O Santo Graal

O Santo Graal Richard Barber




Resenhas - O Santo Graal


4 encontrados | exibindo 1 a 4


@adilsonteclado 26/08/2010

Essa lenda arturiana, que é uma novela de cavalaria, conta as aventuras e desventuras dos 150 cavaleiros da Távola Redonda – número que nunca foi exato -, que partem em busca do Santo Graal, taça que segundo a estória, José de Arimatéia colheu as últimas gotas do sangue de Jesus Cristo na sua crucificação.
Diz a lenda, que, o Santo Graal aparecia no centro da távola onde estavam reunidos os cavaleiros juntamente com rei Arthur, e emitia raios abençoando e protegendo-os em suas investidas bélicas.
As personagens supracitadas são as mais importantes nesse enredo tecido por justas, amores inatingíveis, adultério, alegorias e seres mitológicos, como a besta ladradora. Há ainda, outras personagens que merecem ser lembradas, tais como: Persival, Galvão, Heitor, irmão de Lancelot, Tristão, Isolda, Rei Mars. Esse último ao saber que Lancelot – o único cavaleiro a quem temia – morrera, tratou de invadir Camelot e quantos mais reinos podia até ser morto por Paulas - um cavaleiro da Távola Redonda -, que o derrotou quando esse tenvava contra a vida de Boorz, rei de Gaunes.
Depois de morto, Arthur é levado por Morganna, numa barca, para a ilha de Avalon e, jamais alguém vira seu corpo novamente. Há outras obras que dizem respeito a esta – que é contada em fragmentos, ora em verso, ora em prosa -, tais como: Estória do Santo Graal; Merlim; O Livro de Lancelot do Lago; As Aventuras ou A Demanda do Santo Graal e a Morte do Rei Arthur. Uma cópia da segunda prosificação de "A Demanda" denominada "Vulgata" ou "Post-Vulgata", pode ser encontrada na Biblioteca Nacional de Viena, datada do século XV em pergaminho e em excelente estado. (AA)
comentários(0)comente



Mari 16/12/2009

O que achei do livro
Um livro bem interessante, mas de difícil leitura, bem complexo mesmo.
comentários(0)comente



Wes Janson 09/02/2012

Ótimo estudo sobre o tema!
Quem espera mais um livro sobre teorias místicas e mirabolantes sobre o Santo Graal, vai se decepcionar. Pelo contrário, o autor faz um estudo sério sobre o Graal, calcado nas fontes reais, e não em especulações.

Importante para desmistificar esse assunto muito em voga atualmente, e deve ser lido sem preconceitos, mesmo pelos "que creem".

comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR