Gota D

Gota D'água Chico Buarque

Resenhas - Gota D Água

1 | 2 | 3 | 4

Everton Vidal 03/02/2021

Obra de teatro que adapta Medea, tragédia de Eurípedes, para o contexto brasileiro. Mesmo que o argumento não seja original, a peça esbanja brasilidade, na temática, na identidade (os deuses gregos são substituídos pelas divindades do candomblé, a magia, pelo feitiço e a “macumba”), na linguagem e na música (tanto do ponto de vista rítmico quanto poético). Tudo para retratar um Brasil social e politicamente oprimido, onde até o significado do termo tragédia é banalizado.

izinha leitora 09/12/2020

moral da história: pobre só se fode e pra não se foder mais tem que casar com rico kkk faria de tudo pra deitar o Creonte e o Jasão no soco

eagorarenato 23/03/2020

Deixe em paz meu coração
Que ele é um pote até aqui de mágoa
E qualquer desatenção, faça não
Pode ser a gota d'água
Percebi que toda leitura que remonta um autoritarismo do passado soa tristemente familiar. Essa peça é muito bonita e me apertou o coração.
Me relaciono muito com o drama épico dos que sofrem por amor.
O quanto estamos acostumados com as tragédias? No fim da tarde aqui em casa se alimentam de muitas delas. Duplos homicídios, triplos twists carpados. Cidade Alerta tem o empenho de mostrar como está violenta essa cidade, não sem inculcar valores morais mais violentos ainda em seus discursos. Meu esforço é diário pra entender porque meu pai mantém a TV ligada, quase que no automático, a programação como essa. Não sei se ele mesmo sabe. Mas pelo que se sabe, o entretenimento pela tragédia remonta aos gregos.

andrealog 27/01/2023

Classico dos clássicos
Sob o manto do drama de Medeia e Jasão, Chico reescreve sob a forma de teatro musical um majestoso texto, trocando a Grécia antiga pelo subúrbio do Rio de Janeiro. O livro traz toda a tragedia de um amor que pode nos tirar do eixo, da aceitação entre todos de que ? a vida é assim mesmo?, o poder do dinheiro e a dificuldade do protagonista em se equilibrar entre dois mundos

Luana 30/04/2021

Gosto muito das críticas que eles fazem durante a peça, e também a forma como as cenas são cruzadas e se conectam.

Queria um dia assistir ela.

Ana 30/05/2021

Que peça! Uma releitura muito bem atualizada de Medeia (de Eurípedes)! Fiquei morrendo de vontade de ter visto a adaptação de 1975 com a Bibi Ferreira e dirigida pelo Gianni Ratto e a de 2019 com o Coletivo Negro e direção do Jé Oliveira!

"Creonte: Vou lhe dizer o que é que é o brasileiro: alma de marginal, fora da lei, à beira-mar deitado, biscateiro, malandro incurável, folgado paca vê uma placa assim: "não cuspa no chão", brasileiro pega e cospe na placa. Isso que é brasileiro seu Jasão...

Jasão: Não, ele não é isso, seu Creonte. O que tem aí de pedra e cimento, estrada de asfalto, automóvel, ponte, viaduto, prédio de apartamento, foi ele quem fez, ficando co'a sobra. E enquanto fazia, estava calado, paciente. Agora, quando ele cobra é porque já está mais do que esfolado de tanto esperar o trem. Que não vem...." (p. 95-96)

PS. Jasão você é um cretino em todas as versões e essa dramaturgia precisa de um aviso de violência contra a mulher.

Gabriela4209 29/11/2021

gota d'água
foi a primeira peça que eu li e adorei, foi uma primeira experiência maravilhosa! quero ler mais com certeza

Malu 08/05/2024

Achei o livro ótimo, rápido de ler, mas um pouco difícil de interpretar.
Aborda temas mais pesados, e a história em principalmente. É uma peça de teatro, uma releitura de Medeia, então o final em si me assustou um pouco.
Mas gostei muito, li em 3 dias, recomendo.

Evy 22/02/2023

Um ótimo livro
Achei incrível como conseguiram adaptar uma história grega para a realidade do Brasil, a leitura e extremamente fluida, a história consegue te prender muito rápido.
Na narrativa percebemos vários aspectos culturais do Brasil que no meu ponto de vista faz com que o leitor consiga entrar ainda mais na história

Julia Dutra @abibliotecadebabel 03/04/2020

Tragédias gregas nos tempos d'O Cortiço

Gabriela Copatti 12/07/2020

Ótimo
Livro reflexivo, dramático e rápido.

bibi 17/03/2022

Um reconto de Medeia
Gota d?água é um reconto moderno do reconhecido conto mitológico da Medeia e se passa nas periferias cariocas nos anos 70.
O livro é inteiro escrito em rimas, com diversas canções de Chico Buarque no meio.
Os personagens são fortes e curiosos e é possível realizar uma densa análise sobre eles. Outro ponto importante dessa leitura é observar a desigualdade social e como essa afeta a vida de brasileiros no geral.
Recomendo muito o livro, mesmo não sendo uma das leituras mais fáceis possível!
Ah, tomem cuidado com os gatilhos!

Duda França 28/10/2023

Resumo de Gota D'água, de Chico Buarque e Paulo Pontes
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje vai te fazer refletir bastante.

? O livro Gota D'água, de Chico Buarque e Paulo Pontes é considerado o reflexo de um momento histórico vivido por nós brasileiros em que narrar era símbolo de resistência ao regime autoritário de então. É por meio de obras como essa que percebemos a importância da literatura em nossa vida.

? A peça teatral retrata o mito de personagens pobres e macumbeiros, contrastados com reis e feiticeiros da antiga história grega. Medéia, Jasão, Creonte, Aia de Medéia e o Coro Tradicional dos Gregos estão caracterizados na obra atual. Retrata as dificuldades vividas por moradores de um conjunto habitacional, a Vila do Meio-Dia, que na verdade são o palco para o drama vivido por Joana e Jasão que, tal como na peça original, larga a mulher para casar com Alma, filha do rico Creonte.

? Já leu esse livro? Fale nos comentários!

Lucas Gabriel 13/05/2022

Última gota?
Descobri essa peça na aula de teatro, terminei de ler a poucos minutos e estou quase sem reação. Iremos encenar um trecho, se não fosse isso talvez não teria lido, não tenho uma experiência boa lendo peças, essa foi uma surpresa excelente.
O primeiro ato é mais em especulações, fofocas e é brilhante como "o jogo" das falas e feito no palco. Dois cenários diferentes em um mesmo plano, intercalando trocas muito rápidas, como se tivesse uma parede invisível.
No começo você considera quem seria do lado "mau" e do lado "bem". Porém é bem mais complexo do que isso, e nos é bem apresentado. Com certeza as partes musicais devem ser uma experiência incrível de presenciar no teatro.
É uma peça que nos faz pensar bastante sobre questões sociais, mesmo sendo censurada pela ditadura, gostaria de um dia saber como seria a original já que tiveram que fazer um acordo para lançarem está versão.
Depois do final acredito que a plateia não deva nem conseguir levantar da cadeira...
Super recomendo a leitura, ainda não assisti a peça mas quero um dia ter está oportunidade.

Nayara.Carvalho 03/07/2022

Li por causa da escola
A crítica que o livro traz é bem clara e bem construída, o livro por conta do formato em peça é muito confuso, e tb porque são muitos personagens falando ao mesmo tempo, não gostei muito do final, mas entendi que era pra dar o ar de tragédia assim como na tragédia grega em que essa história foi inspirada

1 | 2 | 3 | 4