Órfãos de Haximu

Órfãos de Haximu Inês Daflon...

Resenhas - Órfãos de Haximu

Jacke Blue Rose 19/06/2021

Aquele livro que me conquistou rapidamente.

Lu Mendes 20/02/2023

Não sei como esse livro veio parar em meu acervo, mas aqui está, sei no entanto que é livro paradidático de literatura para o ensino fundamental e médio.

E é tendo essa informação que decidi elaborar minha crítica.

Trata-se da história de um casal de irmãos gêmeos Yanomamis que foram separados logo após nascerem, tendo o menino ido com o pai branco biológico para a Inglaterra.

Perpassando vários pontos da história indígenas, em nenhuma há grandes explicações o que é um ponto ruim, porém trata de demarcação de terra, de aculturação e missões, de confrontos e de como o poder público sempre se posiciona de forma omissiva diante dos confrontos que levam ao extermínio de povos nativos, o que trás uma série de possibilidades do jovem leitor abrir seus horizontes para uma história de Brasil mais descolonialista!

O narrador da história é Daniel Tukano, o jovem que vai para Londres ainda aos dois meses de idade, e isso mesmo em mim deixava uma certa confusão visto que o livro é de autoria de uma mulher branca, e isso é um detalhe importante demais.

Há ainda um suporte branco por detrás dos protagonistas, uma vez que faz o papel já famoso em obras assim de ?salvador branco ?, mas me pareceu tranquilo, coisas que sabemos que acontecem de fato.

Dito tudo isso, peço agora que quem conheça bons livros de literatura escrito por pessoas indígenas que me indiquem

karolinekelly 27/06/2023

Interessante
Gostei da leitura, foi bem interessante e me trouxe um conhecimento maior sobre a situação atual dos povos indígenas.

Alline 19/02/2023

Acho muito bom conhecer sobre a cultura indígena. E esse livro mostra.
E uma coisa muito bonita. Recomendo bastante o livro, para conhecimento.

g.lori 23/01/2021

Quando decidi fazer essa leitura, não pensei que gostaria tanto, aprendi muito sobre os povos indígenas e pude aprender um pouco sobre o dia-a-dia deles. A história se desenvolve facilmente, prendendo o leitor até o final.

Let.S. 28/06/2021

Resenha: Órfãos de Haximu
"Órfãos de Haximu" é realmente um livro muito bom! Achei que seria só mais um livro paradidático chato, mas muito pelo contrário, foi bem interessante conhecer mais sobre a cultura Yanomami.

Gostei muito que tinham personagens femininas que faziam a direção na história! Uma delas, por exemplo, foi a Nape que mesmo sendo órfã tão cedo, se tornou professora das escolas indígenas, líder política e a primeira do seu povo a ir tão longe!
Gostei também que é uma história real, com alguns personagens fictícios, mas que mostram os desafios e guerras enfrentados pelas tribos indígenas.

Recomendo!! Porque nele podemos entender uma pequena parcela dos problemas enfrentados até hoje pelas tribos indígenas.

Vitoria293 07/09/2023

Gostei da história, foi chatinha de ler pq era uma leitura escolar, mas foi interessante( não leria de novo)

@readsamanda 21/05/2021

Admito que esses livros da escola estão melhorando muito!!!
Eu fico de cara como nunca ouço falar desses livros sobre o Brasil ou de brasileiros
Esse é muito interessante, e conta sobre uma tribo de indígenas. Em que um inglês se relaciona com uma indígena, e tem gêmeos com ela. E a história é contada por ele e a irmã (quase o livro inteiro é na visão do irmão).
Achei extremamente importante a leitura desse livro!?

Invisiblesclara 02/12/2021

????
Meio meh, li pela escola então.....

A proposta era boa mas não foi bem trabalhada, não trouxe a emoção que a história deveria ter e somente o final e outros partes despertaram meu mínimo interesse

julia3982 17/03/2023

Esse livro conta a história de Daniel e de sua irmã gêmea,é um livro infantojuvenil muito bom,mostra as relações políticas,e como os indígenas são tratados,mostra também que muitos governantes,apoiam as ações de garimpo,pois eles assim conseguem mais dinheiro e recursos,a muita crítica sobre a sociedade,me fez refletir muito

imlauraregina 26/09/2023

Gostei, porém não leria se não precisasse por causa do resumo. Mas achei até que legalzinho, não foi o melhor, mas também não foi o pior

Rayfobic 10/04/2023

Muita história, poucas páginas
Começando explicando que li esse livro pq é leitura obrigatória da escola, e não tinha muitas expectativas pq é um livro pequeno e geralmente não tem muito desenvolvimento nos personagens.
Assim, gostei da história, e achei importante ler principalmente, depois do que aconteceu com os Yayomamis no governo do bozo. Eu só gostaria que tivesse mais aprofundamento em algumas outras partes da vida do Daniel.
Rayfobic 11/04/2023minha estante
Yanomami* burrona eu

Eu.aleitorakeylada 03/11/2023

Apesar de se tratar de assuntos importantes, não gostei desse livro. Li pois veio no kit da escola,mas não é um livro que eu leria novamente.

Gatona 17/11/2022

ate agr to sem entender o nome do livro, mais ou menos na verdade, só li pq a escola obrigou e não gostei, mas pelo o menos acabei rapidinho pra prova.