O Grande Mentecapto

O Grande Mentecapto Fernando Sabino

Resenhas - O Grande Mentecapto

Raquel 14/01/2021

Um homem movido pela culpa e pela confusão
José Geraldo Peres da Nóbrega e Silva era um menino como qualquer outro criado em Rio Acima, interior do estado de Minas Gerais. Fugia para tomar banho de rio com os amigos e aprontar todo tipo de travessura pela cidade. Parte de uma família extensa, com incontáveis irmãos, o seu mais promissor prognóstico era o de tocar o pequeno comércio da família no futuro.

Contudo, Geraldo era audacioso, e numa tediosa tarde resolveu assombrar todos os seus amigos com uma aposta: faria o trem parar na estação abandonada da cidade, onde havia anos que ele não parava.

Venceu a aposta, porém seu ato não passou sem maiores consequências. E certo de que a desastrosa consequência havia sido sua culpa, resolveu abandonar seu destino antes determinado e entrar para o seminário. Quando sua vida parecia ter finalmente entrado nos eixos, uma enorme confusão em Mariana, cidade onde ficava o seminário, o fez largar a futura batina e seguir sem rumo pelo estado de Minas Gerais.

Na sua andança sem fim, José Geraldo vai fazendo amigos e recebendo nomes por onde passa, fazendo desta grande obra de Fernando Sabino uma tragicomédia da melhor qualidade. Em sua narrativa, o autor conversa sem papas na língua com o leitor. Expõe seus pontos de vista, seus medos e suas desconfianças, compondo um livro divertidíssimo, pare se ler rindo e terminar chorando.

Raquel 14/01/2021

Um homem movido pela culpa e pela confusão

Ju 03/01/2021

O Grande Mentecapto-Fernando Sabino
"O Grande Mentecapto" conta as aventuras de Viramundo, que muitos dizem ser uma espécie de Dom Quixote brasileiro, por Minas Gerais. Ótima escolha depois de uma leitura mais pesada. Muito bom!! A narrativa prende e o leitor se vê querendo saber qual será a próxima aventura relatada. Rápido e leve.

Lores / @lores.oliveira 15/12/2020

Amo desde o tempo da escola
Geraldo Viramundo nasceu no município de Rio Acima em Minas Gerais. Filho de pai português e mãe italiana, tinha doze irmãos, ele sendo o caçula. Era uma criança como outra qualquer na cidade interiorana: corria, brincava, banhava de rio e brincava na linha do trem que passava pela cidade, trem esse, que foi responsável pela primeira tragédia da sua vida.

Depois dessa tragédia, Geraldo passa a ser apontado na rua como o pior filho do Boaventura, o que faz com que ele fique entristecido e recluso. Com a visita de um padre da região, acha bonito a vocação, decide que também quer se ordenar e vai embora de sua cidade. No seminário, ele apronta todas, sendo expulso e se tornando então o Geraldo Viramundo, que percorre todo o estado de Minas, se aventurando em todos os lugares, se fixando em lugar nenhum, mas deixando sua marca por onde passa.

OPINIÃO DA LEITORA: Apesar de trágico, é um livro muito gostoso e divertido de ler. A forma como a história é contada, misturando comédia e tragédia, faz com que seja impossível não se apaixonar pela inocência de Viramundo, um adulto com alma de criança. Impossível também não se divertir com todas as peripécias que ele apronta!

Acredito que esse personagem (um pouco parecido com Dom Quixote), foi uma forma de Fernando Sabino homenagear o povo brasileiro, que apesar de vivenciar tantas tragédias, não deixa de acreditar que o amanhã será melhor que o hoje. Geraldo Viramundo, o grande mentecapto, é um personagem inesquecível e um de meus favoritos da vida.

Henrique.Alves 14/12/2020

Um coração como o de viramundo
Vou sentir saudades desse personagem. Doce, ingênuo, sonhador, um tipo de dom Quixote brasileiro que por suas andanças por MG fez tudo. Quase virou padre, foi internado num manicômio, conheceu um fantasma, se tornou líder revolucionário, mas tudo isso com a intenção de ajudar.

Mauro 02/12/2020

O grande mentecapto conta a história de uma pessoa que se desprendeu de todos os padrões da sociedade para viver uma vida nômade, viajando de cidade em cidade.
Um livro muito bom e crítico para quem gosta. Leitura fluida e gostosa.

Titi 08/11/2020

Aoo Minas
Uma leitura cômica, uma leitura mineira, cheia de história lugares, e uma boa fantasia.

Cacau 29/10/2020

Incrível
Amei o livro, a escrita do autor me fez sentir ainda mais seduzida e imersa na história de Viramundo. Assim como muitos autores nacionais Sabino não deixa nada a desejar! Em algum outro momento certamente irei reler.

Isabelle 27/10/2020

Um livro gostoso de ler, ri bastante enquanto o lia. Primeiro contato com o Sabino e curti muito :)

Lorena de Holanda 29/08/2020

Fernando Sabino ganha o leitor no humor e na riqueza de referências literárias. Para os mais apaixonados, Geraldo Viramundo não terá nada de louco, parecerá apenas um feliz e hilário idealista. As sátiras à ditadura militar são de arrasar! É uma leitura obrigatória para brasileiras e brasileiros.

site: https://grupoquinquilharia.com.br/site/resenha-o-grande-mentecapto-fernando-sabino/

Marcia 18/08/2020

Minhas impressoes sobre o livro, não é uma resenha.
Não sera uma resenha, apenas minhas impressoes sobre o livro.
As horas que dediquei a leitura desse livro foram divertidíssimas. Que honra foi conhecer Geraldo Viramundo e que forma maravilhosa Fernando Sabino escreveu. É como se ele estivesse na poltrona ao lado narrando para o leitor as histórias de Viramundo. Mas amigos, ele realmente conversa com a gente. Que leitura agradável. Nessas horas de leitura me acompanhou esse lindo marcador de páginas que ganhei de uma amiga muito querida.
De acordo com o site Cinema falado, dizem que o personagem existiu e que o escritor imaginou seu passado e toda sua trajetória transformando nesse grande livro.
Durante a leitura me vi em minha infância ouvindo as histórias que meu avos me contavam. Histórias acontecidas em São Paulo, Taubaté e São Luís do Paraitinga numa época que havia tanta pureza e inocência nas pessoas. Ahh nesse ponto eu digo: sinto saudades de um tempo que não vivi, pois foram nas décadas anteriores ao meu nascimento.
Sinopse: "O Grande Mentecapto é um romance do escritor brasileiro Fernando Sabino publicado em 1979; narra as aventuras de Geraldo Viramundo, espécie de Dom Quixote brasileiro, que percorre Minas Gerais"
A história foi adaptada para o cinema. Eu não assisti,então posso falar sobre o filme

Candace 06/08/2020

Somos todos Viramundos
Eu AMEI esse livro, entrou para minha lista de favoritos, tiveram horas em que ri alto, dei boas gargalhadas. Um livro tão brasileiro, tão regionalista, traz uma grande identificação e afeto por Viramundo. Nós somos Viramundo, inteligente mas nem tanto; esperto porém ingênuo; azeitona fora da empada; a loucura e a razão. Somos o povo que batalha com pouco, que cria as mais inesperadas soluções, que não perde o bom humor em meio as dificuldades. Viramundo é o herói brasileiro, e sua vida extremamente cativante e surpreendente prende o leitor a cada página. Amei, do início ao fim, de seu nascimento até a morte. Recomendo fortemente! ?

CAMBARÃ 29/07/2020

Nacionalismo literário
Fernando Sabino de fato é um gênio das letras, é de dá orgulhos saber que temos autores do quilate dele aqui no brasil.
O livro é muito muitíssimo bom e não deve nada a outros autores brasileiros ou estrangeiros.
O livro me fez lembrar de minha infância e de outros livros e personagens que conhecia.

Manu 10/07/2020

Divertidíssimo
É uma obra que te prende pela simplicidade em que os acontecimentos da vida de Geraldo Viramundo se tornam cômicos. As desventuras do mentecapto é ao mesmo tempo atrelada a visão inocente que o protagonista tem da vida e das pessoas ao seu redor.

RoSousaAlenc 23/05/2020

Literatura brasileira de qualidade
Com ares de epopéia, a obra conta a história das reviravoltas, agruras e empecilhos vencidos por Viramundo, numa Minas Gerais da época do Império.
Preenchida de bom humor e de um regionalismo cativantes, a obra guarda uma pequena semelhança com as andanças de Don Quixote.

Além de um protagonista extremamente cativante, personagens queridos, a narrativa é poética, envolvente. Além disso, é também uma grande homenagem a diversos escritores proeminentes das letras de Minas Gerais, que aparecem citados no decorrer da história.

A obra seria um definitivo 5 estrelas caso não houvesse ali no meio um capítulo onde a narrativa se desenrola de forma não tão fluida, trazendo um pouco de enfado. Embora não prejudique o conjunto.

Cativante, lúdico, mágico e real ao mesmo tempo. Se você cresceu em Minas Gerais ou em qualquer cidade do interior, provavelmente vai se identificar com diversas passagens da história, com as lendas, os mitos, os prazeres simples. É um livro encantador!