Essencial Kafka

Resenhas - Essencial Franz Kafka

1 | 2 | 3 | 4 | 5

jota 17/08/2016

Essencialmente kafkiano
Esta edição traz quinze textos de Franz Kafka (1883-1924) sendo que quatro deles se tornaram verdadeiros clássicos. São as novelas O Veredicto, Um Artista da Fome, Na Colônia Penal, e claro, A Metamorfose. Modesto Carone, especialista brasileiro em Kafka, traduziu, selecionou e escreveu os comentários que antecedem cada texto. Dele também é a Introdução, muito útil para se conhecer (ou entender melhor) o autor e sua obra.

A Introdução equivale a um pequeno ensaio e compõe-se das seguintes seções: Um perfil rápido, mas necessário; O cosmopolita europeu; O realismo problemático de Kafka; De volta ao método: o realismo; O narrador kafkiano e a metáfora; Kafka e a política. Ao final do volume uma Cronologia bastante completa situa Kafka no tempo e na literatura. Depois desse mergulho na obra kafkiana, ainda que em parte, fica claro porque um dia o criador de Gregor Samsa disse: "Tudo o que não é literatura me aborrece".

Além das quatro obras-primas o singular mundo desse tcheco que escrevia em alemão também está representado em Essencial através de contos, fábulas e aforismos. Destes todos, Diante da Lei, um conto curto, presente em muitas antologias, é dos melhores e mais conhecidos. Certamente por se tratar de um trecho do capítulo IX de outro famoso livro de Kafka, O Processo.

Os aforismos são 109 e penso que o de número 80 é o mais interessante (ou verdadeiro): "A verdade é indivisível, portanto não pode ter conhecimento de si mesma; quem quer que diga conhecê-la está se referindo a uma mentira." Segundo Carone os aforismos foram selecionados pelo próprio Kafka um pouco antes de sua morte para publicação (o que não ocorreu então) e revelam sua predileção por narrativas curtas, uma de suas características mais marcantes.

Como esse, os demais comentários de Carone antes de cada texto são extremamente úteis para se conhecer um pouco mais sobre a obra de Kafka ou refletir sobre ela. Assim é que ele escreve que A Metamorfose, muito mais do que uma novela fantástica, deve ser lida desde a primeira linha como uma trágica história de família. E em seu favor cita Theodor Adorno: "A origem social do indivíduo (a família) revela-se no final como a força que o aniquila." Foi o que teria acontecido com o pobre Gregor Samsa, aniquilado pelos pais e pela irmã. Já havia pensado nisso?

Lido entre 12 e 17/08/2016.

Emmerson 21/08/2016minha estante
Muito boa sua resenha! Desejo adquirir esse livro. As obras de Kafka sempre valem a pena.

jota 28/06/2021minha estante
Grato. Sim, suas obras sempre valem a leitura.

Lucas1429 07/11/2022

O inusitado essencial
A prerrogativa política atual, em especial a comportamental da direita/elite brasileira, faz um contraponto ao público evidenciado por Kafka em maioria de suas obras. Geralmente são sempre estes as vítimas estruturais sistêmicas, incluindo o próprio, aqui não por falta de privilégios, mas o que essa sintomática o causava: a pressão profissional atrelada à familiar. Kafka, ao indicado, era congratulado pela veia jurídica e sem aplausos à verdadeira voracidade, a artística. Desestimulado em demasia pelo pai, faz da autocrítica o selo que o externaria anos depois de morto ao importante posto de porta-voz como entendedor dos espectros da alienação humana.

A edição reúne 15 textos, contendo contos, novelas, aforismos. A sua obra máxima também está lá, A Metamorfose, ou a desimportância de uma vida. A tradução, introdução e notas de Modesto Carone potencializa a alcunha de cosmopolita europeu que, vivo, Kafka esbravejava, mas internalizado de forma tímida. Sua força era transportar enredos repletos de incredulidades que também chocariam o leitor, e soariam incompletas aos seus muitos desfechos, para exemplificar ideários em sua literatura inusitada e essencial.

Destacarei meus escritos favoritos do compilado, eis:

O veredicto: destrincha uma culpabilização de um complexo de Épido às avessas, com o protagonista martirizado por um pai sem a percepção causal de opressão, tendo o filho uma autoindulgência em se sacrificar ao final como forma de penalização pessoal. Como citei, e é fato consumado, Kakfa não mantinha uma completa cordialidade paternal.

Um artista da fome: relato de um exibicionista corporal, que permanece por dias, meses, enjaulado em espaço público para observação coletiva e é logo substituído por um animal, que aparenta, em toda sua irracionalidade, manter maior interesse nas pessoas. Sinto uma pretensão à sólida crítica bem rasa das pessoas em como são interpretados atos políticos.

Na colônia penal: facilmente a melhor produção, em que se descreve um explorador que visita um espaço de penalizações a “criminosos”, ante qualquer defensiva, em que o condenado fica preso enquanto uma série complexa de engrenagens são calibradas e posteriormente, através de um rastelo e de uma série de agulhas, a sentença literalmente será marcada em seu corpo. Apresentado por um oficial, ele remete aos tempos áureos administrados por uma antiga mão de ferro, que normatizava as torturas como aparatos civilizatórios de eliminações dos mais fracos. Toda coincidência...

Diante da lei: aproveita a mensagem penal e interpretado como um excerto de “O Processo”, ou ainda uma parábola destacada, averiguando as falácias da justiça a quem convir.

A Ponte: também é um pequeno texto que elenca inúmeras interpretações, mas retém esta interessantíssima: sobre amores e expectativas românticas encerradas. O possível paralelo se dá pelos noivados infelizes que o autor desatou em sua curta vida.

A Metamorfose: a pena máxima! Diante de todos os meandros já explorados a seu respeito, na área da psicanálise, fantástica, social, a última é a mais reaproveitada, em que enaltece Gregor Samsa, já em primeira linha transformado em um inseto, praticamente conformado com o status presente, e, direcionando sua preocupação com o exterior, para além da sustentação familiar, pois era a única renda da casa. Após sua morte, são esses os primeiros a se aliviarem com o despacho do problema, repondo Samsa por planos que os beneficiassem. A Kakfa, resta representar o homem burocrático, esquecido por si próprio, invisibilizado pelos demais, que é a massa manobrada por qualquer outro em um estalar de dedos.

Ao final das leituras, não resta dúvidas que na sua tentativa da compressão humana, baseando-se tanto em seus tumultos pessoais e na visão de mundo, moldou o enfado característico de suas histórias e de seus representantes por uma via de mão reta - destacou o mais vulnerável e inundou de expectativas moralizantes, às vezes sem motivo aparente, para, graças a Max Brod, que decidiu publicar os manuscritos póstumos do amigo, nos regalar com suas metáforas de percepções e suas excentricidades de demonstração de uma estrutura de sociedade sempre em vias de ruir.
sofia alcure 09/02/2023minha estante
oii, desculpa incomodar. sabe me dizer se aí está "a metamorfose" completa (tipo original, sem alterações ou resumo sabe)?

Lucas1429 17/02/2023minha estante
Oi, Sofia! "A Metamorfose" está inclusa de forma integral, sim!

sofia alcure 17/02/2023minha estante
muito obrigada, estava insegura de comprar a edição por isso... obrigada pelo esclarecimento:)

Lara 24/01/2022

Desista!
Li "metamorfose" com à minha ingenuidade de 13 anos. Tenho 18 e, apesar do pouco lapso temporal, a experiência foi marcante. Sou completamente à favor de reler, mais do que ler. Ler e reler os clássicos, os que adicionam uma reflexão à alma, ao cotidiano, à brutalidade da vida. Não vou deliniar muito sobre o que o texto kafkiano traz-para mim fica muito evidente o pessimismo como principal norteador.

O que me marcou mais foi a reflexão pessoal de que esse mundo não tem chance e salvação. Tanto pela conjunção de pequenos textos sobre à crueldade humana( A colônia penal), a burocracia governamental (diante da lei) ou pela demonstração que não existe meios para fugir das mazelas da vida "existe esperança, mas não para nós "(pequena fábula ).

Seja como for, tenho duas observações a acrescentar
(1) A edição do livro pecou muito em adicionar uma introdução + crítica antes do texto.Ao meu entender, acabou por tolher a capacidade intepretativa do leitor.
(2) Os aforimos kafkianos me lembraram Fernando Pessoa. É uma delícia ter um pequeno "Livro do Desassossego " no meio dos pequenos textos e da metamorfose.

Daniel 27/09/2022

Kafka escreve com muitas arestas, as rodas que movem o veículo de seu texto possuí rodas quadradas, os assentos são cheios de pontas. Kafka era um homem mediano, em um mundo mediano, vivendo uma vida mediana e sua escrita é uma revolta contra a falta de esperança mágica da literatura.

Carlos Nunes 15/04/2020

Verdadeiramente essencial
Uma joia de livro para quen nunca leu nada do autor e gostaria de ter um vislumbre de sua obra, tão genial quanto enigmática. O livro traz uma série de textos curtos (contos, novelas e frases), alguns curtos MESMO (só um ou dois parágrafos) e dentre esses textos, pelo menos três são incluídos nos seus melhores trabalhos: as novelas NA COLÔNIA PENAL, A METAMORFOSE e O VEREDICTO. Além de um ótimo texto inicial, sobre a importância de Kafka e sua obra, cada conto também é precedido de um texto introdutório. Só um detalhe: NÃO leia o prefácio ou os textos introdutórios antes do conto em si, pois trazem spoilers. A escrita de Kafka, apesar de não ser difícil de ler, é bastante enigmática, e os desfechos muitas vezes deixam mais dúvidas ainda na cabeça do leitor. Muito interessante na sua escrita é que ele era extremamente sucinto, com uma habilidade incrível de resumir o essencial em um pequeno trecho (às vezes uma única frase). A maioria dos textos tem um narrador em terceira pessoa, mas que não é onisciente, sabendo e percebendo apenas o que o próprio personagem sabe e observa. Uma frase do prólogo que resume muito bem o que é a escrita de Kafka: "resta ao leitor o desconforto de se deparar com uma narração translúcida,mas cujo ponto de partida permenece opaco". Um livro verdadeiramente essencial, que só não recebe nota máxima porque, apesar de instigante e genial, não é uma leitura prazerosa, por conta dos temas, que geralmente causam um certo desconforto no leitor (especialmente em A COLÔNIA PENAL - quase um conto de terror).

Wesley.Harrison 15/06/2020

Essencial - Franz Kafka.
Neste livro é apresenta relatos sobre a vida de Kafka.
E basicamente o que o influenciou em suas escrituras. O livro apresenta: alusões, contos, novelas... Do autor. A leitura é meio complexa e demasiada. Mas, muito boa!

icazinho 05/05/2021

A introdução perfeita à obra de Kafka.
Essa coletânea foi uma delícia, apesar do meu típico desconforto com esse tipo de livros de contos reunidos (mero capricho meu, já que gosto de uma ideia de "unidade").

Apesar disso existe, entre todos os textos -que variam em extensão, forma e conteúdo- o que os ata indistintamente: a marca registrada da escrita kafkiana, imediatamente identificável e de qualidade indiscutível.

Talvez o produto final deixe a desejar a alguns devido a omissão de certas obras que poderiam, talvez, terem sido pensadas também para essa coletânea (como "Carta ao Pai"), mas o que torna isso aqui a minha recomendação imediata a qualquer um que queira se aventurar por Kafka é o INEGÁVEL valor de custo x benefício desse livrinho. Contém vários contos incríveis e importantíssimos escolhidos a dedo com muito esmero (a exemplo de O veredicto, Um artista da fome e Na colônia penal), parábolas interessantíssimas, 109 aforismos escritos em uma fase emblemática da vida do autor e, como cereja do bolo, A Metamorfose (o absoluto MUST pra todos os leitores de Kafka) fechando essa coletânea super super baratinha e acessível. Agarrem e devorem!

Mary 01/02/2022

Um título ou um conselho?
Depois de finalizar a leitura, fiquei me questionando se esse título "Essencial" seria realmente um título ou um conselho de vida do tipo: "é essencial para sua vida". Não há imparcialidade para mim quando o assunto é Kafka, gosto dele demais, a metamorfose é uma das minhas histórias livros favoritas (e ela está nesse livro), mas esse livro é especial. Coleta as principais obras do Kafka acompanhadas de comentários certeiros e que super auxiliam na leitura. Um ótimo ótimo livro.

Rafael 02/12/2023

Não tenho nem o que dizer, que livro perfeito pra conhecer Kafka. Aqui tem várias obras incríveis dele, além de A metamorfose

Kurth 08/01/2023

Impensável
Essa coletânea me proporcionou o primeiro contato que tive com as obras de Kafka.
Sua escrita é espetacular.
Lemos seus sentimentos e razões transcritos para o papel mas podemos compreender a essência do núcleo apresentado e interpretar de acordo com nossos respectivos saberes sob o mundo.
Franz Kafka escreveu para si, para seu pai, para suas familiaridades e para a concepção e interpretação alheia a seus remetentes.
Agradeço por sua intesidade e sobriedade, pelo ato de ter escrito e, principalmente, por ter proporcionado esta leitura.
sofia alcure 09/02/2023minha estante
oii, vc sabe se a metamorfose nesse livro está completa?

Kurth 12/02/2023minha estante
Está sim! Se não me engano três partes

sofia alcure 12/02/2023minha estante
muito obrigada! estava insegura de comprar por isso... obrigada por esclarecer:)

13/08/2023

Favoritos: O veredicto, Um artista da fome, Na Colônia penal, O abutre, Desista!

Já tinha lido A Metamorfose então não incluí

Joao.Gabriel 14/10/2022

Edição muito boa. Contém muitos textos curtos e alguns contos do Kafka ? uma seleção realmente essencial. O melhor dele está aqui, acredito, tirando apenas O Processo.
Das obras aqui elencadas, dou destaque para Na Colônia Penal e O Veredicto.
A edição conta com texto introdutório, uma pequena biografia, folhas amarelas e diagramação muito boa, como sempre.
Padrão da Penguin Classics.
Recomendo a compra.

gentilvete 11/02/2024

Gostei muito mesmo!! Explorar a vida do Kafka através do detalhamento da editora penguin só me vez gostar mais ainda do autor. Sem mencionar os maravilhosos aforismos deixados para as partes finais do livro, a coletânea de histórias (tiradas principalmente do livro de contos ?Um médico rural?) são estonteantes.
Ellen Seokjin 12/02/2024minha estante
Sempre tive dúvida se esse livro valeria a pena

Ellen Seokjin 12/02/2024minha estante
Os textos da penguin são muito bons mesmo

Guilherme.Oliveira 15/02/2021

A obra do Kafka é sensacional!
Resolvi ler este livro pois nele existem textos que eu não estava encontrando em outras edições.

Porém, aconselho a ler os textos originais antes das introdução de cada texto. Não achei que os textos anteriores a obra original deveriam ser dispostos no início de cada capítulo. Deve haver uma razão, mas a mim, não agradou.

1 | 2 | 3 | 4 | 5