Sem plumas

Sem plumas Woody Allen

Resenhas - Sem Plumas

Eduardo Spohr 29/01/2014

Sou fãzaço do Woody Allen. Três estrelas para este livro porque a maioria dos textos não foi feita para ser lida, mas para ser declamada ou representada por atores.

Um dos poucos trechos em formado de conto é "A Puta com PhD", uma história hilária que critica os intelectuais pedantes. Muito bom!!!

Gostaria que o Woody um dia escrevesse um romance, para que pudéssemos ler um trabalho dele com a fluidez característica de um texto em prosa.

Walbher 03/01/2010

Engraçadinho e perspicaz
As piadas de Woody Allen beiram a grande inteligência e a idiotice em alguns momentos. Um bom livro que cria peças que seriam ótima, se encenadas (como "DEUS- Peça em um ato") e alguns textos bem engraçados com picadas venenosas em alguns terrenos. Porém, alguns textos seriam bem encenados num programa de sábado a noite num canal de TV aberta bem xinfrim.

Resumindo, o livro pode valer a pena, mas para se divertir e passar o tempo, muito comprometimento com ele não vale a pena, coisa que Woody com certeza também pensou ao escrevê-lo.

joaoggur 18/12/2022

Textos reunidos de Woody Allen.
Independentemente das polêmicas que o cercam, é inegável a influência de Woody Allen no cinema estadunidense. O cineasta é marcado por seu estilo icônico e sua originalidade, sendo pioneiro no gênero que atualmente chamamos de ?comédia romântica?. Aqui temos uma reunião de seus textos.

A maioria dos escritos são crônicas e reflexões de caráter satírico, mostrando as visões de mundo do autor (sempre constando elementos fundamentais de uma obra ?Woodyana?: a morte, o envelhecimento, os relacionamentos e o sexo). Dois dos textos são peças teatrais - a primeira (?Morte?) é inferior a segunda (?Deus?), nesta tendo inúmeras características de textos do autor.

Porém, senti que a maioria dos textos foram monótonos ou sem graça. Alguns deram a impressão que Woody forçava uma risada falsa do leitor.

Foi o meu primeiro contato com um livro de Woody. Admito que o terminei um pouco cabisbaixo. É uma boa pedida para quem já está familiarizado com seus longa-metragens.

LeandroAlmighty 27/01/2009

Livro muito legal, com um humor bem inteligente e "nonsense". Seu estilo lembra um pouco os ingleses do Monty Python.
Temos vários tipos de texto, e isso torna o livro menos cansativo. Particularmente, gostei mais dos textos de teatro.

Douglas 01/07/2013

Vários contos engraçados do Woody Allen,o único que gostei mesmo foi "The whore from Mensa",sobre homens que queriam se encontrar as escondidas com mulheres muito inteligentes,(prostitutas do saber) e discutir temas como a subestrutura pessimista do livro Moby dick e outros assuntos do mesmo nível...

César. 05/05/2024

Bem decepcionante
O livro tem o intuito de ser de comédia, e até tem umas premissas que são geniais, porém é bem decepcionante pq ele não tem graça e não é bem executado, UM único capítulo foi razoável e o resto foi chato, nao gostei.

Vania :) 06/06/2009

Simplesmente Woody!
Woody Allen é Woody Allen. Ou você ama, ou odeia. No meu caso, foi amor à primeira vista. Os textos viram quadrinhos, viram livros, viram filmes, viram comédia e até drama. Woody Allen é Woody Allen!

Alinde 03/02/2010minha estante
Woody Allen é Wood Allen. A resenha não diz muito mais do que isso...

keilalima9 26/05/2009

Livro muito bom, pra quem gosta de um pouco de humor... sarcasmo e até mesmo uma pitada de loucura é o máximo!
Coisa pratica de ler!
A melhor parte? As partes do diário secreto de Woody Allen!

Nazrat 07/01/2023

Aleatoriedades
É uma leitura estranha, mesmo conhecendo um pouco da obra cinematográfica do autor. As associações livres pipocam em toda a obra, tanto em comentários, quanto narrativa e estrutura. É de um humor único e vale a pena a leitura, apesar da polêmica que envolve o seu nome

JJ 30/08/2010

Sem Plumas, coletânea de contos que Woody Allen originalmente publicou na primeira metade da década de 1970, possui um humor que funciona menos do que seu "irmão" Que Loucura!, coletânea de contos originalmente publicados na segunda metade da mesmo década.

O livro exige do leitor conhecimentos em pintura, mitologia e filosofia, o que afasta o leitor-médio da total compreensão e torna o humor mais difícil de ser digerido. No meu caso atribuo o fato de ser o terceiro livro consecutivo do autor como agravante.

Vejo Que Loucura! como uma evolução de Sem Plumas. Woody Allen foi se tornando um escritor melhor, aparando as arestas para usar a fantasia e o absurdo de maneira mais contida, tornando a leitura de seus textos mais atraente. Como dito antes, o excesso de referências que exigiam profundo diálogo com artes e ciências menos populares fez da leitura de Sem Plumas algo um pouco cansativo.

Destaque para A Morte e Deus - em formato de peças. Esses sim textos brilhantes, ainda mais inesquecíveis do que os melhores textinhos de Que Loucura!. Os Pergaminhos consegue ser ainda mais brilhante. Apesar das duas estrelas, é importante que se diga que o humor de Allen continua irretocável.

Carol 06/06/2022

Que loucura! Algumas peças e contos prendem mais a atenção do que outros. Recheado de críticas à sociedade e referências artísticas, achei esse livro por acaso e decidi ler. Confesso que não entendi todas as referências, mas reconheci uma grande parte. Não foi uma leitura desagradável, porém não faz muito o meu estilo.

Mateus 20/06/2016

Humor sem plumas
Reservado, gênio, dotado de um humor peculiar e considerado estranho por muitos, Woody Allen possui uma carreira de escritor pouco conhecida, embora seja aclamado por leitores alternativos em todo o mundo. Com mais de dez livros lançados, é notável seu trabalho em meio à literatura, que carrega seu estilo característico e o modo neurótico que apenas Allen possui.

Entre suas obras está "Sem Plumas", de 1975, que reúne uma série de textos, ensaios e peças de teatro do cineasta, que abusam do absurdo e carregam um tom satírico irresistível. São textos que passam por temas como religião, fenômenos psíquicos, filosofia, relacionamentos e simples fatos do cotidiano, que prendem a atenção do leitor e revelam o que de melhor há em Woody Allen: o humor, as críticas à sociedade e a inteligência irreverente.

Para conferir o restante da resenha, acesse o blog!

site: http://mateuscalazans.blogspot.com.br/2016/06/humor-sem-plumas.html

George Facundo 12/11/2011

Esse livro foi o primeiro presente de uma ex namorada minha. E guardo esse livro com muito carinho! Muito bom woody allen. Esse livro é uma coletânea de textos dele, peças teatrais(maioria esquetes) e mostra como é delicioso ler o humor fino, cínico e as vezes absurdo desse autor. Gostei muito desse livro!
É incrível como ele consegue surpreender o leitor com tiradas super engraçadas usando elementos simples do cotidiano!
Enfim, achei muito bom. Humor da mais pura ironia e fineza!
Agora um detalhe, muitas das tiradas cômicas diz respeito a cultura americana, e mais precisamente à cidade de NY, portanto esteja sempre com o google ligado para pesquisar nomes e expressões que para os brasileiros são desconhecidos.
Enfim, uma ótima pedida!