jmrainho 05/11/2016
Escrevendo a utopia
2a. Edição. Unesco, Cortez, 2011
Conferência realizada sobre os Sete Saberes Necessários à Educação, Universidade do Ceará, 21 a 24 de setembro de 2010, comemorando 10 anos da obra.
Edgar Morin (1921, Paris- ) é filósofo e antropólogo. Formado em Direito, História e Geografia.
Os 7 saberes é uma utopia. Se você foi ignorante, comedor de batata frita do McDonald, eleitor de partidos de direita. Caia fora. Este não é o seu sonho.
TRECHOS
Considerando as dificuldades em transmitir conhecimentos, suas tendências ao erro e à ilusão, deve-se preocupar-se em fazer conhecer o que é conhecer.
Seria preciso ensinar princípios de estratégia que permitissem enfrentar os imprevistos, o inesperado e a incerteza, e modificar seu desenvolvimento,.
Eurípedes: "O esperado não se cumpre, e ao inesperado um deus abre o caminho"
O planeta necessita, em todos os sentidos, de compreensão mútua.
Uma das bases para a educação para a paz.
Marx e Engels enunciaram justamente, em A Ideologia alemã, que os homens sempre elaboraram falsas concepções de si próprios, do que fazem, do que devem fazer, do mundo onde vivem. Mas nem Marx nem Engels escaparam destes erros.
O erro de percepção acrescenta-se o erro intelectual.
Cada mente é dotada também de potencial de mentira para si próprio (self-deception) - [auto-engano].
As crenças e as ideias não são somente produtos da mente: são também seres mentais que tem vida e poder. Dessa maneira, podem possuir-nos.
Os humanos possuídos são capazes de morrer ou de matar por um deus, por uma ideai. No alvorecer do terceiro milênio, como os daimons dos gregos, e por vezes como os demônios do Evangelho, nossos demônios "idealizados" arrantam-nos, submergem nossa consciência, tornam-nos inconscientes, ao mesmo tempo em que nos dão a ilusão de ser hiperconscientes.
As sociedades domesticam os indivíduos, por meio de mitos e ideias que, por sua vez, domesticam as sociedades e os indivíduos, mas os indivíduos poderiam, reciprocamente, domesticar as ideias, ao mesmo tempo em que poderiam controlar a sociedade que os controla.
Lênis disse que os fatos eram inflexíveis. Não havia percebido que a ideia-fixa e a ideia-força, ou seja, as suas, eram ainda mais inflexíveis. O mito e a ideologia destroem e devoram os fatos.
As ideias que defendo aqui não são tanto ideias que possuo, mas sobretudo, ideias que me possuem.
Evitar o idealismo e racionalização.
O conhecimento das informações ou dos dados isolados é insuficiente. É preciso situar as informações e os dados em se contexto para que adquirem sentido.
O enfraquecimento da percepção do global conduz ao enfraquecimento da responsabilidade (cada qual tende a ser responsável apenas sua tarefa individualizada) assim como ao enfraquecimento da solidariedade (cada qual não mais sente os vínculos com seus concidadãos).
Soluções presumidamente racionais empobreceram ao enriquecer, destruíram ao criar.
"Apenas o sábio mantém o todo constantemente na mente, jamais esquece o mundo, pensa e age em relação ao cosmo"
Ensinar a identidade terrena
O futuro permanece aberto e imprevisível.
A destruição do mito do progresso. O progresso é possível, mas é incerto
"O devanir é doravante problematizado e o será para sempre" (Patocka). O futuro chama-se incerteza.
A história avança, não de modo frontal como um rio, mas por desvios que decorrem de inovações ou de criações internas, de acontecimentos ou de acidentes externos.
Não ha evolução que não seja desorganizadora/reorganizadora em seu processo de transformação.
O conhecimento é a navegação em um oceano de incertezas, entre arquipélagos de certezas.
O teorema de Arrow, que erige a impossibilidade de associar o interesse coletivo a interesses individuais, assim como de definir felicidade coletiva com base em uma coleção de felicidades individuais. (sobre teoremas que limitam o conhecimento).
Para toda ação empreendida em meio incerto, existe contradição entre o princípio do risco e o princípio da precaução, sendo um e outro necessário. Segundo as palavras de Péricles, in Tucídides, Guerra do Peloponeso: "Todos sabemos ao mesmo tempo demonstrar extrema audácia e nada empreender sem madura reflexão. Nos outros, a intrepidez é efeito da ignorância, enquanto a reflexão engendra a indecisão.
Toda ação escapa À vontade de seu autor quando entra no jogo das inter-retro-ações do meio em que intervém. Este é o princípio próprio à ecologia da ação. A ação não corre apenas o risco de fracasso, mas de desvio ou de perversão de seu sentido inicial e pode, até mesmo, voltar-se contra seus iniciadores.
3 consequências:
- Efeito perverso, inesperado, maior que o benéfico esperado
- Inanição da inovação. Quanto mais se muda, mais tudo permanece igual.
- A colocação das conquistas em perigo (quis-se melhorar a sociedade, mas só se conseguiu suprimir liberdade ou segurança.
Liberdade, igualdade, fraternidade. Estes três termos complementares são, ao mesmo tempo, antagonistas: a liberdade tende a destruir a igualdade; esta, se for imposta, tende a destruir a liberdade; enfim, a fraternidade não pode ser nem decretada, nem imposta, mas incitada.
Deve-se lutar contra as incertezas da ação; pode-se mesmo superá-las em curto ou em médio prazo, mas ninguém pretende tê-las eliminado em longo prazo.
Certeza poderia ser somente uma gravidez psicológica.
Tudo que comporta oportunidade comporta risco, e o pensamento deve reconhecer as oportunidades e riscos como os riscos das oportunidades.
Na história, temos visto, com frequência, infelizmente, que o possível se torna impossível. Mas vimos também que o inesperado se torna possível e se realiza. O improvável se realiza mais do que o provável. Saibamos portanto, esperar o inesperado e trabalhar pelo improvável.
Quanto mais apolítica se torna técnica, mais a competência democrática regride.
Na verdade, a dominação, a opressão, a barbárie humanas permanecem no planeta e agravam-se. Sós e em conjunto a política do homem, a política da civilização, a reforma do pensamento, a antropoética, o verdadeiro humanismo, a consciência da Terra-pátria reduziriam a ignomínia no mundo.
Por uma comunidade planetária organizada: não seria esta a missão da verdadeira Organização das Nações Unidas?