A América Latina existe?

A América Latina existe? Darcy Ribeiro

Resenhas - A América Latina existe?

Clara 12/04/2021

A América Latina existe?
A América Latina existe e sobrevive aos trancos e barrancos; o sofrido povo latino resiste, embora os entraves que nos colocam. Nas palavras do autor:

Somos os filhos da multiplicação prodigiosa de uns poucos europeus e contados africanos sobre milhões de ventres de mulheres indígenas. Filhos infiéis que, embora rechaçados pelos pais como mestiços impuros, jamais se identificaram com o gentio materno.

Moldados por mãos e vontades estranhas, remoldados por nós mesmos, com a consciência espúria e alienada dos colonizados, fomos feitos para nao sermos, nem nos reconhecermos jamais com quem realmente somos.

Somos o Povo Latino-Americano que se prepara para realizar suas potencialidades. Uma latinidade renovada e melhorada.

Clara 27/12/2022

??
Muito bom o livro, não tenho muita leitura sobre a temática, me fazendo pensar numas coisas e adorei os tons irônicos do Darcy.

Natali Pacheco 09/11/2022

Foi a minha primeira leitura de Darcy Ribeiro e gostei muito!!!!
Adorei a ironia que ele usa na escrita, além de o conteúdo ser muito rico apesar de ser um livro pequeno.
Fiquei bem triste em algumas partes? é frustrante ver como as coisas se perpetuam.

Charleees 28/03/2023

A América Latina existe? "fomos feitos para não sermos, nem parecermos, nem nos reconhecermos jamais como quem realmente somos. Nisso reside a busca sem fim de nossa própria identidade como gente ambígua que, já não sendo indígena, nem africana, nem europeia, tarda ainda em assumir-se orgulhosamente como o Povo Novo que somos." Comecei cedo a me interessar mais pelo Brasil, parei de ouvir músicas internacionais, passei a conhecer mais do nosso gênero, parei para observar mais as nossas artes, há uns dois anos comecei um projeto silencioso que perdura até agora: ler o maior número de livros nacionais, e das 37 leituras que fiz esse ano apenas 2 são literatura de outros países, tenho aprendido a me amar como brasileiro a me enxergar como latino americano e a cultuar minha cultura, meu povo, nosso linguajar e tanta coisa mais... Darcy Ribeiro me apareceu durante essas pesquisas, fundador da UnB, um dos idealizadores do Museu do Índio em Brasília sendo a maior parte do acervo material do seu acervo pessoal, Darcy dedicou sua vida em conhecer os povos latino americanos e em especial o povo brasileiro. Tenho aprendido muito com seus escritos, seus pensamentos, suas ideias. Darcy era grande e é uma pena que nem todos o conheçam como eu estou conhecendo e mais, me descobrindo como um gigante também.

A América Latina existe? é um livro revelador, esclarecedor no que diz respeito a nossa origem, a nossa atualidade e o nosso respeito aos índios, povos primeiros dessas terras. Isso é outro assunto que tenho me empenhado há tempos, entender mais o índio, suas lutas e suas conquistas, respeitá-los e lutar juntos lado a lado com eles que ainda hoje sofrem genocídios, etnocídios não mais de colonizadores europeus, mas dos miscigenados povos que aqui habitam como Darcy fala no livro.

Uma leitura política, essencial, esclarecedora!

* Resenha editada em Outubro de 2018

marcelinho 01/05/2024

Ultimamente estou me dedicando aos estudos sobre a América Latina.

Conheço pouco sobre as minhas próprias origens latino americanas.

Como todo estudo, sempre é bom começar com quem tanto pesquisou sobre o tema.

Ler essa obra do grande Darcy Ribeiro foi um oásis. Que genialidade! Que escrita perspicaz! Darcy deu a sua vida e seu coração para esse lugar, que as vezes é um delírio ou um uma utopia, a América Latina.

Vou continuar meus estudos sobre a América Latina. Esse livro me motivou bastante.

Ezio2 11/05/2024

A América Latina existe!
Darcy sabe como comover o leitor através de suas brilhantes palavras.
Nesse livro, o mesmo disserta sobre algo obvio mas que muitas vezes nos esquecemos: somos latino americanos! Somos um povo lindo descendentes de sociedades avançadas que já habitavam essas terras muito antes que os atrasados europeus e suas igrejas de madeira. Somos o símbolo de um povo que não se extinguiu mesmo após séculos de um brutal massacre.
A América Latina existe, e está mais presente do que nunca.

Guilherme 23/08/2012

A América Latina Existe? - Darcy Ribeiro
Como é possível que a América Central e do Sul, diante de toda sua diversidade cultural e suas histórias tão diversas umas das outras, possam ser submetidas a um rótulo? Rótulo esse que dá uma impressão de homogeneidade.

Neste livro, Darcy Ribeiro, busca levantar os problemas que giram em torno dessa rotulação. Apresenta ainda os impactos que os europeus causaram em nossa cultura quando aqui impuseram a colonização, nos tornando ainda mais diferentes uns dos outros.

E um outro fator, não menos importante, é o de que os países denominados Latino Americanos, consideram-se em muitos casos, muito mais próximos da Europa ou dos Estados Unidos e de sua cultura, do que da sua própria cultura, fazendo com que assim sejam perdidas suas identidades.

Ótimo livro, de agradável leitura e que nos faz refletir profundamente, sobre o que é a América Latina em si.