INUTAOSHI

INUTAOSHI RAMP

Resenhas - INUTAOSHI

Annie 05/06/2011

INUTAOSHI, por Ana Nonato.
Introdução
O livro relata uma época do Japão Feudal, mais precisamente no início do shogunato de Kamakura, pertencente ao Período Kamakura (1185-1333). Em destaque, os personagens Enokami e Ushiwaka-maru (presente na história japonesa) em sua empreitada até a cidade de Kamakura, sede da organização do clã Minamoto. Lá, eles pretendem encontrar Minamoto Yoritomo, cada qual com seus motivos pessoais.

Capa
Foi um pouco estranha a princípio por não ser acostumada à cultura japonesa, mas creio que um dos desenhos que compõem o livro seriam a decisão mais acertada para a capa da publicação. A imagem do artefato, embora muito característica da cultura japonesa, não constitui um fator de atração para a leitura. Talvez uma remodelagem da mesma mudasse tal fato.

Estrutura
É narrado de forma encorpada ora em 1ª pessoa (através dos olhos de Enokami), ora em 3ª (cenas de Ushiwaka) em linguagem épica diferente da europeia, mas não menos carregada de honra e princípios. A descrição dos ambientes, cultura e arquitetura pertencentes ao Japão da época são fiéis à pesquisa histórica realizada pelo autor. Possui glossário, mantendo os termos originais da língua japonesa, e desenhos (muito bem feitos) que auxiliam o leitor a viajar até o tempo da narrativa.

Análise
É muito bem escrito. A mistura de fatos lendários, históricos e ficcionais o transforma em uma leitura agradável com informação. Os ambiente são curiosos, as personagens são profundas e totalmente fiéis ao espaço em que se encontram. Há também um leve toque de subjetivismo nas ações das personagens, o que lhes transforma em seres humanos comuns, apenas envoltos em suas missões e experiências (muitas vezes trágicas) de vida.
Os guerreiros são samurais bem descritos. Enokami se destaca por sua profundidade psicológica devido aos fatos que se sucedem. Seu armamento e suas técnicas não são fantásticas, apenas aperfeiçoadas com constantes treinos. Já Ushiwaka é um guerreiro exímio, embora cego pela oportunidade de se encontrar com seu meio-irmão e fazer valer sua descendência samurai, sentimento aflorado pela idade.
Minamoto representa o típico governante: sentado em seu palácio, sem aprimorar suas técnicas, tendo seus desejos realizados por outros.
(SPOILER)O final poderia ter sido mais desenvolvido, com a adição, por exemplo, de um gancho para a continuação da história. (FIM DO SPOILER)

Nota da Leitora: Foi uma leitura extremamente rápida e deliciosa. No começo, confesso que fiquei um tanto perdida, pois, apesar de adorar história e culturas, a japonesa não é meu forte e todos os meus (poucos) conhecimentos acerca desta vêm de filmes sobre a mesma, quase todos sobre gueixas (o que não é o caso do livro). Fiquei interessadíssima pela história, lendo-a sempre que podia. Os desenhos me maravilharam: nada muito fantástico, fiéis aos acontecimentos. A armadura de Enokami me encantou e, apesar de todo o caos emocional que o mesmo carrega, seria excelente estar na pele dele. Um livro que me surpreendeu e faz com que o eleja como um dos dez melhores nacionais dos últimos tempos que já li.

Avaliação:
- Nota de caracterização das personagens e ambientação da história: 10
- Nota do Final: 9

Nota: 9,6

Recomendações
A todos, sem exceção. Todos os elementos da história cabem aos mais diversos adeptos: a obra contém cenas de amor, ternura, guerra, moral, história e cultura.

Melian 22/07/2011

Resenha - Blog Mell Books
A sinopse já conta muito da história, então vou me ater as impressões.
O livro tem por volta de 300 paginas, é um livro de leitura média, nem rápida nem devagar.
O livro traz vários termos em japonês e uma história fortemente embasada na mitologia do pais.
O livro é cheio de batalhas samurais, encontros e desencontros, quando eu li me lembrei das peças orientais, peças que são dramatizadas na maioria das vezes com personagens com roupas muito coloridas e muito maquiados, geralmente com um toque dramático muito agudo, senti isso no livro, mesmo no calor das batalhas logo em seguida aparecia algum vestígio de drama de algum dos personagens.
Dentro do livro tem duas ilustrações, uma é de um urso e outra é de uma mulher, os desenhos são lindos e de muito bom gosto, o da mulher chamou muito a minha atenção achei realmente lindo.
O livro tem uma linguagem fácil, mas quando os termos japoneses se misturam complica um pouco, para quem não está familiarizado logo no inicio do livro já tem o vocabulário para você de antemão já saber onde procurar as palavras que soarem diferentes para você.
Para quem gosta desse estilo é uma leitura indispensavel!

RAMP 07/08/2011minha estante
Só corrigindo, no livro tem várias ilustrações... :)

Adrianna 07/07/2011

Impressôes
Inutaoshi - A Presa do Lobo - Crônicas Medievais Japonesas - Volume 1 aborda de forma bem descritiva a época medieval japonesa por volta de 1185 (Início da Era Kamakura no Japão). Contando a história um tanto alternada de Enokami (em primeira pessoa) e Ushiwaka Maru (em terceira pessoa).
Enokami é um jovem samurai em busca de vingar a honra da família morta por Minamoto Yoritomo, líder da família rival a família Taira (a qual a família de Enokami seguia). Em sua busca, Enokami enfrenta de tudo um pouco, desde seu próprio karma até assassinos em busca da recompensa pela sua cabeça. E no meio de sua aventura, Enokami se depara com piratas e tomando o navios dos piratas encontra uma surpresa e tanto, escravo do navio estava Ushiwaka Maru, com seu três amigos de confiança.
E qual não é a surpresa quando Ushiwaka apresenta se como meio irmão mais novo de Minamoto Yoritomo???? A partir daqui mais lutas e aventuras e situações dificeis de decisão à Enokami são desenroladas até um final surpreendente.

Misturando fatos históricos reais da história do Japão com fatos ficcionais, RAMP consegue prender a atenção a partir da metade do livro (até a metade eu demorei três dias e alguns para chegar, da metade em diante li em uma tarde/noite).
Agora minha opinião!!! Eu gostei bem do livro, tomei gosto da metade para frente, apesar dee, sempre me perder nas descrições das lutas (preciso admitir esse fato, eu até entendia o que o Enokami ou Ushiwaka faziam, mas a cena em si, eu não conseguia imaginar muito bem), fora isso, eu adorei! Aind mais porque eu gosto da cultura japonesa e receio ser este o primeiro LIVRO que leio (sou fã de mangás e toda meu conhecimento a cerca do Japão vieram de animes, mangás e alguns pouquissimos filmes).
Espero ler os próximos volumes.

bella 02/02/2012

Sempre tive muitos amigos de ascendência japonesa, assistia a uns desenhos quando era criança e comecei a estudar japonês ano passado. Tá, eu também frequentava uns eventos otakus no ensino médio...Por esses e por outros motivos resolvi entrar no viajante desse livro no skoob. Achei legal a ideia de fazer Estória com personagens reais. A narrativa é rápida e as batalhas, muito interessantes.

A história se passa na Idade Média japonesa e é apresentada em forma de crônicas mesmo, curtas e empolgantes. Após perder toda a sua família de uma forma trágica, o samurai Enokami vê sua vida se transformar drasticamente e só encontra na vingança um meio de seguir em frente. Seu inimigo é Yoritomo, chefe do Clã Minamoto e um dos líderes mais poderosos do Japão Medieval.O desenrolar dos fatos faz você torcer pra um, depois pra outro, depois perceber que não tem que ter torcida. São os fatos e pronto. Cada um tem seu motivo. A Idade Média pra mim é sempre o período mais interessante da história de qualquer país e esse livro me fez ter vontade de pesquisar mais sobre essa era de samurais e códigos de honra.

O autor peca apenas pela escritas algumas vezes. Vi alguns verbos conjugados de maneira imprópria pq sou uma pseudo-professora de português sem mais nada pra fazer, mas provavelmente ele não teve uma revisão formal e algumas coisas escapam. Justamente por isso, a finalização e o acabamento são os pontos fracos do livro, que mesmo assim conta com um conteúdo muito bom.

Foi uma leitura gostosa do tipo que eu gostaria de ler mais e acho que o público existe, falta apoio e uma editora...rsrs

Ah! E tem gravuras muito bonitas durante o livro!