Entre a mente e o coração

Entre a mente e o coração Lycia Barros

Resenhas - Entre a mente e o coração

1 | 2 | 3 | 4

Deyse 04/11/2011

Impossível parar de ler até chegar a página final...

Começo essa resenha me detendo um pouco pra falar sobre a capa. Muitas vezes ela é algo em que não reparamos muito (falo por mim), mas nessa eu prestei atenção e no decorrer do livro vc vai entendendo o significado dela, a crisálida em processo de metamorfose (Rico) e a borboleta já transformada (Ana).

Achei o livro muito cativante, por vezes dá vontade de rir e outras de chorar, cabe também um pouquinho de raiva do Artur.

Mas, enfim... um trecho que me chamou a atenção foi esse:
"Olhar para o nosso passado e achar algo ruim, a princípio, deve ser uma coisa boa. Significa que você mudou o modo de enxergar as coisas e que provavelmente não vai querer retornar aos erros".

Muito, muito bom esse livro.
Super recomendo.

Parabéns para vc, Lycia Barros, pelo seu modo inteligente e doce de escrever.

Ká Guimaraes 25/10/2011

Incrível, é a palavra que se resume este livro...
Novamente trago para vocês uma resenha de um livro da Lycia Barros, para quem não viu a resenha do livro A bandeja – Um pecado que te seduz, esta AQUI.
Agora trago a resenha do segundo livro da serie, lembrando que ele não é segmento, ele conta historia de outro casal. Esta bem me apaixonei pelo livro, novamente a autora me deixou de boca aberta, eu pensando que era uma coisa e quando chego ao fim é outra..

O livro conta a historia de Alderico, o famoso professor da Universidade conhecido como Rico, lembram dele? Isso mesmo ele é o cara do primeiro livro, que foi um canalha, nossa eu nunca odiei tanto um personagem e o amei na minha vida, como foi com Rico. Kkkkk Ai você penso, como assim “amou e odiou” Bem gente, minha historia com Rico, foi frustrante, ele era perfeito, mas depois se mostrou um enorme canalha, que eu queria matar. Mas ao fim do primeiro livro eu quase morri sabe, sem mais detalhes.... Olha o que ele próprio diz no inicio do livro.

Sim, todos sabiam que eu era uma canalha. Veja bem: eu era, não sou mais – apesar de ainda sentir os resquícios do velho homem soprando sobre mim.

Deixando isso de lado e vamos para historia deste livro, não quero contar muito, pois quero que todos sintam o que eu senti ao ler a historia, uma história de amor linda, pois mostra bem que o verdadeiro amor, o amor que deveríamos sentir pelas pessoas, pelo qual devemos lutar.

Acho legal a autora mostrar este lado de um cristão em um livro, pois as maiorias das pessoas pensam que nos que somos evangélicos, somos tapados, não sabemos nos divertir. Hei... você que pensa isso, nós sabemos nos divertir sim e não precisamos beber para poder sorrir.(Momento desabafo.......)

Rico, nunca imaginava sentir aquilo, sempre pensou que sua vida ia ser cheia de baladas e tudo mais. Só que assim que encontrou Deus, ficou sabendo que sua vida mudaria, e mudaria para melhor.

Às vezes nosso coração se engana. Nem tudo o que perdemos é para o nosso mal. Deus é sábio em todos os planos. Algumas perdas nos ajudam a crescer e a evitar cometermos novos erros.

Em uma festa Rico, acaba conhecendo Ana, uma missionária que vive viajando pelo país, fazendo a diferença. O que ele não imaginava era que Ana, tomaria os seus pensamentos, e que com o tempo iria querer ficar ao seu lado.

Não quero entrar mais em detalhes da historia, só digo que é muito apaixonante. Não tem como você não imaginar ali, sendo um dos personagens. Lycia Barros com certeza faz você se apaixonar, e quando você acha que sabe o que esta acontecendo. Pronto ela muda tudo rrsrs Fiquei boquiaberta com aquele final, acho que eu não esperava aquilo, ta eu estava com o final pronto em minha cabeça, nada daquele jeito.

Bem quer saber o final, ou melhor, conhecer Rico e Ana. Corre e compre seu livro, você não irá se arrepender garanto isso. Entre a mente e o coração é com certeza aquilo que você precisa para abrir os olhos para o amor.
Lina DC 14/07/2012minha estante
Quero muito ler esse livro também.. rs

Tathy 18/10/2011

Para conferir a resenha completa com links ativos e imagens, acesso o blog Eu sou assim: www.tathy.com.br

...

Este livro é lindo. Ok, eu já o amava antes mesmo dele ser publicado. O amava porque transbordava amor de A Bandeja, sem contar o carinho todo especial que tenho pela autora. Mas nada, veja bem, NADA era grande o suficiente pra fazer com que eu sequer imaginasse a possibilidade de curtir tanto a história do Rico, que cá pra nós é bonitão, mas eu sempre fui #TeamDante Só que, com o Dante fora da parada, sobrou espaço de sobra pra eu entregar meu coraçãozinho todo pro Rico e ele dominou com maestria.

Eu ri muito no início do livro. Em alguns momentos com o Arthur (melhor amigo do Rico, que é um cretino, mas é daqueles que a vida não teria a mesma graça sem, sabe?) em outros momentos com o próprio Rico, vendo o esforço que ele fazia pra deixar de ser o Rico canalha pra ser o Rico certinho e nem sempre ele conseguia, rs

Mas o livro não fala apenas disso. Da “conversão” do Rico. O foco é como o amor nos transforma, e a Ana fazia com que a conversão do Rico fosse fácil e indolor, quando ela estava perto. Com ela, o Rico consegue trilhar os caminhos certos, sem fazer força.
Ana resiste o máximo que pode pra se entregar a este amor. Primeiro porque ela como missionária, vive viajando, segundo porque ela tem o segredo que vai atrapalhar esse relacionamento tão lindo e vai colocar em prova a fé e o amor dos dois…

...

Juliana565 15/10/2011

O que dizer???
Entre a mente e o coração é o 2° volume da coleção despertares que a autora Lycia Barros aborda assuntos tratados raramente, e quando tratados são mal colocados e com grande tabu.

Nesse livro vamos ler a estória aos olhos de Rico, aquele mesmo que fez algumas coisas terríveis com Angelina a personagem principal de ''A Bandeja qual pecado te seduz?'' Resenha aqui.

Dessa vez, Rico tenta pôr em prática os princípios que um novo convertido deve seguir, não é fácil, principalmente para um cara que sempre gostou de sentir prazeres da carne, porém Rico não estará sozinho nessa caminhada, com ele a doce e sábia Ana estará ajudando em tudo o que ele precisar espiritualmente, porém o que não é esperado acaba acontecendo... Eles se apaixonam! Nada clichê, sem exageros... Mas como eu não havia lido a sinopse eu não sabia que a Ana guardava um segredo, quando eu li eu pensei nas piores coisas, claro, pois uma pessoa que se dedica 24h para Jesus deve estar inteiramente focada para com as coisas do ministério, e vemos que Ana simplesmente não planeja nada sentimentalmente... E é ai que o leitor - como eu -, fica louco, apesar de ter pensado em duas coisas e acertado, eu estava em dúvida... E mesmo assim quando ela disse qual era o segredo eu tive a mesma reação quando li certo livro (sem spoiler).
Como a narração é feita pelo Rico, sentimos tudo que ele sente. É isso mesmo caro leitor, ele está de verdade amando Ana e quando ela conta o que há com ela, nós sentimos tudo o que Rico sente. Ana é totalmente decidida e não quer mais ficar com Rico, ela tem medo de muitas coisas - coisas que não poderei contar -, mas ela não sabe que Rico é capaz de atravessar o Atlântico para ficar com ela. E, sim caros leitores, vemos o cara cafajeste tento uma tremenda mudança! Deus faz com que ele deixe o lado ''humano'' para agir pela fé; Acabamos também lendo pela fé, eu fui até o final lendo pela fé, crendo no mais impossível dos milagres, e não me arrependi. A nota da autora na última página me emocionou demais. Tudo o que o livro diz e prega se resume literalmente no amor. E como diz também na nota da autora, ''É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã, porque se você parar pra pensar, na verdade, não há...''
E com essa linda estrofe que ouvi desde pequena do meu amado pai eu deixei algumas lágrimas de saudades saírem... A autora é uma grande promessa do nosso Brasil e da Literatura cristã, eu ainda ei de ver Lycia Barros em outros países espalhando suas obras para ajudar milhares de pessoas. Desde o primeiro dia em que a conheci amei a pessoa que ela é.
Então caros leitores, não haverá arrependimentos na compra dessa obra, e acredito que você assim como eu dará 5 estrelinhas e marcará como favorito no skoob!

Ende 12/10/2011

Serenidade e sensualidade
O livro de Lycia foi uma grande surpresa pra mim. Não é o tipo de leitura que eu faria normalmente, e comecei a lê-lo para conhecer melhor o trabalho desta colega incrível que faz muito pela nossa literatura divulgando nossos autores nacionais.
Quando comecei, não sabia do que se tratava, não havia lido o livro anterior - embora "Mente e Coração" seja autossuficente, ele é parte de uma série - e me deixei levar pela leitura. Rico é o típico carioca bon vivant cujo caminho é cruzado pela misteriosa missionária Ana. Mas ela tem segredos avassaladores, que nos farão questionar "e se acontecesse comigo?" várias vezes.

O livro, que faz parte da série "Despertares", tem como pano de fundo a religião dos protagonistas. No começo, a temática evangélica é bem leve, não chegando a incomodar um leitor que seja de outra religião ou que sequer acredite em Deus. Mas com o tempo, com os conflitos internos de Rico que surgem, com os movimentos de Ana pelo tabuleiro da trama, a Bíblia é cada vez mais evocada, e os valores - principalmente de Ana, uma dedicada missionária - saltam do didático para o impressionante. Tem coisas que os personagens fazem ou deixam de fazer por causa de suas crenças que me deixaram estupefato, pois mesmo conhecendo e tendo vários amigos evangélicos, aprendi muita coisa diferente do que eu acredito e além do que eu já sabia dos preceitos religiosos. Diferente de mim, que busco uma escrita "laica", Lycia escreve "religiosamente" e o faz com destreza e sabendo onde quer chegar. Seu vasto público-alvo com certeza se identificará.

Um dos grandes méritos de Lycia Barros no livro é escrever em primeira pessoa num protagonista narrador masculino. No geral, ela se saiu muito bem, e eu daria especial destaque à sensualidade do livro: tem horas que o leitor sobe pelas paredes junto com Rico, e Lycia o faz pois Ana guarda um segredo que vai muito além dos tabús da religião deles. E você, está preparado para desvendar o que é?
Ligia Paulino 12/10/2011minha estante
Como você em vários momentos da leitura eu também me questionava "e se fosse comigo?". É livro que nos faz realmente questionar muitos dos nossos atos e pensamentos!

Beijocas End.

Ligia Paulino 30/09/2011

Emocionante, sem sobra de dúvida.
Olá pessoal!!

Estou ainda sem saber bem o que falar de Entre a mente e o coração, acho que é porque estou deixando a mente tomar conta e o certo seria deixar que o meu coração possa dizer para vocês o que achei desse livro. Já que ele bateu forte enquanto eu lia e me emocionava durante essa linda leitura.

Esse segundo livro não é uma continuação da história de Angelina, personagem principal do primeiro livro, A Bandeja - Qual Pecado de seduz?, e sim uma continuação do cenário em geral. No primeiro livro vemos tudo o que se passa com Angelina e Alderico ou o Rico *-* pelas palavras de Angelina. Já nesse segundo livro iremos acompanhar as reflexões de Rico, o livro é narrado em primeira pessoa e o que achei interessando é que a Lycia conseguiu captar os espirito masculino.

A descrição da Série Despertares já nos fala que o objetivo é mostrar nas palavras da querida Lycia os conflitos vividos por nós, perante a sociedade, o conceito do certo e o errado, os preconceitos que existem querendo ou não no nosso dia – dia, conflitos internos , aqueles do coração e os externos que já vimos acontecer ou que já ouvimos falar.

È engraçado poder relembrar que em muitos trechos não só desse segundo livro, mas do primeiro também que eu perdi as contas das tantas situações, momentos e emoções nas quais pude viver e vê-las se passando no livro através dos personagens e poder constatar que parece até que ela estava me observando e contou partes de momentos já vividos por através de Rico e Ana.

Eu não gosto de dar dicas do vem pela história, e por isso não direi qual o conflito que nesse segundo livro pude acompanhar, não seria justo da minha parte contar algo a vocês e acabar tirando o encanto que você leitor irá ter quando estiver lendo o livro. Só posso dizer que como eu fui surpreendida com o segredo que nos aguarda, você leitor, não tenho a menor dúvida que também ficará.

Uma leitura nada cansativa, na qual fiquei impressionada, comecei a ler na mesma hora em que recebi e terminei no dia seguinte. Não sei se todas as palavras que já disse tenham mostrado o quanto eu gostei, ou melhor o quanto eu me apaixonei em “Entre a mente e o coração”. Isso mesmo, em cada livro eu vivo uma aventura diferente, um amor diferente, uma decepção diferente, uma dose de alegria completamente diferente. E nesse livro eu pude viver uma pouquinho de cada um, me apaixonei por Rico, chorei quando pensei que nada do que eu imaginava iria acontecer, meu coração ficou partido a cada despedida, fiquei surpresa em muitos momentos, Pulei de alegria em muitos outros, compreendi que devemos transformar o nosso presente em algo bem melhor que nós desejávamos no passado e saber que a vida não deve ser desperdiçada, não espere que algo aconteça com sua vida para ver o quanto ela é valiosa, e que devemos transformar todos os dias de nossa vida, os mais belos possíveis para que posamos nos lembrar que vivemos sim e não nos arrependemos de nada. E que é melhor viver do que se lamentar de nunca ter arriscado. Os desafios nos aparecem para que possamos superá-los e é isso que devemos fazer e não sair correndo por medo de enfrentar o que é novo para nós.

Sem mais o que falar, acho que se eu digitar mais algumas palavras vou acabar dando dicas do que virá rsrs..

Lycia você é um queridona que desejo de coração tudo de bom, talentosa e encantadora, obrigada por estar mudando a minha vida, e me fazendo enxergar tudo de uma melhor perspectiva ao meu redor através de suas lindas palavras.

Beijocas ;**

Confiram outras resenhas no blog - http://ligiaeseumundo.blogspot.com/

Drika 08/09/2011

Inesquecível
A história traz de uma forma surpreendente a vida de Alderico, mais conhecido como Rico.

Em uma festa de casamento, cansado da badalação, ele se afasta de todos e fica observando de longe a movimentação das pessoas. Quando de repente aparece Ana (a personagem missionária que evangelizava na faculdade que Angelina estuda). Eles batem um papo, por sinal curto e inteligente. No fim se despedem e cada um vai para seu canto.

Rico se pega pensando naquela missionária simples e diferente. Seus pensamentos viajam, seus sentimentos se confundem. A vida ainda continua, porém... diferente. Já que Rico agora é um novo homem, assumiu uma nova postura, de "lindo e irresistível conquistador" para simplesmente "lindo e irresistível homem".

Nesse livro encontramos Arthur, um amigo totalmente "sem noção" de Rico, que fará de tudo para "trazer de volta" o antigo amigo que adorava baladas, mulheres e farras. Mas o cara, realmente quer levar uma vida certa e reta diante da sociedade, principalmente com as mulheres. Contudo, como nada é fácil na vida daqueles que querem acertar, surgem na vida do rapaz velhas tentações, como sua ex-namorada e diplomata Amália. A mulherzinha quer pegar o cara pelo bolso, mas Rico terá que provar que realmente mudou.

Rico ainda pensa naquela missionária da festa, Ana. Da mesma forma que o destino arma situações para afastarem um do outro, ele também se encarrega de fazer com que Ana apareça nos momentos e nos lugares mais inusitados. E o que ele não esperava acontecer, vem de uma forma simples, sutil e mansa... ele conhece o amor, o verdadeiro amor.

E é esse amor que fará com que eles dois sejam levados a tomar decisões tão difíceis, que nem mesmo nós leitores, poderíamos sugerir.

Os verdadeiros motivos, as verdadeiras razões, apenas são conhecidas no final. E que final!!! Pensei em n finais, errei todos! O final é surpreendente e me deixou boquiaberta.

Fiquei fascinada com a escrita da autora - que por sinal arrasou usando um homem para narrar - perfeita, direta, e apaixonante!

Sem dúvidas, foi um dos melhores livros de romance que li. A história é viva e o melhor de tudo: inesquecível! Os personagens são cativantes, fiquei apaixonada por Rico e Ana.

Enfim, o livro é lindo, e se você é emotivo(a) como eu, se prepare, pois vão rolar muitas lágrimas dos seus olhos. Entre a mente e o coração, me trouxe algo que jamais esquecerei, a certeza de que o amor é paciente, e nos leva a pensar que ele só é amor, se for capaz de sofrer, suportar tudo, perdoar e esperar.
Carol 21/11/2013minha estante
Nossa. Muito linda a sua resenha. Meus parabéns!

mila 01/11/2014minha estante
adorei a resenha; só me deu mas vontade de ler;li o primeiro livro A bandeja e simplesmente amei;não gosto muito de continuações mas esse eu tenho que ler.

Janaina Vieira - Escritora 05/08/2011

O amor é a força transformadora da vida e do mundo. Para o Bem.
Na verdade, sou muito suspeita para opinar sobre este livro porque antes mesmo que o texto fosse escrito, eu já sabia qual seria o tema principal e qual seria o grande conflito a ser abordado. Spoiler gigante, aliás. Com certeza! Porém, a minha feliz surpresa foi o resultado final, que ficou muito além do que eu poderia ter imaginado!

E quando digo "surpresa" é apenas porque... porque... porque... Como dizer? Bem, a história de Rico é, ao mesmo tempo, real e tocante. É séria e profunda. É o desabrochar de uma flor no meio do deserto. É a transformação da crisálida, nascendo para a beleza. E nos leva a pensar sobre tantas questões, sobre tantos caminhos e descaminhos, sobre tantas ambiguidades que temos em nossa própria alma, que a leitura consegue remexer e literalmente chacoalhar as nossas "certezas" (aparentemente) civilizadas e (aparentemente) tão bem resolvidas.

O livro, em síntese, fala do amor. Sim, é um romance. Mas é um romance que consegue pôr à prova as nossa próprias certezas sobre o que é o bem e sobre o que é verdadeiramente o amor. Porque as pessoas dizem amar-se, claro. Estamos sempre amando alguém ou alguma coisa. Contudo, até que ponto o que nomeamos "amor" é amor de verdade? E até que ponto estamos dispostos a realmente dar amor e a receber amor, em via de mão dupla, em uma troca justa, voluntária, transparente e exata com o ser amado? O livro traz tudo isso à tona, e mais um pouco. E eu acho verdadeiramente impossível que alguém leia a história de Rico e continue a ser a mesma pessoa que era quando abriu a primeira página. Porque algo vai mudar, certamente. E é possível que a pessoa pense e repense sobre a qualidade e sobre a autenticidade do amor que já deu ou que já recebeu - fazendo, assim, uma comparação inevitável, porém completamente ambígua e até mesmo injusta consigo mesma. Mas, seja como for, é uma reflexão transformadora. Como a crisálida, da capa do livro.

Enfim, é um livro de peso, em todos os sentidos. Que merece, deve e precisa ser lido com a alma, com a mente e com o coração. E para que, acima de tudo, o leitor permita-se compreender a bela mensagem que está presente em cada página, em cada cena e em cada diálogo da história. Sim, uma surpreendente e belíssima mensagem!

Rose 05/09/2011minha estante
Linda resenha!