer.GMF 26/12/2020

É bom, porém esperava mais
Bom, após terminar de ler esse livro, cheguei em muitas conclusões. Antes de tudo, o fato de eu ter assistido o filme antes, me fez querer ler o livro. Ou seja, mesmo sabendo basicamente do que aconteceria na história, ainda esperava que o livro fosse me surpreender e também me cativar. Para ser bem sincera, não foi isso que aconteceu.

A história, como um todo, faz com que você possa começar a repensar sobre suas atitudes, pessoas que mantém por perto e o que realmente é importante e deve ser valorizado sempre. O fato da personagem reviver seu último dia 7 vezes faz com que a mesma note muitos de seus erros e aprenda a fazer o correto, além de valorizar o que importa de verdade à ela. Digo que esse fator é o mais interessante do livro todo.

A narrativa, como a história se desenrola, no início, por exemplo, não me pareceu muito cativante. Já me deu impressão de que seria assim o livro todo, e bom, foi meio isso que aconteceu, pelo menos comigo. O único personagem que realmente gostei muito e me identifiquei foi o Kent. A protagonista, Sam, também gostei, mas não tanto. O fator que me fez ter uma simpatia por ela foi o seu desenvolvimento ao longo da história, em como ela foi amadurecendo e se tornando uma boa pessoa, mesmo aceitando não ser perfeita.

Algo que me incomodou (e que gostaria de falar mais sobre, porém seria spoiler) foi em relação ao fato de quando Sam aparentemente descobriu o que fazer para tudo finalmente se resolver. Tipo, eu não entendi até agora. Só sabia o que teria que ser feito porque assisti ao filme antes. Penso que essa parte em específico não foi muito bem desenvolvida ou não deixado muito claro.

Por fim, considero que, mesmo eu dando essa nota ao livro, não o considero ruim, e sim razoável. E mesmo assim, consigo enxergar o motivo pelo qual muitas pessoas tenham considerado o livro muito bom. O motivo pelo qual dei essa nota foi por a história em si não ter me cativado, não ter feito com que eu me envolvesse muito, por mais que eu poucos momentos, tenham me feito refletir sobre a vida.

11/12/2020

Preciso confessar que demorei a realmente querer o livro. Até a metade eu basicamente empurrei. O que me fez querer continuar foi a minha vontade de saber o que tava acontecendo. Mas, quando a história foi ganhando mais "forma" eu não queria parar de ler. A evolução da personagem é muito interessante. No começo, eu a achava extremamente chata. E, no fim, eu fiquei "por favor, vamos amigar". Num geral, eu indico porque é uma leitura boa e uma narrativa bem interessante!