Uma Questão de Fé

Uma Questão de Fé Jodi Picoult

Resenhas - Uma Questão de Fé

Helder 20/09/2012

Altamente recomendável
Um livro que trata de fé e amor, mas sem ser piegas.
Confesso que comecei a leitura cheio de preconceitos. Apesar de ter curtido a Guardiã de Minha Irmã, este livro me parecia muito um livro para mulheres, a começar pela capa. E nas primeiras paginas parecia indicar um estilo Nora Roberts. Mariah, uma mulher extremamente insegura chega em casa e encontra seu lindo marido com outra mulher na cama e seu mundo desaba. Ou seja, tinha tudo para ser uma chatice, discutindo relações e brigando pela guarda da filha. Mas acho que na pagina 20, já estava tudo diferente, e percebi que estava totalmente enganado.
O livro é muito bom, e Jodi Picoult sabe como escrever cenas e diálogos que nos pegam, e deixam grudados ao livro.
Após o divórcio dos pais, a pequena Faith de 7 anos passa a ter uma amiga invisível a qual chama de Guardiã. Mariah, a mãe insegura, não se sente a vontade com esta nova amiga e leva a filha a uma psicóloga, que acaba percebendo que Faith afirma que sua amiga na verdade é Deus.
E para completar, a pequena Faith parece conseguir realizar milagres, desde a ressurreição de pessoas até a cura da Aids e de repente começa a apresentar as chagas de Cristo. E ai começa uma trama sem paradas onde a autora aproveita para discutir diversos pontos de vistas.
E são muitos assuntos polêmicos reunidos. Faith é judia, então como pode ter visões? Ela também afirma que Deus é uma mulher. Como a igreja católica pode aceitar tamanha heresia? E por ser judia, é como se estivesse fora da jurisdição da Igreja Católica. E ao lado destas duvidas religiosas, a autora discute a invasão dos meios de comunicação transformando a vida de pessoas em verdadeiros circos. E um programa de televisão que prega o ateísmo e cujo principal objetivo é validar que qualquer milagre ou visão é sempre uma fraude.
Parece um livro exagerado e sensacionalista? Garanto que não é nada disso. A estória é muito bem conduzida pela autora que consegue ir mostrando o lado humano de todos os seus personagens, sempre guiados por diferentes objetivos.
De uma hora para outra, a casa de Mariah é cercada por pessoas que acreditam que Faith é o novo Messias. Aparecem por ali fiéis católicos, evangélicos, pessoas com doenças, rabinos, padres, um grupo dissidente da igreja que prega o Deus Materno e o pior de todos os males: A Imprensa sensacionalista.
Com os acontecimentos, Mariah vai se tornando mais segura e conhece Ian Thompson, que se considera um caçador de fraudes bíblicas. E deste encontro ambos terão suas certeza afetadas.
Ian sempre descobriu todas as fraudes, portanto tem conseguido provar que Deus não existe. Mas será que Faith é uma fraude?
E no meio de todo este tsunami, Colin, o pai de Faith, decide requerer a guarda da filha. E o que vinha sendo um romance religioso parte para um livro de tribunal com todos os golpes baixos de advogados que o tema permite. E haja torcida.
Faith realmente tem visões ou está sendo induzida por sua mãe? São tantas dúvidas que a autora vai colocando que vamos virando as páginas sem perceber.
As últimas 100 paginas são incríveis. Tive que termina-las numa noite, pois precisava saber como aquilo ia acabar. E desta vez Jodi Picoult não estragou sua estória com um final piegas , conseguindo fechar o livro com chave de ouro num final muito bonito e fechado.
Impossível não sentir a tensão da curadora quando pensa: Haverá necessidade de discutir a guarda da criança se ela estiver morta?
Você acredita em Deus? Você acredita em amor? Você acredita num livro bem escrito e numa ótima estória? Então acredite em mim: Questão de Fé é uma leitura obrigatória.

Rafa Précoma 01/08/2012

Já é o 3º livro que li da autora, e acho seus pensamentos e modo de escrever bem peculiares.

"Uma questão de fé" foi o meu livro preferido, porém, assim como em o Pacto e Piedade tenho a impressão que os livros começam bem, desenrolam bem e simplesmente acabam.

Talvez como disse acima, pode ser esta a ideia principal de seus livros, porém, não me agrada muito e falta aquele "quezinho" nas histórias.

Angélica 20/02/2013

Livro Sensacional
Um livro que nos faz refletir muito sobre a nossa fé, além do mais pode se dizer que é um livro com varias trama, varias situações. Me encantei com com cada pagina. Espero poder ter o prazer de ler outros livros tão especiais quanto esse.

LissBella 09/12/2010

“As pessoas ouvem o que querem ouvir e acreditam apenas no que querem acreditar”.

Um livro dócil e reflexivo, que nos leva a reflexão o tempo todo sobre a grandiosidade de Deus e Seus mistérios.

Ao mesmo tempo, nos faz pensar no ‘ser mãe’, no quanto podemos proteger nossos filhos da crueldade das pessoas e até mesmo na questão de separação e divórcio.

Faith é uma menina de apenas sete anos, e tem o poder de ver e conversar com Deus. Isso faz da pequena garota um alvo da imprensa, das igrejas, dos fiéis, mas a família a deseja proteger... “Minha mãe costumava dizer que, quando as coisas realmente pioram, sempre se sabe a quem recorrer. Ou seja, uma família não é uma construção social, mas um instituto”.

Um livro longo, mas com uma narrativa gostosa e intensa que nos faz ler sem perceber suas mais de quatrocentas páginas.

Minhas frases preferidas:

“O problema de ter algo escondido no seu passado é que se passa cada minuto do futuro construindo uma parede para esconder melhor o monstro”.

“Pedir desculpas não vale quando você as qualifica”.

Lindo livro. Profundo.
Recomendo!!!

SARITA 05/06/2011

Depois de ler "Um filme perfeito" me veio de supetão "Uma questão de fé". Há um apanhado de discussões sobre fé e religião, mas o que me tocou, o que me deixou atenta, foi a insegura maternidade de Mariah. O livro é muito bem descrito, com uma história muito bem amarrada. Com muito drama. Recomendo. A leitura prende e você sempre quer mais uma página.

Mariah é uma mãe insegura, num casamento inseguro. Sua filha Faith (fé em inglês) passa a ver um Deus feminino depois que seus pais se divorciam. Todos querem um pedaço de Faith, cristãos, judeus, jornalistas e até seu pai decidiu que sua mãe que outrora tentou se suicidar não é adequada para assumir a sua guarda. Aí vem momentos de tensão em hospitais, igrejas e tribunal. É preciso muita pesquisa para fazer um livro desse naipe.

Tânia Gonzales 17/09/2014

É realmente uma questão de fé!
História muito interessante. A autora foi corajosa ao mexer em um assunto tão complexo. Uma frase que define bem o livro:
"Não temos de aceitar as crenças dos outros... mas temos de aceitar os direitos dos outros de acreditar nelas." Quem disse isso? Um dos personagens do livro: Ian, o ateu da história. Gostei muito dele.

A fé é algo pessoal.Pode-se até tentar convencer alguém sobre algo, mas no final a pessoa terá que decidir sozinha. A experiência falará mais alto.

Outra frase de Ian: " Acho que terão de concluir isso por si mesmos."

Uma frase de Faith: " Pode-se acreditar muito em alguma coisa e ainda assim estar errado."
Linda Faith... Como não amá-la?

Uma palavra, uma única palavra tem força para emocionar: "Mamãe". Quem leu entenderá!

Pensamento de Mariah:

"Minha mãe enlaça seus dedos nos meus inesperadamente. Quanto mais velhas ficamos, menos nos tocamos. Quando criança, aninhava-me em suas coxas; quando jovem, ficava envergonhada quando sua mão tentava ajustar a minha gola ou arrumar meu cabelo; quando adulta, eu considerava até um breve abraço de despedida muito sentimental..."

Maitê Kp 22/05/2021

Não achei o melhor livro dela. Achei enrolado e a história demora pra engrenar. No final que te prende e não consegue largar.

Rodrigues 27/07/2009

Um livro que prende.
O romance, da americana Jodi Picoult (editora Planeta), conta a história de uma menina de sete anos, chamada Faith, que depois de pegar o pai em flagrante adultério na própria casa e de encarar a conseqüente e dolorosa separação dos pais, começa a ver e conversar com Deus – um Deus que, segundo ela, é mulher...

Às conversas seguem-se milagres e, mais adiante, Faith aparece com estigmas nas mãos. A história ganha mais nuances quando padres e rabinos se envolvem na questão e multidões começam a acampar na porta da menina milagrosa. E tudo culmina em uma disputa de guarda, já que a mãe é muito bem intencionada, mas tem lá seus momentos de desequilíbrio e uma insegurança crônica; e o pai, ausente por um bom tempo, resolve arrumar a vida levando Faith para morar com ele e sua nova esposa grávida. O livro tem suspense, os personagens não são óbvios e são muito carimásticos e o leitor fica preso na história do início ao fim.

Priscila Colombelli 13/01/2011

Excelente!!!!!!!
Que livro mais lindo, maravilhoso, delicioso. Deveria ser leitura obrigatória, rsrsrs. Essa autora é MUITO inteligente. É o segundo livro que leio dela, o outro foi O filme Perfeito. Ela trata de assuntos que nunca vi serem tratados em outros livros. A história desse livro é beeeeeeeeem instigante. É um sucesso.

marcia 09/05/2011

Sem duvida este é o melhor livro dela. Encantador!

AlexBarbosa 03/01/2012minha estante
Discordo, devo dizer que este é o terceiro livro que leio da autora e, na minha opinião, "o pacto - uma história de amor" é melhor que este. Acredito que a narrativa do 2o, apesar de confusa, por vezes, tenha me cativado mais, feito com que eu sentisse de fato o que tava acontecendo e o resultado. "Uma questão de fé" é muito bom mesmo, gostei muito de como a autora foi introduzindo os personagens aos poucos, adicionando acontecimentos-chave a narrativa, mas não senti tamanha conexão a nenhuma das personagens como senti no livro que mencionei.

Sobre o outro livro que li da Picoult, "Change of Heart" (sem edição no Brasil) - que aborda também uma temática religiosa como a realização de milagres - acredito que este também é melhor que "Uma questão de fé", também me senti mais conectado com as personagens.

Em resumo, não posso dizer que este é o pior livro dela, em minha opinião, porque não li todos. E reafirmo que gostei muito do livro, mas ela não me atingiu tanto quanto os outros que li.

Rosa Maria 08/01/2013

Segundo melhor livro lido no ano de 2012.

Ba 21/03/2013

Este livro eu não tenho, mas não consigo tirar da
minha estante (afinal o que eu tenho é a versão em e-book
em ingles).

Mah Nunes 11/03/2019

Uma questão de fé
O título dessa história já diz tudo?