A Descoberta das Bruxas

Resenhas - A Descoberta das Bruxas

Fran 21/07/2011

A Descoberta das Bruxas
Uma história envolvente!

Sabe aquele livro que quando você termina de ler, já começa a folheá-lo novamente só para rever algumas passagens? Foi o que aconteceu comigo quando ‘A Descoberta das Bruxas’ chegou ao fim. Mesmo tendo acabado de passar por mais de seiscentas páginas...

Quando comecei com esse livro, não sabia que seria uma trilogia... Ando fugindo de séries porque quase enlouqueço nos períodos de espera até o lançamento da continuação. Mas como sou fascinada por capas, comprei ‘A Descoberta das Bruxas’ sem nenhuma pesquisa mais profunda além da sinopse. Não que tivesse muita informação disponível sobre ele quando o comprei, mas ainda assim, acredito que teria me deparado com algo sobre não ser um livro único.

Em ‘A Descoberta das Bruxas’ conhecemos Diana Bishop, uma historiadora famosa que desde a morte de seus pais bruxos tenta a todo custo afastar a magia de sua vida, mesmo que ter 100% de sucesso nisso seja praticamente impossível.

Durante suas pesquisas sobre alquimia, Diana se depara com um poderoso manuscrito que estava perdido há séculos. Enquanto manuseia o livro, é claro que sente a magia latente dele, mas decidida a estudá-lo com olhos frios de uma historiadora da ciência e não como uma bruxa, não se demora muito com o exemplar, faz suas anotações e o devolve à biblioteca, sem nem ao menos desconfiar que depois desse dia sua vida nunca mais será a mesma!

É interessante observar que enquanto bruxos, vampiros e demônios fazem movimentos cada vez mais ameaçadores à sua volta por causa desse manuscrito, a historiadora teima em acreditar que tudo pode voltar a ser como era antes. Como ela mesma diz em certa parte:
- Não é imprudência... Só quero minha vida de volta.” E quando Diana aceita que Matthew, um vampiro geneticista de tirar o fôlego, se aproxime cada vez mais, vai se descobrir lutando contra forças que vão muito além de simples preconceitos entre raças.

Acho que a autora conseguiu transmitir bem o clima de ‘romance-quase-impossível’ entre uma bruxa e um vampiro. O modo como Matthew, apesar de todo seu autocontrole, enlouquece na presença dela, e como Diana se entrega aos poucos à relação, mesmo que não se dê conta do quanto está se envolvendo, criam cenas de tirar o fôlego! Além de algumas situações bem divertidas.

Diana é, sob vários aspectos, uma protagonista enigmática. Enquanto ela é corajosa (ou teimosa!), decidida e madura, também é imprudente e frágil. Sinceramente, algumas vezes fiquei sem entender se ela entrar em estados de choque tão grandes tinha a ver com seus poderes ou se a autora tinha ‘errado um pouco na mão’. Algo que só a sequencia desse livro vai me responder.

Outros personagens, por outro lado, me conquistaram rapidamente! Ysabeau é exatamente como eu imagino uma vampira milenar: poderosa em todos os sentidos! Amei a vampira no instante em que coloquei meus olhos sobre ela. Marthe é uma fofa e Baldwin me encantou com seu jeito rebelde. Sim, o clã Clermont mora no meu coração!

As Bishops também são ótimas, adoro a impaciência de Sarah, o jeito meigo da Em e Tabitha vai ser o nome da minha gata se um dia resolver ter uma... Ria muito cada vez que aquela oferecida aparecia!

Só não favoritei esse livro por alguns poucos motivos: Primeiro foi que achei as cenas de ação fracas, provavelmente porque estavam sob o ponto de vista da protagonista. Como a autora usou o recurso de alternar o foco narrativo em alguns capítulos da primeira para terceira pessoa, acho que podia ter feito isso também com as cenas mais tensas e não só quando queria focar no Matthew. A meu ver, nas situações de perigo e luta observar apenas as emoções da protagonista tornou as cenas muito limitadas. Um narrador em terceira pessoa nesse caso daria maior dinamismo e uma perspectiva mais interessante.

Segundo, é que por não saber que estava me metendo novamente numa história ainda sem final, passei boa parte do livro ‘encucada’ sobre porque a trama não ‘fechava’ em nenhum ponto com o passar das páginas. Foi só depois de La Pierre (quando me dei conta de que tinha mais perguntas do que respostas) é que concluí que o livro provavelmente teria uma continuação.

Mas depois que ficou claro o que está prestes a acontecer com o mundo da magia, com a Congregação e com os poderes de Diana, o livro ganhou um novo fôlego para mim.

Só acho que para leitores mais afoitos (como eu) o livro pode parecer cansativo em algumas passagens por causa da grande quantidade de referências sobre documentos e fatos históricos. Confesso que me perdia de vez em quando... Li uma entrevista em que a autora explica que essas referências e os debates entre Diana e Matthew são porque ela queria criar um ponto forte de afinidade entre eles. E deu certo, afinal, ela é uma historiadora e ele a própria história viva! Foi muito legal também a autora sugerir uma bibliografia no final do livro para quem quiser se aprofundar em alguns temas mencionados.

Sério, eu poderia falar horas sobre esse livro, mas resumindo: na minha opinião a série tem potencial. A proposta é boa, os personagens são ótimos (cada um com um sua história, sua importância e sua complexidade em maior ou menor grau conforme a narrativa pede), e esse primeiro livro enche a cabeça da gente de perguntas e conjecturas. Além de abordar de uma forma que pretende ser descontraída a trinca ‘história, ciência e magia’.

Por fim, recomendo muito a leitura a todos que gostam desse universo de magia, bruxos, e vampiros. E com certeza quando a continuação for lançada, estarei me controlando para não roer as unhas esperando meu exemplar chegar em casa.
MILA 15/10/2011minha estante
Eu realmente nao sabia que este livro teria continuação, estou na pagina 180 e estou adorando.... Porém deve demorar para a continuacao sair no brasil, como sempre, e isso me chateia muito!!!

Fran 17/10/2011minha estante
Verdade, Mila!! E se levarmos em conta que a continuação (Sombra da Noite) ainda tem apenas uma previsão de ser lançada no verão de 2012 lá fora, imagina o quanto vai demorar para chegar aqui?? Péssimo isso! rsrsrs

Teomar 09/12/2011minha estante
Olha Fran,
Você realmente descreveu como me senti com esse livro. Fantástico. Também comprei pela capa e porque adoro livros de magia, romance e ação. Também sem pesquisa alguma, só me toquei que era uma trilogia quando os planos de busca pelo ensino da magia em outro "tempo" estavam sendo traçados e vi que faltavam muitas explicações e poucas páginas para o final. Quase enlouqueci quando fui para net e vi que era uma trilogia e que será lançado em 2012. Enfim quando chegar por aqui vou ter que reler o 1. Fora isso, também achei que existem partes entediantes, justamente pela riqueza de detalhes históricos. Confesso que me perdi várias vezes e tive que retornar, mas agora lendo sua resenha percebi que a intenção da autora tem lógica. Apaixonei-me pelo Clã Clermont, quem não quer um vampiro destes na vida...risos. Enfim recomendo a leitura.

Alannys 22/06/2021minha estante
muito bom!

Maria5720 08/11/2022minha estante
Vamos ser amigos pensei que só eu gostava dessa trilogia

Debora.Vieira 25/05/2024minha estante
Estou em 4% do livro. Maratonei a série na Globo play em 1 semana e estava tão triste por sair desse universo que resolvi ler os livros!

gabooksart 25/03/2024

Uma mistura surpreendente de ciência, fantasia e romance! Quando descobri essa trilogia, percebi que iria gostar e fico feliz em saber que estava certa.

Sendo um livro que aborda ciência, romance e fantasia, o mesmo possui muitas partes com explicações e fatos que podem parecer lentos, mas são essenciais para o desenvolvimento da história, assim como para a resolução de enigmas e mistérios. Os personagens foram muito bem desenvolvidos, não só os principais, mas também os secundários, sendo fácil entender seus passados, medos e atitudes. Os segredos e mistérios foram bem conduzidos ao longo do livro, nada sendo revelado antes do momento correto, contribuindo para que a leitura fosse muito imersiva.

Na minha opinião, as únicas coisas que poderiam ser melhoradas são o fato de que alguns acontecimentos cotidianos não eram necessários, assim como também achei que algumas falas da personagem principal foram muito inocentes. Mas é claro, isso não atrapalha em nada a leitura, nem o desenvolvimento do livro.

Sueli 08/09/2021

Uma Tremenda Descoberta!
Tenho algumas preferências literárias mais ou menos definidas e livros com temática sobrenatural nunca esteve entre elas, mas após ter assistido ao seriado “A Descoberta das Bruxas”, com dois atores que eu adoro, fiquei muito curiosa ao saber que a produção foi baseada na Trilogia da Almas, de Deborah Harkness.
A autora é uma escritora especializada em história da medicina e da ciência e ganhadora de prêmios importantes por seus trabalhos, o que tornou, pelo menos para mim, o primeiro volume da trilogia, embora a princípio muito arrastado, muito interessante e intrigante, dando a narrativa uma base realística, mesmo que protagonizada por seres fantasiosos e irreais.
O universo da trama é composto principalmente por humanos, vampiros, bruxas e demônios, que convivem pacificamente, mesmo que os humanos não façam ideia da existência dos grupos de seres sobrenaturais.
E, é justamente na interação entre bruxas, demônios e vampiros que gira a ação deste primeiro volume, além da incessante e violenta busca por um livro poderoso que irá esclarecer a gênese desses seres poderosos e em alguns casos muito perigosos.
O que, como foi dito anteriormente, me pareceu um leitura arrastada, ao longo do livro mostrou-se muito útil já que deixou o enredo mais palatável para mim, que não sou exatamente aficionada pelo gênero, tornou mais fácil “viajar” neste universo, embora algumas dúvidas pipoquem e que sirvam de álibi para que eu leia o próximo volume, embora eu já saiba tudo que irá acontecer (eu amo spoilers!), pois assisti às duas temporadas e constatei que a produção televisiva é bem próxima à literária, embora bem menos interessante.
Recomendo ;)

Maria14314 06/08/2022

Tive interesse pelo livro por que assisti alguns episódios da série a alguns anos mas parei de assistir por que achava ela muito enrolada.
E é o meu maior problema também com o livro. Não era necessário um livro de quase 700 páginas, tem tantas coisas e explicações e diálogos que não fazem nenhum sentido nem acrescentam nada a história.
Eu gosto muito do plot (mesmo não entendendo muitas coisas), mas achei que falta acabamento na escrita da autora. Conflitos que começam do nada e acabam do nada, diálogos entre os personagens que não tinham coerência e descrições de lugares e coisas muito detalhadas, sem necessidade.
Gostei dos personagens secundários e tenho muito afinidade com o casal principal e estou muito curiosa para saber mais sobre os segredos e a história. Mas não sei se realmente vou ter paciência para ler o resto da trilogia, espero que sim.

Camila 31/07/2022

Diana Bishop é uma renomada historiadora que insiste em renegar suas origens. Acontecimentos do passado a fizeram acreditar que é melhor viver como uma humana do que como o que ela realmente é: uma bruxa. Porém, ao encontrar um misterioso manuscrito na biblioteca da universidade onde trabalha, Diana é obrigada a ter contato com aquilo que sempre tentou fugir. Demônios, vampiros e outras bruxas passam a cruzar o caminho dela, todos interessados no tão famoso manuscrito. Diana, então, se torna uma presa fácil com o seu pouco domínio de seus poderes diante de criaturas tão poderosas.

"Começa com ausência e desejo. Começa com sangue e medo. Começa com uma descoberta das bruxas."

A Descoberta das Bruxas é o primeiro livro da Trilogia das Almas e estava encalhado na minha estante há muito tempo. Comecei a leitura com pouquíssimas expectativas e acabei sendo muito surpreendida positivamente. A história é envolvente e os personagens são cativantes e os relacionamentos são bem desenvolvidos.

O livro é um calhamaço e confesso que do meio pro final a leitura ficou um pouco cansativa. Sabe aquele período do livro em que nada acontece enquanto você espera a desgraceira acontecer? A história é permeada por esses momentos.

A Diana me irritou em vários momentos, às vezes a mulher mais parecia uma adolescente do que uma professora universitária de renome. O Matthew, vampiro que criou um laço com Diana, também tinha algumas atitudes questionáveis. Mas entendi que a autora quis passar que eram comportamentos "naturais" dos vampiros. Estou curiosa para ler a continuação e saber o que o destino reservou para eles. Ah, os livros tem adaptação para série também.

Nicoly Mafra 19/01/2022

Sobre "A Descoberta das Bruxas"
Faz muuuito tempo que venho namorando e ensaiando a leitura de "A Descoberta das Bruxas"; por ser um livro de fantasia com tudo que mais amo em obras deste gênero - bruxas, vampiros, demônios, amores proibidos, provações e muito aventura -, criei algumas expectativas do que poderia encontraria aqui, contudo, ao mesmo tempo que fui pega de surpresa por alguns acontecimentos bem bacanas, fiquei levemente agoniada com o ritmo de pontos específicos dessa jornada.

Neste livro vamos conhecer Diana Bishop, uma professora universitária que decidiu ignorar sua herança bruxa, deixando de praticar magia, e ter uma vida como um ser humano comum.
Contudo, certo dia, durante uma pesquisa acadêmica, Diana encontra um antigo manuscrito repleto de magia e com informações de extrema importância para o mundo sobrenatural que a cerca; ela não faz ideia que tal documento possui respostas que demônios e vampiros há muito tempo buscam, muito menos que agora ela será caçada por todo tipo de criatura que estão dispostos a fazer de tudo para ter em mãos este manuscrito tão poderoso.

Enquanto Diana tenta fugir das garras de criaturas poderosas e desesperadas, ela embarca em uma jornada de autodescoberta, onde, por sobrevivência, vê-se obrigada à aprender a controlar seus poderes, e onde encontrará auxílio e proteção ao lado de alguém muitíssimo inesperado - um bonito e muito charmoso colega de profissão... e poderoso vampiro. Não é preciso dizer que a vida pacata e comum da historiadora nunca mais será a mesma, certo?

A trama deste livro é tudinho para mim; amo a ideia da autora, o universo que ela criou, os personagens cativantes, poderosos e maduros, e o fato de ter tantos fatos históricos envolvidos nesta jornada deixa tudo ainda mais empolgante (meu sonho de ser historiado ainda persiste); contudo, confesso que a maneira em que essa história é narrada não me agradou completamente.

Com mais de seiscentas páginas e tantas coisas importantes acontecendo na vida dos protagonistas, tudo o que desejava era ter mais informações, acompanhar o desenvolvimento da jornada e descobrir como eles resolveriam todos os problemas que precisavam enfrentar, porém, encontrei tantas cenas que só queria pular e ir para a ação de verdade, mas quando chegava na ação não era tudo aquilo que esperava... foi cansativo, na real. Além disso, o instalove é real, não vou negar - foi um sentimento tão avassalador, um desejo tão profundo por parte dos dois que nem sei descrever, loucura loucura.

Enquanto fazia a leitura do livro comecei a ver a adaptação (seriado homônimo disponível na Globo Play) e está tão bem adaptado que decidi abandonar a leitura da trilogia e ficar só com o seriado. A história é boa, mas como os livros são tão caros, o segundo livro quase impossível de encontrar, e a leitura um pouco arrastada, acho que vai ser a maneira mais satisfatória de descobrir o que acontecerá com esse casal e com o universo sobre natural criado por Deborah Harkness.

Foi uma leitura bem interessante, mas ao mesmo tempo achei meio "meh"; expectativas altas, narrativa arrastada, romance instantâneo... não sei dizer muito bem o que realmente atrapalhou, talvez um combo, mas valeu a pena tirar minhas conclusões e matar a minha curiosidade sobre esta leitura.

Luiza Trevenzoli 25/07/2022

Interessante
Esse livro apesar de muito longo, prendeu minha atenção.
A história é interessante, com alguns clichês, mas bem bacana.
É o primeiro da trilogia e certamente lerei os outros!

Vic 01/11/2021

Pensativa
Eu terminei esse livro finalmente, depois de 2 semanas (ou mais nem lembro). Não sei q nota atribuir ao livro.
A história em si é boa, a fantasia o romance e desenvolvimento dos personagens tbm, mas a quantidade absurda de detalhes banais que a autora acrescenta a história o torna exaustivo e nos faz perder o foco do que realmente importa, sabe aquela sensação que vc ta lendo mas não está absorvente oque está escrito e precisa voltar no mesmo parágrafo varias e varias vezes? Essa foi a sensação que tive em vários momentos durante a leitura. Isso me desestimulou pra per as continuações, penso e acompanhar agora so pela série de Tv.

Mayra.Kaliane 07/08/2021

Perfeito
Eu sou apaixonada nessa trilogia ??e simplesmente perfeita impossível não querer ler todos os livros de uma só vez !!!

Elaine Lima | @jornalizando 21/04/2021

Estou cada vez mais apaixonada...
QUE LIVRO! Quem me acompanha nos stories sabe que amei ver a série de TV que é baseada nesta obra, fui ler para tirar a prova e encontrei algo muito mais completo.

Apesar de ler pouco obras sobrenaturais eu gosto muito, a narrativa é um pouco mais lenta justamente para explicar o universo que a autora quer explorar, a descrição não tem muitos detalhes, mas tem mistérios bem construídos. O enredo é muito envolvente, traz elementos de ação, drama e um romance bem desenvolvido.

Na busca de respostas vamos acompanhando a Diana, uma personagem que cresce e tem muito destaque da metade para o final da trama. Acompanhar ela descobrindo seus poderes é muito bom, torcemos para ver ela aperfeiçoando a magia, além do que o romance com o Matthew funciona e me deixou shippando bastante.

No começo, sinceramente, fiquei com um pouco de receio de me decepcionar com o livro, mas achei um universo que já tinha gostado muito mais expandido. Foi uma experiência muito boa de leitura, super recomendo tanto a série de tv que está disponível no GloboPlay e o livro que está no Kindle Unlimited.

Erisvaldo.Rodrigue 27/07/2022

A DESCOBERTA DAS BRUXAS
A Descoberta das Bruxas traz um olhar diferente sobre criaturas sobrenaturais ao se utilizar da alquimia que é a mescla perfeita entre ciência e magia.Essa temática inclusive serve pra nortear o livro que sempre transita entre o universo lúdico da magia e o realismo da ciência.
Além disso, as tramas políticas do livro são bem estabelecidas e logo de cara o leitor já compreende o funcionamento dessa sociedade.
Diana é uma excelente protagonista que apesar de ser um clássico clichê da "mocinha que não conhece seu potencial" traz uma subversão do mesmo ao utilizar todo seu conhecimento acadêmico na resolução dos problemas ao invés de recorrer a magia. No geral gostei bastante do livro (apesar de ter problemas com o casal principal e com o Mattew) e estou ansioso para as continuações.

@livrostasticos 04/07/2020

Ritmo estranho...
Essa leitura foi estranha. Eu gostei bastante do universo criado pela autora e a forma como ela trouxe vida as espécies diferentes de criaturas. No entanto, o livro é muito descritivo e, na minha opinião, é uma espada de dois gumes.
Por um lado atráves da escrita da autora podemos experimentar e vivenciar tudo o que acontece na página. Todos os sons, cheiros, sabores e ambientes em que as personagens estavam. Em contra partida, justamente o excesso de descrição arrasta demais a leitura. O livro tem 640 páginas, mas acredito que poderia facilmente ter apenas umas 300 e poucas.
O enredo começou intrigante, logo no primeiro capítulo somos introduzidos ao gatilho inicial que vai mover toda a história, porém logo entramos num grande "intervalo" em que nada de importante realmente acontece. Muitos momentos de exercício, conversas circulares entre as duas personages principais e e provas de vinhos. Então, por volta das 150 páginas finais as coisas começam a acontecer novamente e o enredo vai pra frente em uma rápida sucessão que me deixou bastante animado e preso a história.
Outra coisa que me incomodou bastante foi o Matthew. Eu ignorei muita coisa, mas a obsessão em manter a Diana segura foi bastante irritante. Ele queria manter ela segura de TODAS as coisas, inclusive quis carregá-la pelo lance de escadas, pois ela estava cansada e ele não queria que ela batesse o dedo do pé. Achei muito exagerado e muito frustrante. Principalmente porque a Diana nos é apresentada como uma persoangem forte, independente e teimosa, e acomplacência dela com algumas atitudes do Matthew era muito frustrantes.
No geral eu gosstei da leitura, me manteve entretido principalmente pela escrita da autora. Mas acho que a quantidade de coisas sem importância tiram um bocado da diversão. O final foi bem interessante e me deixou curioso para o próximo livro, mas tenho receio de que tenha um ritmo tão estranho quanto o primeiro.
Marcão 04/07/2020minha estante
Eu li todos os livros. Não deixe de ler o segundo, com certeza vc vai gostar. Também foquei um pouco incomodado mas vale a pena.

Cassi Corvere 23/04/2021

Impressionante
Livro leve de se ler apesar de suas 640 páginas, faz a narrativa de Diana Bishop que é uma bruxa que não aceita os seus poderes e do livro que pode mudar a história dos bruxos,vampiros e demônios

Rachel 04/05/2020

Um livro apaixonante...
Sabe aquele livro que quando você termina de ler, já começa a folheá-lo novamente só para rever algumas passagens?Então, foi o que aconteceu comigo quando ?A Descoberta das Bruxas? chegou ao final. Mesmo tendo acabado de passar por mais de seiscentas páginas, eu ainda queria mais.

A descoberta das Bruxas é a primeira obra literária de Deborah Harknnes, e nos conta a história da pesquisadora Diana Bishop, uma acadêmica dedicada e famosa que desde a morte de seus pais bruxos, tenta a todo custo renegar sua verdadeira natureza ? ser bruxa.

Dessa forma, desde a morte dos pais, que Diana aprendeu a temer a magia, passando então a se dedicar quase que integralmente a ciência e a suas pesquisas na universidade de Oxford, na Inglaterra.

Durante uma pesquisa sobre alquimia, Diana acaba descobrindo um misterioso manuscrito perdido há séculos, o Ashmole 782. Enquanto manuseia o livro, Diana sente em suas páginas uma latente e poderosa energia mágica. No entanto, coibindo sua natureza mistica, a historiadora resolve investigá-lo com os olhos frios e exatos da ciência e não como uma bruxa ousaria fazer. Depois de algumas anotações Diana devolve o manuscrito para a estante da Biblioteca Badleina, sem saber que a vida normal e mundana que ela se esforçou para construir até ali nunca mais seria a mesma.

Deste passo em diante, o mundo secreto do qual Diana sempre fugiu e renegou parece repentinamente interessado em aparecer no caminho dela, lembrando o que ela é de verdade. Assim ela conhece o famoso geneticista Matthew Clairmont, um misterioso e enigmático vampiro, que de uma hora para outra se mostra muito interessado em Diana e também no emblemático Ashmole 782.

Aos poucos e praticamente sem perceber, Diana vai ficando mais e mais envolvida com o vampiro ? que realmente é de tirar o folego e deixar as pernas bambas ? apesar das diferenças e preconceitos entre suas raças.

Acho que a autora conseguiu transmitir bem o clima de ?romance-quase-impossível? entre uma bruxa e um vampiro. O modo como Matthew, apesar de todo seu autocontrole, enlouquece na presença dela, e como Diana se entrega aos poucos à relação, mesmo que não se dê conta do quanto está se envolvendo, criam cenas lindas, sensuais e algumas situações bem engraçadas.

Diana é, sob vários aspectos, uma protagonista bem controvérsia. Enquanto ela é corajosa ou teimosa, decidida e madura; também é imprudente e frágil. Sinceramente, algumas vezes fiquei sem entender se o fato dela às vezes entrar em estados de choque tão grandes tinha a ver com seus poderes ou se a autora ?errava um pouco na mão?.

Por outro lado, outros personagens conquistaram rapidamente a minha simpatia , como as Bishops por exemplo. Amei a impaciência de Sarah, o jeito meigo da Em e o jeito bichano de Tabitha. Tabitha VS Diana me proporcionou várias risadas ? hahahaha(Tabitha é uma gata tá. Só pra constar).

Também adorei a Ysabu, porque a mulher é tudo o que você pode e deve esperar de uma vampira milenar ? Deusa. Amor e poder. Na verdade, eu gostei muito de conhecer todos os vampiros do clã Clairmont, até dos cavalos deles eu gostei. Fora que o Matthew é aquele tipo de vampiro pra você ficar sonhando e suspirando depois que o livro acaba ? o que explica basicamente a minha necessidade de precisar ler trechos do livro mesmo depois do final.

Em dados momentos, principalmente no inicio, o livro pode parecer cansativo para aqueles que vão para a leitura esperando magia e romance logo de cara(o que foi o meu caso). Mas não é bem assim que acontece. Você acaba encontrando nas linhas finas e com letras pequeninhas uma infinidade de referências sobre documentos históricos e científicos. Isso me deu uma desanimada porque muito frequentemente eu me via perdida entre uma informação e outra. Mas que bom que não desisti!