A História de João

A História de João Tim LaHaye
Jerry B. Jenkins

Resenhas - A História de João

Cássio Costa 03/10/2013

JOÃO SEM DÚVIDAS FOI A ÚLTIMA TESTEMUNHA.
Olá pessoal, venho hoje lhes apresentar e resenhar mais uma série genial; As Crônicas de Jesus, de Tim Lahaye e Jerry B. Jenkins, que juntos venderam mais de 50 milhões de exemplares com a mundialmente famosa série Deixados para Trás, que futuramente pretendo ler e divulgar pra vocês. Desta vez, a nova série dos dois é composta de 4 livros que trata dos evangelhos, narrando pontos importantes de cada autor e principalmente relatando o evangelho de Jesus de uma forma romanceada e muito evolvente. Como sempre, Tim Lahaye consegue prender o leitor com capítulos curtos e rápidos, mostrando com fatos e personagens históricos, como uma história pode ser vista com outra visão.
A série - A História de João, A última testemunha, começa pela prisão em Éfeso e logo depois o julgamento no anfiteatro romano, a história relata como João foi jogado dentro de um caldeirão de óleo fervente e milagrosamente não se feriu, conta como João escreveu com ajuda do seu fiel companheiro e inseparável discípulo, Policarpo, o evangelho que leva o seu nome e a causa que fez Domiciano o Imperador da época bani-lo para a ilha de Patmos e conta também como João recebeu escreveu a Revelação do apocalipse.
Juntos João e Policarpo dão vida a uma obra prima que dá enfase na Divindade de Cristo. Colocando um ponto final na dúvida de alguns heréticos que questionavam se Jesus era ou não Deus.
As poucas forças por causa idade avançada de João, é um obstáculos a ser superado juntos com a falta de Bispos para liderar a igreja. Inácio é outro personagem primordial nessa obra, já que ele foi um dos lideres na ausência de João.
Histórias como a de Lazaro que ressuscitou, como a multiplicação de peixe e pães, os ensinamentos do Mestre e a visão de perto da crucificação de Jesus e dentre outras, são passagens inesquecíveis que TIM e Jerry relembram.
Por fim e não menos importante os autores descrevem como foi para João passar uma temporada preso e trabalhando em Patmos, relatam também como Deus usou seu servo para divulgar os acontecimentos futuros, preparando as igrejas da época e exortando todos a permanecerem em Cristo.
Recomendo a série, muito boa mesmo. Procurem, informem-se e principalmente LEIAM.
Um abraço e até a próxima.

site: Livros em: http://farnaccompany.wix.com/farnac

Ludmila174 29/10/2019

História do Grande Apóstolo João
Olha não tem muito o que falar desse livro não. Li ele em julho desse ano e até hoje me lembro que pelo primeiro contato ali das primeiras páginas já fui impactada com a história desse grande Homem de Deus... Homem sábio e de poucas palavras, mais de palavras sérias e reveladoras para TDS nós.... Então como disse não tem muito o que falar e sim o que se ler nele. Lá você vai encontrar heroísmo, paixão, dor e o que mais me impactou; a Fé. A fé que temos que ter em todo o tempo e o tempo todo. João viu e sentiu muita coisa... Boas e tbm ruins... Mais nunca perdeu a fé naquele que tudo pode fazer com ela.

Rafael Reis 17/03/2014

A história de João, o autor
Eu nunca me perguntei a razão de não terem feito um romance com essa ideia, narrar como um autor bíblico escreveu o seu evangelho.
Acredito que os autores foram competentes para conseguir entregar um resultado satisfatório.
É como estar atrás das páginas da Bíblia, assistindo os bastidores, o contexto, as personagens e o cenário de forma real. Por mais que você conheça muito bem o evangelho, não tem como ficar emocionado com o cuidado que os autores tiveram para imaginar o grande acontecimento da escritura tornando-se realidade.
Um trabalho de contextualização é perceptível e acredito ser compatível com a História. Talvez um grande problema seria ler com interpretações prévias distintas dos autores, dessa forma o final do livro com a Revelação seria intragável.
Estou louco para ler a história de Mateus, Marcos e Lucas, porém não foram traduzidos para o português. Espero algum dia ter acesso a continuação dessas crônicas.
Uma leitura muito agradável. É como ler o evangelho de João de um outro ângulo, praticamente uma releitura, uma nova vista, íntima.

fernandaugusta 19/04/2014

Taí um livro que não parece lá grandes coisas, mas é bom. Apesar de usar a transcrição literal do Evangelho e do Apocalipse, ao invés de uma linguagem mais simplificada, as partes que descrevem a rotina de João e seus contemporâneos são muito boas e informativas. Aprendi que ele foi o único que morreu de morte natural, que sobrevivendo ao martírio por ter ditado o Evangelho, foi para o exílio de trabalhos forçados, e que lá recebeu a revelação do Apocalipse. A história explica o motivo de sua escrita, que seria o crescimento das teorias gnósticas, personificadas por Cerinto. Policarpo é outro personagem muito carismático. A parte do Evangelho, que simplifica algumas partes, também se torna bem atrativa, por mostrar o lado humano de Jesus.