Decolando nas Asas do Louvor

Decolando nas Asas do Louvor Atilano Muradas

Resenhas - Decolando nas Asas do Louvor

Déh Carvalho 16/02/2022

"Tangei com arte e com júbilo"
O autor faz uma relação muito interessante entre a condução do louvor congregacional e a condução de um avião. As colocações são muito bem construídas e a linguagem é de fácil entendimento.

Eu, como musicista, pude aproveitar bastante o conteúdo do livro. Às vezes, achamos que já sabemos muito por tocarmos um instrumento ou cantarmos há muito tempo, mas na realidade sempre vai haver algo novo e proveitoso a aprender, seja através da troca de experiências com outros músicos ou então buscando por conhecimento de outras maneiras.

O foco deste livro é o louvor congregacional e o autor foi feliz em muitas observações, principalmente no que diz respeito às músicas adequadas para cada momento do culto e sobre como deve ser o comportamento ideal de um ministro de louvor. Muitos que se denominam levitas focam apenas na música - ou ainda pior, apenas na técnica musical - e se esquecem das demais responsabilidades de um cristão. Alguns confiam em seu próprio entendimento e tornam-se soberbos. Aí está um grande perigo: O louvor é dirigido a Deus e não podemos tomar a "honra e a glória" para nós. Somos apenas instrumentos usados para levar à Igreja a adoração conjunta, não somos maiores do que o que estão no meio da congregação.

Outro ponto importante é que precisamos estar em constante aprimoramento e aprendizado. Ás vezes, nos estagnamos por já estar a bastante tempo no ministério e nos tornamos preguiçosos para ensaios, não queremos ir a reuniões e passamos a trabalhar relaxadamente na obra de Deus. É óbvio que isso não está certo, temos que sempre entregar nosso melhor - com ensaios e dedicação constantes -, para impactarmos as demais pessoas e entregarmos um louvor de qualidade ao Senhor, como é devido.

O ministro de louvor sempre deve ter uma conduta exemplar e é um espelho para a Igreja. Dessa forma, ele deve se comportar como deseja que a Igreja também se comporte. Como que um ministro irá querer que os irmãos louvem com alegria, cumprimentando uns aos outros e louvando com palmas, se este mesmo ministro se demonstra apático e pouco entusiasmado?

É válido ressaltar que o livro já é de uma edição antiga, mas muitas dicas são aplicáveis para o nosso dia-a-dia.

leaphar77 16/10/2021

Leitura Aproveitável
Por ser um livro pequeno, a leitura não se torna cansativa e as ideias do autor são facilmente compreendidas. Apesar de ser uma produção já um pouco antiga (daí o titulo da resenha), ainda há muitos pontos interessantes que podem ser aproveitados e/ou adaptados para a realidade atual. Em alguns momentos, porém, o autor apresenta sugestões que não se aplicam à grande diversidade de igrejas que temos em nossso pais, como as ideias de liturgia, por exemplo.

Um ponto positivo da obra é a analogia feita entre o louvor, como atividade musical, com um outro evento relacionado a viagens. O autor foi feliz na construção dessa relação.

Edson N. Souza 17/11/2010

Análise Crítica
--->Análise Crítica:
--->1. Que problema(s) ou temas(s) enfoca o autor? O que procura provar? (1)omo fazer o louvor da sua igreja decolar. (2)Diferença entre louvar e cantar. (3)Quais as músicas adequadas para os diferentes momentos do culto. (3)A importância do significado da letra da música. (4)A consagração dos ministros de música. (5)Treinamento profissional para a equipe de louvor.
--->2. Assinale os aspectos fortes e fracos do escrito, de acordo com o seu ponto de vista.
--->Aspectos fortes: (1)Os pais do autor vivenciaram a dificuldade de introduzir violão na igreja, numa época que era permitido somente o órgão. Isso exemplifica a dificuldade atual de introduzir a bateria. (2)A importância de assalariar o ministro do louvor para se dedicar à congregação. (3)A interação do ministro do louvor com o Pastor durante o culto. (4)O capítulo “ligando os motores” é prático, trata de desilusão, insatisfação, roupas decentes. (5)Tratar da consagração dos músicos. (6)Define os melhores momentos durante o culto para os dízimos, os avisos, a mensagem musical (p.114). Nada que interrompa o louvor congregacional antes da pregação da palavra, pois devemos exaltar a Deus ao nos aproximarmos Dele (p.85)
--->Aspectos fracos: (1)Autor utiliza alguns textos bíblicos fora do contexto para reforçar sua própria opinião. (2)Utiliza uma linguagem mais pentecostal, porém adequada ao seu público e condizente com o entusiasmo do louvor. (3) Declarar que as pessoas tradicionais são carancudas (p.55).
--->3. O que mais o agradou na leitura? Por que? Quanto ao formato:A leitura é agradável, cheia de entusiasmo, reflete uma preocupação da parte do autor ao utilizar exemplos de casos. Utiliza gravuras simples e que passam a idéia do contexto. Os capítulos são curtos o que torna a leitura mais agradável por passar a impressão de avanço na leitura do livro. Quanto ao conteúdo: Autor enfoca a consagração dos músicos. Por ter linguagem petencostal, o autor é prático ao falar sobre sentimentos que um cristão deveria expresar, como: amor ao próximo, saudações calorosas, as bençãos que recebemos ao louvar (p.96), sobre a importância da música na comunicação vertical e horizontal (p.65). Apesar de falar sobre retroprojetor e videocassete, os demais assuntos abordados, como: postura, vestuário, coerência, contexto musical, consagração, etc, ainda são atuais.

John.Henry 13/01/2017minha estante
O livro seria bom como uma apostila pr[atica ao louvor e a adoracao para musicos, entretanto deixa de fora varias perguntas basicas que deveriam ser aprofundadas e que levariam os ministros do louvor a buscar mais a Deus:
1- Por que devo louvar a Deus? O livro inteiro tenta tratar do assunto a nivel basico, mas esquece de respoder a questoes que nos fazer querer louvar. Porque Deus - o ser supremo, auto-suficiente, onipotente nos fez para louvar? Ele com certeza nao precisa nosso louvor pois possui arcanjos e querubins que so fazem isto 24 horas/dia. Sugiro um outro livro de Asaph Borba: ADORACAO para uma visao mais espiritual e profunda do tema.

Lucio 06/03/2010

li já faz um tempo...
mas me lembro q o conteúdo é bem raso. Não há aquele rigor exegético q proporciona confiabilidade e tal... mas não me lembro do livro falar alguma baboseira teológica além da clássica 'o louvor cura, liberta, transforma (faz café...hehe)' ...

Thiago Souza. 28/01/2012

Decolando nas asas da Música.
Livro que ensina a parte tecnica e envolvente de uma música.
Dá dicas que são fundamentais para musicos.