Universo em Desencanto - 1º Volume

jbracional 02/09/2010

Dicas para começar a ler o livro Universo em Desencanto
Dicas para começar a ler o livro Universo em Desencanto

Olá caro leitor.

Não sei o quanto você se aprofundou sobre a Cultura Racional, mas gostaria apenas de dar umas dicas sobre algumas características da obra Universo em Desencanto.

A linguagem e a narração não são muito comuns, o autor não é linear. Ele começa um determinado assunto, mais alguns parágrafos à frente ele muda a narração para voltar e continuar em trechos posteriores. Ele também repete bastante determinadas palavras. Além disso são dados novos sentidos a algumas palavras, expandindo os conceitos e muitas vezes usando termos aparentemente toscos para dar respostas a questionamentos tão profundos como a origem da vida e do universo.

Algumas pessoas ao se depararem com isso julgam o Universo em Desencanto como literatura da pior qualidade, aliás, nem o consideram como literatura. Na verdade, isso está correto em um ponto. O livro Universo em Desencanto não é literatura. Ele possui um objetivo muito maior que entreter e apresentar idéias. A intenção desses livros é a de servir como ferramenta de ligação entre o nosso EU Verdadeiro com o Cosmo e a Natureza. Através dessa aparente "dislexia narrativa", a nossa glândula pineal é estimulada, melhorando aspectos da nossa personalidade intelectual e emocional. É o que o Racional Superior chama de "desenvolver o raciocínio".

Algo tão grandioso assim precisa ser acessível a todos, não é verdade? Mas como conseguir se comunicar, através do mesmo livro, com tantas pessoas tão diferentes culturalmente entre si? Como conseguir fazer semi-analfabetos e universitários, ateus, católicos, espíritas, evangélicos e muçulmanos chegarem ao mesmo ponto de compreensão? Apesar dos conceitos metafícos da humanidades serem únicos e universais, cada pessoa e cultura tem uma estrutura própria para seguir esse caminho. Pois o livro Universo em Desencanto conseguiu isso. Para quem se despe de preconceitos e tem o mínimo de persistência para conhecer um pouco mais, essa escrita única tem o poder de unificar. Não apenas pessoas, mas a nós mesmos. É algo impressionante. Comece com calma. Não se prenda à narrativa, mas absorva as frases geniais diluídas no decorrer das páginas. Elas tem o poder de cura. A partir daí você começará a sentir que a Imunização Racional pode perfeitamente deixar de ser uma utopia para se solidificar na mais pura realidade.

Boa leitura !

Maiores informações-

Gabi 25/03/2017minha estante
Estou no 3º volume em PDF. Tem que ter persistência e não se prender a narrativa, está certíssimo! Mas o curioso é sentir que parece uma lavagem cerebral. Estou muito longe de terminar, meu marido até disse que vou passar a vida lendo. Mas não me prendo a isso, vou lendo e sem pressa. Depois do primeiro, como é irritante de repetitivo, agente acaba lendo sem sentir é mais rápido.
Boa leitura e recomendo!
Obrigada!

Rap 16/05/2019minha estante
A quem se interessar acesse www.culturaracional.info

Gabriel 26/04/2022minha estante
Como faço pra ler o livro?

Robert 26/07/2022minha estante
como faz para ler os livros nesse site?

Yasmin 17/11/2022minha estante
Obrigada pela resenha, louca para ler, só achar para comprar.

Cássio F B 05/01/2022

Universo em Desencanto
Tim Maia pelo amor dos seres racionais como que tu caiu nesse conto.
Universo em Desencanto é o pior livro que eu já li trechos, não consigo ler algumas páginas sem parar para recuperar todos os meus neurônios perdidos.
É lavagem cerebral muito mal disfarçada, pura e simplesmente.
@thejubenfica 05/01/2022minha estante
Siiim!!! Pelas músicas dele a gnt acha que é uma nova ideia sobre a vida, mas são uns negócios mt sem noção kkk

RicXand 13/04/2009

Universo em Desencanto
Como o próprio título diz, é um livro para as pessoas desiludidas da vida. Tendo esta obra (21 livros básicos) a utilidade de fazer sumir a prosa, o orgulho, a presunção e a vaidade.

Mostra ao ser humano o seu real valor e sua posição neste mundo de dores, sofrimentos e sacrifícios.

É um conhecimento que não é ciência, religião ou filosofia. É uma mensagem de interesse de toda a humanidade. Fala do direito Divino e às suas penalidades, que visam a nossa evolução. Revela a verdade sobre DEUS e as diferentes manifestações das Leis Naturais.

Quem não sabe, sofre. E quem sabe, não sofre. Existem os que pensam que sabem, mas o sofrimento prova que nada sabem, pois se soubessem não sofriam, nem fariam os demais sofrerem. Os que sabem não sofrem, porque quem sabe, resolve tudo de bom para si e para todos, mas o mundo vive com um saber tão insignificante que o sofrimento prova ser um saber triste e de nenhum valor. O estar vivo é um favor. Sofrer, é o benefício do dia.

Com este conhecimento em mãos chegará a todos o ponto básico para que todos realcem fulgor e tenham alegria e prazer de viver, por saberem que vivem conscientemente, por saberem de onde vieram e para onde vão, o porquê de tudo e de todos assim serem.

Se você quer continuar iludido, achando que o mundo se resume no que seus 5 sentidos percebem, ou mesmo não tem interesse em se conhecer verdadeiramente, não perca seu tempo lendo este livro.

Pra finalizar, trecho de um dos livros Universo em Desencanto:
"A nossa existência é a prova da existência de Deus; se Deus não existisse nós não existiríamos.
E nós, leitores dos Livros UNIVERSO EM DESENCANTO, vamos muito além do crer em Deus; somos convictos da existência divina, que é Racional e quer dizer pureza, perfeição, bondade infinita, amor de um doce paraíso, fonte bendita e fecunda; tudo isso é Deus."

Valeu.

Priscila 30/03/2011

Comecei a ler por curiosidade, para tentar compreender melhor a manifestação religiosa/cultural da cultura racional. Em princípio fiquei com a impressão de que o autor não sabia escrever. Depois comecei a ter a impressão de que sua maneira de escrever tinha o objetivo de fazer algo como uma lavagem cerebral. Terminando de ler, tive certeza disso... O que é dito nem tem tanta importância quanto a forma como é dito. Mas ninguém conseguiu me convencer a ler os outros volumes...
Diego 19/01/2016minha estante
Acho que você não perdeu nada. kkk Comecei a ler e logo parei. Nossa, nem tenho palavras para descrever o quão horrível é este "livro".

Esse Livro não foi feito para o pensamento!
O pensamento pertence ao animal irracional, por isso, todos os animais pensam, limitados à sua natureza!
O pensamento é limitado naquilo que lhe ensinam!
Com o pensamento, o ser humano é limitado naquilo que aprendem, tendo seu ponto de vista formado naquilo que aprendeu!

O Livro UNIVERSO EM DESENCANTO é do raciocínio!

Com a leitura diária desse Livro intitulado UNIVERSO EM DESENCANTO, o leitor desenvolve o raciocínio e passa a conviver com o seu natural, ligado no seu mundo de Origem, o MUNDO RACIONAL, mesmo habitando ainda essa vida de matéria, orgânica e passageira.

O raciocínio tudo sabe, bastando apenas desenvolvê-lo!

Muitos leitores confundem "pensamento elevado" ou "livre pensador", com raciocínio!

O raciocínio é perfeito em tudo!

O raciocínio é tão superior ao pensamento, que consegue equilibrar o pensamento, transmitindo paz, sossego e bem estar tranquilo e sereno, tornando a vida mais saudável e positiva.
Pela persistência na leitura, o leitor passa a ser esclarecido em tudo!

Não existe dificuldades para ler o Livro e desenvolver o raciocínio que é o elo de ligação com seu verdadeiro natural. A confusão só existe para quem não lê, por isso encontra dificuldade no entendimento desse assunto que não tem competidor!

Então volta para o MUNDO RACIONAL, o que é do MUNDO RACIONAL.

Assim já está sendo conduzidos todos para seu local de origem, feito pela própria Natureza que comanda todos os seus feitos!

Ynara 30/01/2012

sem comentários...
acho q foi o único livro na história da humanidade q eu abandonei nas primeiras páginas. não me pergunte pq.
Felipe 19/03/2012minha estante
pq??

Ynara 20/03/2012minha estante
não sei bem, eu comecei a lê-lo e quando cheguei na metade vi que no fundo não me interessava e então abandonei, e eu não gosto de abandonar livro nenhum, esse foi a exceção.

Diego 19/01/2016minha estante
Eu só consegui ler as primeiras páginas. Que horror! E o cara que me indicou o livro ainda teve a coragem de dizer que é a resposta para tudo. kkk

Joinville 01/11/2016minha estante
A resposta de sua pergunta está no próprio Livro!
A dificuldade de interpretação, por causa das transformações que levou a ser o que é hoje, sendo necessário calma e persistência para recompor o seu natural.
Pois de natural ninguém conhece nada!
Todos vivem o artificial, criado pela própria Natureza para lapidação dos seus feitos!
Volte a ler o Livro, para não descer mais do que já desceu! Pois não tem graça viver em um mundo desconhecido de si mesmo, dependendo de tudo para viver e sendo vitima das transformações inesperadas, como presente da vida deformada!
Leia o Livro UNIVERSO EM DESENCANTO!

Wagner Fernandes 16/08/2020minha estante
Ynara, eu li o livro todo e para mim a ideia (?) que o autor quis passar tem a característica daqueles manuais de seitas esotéricas.
Não rolou. ?

Frank V 21/12/2020minha estante
Eu só consegui ler 50 páginas, isso pq ainda me forcei bastante. Que porre, nunca li tanta baboseira. O autor quer defender uma tese louca atacando outras crenças, mas tem que ter mais fé do que qualquer religião pra acreditar nessas ladainhas. "Somos feitos de goma e cinzas" kkkk
Sem contar que o cara parece que se perde no que tá escrevendo, fala a mesma coisa cinco ou mais vezes e fica falando o tempo inteiro "não pq vc tem que conhecer a imunização racional" mas não vai direto ao ponto. Enfim, um pesadelo.

Frank V 21/12/2020minha estante
P.S.: Como o amigo disse abaixo, parece seita. Só reforçou esse pensamento o fato de que eu ganhei o livro e ele veio com anotações de outras pessoas, tipo "costurado dia tal por Fulana", "página tal consertada por ciclano", como se o livro fosse passando de mão em mão mesmo, e ainda o cara que me deu me mostrou um vídeo em que vários seguidores (ou qualquer que seja o nome) estão vestidos de branco numa reunião e tocando instrumentos, como em uma procissão. Achei meio macabro.

Lin 12/04/2022

Foi complicado classificar esse livro.. não que ele seja ruim, mas há falhas na construção do livro, pelo menos ao meu ver.. vou citar a principal: Ele é extremamente repetitivo, acredito que se houvesse uma análise para reescrita, ele seria reduzido para a metade das páginas. Sobre o conteúdo do livro, é uma questão de crença, expõe uma visão pouco difundida sobre a origem do mundo, bem como sobre o futuro dos seres. Achei até interessante a abordagem, e ao meu ver algumas coisas até fazem sentido, mas outras parecem bem fora da realidade. Outra coisa que achei intrigante foi uma certa preocupação em criticar a religião do espíritismo. O livro em si se contrapõe a essa visão que nos foi passada de religião, espirualidade e criação/propósito do mundo, mas percebi uma perseguição específica ao espíritismo, sem quase nada falar de outras vertentes religiosas, nem mesmo o Cristianismo que é a religião com mais adeptos no mundo. Acho que o livro precisa ser reescrito de uma forma mais objetiva o que pode tornar a leitura mais interessante e enriquecedora.

Brunomorai 17/04/2021

Muito em encantador para um livro sobre desencanto. Porém Fico feliz que o autor tenha se encantado tanto com o Racional Superior, realmente existe muitas compreensões interessantes no meu de uma escrita tão simples. Lerei mais, porém sempre com um olhar crítico, é notável o uso de uma boa PNL.

Jeferson Mazuet 14/05/2012

Sobre o Patrono da Cultura Racional, nosso Bom Mestre RACIONAL SUPERIOR
Falar sobre o Sr. Manoel Jacintho Coelho é falar sobre a sua obra, pois por ela dedicou grande parte de sua vida, sendo um homem humilde dos mais humildes, sem ambições e sem vaidades. Viveu racionalmente com Bondade extrema sendo um grande benfeitor da humanidade, ensinando lições de Amor Verdadeiro ao próximo e Respeito à Natureza e aos Direitos Humanos.

Em 1935, o Sr. Manoel recebeu a ordem para fechar sua casa de caridade, sendo que no Dia 04 de Outubro, o “Racional Superior” abriu as portas da razão, dizendo a frase: “Quem és TU que a ilusão é tanta, incapaz de definir o teu EU!”.

“Sr. Manoel” começou cumprir com muita seriedade a missão a qual para ele foi destinada: Receber mensagens do “Mundo Racional”, que vieram descortinar todos os mistérios que envolviam a origem do universo e de todos nós, alertar as pessoas que a solução da vida está no Desenvolvimento do Raciocínio, porque pela falta do alimento natural da “Natureza”, a imaginação e o pensamento de todos começaram a enfraquecer e as pessoas não estão percebendo por estarem vivendo artificialmente, de muitos estão começando a secar, daí o aumento da violência, do desequilíbrio, das falências no mundo inteiro, por não estarem ligados à Fase Racional, muitos por inocência e outros pelo simples prazer de continuarem dormindo.Com a mudança da fase, a “Natureza” decretou a extinção da classe do Animal Racional, por isso quem não tratar de se ligar à sua nova fase, não procurarem desenvolver o Raciocínio e ficarem iludidos com o restinho de imaginação e pensamento que possuem, após o ciclo de vida aqui na matéria, por a Natureza ser de Transformações, correm o risco de se transformarem em animais irracionais de diversas espécies determinadas pela Natureza, não voltarem a nascer como seres humanos pois a Fase agora é de “Aparelhos Racionais”, de raciocinarmos. Quem procurar desenvolver o Raciocínio e obedecer às leis naturais, tem a chance de voltar para o “Mundo Racional”.

“Sr.Manoel Jacintho Coelho”, obedecia com muita naturalidade as determinações da Natureza, tendo como lema à Prática do Bem, a Persistência, a Obediência e a Paciência. Fez a Transformação de corpo de matéria para o Corpo de Energia Racional puro, limpo e perfeito em 13 de janeiro de 1991. Deixou-nos uma obra grandiosa e muito importante para a boa marcha de nossa vida, que só tem trazido benefícios sociais e culturais no Brasil e também em vários países do mundo Todos que o conhecem de verdade e estudam sua Obra o chamam de O Sábio dos Sábios e carinhosamente de “PAI”.

Fonte: Estudo dos Livros Universo em Desencanto

Site oficial: www.culturaracional.com.br

Magnético Puro 20/01/2014

Leitura cansativa, entediante e maçante. A coleção contém mais 999 iguais a esse.
Haja paciência!...
Joao.Korilo 05/02/2015minha estante
Tem q estudar. Ler a titulo de curiosidade de nada resolve. Quem estuda encontra o resultado proposto pelo autor.

Diego 19/01/2016minha estante
O autor nem sabe escrever. Como é "interessante" que existem pessoas que levem essa merda à sério!

Joinville 06/08/2020minha estante
A leitura não é cansativa. Só torna cansativa para quem não sentiu a leitura e não se ligou a Energia Racional. Quem se liga na Energia Racional tem proteção em todos os pontos de vista.
Dúvida? Basta estudar UNIVERSO EM DESENCANTO para comprovar.

caio.lobo. 24/12/2021minha estante
Esse livro não tem metafísica, fica preso ao conceito de espaço e tempo (de onde viemos e para onde vamos). Leia o Tao Te King, os Upanisgads, estes sim são metafísica verdadeira (além de serem verdadeiras obras de arte bem escritas). O Universo em Desencanto não fala de ontologia, não consegue ir além da razão (não passou pela cabeça do autor conceitos como Nous, moksha, Brahman)

Joinville 01/11/2016

Estude UNIVERSO EM DESENCANTO e saiba de onde todos vieram e para onde todos vão.

site: http://racional.weebly.com
mara 16/09/2017minha estante
Estou no segundo. Muita luta porque não é algo que encontramos por aí.

Antonio Maluco 24/01/2022

Tim Maia
O livro conta formas de viver e ser feliz através dessa religião que o cantor Tim Maia adotou antigamente um estilo de vida em especial

CAMBARÃ 26/02/2023

Uma grande merda
O livros consiste em repetir repetir e repetir.um verdadeira lavagem cerebral e ouvir dizer que todos os 1000 são do mesmo jeito