O Zero e o Infinito

O Zero e o Infinito Arthur Koestler

Resenhas - O Zero e o Infinito

cid 18/03/2010

O valor de uma vida
Rubachov diz " O partido nunca pode errar. Eu e o camarada podemos cometer um erro. O partido não. O partido, camarada , é mais do que eu e você e milhares de outros como nós. O partido é a corporificação da idéia revolucionária da história. Quem não tem fé absoluta na história não pertence as fileiras do partido". N.S. Rubachov ,velho bolchevique que ajudara a fazer a revolução é preso por atitudes contra-revolucionárias .O livro fala de seus últimos dias e lembranças, seu interrogatório , sua confissão e execução. Em quem Koestler pensava quando criou o personagem , certamente nos expurgos promovidos por Stalin , talvez em Nikolai Bukharin preso , julgado e executado.Koestler explica “Na equação social, o valor de uma vida é zero, na equação cósmica é infinito”. O zero e o infinito.

Geógrafo da Alma (Poeta) 31/05/2009

O livro para mim revelou muitas nuances, não apenas de um fanatismo político, por parte de seu protagonista. Mas todo o mal que pode representar a obdiência cega a qualquer regime ou idéia pré-estabelecida, visto que quando perdemos o nosso livre arbítrio, hoje podemos ser algozes e amanhã vitimas. Leitura muito interessante onde o leitor mergulha nas conjecturas e análises de Rubachov, personagem este que para mim ficará marcado.