Cai O Pano

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Cai o Pano

Mabi 14/05/2023

Uma leitura muito divertida!
Caí no universo de Ágatha Christie justamente na última aventura de um dos detetives mais famosos do mundo, o amado Poirot. Sem dúvida um livro muito divertido e surpreendente, não cheguei nem perto de acertar quem era o misterioso X, mas me diverti, principalmente nas últimas páginas, após a revelação de tudo que ocorreu. Achei apenas que a autora postergou muito a grande revelação, tudo acontecia com muita lentidão, e no final, toda a história foi contada de uma só vez. Mas, apesar desse fato o livro sem dúvida é bem interessante, agora estou com vontade de ler os outros casos famosos da nossa querida Agatha.

Jaque - Achei o Livro 11/05/2023

Adieu, mon cher Poirot!
De volta à Styles!
Já li tudo de Agatha (menos Passageiro para Frankfurt) e enrolei ao máximo para ler esse livro sabendo que se tratava de uma despedida.
Na verdade, uma releitura. Foi um dos primeiros livros que li de Agatha - na adolescência -, ainda sem saber do que se trataria. Também não teve o mesmo impacto pois mal conhecia Poirot.
Nem preciso dizer que não lembrava de nada da trama. Apenas um detalhe relacionado à Poirot estava lá no fundinho da lembrança, bem enterrado.
Agora, já mais familiarizada com esse detetive tão incrível, posso dizer que terminei com uma sensação de tristeza. Poirot se tornou muito real para mim ao longo desses anos.
Mas não por esse motivo que o livro entrou para meus favoritos. Apesar da trama um pouco comum, o final foi espetacular!
A explicação dos crimes foi perfeita! A voz que foi dada a Poirot e a narrativa emocionante de Hastings tornaram a leitura digna para se guardar na memória.
Poirot é de longe o melhor detetive que já tive o prazer de ler. Ao lado de Miss Marple - minha detetive favorita - ambos me proporcionaram os melhores momentos de leitura que um leitor poderia ter.
Agora o jeito é recomeçar tudo de novo porquê Agatha é e sempre será única!

site: https://acheiolivroperdiosono.blogspot.com/2023/05/cai-o-pano-agatha-christie-o-ultimo.html

Jully 10/05/2023

Tô meio triste de avaliar esse livro tão baixo por ser o último livro de Poirot que eu li. Eu tava com expectativas bem altas

Das coisas que gostei:

1) A ideia original da história, um criminoso que coloca ideias nas pessoas e as faz cometer crimes. Brilhante!
2) O livro retrata os diferentes tipos de pessoas e seus relacionamentos. E Agatha Christie desenvolveu isso muito bem

Coisas que eu odiei:

1) Personagens: Todos eram incrivelmente insuportáveis (incluindo Poirot!). Ele é extremamente abusivo com Hastings
2) Enredo: Mesmo que o enredo e o relacionamento entre as personagens foram muito bem escritos, toda a história é sem noção. Ex.: como Poirot poderia ter evitado os assassinatos e ao invés disso, ele apenas relaxa e deixa o pobre do Hastings no escuro tendo que lidar com um bando de gente desagradável
3) Conclusão: Tão terrível quanto o enredo. Se Poirot tivesse feito no começo o que ele fez no fim da história, tudo teria sido resolvido. Em vez disso, ele não tá nem aí como se tivesse todo o tempo do mundo como se vidas não tavam em jogo

Enfim, infeliz :(

Debora0311 05/05/2023

"Que caia logo o pano..."
O que dizer dessa leitura..?!
Acredito que esse não foi o melhor livro pra começar a lê Agatha Christie (já que esse livro é a despedida de um personagem), mas o fato de eu não ter lido os outros, não atrapalhou nem um pouco na minha leitura.
Acredito que deva haver algumas referências, ou coisas que eles citam obviamente, sobre os outros casos, mas nada que atrapalhe nessa estória em específico.
Tenho que admitir, que o mistério é realmente bem complexo, porque eu não consegui descobrir quem era o assassino até a revelação de Poirot... O fato do assassino não ser nenhum dos meus suspeitos realmente me chocou.!
Mas posso dizer que é um livro de mistério realmente muito bom, não é um gênero que eu leio com frequência, mas posso começar depois desse livro.
Devo dizer que é uma das leituras mais fluidas que eu li. A escrita é realmente muito boa. O mistério realmente te prende. É você lê o livro todo tentando resolver o caso antes do Poirot dá a resposta. Por isso acredito que esse livro é um dos meus favoritos do ano ???

Carol 02/05/2023

Último ato de Poirot
Esse livro me surpreendeu de todas as formas.
Agatha sabe realmente fazer uma história com reviravolta.
Fiquei triste por ser o último caso de Poirot, mas foi perfeito.

Gustalves 01/05/2023

Cai o Pano: o último caso
Recebi este livro como um presente ao encontrar meu namorado pela primeira vez, este ano. Ele me havia dito que uma amiga gostava muito da Agatha, assim como eu, e disse os livros de sua coleção. Mal sabia eu que essa conversa seria para descobrir qual livro ele deveria comprar para que não fosse repetir na minha estante. E da mesma forma que fui "manipulado" pelo meu namorado, Cai o Pano (Curtains - curtinas, no original) é um thriller que nos manipula.

O livro foi o último a ser publicado pela autora, mas foi escrito 30 anos antes disso. No auge de escrita da Agatha, nos anos 30, ela já imaginou um perfeito último caso de Poirot. Feito como um presente à filha, Christie escreveu a obra por medo de não sobreviver à Segunda Guerra Mundial; e como sua morte não acontecera, o livro com o último caso do nosso detetive foi guardado - literalmente - num cofre até 1975, um ano antes da morte de sua criadora.

A história se passa no mesmo ambiente que o detetive belga resolve seu primeiro caso: em Styles. Todo o enredo é embebido de uma nostalgia do narrador, dando um caráter melancólico além de um medo a qualquer momento: Poirot está velho, usando cadeira de rodas e extremamente cansado. Capitão Arthur Hastings, o mesmo parceiro de Hercule em Styles, é quem nos conta o enredo, que parece estar em formato de diário, visto o caráter psicológico (a tradução de Clarice Lispector me faz pensar se isso foi um toque pessoal ou uma decisão bem colocada da editora na epoca) e sempre utilizando verbos num passado recente. Sob convite do amigo agora debilitado, Arthur vai a Styles, agora transformada num Hotel, mas já sabemos que onde o nosso bigodudo racional está, há um assassinato. E este é um super intrigante.

Hastings já é confrontado por Poirot sobre o que realmente está acontecendo: 5 casos super bem resolvidos na verdade foram cometidos por uma mesma pessoa: X. É interessante como a condição do belga influencia a nossa percepção: a idade poderia já estar te pregando peças e enxergar crimes onde não existiam, ou melhor, já solucionados. A quintupla citada envolviam casos totalmente fechados, assassinatos com seus assassinos se entregando ao juiz. Poirot estaria caducando de vez?

Assim como a dupla em styles, eu, como um matemático, também me interessei na grande pergunta de Cai o Pano: quem é X? (perdão, precisava dizer isso) Mas aí é que vem o detalhe: Poirot sabia quem era o assassino, mas não a vítima, não sabia como X agia para fazer seu crime. Apesar desse conhecimento, não nos é revelado absolutamente nada sobre X vindo de Poirot além de que existia e está em Styles.

Sob esse contexto todo, acompanhamos o comum tráfego de personagens e histórias, nos fazendo requestionar a cada capítulo o que está acontecendo, suas possibilidades e
o que existe que nao estamos vendo - acredito que suspense é algo extremamente difícil de se construir: o que deve ser e não ser dito, as palavras articulam uma direção lógica e será está a correta? -. De forma recorrente, o nosso narrador fica irritado e, assim como o leitor, briga com Hercule por não revelar quem é X. E de resposta ao parceiro, somos também insultados por transparecermos demais, afinal, eu faço comentários e caretas quando alguém que suspeito cogita comentar algo é fiquei afetado pelos comentários do velhinho.

Com o desenvolvimento da trama, que é bem arrastada ao que me pareceu, somos, assim como em todos os livros de Agatha, enganados pelo o que vemos e, principalmente, ouvimos - apesar de que me orgulho de acertar certas coisas (duas apenas kskskskss). Este livro fala sobre raiva. Mais ainda, sobre manipulação.

Não vou estragar a surpresa de quem é X, mas te conto que Curtains se trata de um assassino que quando se descobre, de fato, cai o pano. Somos feitos de cegos, já que tudo estava bem na nossa frente. É um livro que na verdade é tudo do avesso: nos 5 casos o assassino não mata a vítima; na história atual, não procuramos o assassino e sim a vítima; e uma última invertida que não irei comentar, mas envolve poirot.

Com um final triste, e um aperto no coração. Cai o pano é uma última história de Poirot que me faz sentir saudade do que eu ainda não li e de abrir os olhos sobre quem realmente somos: frágeis aos sentimentos. E como um belo título, Curtains realmente se trata de cortinas se fechando ao grande show que foi acompanhar a vida de Hercule Poirot.

É, Agatha... estão sendo livros tão bons.

Neleh 29/04/2023

Cai o pano
Uma obra muito bem feita com toda certeza. Foi uma leitura extremamente agradável e saber como cada assassinato ocorreu foi mais formidável ainda, mesmo que para isso nosso querido Poirot teve que morrer. Entretanto ele nunca deixa de surpreender e esse efeito é sempre incrível.

Nilo10 25/04/2023

Cai o pano
Confesso que esse livro me trouxe uma angústia por saber que seria o último caso de Hercule Poirot. Ainda mais vendo logo de início o quanto ele se apresenta debilitado (sem spoilers sobre isso).

Já li diversos livros do detetive belga e esse não chega nem perto dos melhores, mas a sensação do adeus mexe com o leitor fiel.

A história é bem trabalhada e desenvolvida. Trama que prende do início ao fim, sendo praticamente impossível entender os motivos do criminoso antes das explicações finais. A ideia de que todos são potenciais assassinos é bem trabalhada e nos surpreende com uma certa atitude de Hastings. Leitura excelente, rápida e que flui de uma forma bem divertida.

Única coisa que não sei se considero ponto negativo está no desfecho. Para mim, que acompanho Hercule Poirot há um tempo, achei a atitude final dele bem estranha, não condizente com tudo que conheci dele nos outros livros. A explicação para a atitude é bem fraca, além de que instigar, provocar a reação de terceiros não necessariamente seja crime.

Mas tirando isso, história impecável. Ótima experiência. Vale a leitura demais!

HyladyJ 24/04/2023

Um dos melhores da H-tinha
História muito intrigante, instigante. Amei a forma como foi escrita, a forma como leva a gente a pensar e imaginar que o culpado é alguém que realmente não é !
Alguns dos detalhes não tem como perceber de forma alguma, porque não são nos dadas as pistas. Mas essa carta que o Poirot deixa no final explica tudo.
Vale super a pena ler.

Ludmilla35 22/04/2023

N foi pra mim
Foi o primeiro que li da autora e acho q comecei pelo errado, não desisti de ler outros livros dela pois realmente gosto desse gênero mas esse livro n teve tanta importância pra quem já teve mais aprofundamento no universo dela então talvez depois de ler alguns outros dela mais famosos talvez eu veja o grande significado desse livro para o universo, mas n gostei muito.
Maria18387 22/04/2023minha estante
Já li vários e só gostei de um?
Criei muita expectativa quando li o primeiro e gostei, mas depois fiquei bem frustrada com os outros. O que eu gostei : assassinato na casa do pastor

Ane 22/04/2023

É popularmente conhecido como um dos melhores livros de Agatha e com razão. Extremamente emocional por ser o último caso de Poirot, e eu amei, não podia ser diferente.