O Porco Filósofo

O Porco Filósofo Julian Baggini

Resenhas - O Porco Filósofo

@Agulha3al 28/04/2010

Se você gosta de quebra cabeças, vai amar os 100 ensaios de rachar o cerebro escritos nesse livro... Se o teleporte fosse uma realidade utiliza-lo seria suicidio todas as vezes? imagine agora um animal geneticicamente modificado que quer ser comido... para o vegetariano , o motivo de sua abstinência acabou?

Pensamos, debatemos, nos questionamos e escolhemos em várias situações na nossa vida, mas qual opção é a certa?

Apesar de muitas vezes algumas das questões desse livro leva a situações limite elas são necessárias.

"... Mais do que enigmas ou quebra cabeças lógicos, estas experiências são convites para se pensar a fundo questões desafiadoras..."

Um convite para filosofar onde não existe certo ou errado e envolve imaginação, razão e ética.

Prepare-se e boa leitura!

Ricardo_PA 21/11/2011

Ótimo como introdução à Filosofia
Se você sempre teve um interesse distante por Filosofia mas achava as aulas dessa matéria no colégio (ou mesmo na faculdade) perfeitamente entediantes, "viajantes" e sem qualquer propósito.. leia este livro!
O livro é composto por 100 curtos "experimentos mentais" (não confundir com enigmas lógicos!). Ou seja, o autor propõe uma questão polêmica e a analisa citando filósofos famosos. Se bem me lembro, toda pergunta apresentada tem pelo menos duas respostas contrárias: é uma forma de tomarmos contato com controvérsias filosóficas reais e ao mesmo tempo refletirmos por nós mesmos, pois não há respostas certas ou erradas aqui.
É como um livro de contos, você pode ler pausadamente, um "experimento" por vez. Como Filosofia para leigos, ou "divulgação filosófica", considero este livro muito superior ao badalado "Mundo de Sofia" (na minha opinião chatíssimo, nunca passei da metade). Definitivamente recomendado!

Dai Solyom 04/03/2022

É...
Comecei o livro sem saber exatamente do que se tratada, ele estava há anos empoeirado na estante de casa.

A princípio achei o título interessante e li uma breve sinopse para saber do que se tratava.

100 experiências de pensamento.

Poxa, comecei a ler e ver várias citações de filosofia, problemas complexos e paradoxos.

Seria muito interessante se eu não tivesse achado tão chato.

Talvez não seja o tipo de leitura para mim.

Carlisson.Bardo 11/04/2012

O Porco Filósofo
O Porco Filósofo - 100 Experiências de pensamento para a vida cotidiana. Escrito por Julian Baggini, este livro reune 100 desafios mentais, desafios que não pedem uma resposta, pedem apenas que pensemos a respeito. No espírito filosófico, procuram fazer o leitor passar a questionar certas coisas e, especialmente o leitor leigo no âmbito filosófico, a expandir um pouco seus horizontes.

Quando a Filosofia era um caminho mais próximo dos problemas reais do mundo, mais próxima das pessoas, as coisas eram bem diferentes. Aparentemente, a Filosofia sofre do mesmo academicismo que outras ciências, tentando separar seus estudiosos da vida mundana, especialmente ao discutir sobre a linguagem e sobre si própria.

Talvez seja mesmo necessário que a Filosofia siga esse caminho, mas o que se perde é o contato com a sociedade, com a realidade.

O Porco Filósofo é um livro muito leve e divertido de ser lido. Como é dito logo nas primeiras páginas, experiências de pensamento são criações mentais de determinadas situações, elimnando elementos cotidianos para focarmos apenas certos aspectos (o objeto de análise), por vezes levando-se situações a extremos para que possamos pensar melhor a seu respeito.

O livro traz cem dessas experiências de pensamento, algumas inspiradas em autores clássicos, outras totalmente novas (ou quase isso), algumas até inspiradas em obras de ficção científica. É este o caso da experiência inspirada no boi que aparece no Restaurante do Fim do Universo, de Douglas Adams, um novilho que sabia que ia ser devorado e não tinha qualquer queixa a esse respeito, pelo contrário, gostaria de sê-lo. Esta situação, em especial, inspirou a experiência de pensamento do porco que quer ser comido, que deu, inclusive, nome ao livro.

Vale realmente a pena ser lido. Foi-me indicado por um amigo professor de Filosofia (Stanley) e devo dizer que realmente vale a pena! Conheçam-no!

Publicado no http://bardo.ws/

Nathi 15/09/2020

100 questionamentos para a vida cotidiana.
A obra é de caráter totalmente filosófico e vai apresentar 100 propostas de questionamentos para a vida. Primeiramente, o autor utiliza de trechos de histórias publicadas por outros autores e depois as contextualiza com seus comentários filosóficos.

Muitas perguntas se iniciam em "O porco Filósofo", mas nenhuma é encerrada nele, pois o livro te ajuda a pensar e descobrir as respostas a partir de você.

Merece as 5 estrelas, com toda certeza!

Gri 02/06/2009

Questionamento
Convite à reflexão sobre atitudes diárias.

Bruno T. 05/02/2010

Filosofia não é mesmo minha praia ...
A idéia do livro é original e as "experiências de pensamento" propostas pelo autor são bastante interessantes (senão todas, boa parte delas), mas a lição que fica comprova meu pouco entusiasmo com a filosofia e reforça o fato da minha preferência estar mesmo voltada para outras áreas (divulgação científica, economia, teoria da evolução, etc.).

A nota apenas razoável (3 em 5), reduzindo a média do livro no site, mais do que uma real avaliação da obra, reflete esta situação.

Marcel 09/07/2016

Situações hipotéticas
Excelente livro, que apresenta situações hipotéticas curtas e objetivas do cotidiano para reflexão do leitor.