As 4 + 1 condições da análise

As 4 + 1 condições da análise Antonio Quinet

Resenhas - As 4 + 1 condições da análise

Leonardo 12/09/2020

Livro curinga
Esta obra, com certeza, é fundamental para qualquer analista em formação (sempre). Antonio Quinet conseguiu resumir em um texto compacto e fluido, diversos conceitos importantes da psicanálise, essenciais para a prática clínica e para o desenvolvimento de conceitos teóricos. Ao longo do texto é possível pensar além da estrutura do cartel (que fica óbvio pelo título), a estrutura de uma sessão em particular, bem como a análise em geral. Passa pelos aspectos práticos sem tanta relevância até aspectos indispensáveis para o analista. O autor também nos brinda com aspectos do diagnóstico diferencial em psicanálise sob a pena de Freud mas também com as importantes considerações de Lacan.

Trata-se de uma obra indispensável, pois aborda a maioria dos conceitos que devem ser constantemente re-visitados por aqueles que estão atentos ao que aparece de novo na Clínica, mas não podem perder de vista o que nos exorta a teoria.

elieltoncastr_ 10/03/2024

O livro mostra-se indispensável tanto para quem deseja estudar psicanálise quanto para quem deseja retomar às questões essenciais à análise.

Alice 29/08/2021

as 4 + 1

Adriana Scarpin 05/08/2016

Que livro maravilhoso, o que não é de se espantar porque Quinet discutindo Lacan é só amor.
Quinet começa dando ares lacanianos às entrevistas preliminares (divididos em 3 tópicos: função sintomal, diagnóstica e transferencial), para logo depois adentrar na poética descrição do uso do divã e a partir do próximo capítulo analisar as proposições do uso do tempo em psicanálise que muito se aproximaria da filosofia zen. Adentrando o capítulo capital e libido vemos a mais-valia em psicanálise e o quanto a relação paciente-analista se relaciona com a de prostituta-cliente, enquanto o capítulo final encerra os meadros do ato analítico.

Flavio 29/09/2020

O texto ajuda a entender quais os critérios, não tanto da parte do analisando, mas do analista, que seriam necessárias para uma análise.

Luíza.Pedroso 29/03/2023

Eu demorei anos pra conseguir engatar nesse livro. Talvez pelo tempo de maturação da teoria psicanalítica lacaniana, talvez por falta de vontade.

Valeu essa espera. Um livro mais rebuscado, não para iniciantes, mas para analistas que tenham uma certa caminhada.

Sara.Franca 23/10/2023

Leitura obrigatória!
Essencial pra qualquer pessoa que quer começar a atender pela psicanálise. Através de uma escrita clara (mas sem abrir mão do enigma), Quinet nos guia pelo processo que é da entrada até a saída de uma análise.

Maitê 03/11/2014

Excelente livro para aqueles que praticam a psicanalise, é um livro técnico mas possui uma leitura fluente.

Bart 03/03/2019

Um ótimo exemplar p/quem estuda Psicologia, e já está atendendo baseado na Psicanálise!!

mfeveras 25/08/2020

Para um futuro analista
O livro é curtinho, mas traz muitas informações importantes para o exercício da clínica psicanalítica, incluindo os desafios dessa posição, a postura, etc. Vale a leitura pra quem deseja atuar nesse ramo ou tem interesse na Psicanálise.

Giulia.Pessoz 04/04/2022

Excelente livro para quem tem interesse em atuar com a Psicanálise, mas não é uma linguagem fácil e quem for ler sem ter nenhum contato prévio com a teoria (principalmente de Lacan), vai ficar muito perdido. Ótimas colocações e reflexões!!

Gabi 16/08/2022

A tentativa de resumir e condensar pode ser cara à teoria
Agora foi a vez que de fato eu li o livro por inteiro, embora, quando comecei o estágio clínico no final da graduação li o livro duas vezes, mas sempre parava na metade por conta da necessidade de conciliar com outras leituras (na época, muitos livros ficaram pela metade). Hoje que o li inteiro posso dizer da impressão geral que me deixou. É um livro muito bom e que vale a pena ler, contudo, como é sempre cara a tentativa de resumir, condensar ou introduzir a psicanálise, achei que da segunda metade para o final do livro muitas passagens ficaram vazias, eram muito mais verbetes bem escritos e que nada comunicavam. Acho que a tentativa de transmitir muitos pontos importantes em poucas linhas teve como consequência frases-fórmulas vazias. Sendo assim, acho um livro bom, que valeu a pena ler, mas acho que há outros melhores para pensar a clínica psicanalítica.

Kit 15/05/2024

É extremamente necessário um conhecimento em ?Lacanes? para entender melhor esse livro, e é isso que faz com que ele não seja um livro excelente, pois não consegue atingir a todos.
A psicanálise em extensão, para funcionar de verdade, deve ser lapidada e acessível a compreensão de qualquer um, quando ela se fecha em termos técnicos, símbolos, matemas e ideias complexas, ela volta a se fechar, isolada na clinica e na ilusão de sujeuto suposto saber que muitas vezes toma frente ao real do analista.
Acho que se esse livro fosse mais acessível ele seria excelente, mas por hora é apenas um bom livro.