Estudos Sobre Veneno

Estudos Sobre Veneno Maria V. Snyder

Resenhas - Estudos sobre Veneno

Vic 30/07/2020

Comecei essa leitura depois de ver um gringo comentando sobre a escrita da autora e escolhi esse só porque gostei do nome.

O livro introduz a história da Yelena, uma condenada a forca que teve a chance de se tornar provadora de venenos ao invés de morrer.

A gente acompanha o desenvolvimento da personagem, enquanto conhece mais do passado e a sua jornada de sobrevivência, os possíveis aliados e infinitos inimigos que ela está descobrindo que tem. Tudo isso em meio aos estudos sobre veneno que ela tem que fazer.

O mundo que a autora criou tem potencial, ainda mais com o desfecho que essa história teve. No entanto, senti que faltou alguma coisa (principalmente para quem ta acostumado a ler fantasia), mas talvez seja justamente pelo fato de o livro passar a impressão de ser introdutório.

De qualquer modo, a autora compensa isso deixando você intrigado, e até desconfiado do início ao fim, apesar de algumas obviedades ainda existirem no enredo.

É um ótimo passatempo, devo ler as continuações.

Lin 01/10/2022

expectativa
Me surpreendi muito com esse livro, no início achei a yelena muito semelhante a jude. O livro nos da uma migalha de romance, mas logo se cara ja notamos o carinho e a confiança que o valek tem pela yelena. Me surpreendi com a história pois estava esperando algo completamente diferente, a yelena é uma personagem mais centrada, mais tranquila, diferente das que eu li esse ano. Admirei ela em diversos momentos do livro e em diversos momentos me envolvi, sofri e senti a dor dela, momentos que pensavamos como ela aguentou tudo aquilo e ainda continuava em pé seguindo em frente. Quando ela parou de correr de tudo e de todos, ela mostrou a coragem que tinha. Enfim, leiam esse livro maravilhoso que entrega tudoooo (exceto romance em excesso hahahah) ?

Carla.Lorenzi 30/09/2011

Interessante
Achei a estória bastante interessante. Yelena é uma mulher torturada, presa e condenada à forca, pelo assassinato de seu torturador, mas por ser escolhida como provadora da comida do Comandante, escapa da morte. Para isso, precisa conhecer o "sabor" dos diversos venenos que poderiam ser usados. Durante o livro, ela sofre muito, com o trabalho, que a faz passar diversas vezes mal, e com tentativas de assassinato. Acaba se aproximando de Valek, que a contratou e treinou para o serviço, mas o relacionamento romântico não é muito explorado neste livro. Como leitora de romances, senti falta disso, mas para aqueles que não se importam com isso, o livro está mais do que recomendado.

Marina.ninatalendo 12/01/2023

Meu Deus!
O que foi isso? Um dos favoritos do ano! E que escrita gostosa e incrível. Você fica preso e não consegue parar de ler um capítulo atrás do outro. Muitos surtos, gritos.

VALEK EU TE AMO!

Melissa.Benini 25/04/2014

Um veneno bom de mais.

Por onde começar é o que me pergunto. Quem sabe então pelo começo. Pois bem. Fiquei sabendo da existência de “Estudos Sobre Veneno” através de um comentário intrigante de uma amiga minha sobre o ultimo livro dessa trilogia, dai coloquei “Estudos Sobre Veneno” como prioridade de leitura e não me arrependo disso.

Eu simplesmente devorei esse livro, como eu não fazia a muito tempo atrás. Sabe aquele livro que você não consegue largar? Esse livro é justamente assim.

Des do começo Yelena me conquistou –ser uma assassina com um passado nebuloso e forte nos momentos certos- ajudaram nesse caso.

E quando tudo parecia perdido para Yelena, eis que surge uma proposta literalmente venenosa, ser a provadora oficial de comida do comandante de Ixia.

E é assim que a história começa a esquentar e passamos a acompanhar juntamente com a Yelena seus aprendizados sobre venenos, fazemos amizades e inimizades junto com ela, somos varias vezes emboscadas e sofremos diversas (mais sempre muito interessantes) tentativas de assassinatos, e nos apaixonamos pelo assassino braço direito do comandante, Valek.

Valek... O homem Incrível!. Esse livro foi tão literalmente magico que nas partes que a Yelena estava com o Valek eu sentia arrepios como borboletas no estomago. Me senti inteiramente imersa naquele universo magico.

Nesse livro tudo foi na medida certa. E o final... Me deixou feliz e angustiada ao mesmo tempo, mais acima de tudo muito ansiosa pela sequencia: “Estudos Sobre Fogo”

PS. Acho que essa resenha de forma alguma conseguiu expressar meus sentimentos e acontecimentos desse livro MARAVILHOSO.

Mais mesmo assim, Que Bela Surpresa! =D

Marcela 22/09/2020

Yelena = Celaena?
Eu comecei esse livro porque disseram que foi dele que Sarah J fez uma cópia. E no final, eu diria que até mais de uma. Mas foi um tipo de cópia alá Friends e How I Meet Your Mother. Ou seja, eles tem os mesmos elementos, mas usados de jeitos diferentes.

Yelena é uma assassina condenada, que vê uma nova chance na proposta de ser a provadora de comida do Comandante, que é tipo um rei. Ela se vê exposta a vários tipos de venenos e isso explica bem o nome do livro.

Assim, o livro não é ruim, ele tem muitos elementos curiosos e interessantes, a protagonista ser uma acrobata por exemplo, nunca tinha visto. Tem a magia que vai ser melhor explorada no próximo livro. Apesar de eu achar a narrativa fraca e aí já não sei se o problema foi a tradução ou o livro.

Os personagens são até que legais, eu consegui criar um vínculo com um ou outro em algumas circunstâncias. Achei que os acontecimentos seguiram determinada lógica. Da pra ver que é uma história muito criativa, mas que falta um refinamento.

O nome do doce usado aqui foi "Criollo" que não é um nome confortável pra brasileiro nenhum, apesar disso, o significado não é o que parece, é um tipo de espanhol que conquista alguma coisa. Fora isso, não sei se considero ou não problemático a troca de sexo do personagem X, quem leu sabe do que eu to falando. Fiquei com uma duvida...

Me senti lendo outra versão de Trono de Vidro e Corte de Espinhos e Rosas. Com outros personagens, em outras situações.

No fim, acho que as pessoas que gostam do universo da Sarah, deveriam conhecer esse livro, porque é dessa fonte que ela bebe. E quem não conhece também indico. Achei um bom livro, leve, fácil de ler, dinâmico, talvez um pouco demais.

euridesxx 01/08/2021

Esse livro tem personagens ótimos, assim como uma história cativante, porém ele tem várias pontas soltas, a autora não trabalha pontos importantes e interessantes no livro, e parece uma corrida para ser finalizado. Meus primeiro 50% foram ótimos, os outros 50% foram uma luta, principalmente um final.
Classificaria como uma fantasia água com açúcar, leitura rápida, tem romance e não é péssimo.

Amanda Rocha 26/08/2023

Yelena Zaltana
Eu amei conhecer a Yelena, ela aprendeu muito durante o tempo em que foi provadora de venenos. Me apaixonei junto com ela por Valek. Queria que tivesse a versão de Valek nesse livro, pra eu poder entender ele melhor. E poderia ter do Ari e Janco também
ThaynA303 27/08/2023minha estante
Mds q sonho se tivesse uma versão do ponto de vista do Valek, acho q eu seria a pessoa mais feliz desse mundo kkkkkkkkkk

nat_andrade 20/03/2020

Surpreende
Nunca tendo ouvido falar muito sobre "Estudos sobre Veneno", esse livro foi mais do que uma grata surpresa. Com uma ótima narrativa somada a personagens (e personagem principal) completamente cativantes, o livro me agradou bastante. É uma fantasia diferente e inteligente, te envolvendo e conquistando a cada momento. O ponto forte é a protagonista, Yelena, que mesmo com os horrores que passou (muito pesados mesmo, alerta de gatinhos) continua com um espírito forte e uma inteligência e astúcia que da vontade de aplaudir.

Veroninca007 22/04/2022

Achei de verdade, uma obra prima
Cara que livro perfeito, minha nossa senhora!

Pequei ele num sebo só por pegar mesmo e nas primeiras 25 páginas ele não me prendeu tanto, mas PQP, quando eu fui pegar ele pra continuar a ler depois de uns 2 meses, eu não consegui mais parar!
Esse livro tem um pouco de tudo, romance, aventura, luta, tudo muito bem desenvolvido e equilibrado.
Eu simplesmente me apaixonei pelo Valek e pela Yelena, que casal gostoso, namoral, pegava os dois!

Algumas coisas nesse livro me lembraram MUITO corte de espinhos e rosas e trono de vidro(como os poderes dos feiticeiros de ler mentes e invadir a cabeça das pessoas, que nem o Rhysand, e os muros mentais que a Yelena faz, que nem os da Feyre), então se vc gosta desses livros tenho certeza de que você vai amar MAIS AINDA estudos sobre veneno.

Me sinto na obrigação de panfletar esse livro em todo lugar que eu for de agora em diante!

Belle 23/10/2011

Surpreendente, gostoso e instigante.
O livro começa com Yelena narrando o horror de estar nas masmorras, aguardando o dia em que finalmente estará livre de sua vida miserável após ser enforcada por assassinato. Para sua surpresa, uma proposta lhe é feita: tornar-se a nova provadora de comida do Comandante. Ela não é tola e aceita, já pensando em uma maneira de fugir; porém, Valek, o chefe da segurança, frustra qualquer plano de Yelena envenenando-a. Para sobreviver, ela precisa de doses diárias de um antídoto que apenas Valek conhece, logo, ela precisa ficar por perto.

O treinamento de Yelena começa: ela precisa conhecer e ser capaz de identificar todos os venenos produzidos pelo homem. Entretanto, sua vida corre perigo; as ameças - não apenas oferecidas pelos venenos - parecem vir de todos os lados. Vou lhe dizer que nunca encontrei uma personagem tão propensa a problemas, chega a ser absurdo! Graças a isso a história é repleta de ação. Enquanto luta diariamente por sua vida, Yelena descobre um estranho poder que só a torna alvo para mais confusão.

Com o tempo e a convivência, ela e Valek desenvolvem uma conexão que torna a tensão sexual entre eles - percebível desde o primeiro momento - ainda mais forte e palpável. Acho que essa foi a grande sacada da autora. Ela conseguiu adiar o máximo que pode qualquer relação além da "profissional" entre os dois sem que o leitor perca o interesse. Muito pelo contrário. A história acontece rapidamente, porém a convivência do casal é conturbada, cheia de diálogos sarcásticos e momentos de altos e baixos. Valek é um assassino, frio e calculista, porém não tem como não se apaixonar por ele.

Quando, finalmente, o romance se desenvolve é... Lindo, não há outra palavra para descrever. Lindo e mágico.

"— Yelena, você me enlouqueceu. Você me causou um bocado de problemas e, desde que a conheci, contemplei a ideia de dar um fim à sua vida pelo menos duas vezes.
A respiração de Valek provocava arrepios na minha espinha.
— Contudo, você conseguiu penetrar a minha pele, invadir o meu sangue e se apossar do meu coração.
— Parece mais um veneno do que uma pessoa — foi tudo o que consegui dizer.
Sua confissão ao mesmo tempo me empolgava e me chocava.
— Exatamente — Valek retrucou. — Você me envenenou."

Yelena é inteligente, forte e - apesar de tudo o que sofreu - anseia por se conectar a outras pessoas e poder confiar nelas. Em vários momentos do livro você poderá se pegar pensando: "meu Deus, chega de sofrimento para essa mulher!". E então, mais uma bomba.

Com narração em 1ª pessoa Maria V. Snyder nos leva em uma viagem a um mundo incrível com leis rígidas, porém justas. A autora trabalha muito bem cada personagem, até mesmo os menores têm suas personalidades bem definidas. Muito bem escrito, descreve com franqueza os horrores que levaram Yelena a cometer assassinato e os que se seguiram ao ato. Em poucas horas, as quatrocentas e quatorze páginas terminaram e eu mal posso esperar para ler o próximo volume, Estudos sobre magia.

Kamy 04/04/2020

Não tenho nenhuma reclamação a fazer, apenas elogios. Estava com ressaca literária a poucos dias mas não queria ficar sem ler.
Nem sei como achei esse livro mas veio na hora certa, porque a ressaca passou no primeiro capítulo.
Vale muito a pena ler essa trilogia. Além de ter um casal fofo tem uma coisa que admiro muito: uma bela amizade! Quatro amigos incríveis!

Kamui Leo 28/05/2021

Prestes a ser enforcada, Yelena é agraciada com uma prorrogação extraordinária para sua pena. Ela aceita se tornar provadora de comida e morrer no lugar do Comandante de Ixia. Mas Valek, o chefe da segurança, não deixa brecha para fuga e a envenena com Pó de Borboleta. Somente se apresentando diariamente para ele, Yelena poderá tomar o antídoto. Enquanto tenta encontrar um meio de escapar, rebeldes planejam sitiar Ixia, e Yelena desenvolve poderes mágicos. Sua vida é ameaçada e ela precisa escolher de novo... Estudos sobre veneno, primeiro livro da trilogia As Lendas de Yelena Zaltana, é uma história que encanta como uma poção mágica. O reino criado em detalhes por Maria V. Snyder deixa lugar para novas fábulas com Yelena. Um romance de estreia que impressiona ao mesclar fantasia, suspense e aventura e que foi comparado a Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin pela Publishers Weekly.

Fantasia

persephonyx0 12/05/2021

Cara eu fiquei totalmente apaixonada pela Yelena, ela é super o tipo de personagem feminina que eu gosto em livros de fantasia, forte e determinada sem precisar forçar que é "diferente de outras garotas". Amei o enredo e a evolução dela na história. Única coisa que talvez seja um ponto negativo, não sei se realmente seria, é o romance dela com o Valek, que acho que faltou um pouco mais de desenvolvimento, ou não, pq talvez a autora tenha colocado o romance deles apenas como plano de fundo da história, mas de qualquer forma não me incomodou nem nada a ponto de tornar a história ruim. Enfim, 5 estrelas pra essa maravilha ?